Jornada 'Paulo Freire e a Escola Cidadã online
Período de realização: 18, 19, 20 e 21 de fevereiro de 2019.
Formato: 4 videoaulas, de 15 a 30 minutos cada, 100% online
Reflexão: Após assistir às videoaulas o(a) cursista deverá realizar um comentário reflexivo e crítico, fazendo conexões com o conteúdo das aulas com sua experiência profissional, docente ou não.
Certificação: Receba certificado de 15 horas, após assistir às 4 videoaulas e realizar comentário reflexivo.
Temas e objetivos das 4 videoaulas:
Docente: Moacir Gadotti | Data da exibição: 18/02/2019
Título da videoaula: Educar, conviver e transformar
Objetivo: Refletir sobre fundamentos e práticas da Escola Cidadã como referências atuais para a organização do trabalho no início do ano letivo, visando a incorporar à educação formal, pública e privada, em todos os níveis e modalidades de ensino, os princípios e experiências da educação popular e comunitária, inspirados em Paulo Freire.
Docente: Paulo Roberto Padilha | Data da exibição: 19/02/2019
Título da videoaula: Educar com criatividade, alegria e esperança
Ementa: Apresentar e discutir características da educação freiriana, com ênfase à criatividade, à alegria e à esperança, presentes na experiência da Escola Cidadã, dando ênfase às suas práticas de planejamento e organização curricular desde o início do ano letivo, bem como à interconexão entre arte-educação-política-ciência e, portanto, emoção e cognição.
Docente: Ângela Biz Antunes | Data da exibição: 20/02/2019
Título da videoaula: Educar com participação e diálogo
Objetivo: Apresentar e refletir sobre as principais características e práticas relacionadas à participação e gestão democrática e compartilhada, no contexto da Escola Cidadã, bem como à organização escolar desde o início do ano letivo visando a processos que incluem crianças e jovens nas decisões relacionadas ao projeto da escola e à formação cidadã desde a infância.
Docentes: Francisca Pini e Sônia Couto | Data da exibição: 21/02/2019
Título da videoaula: Educar com sentido
Objetivo: Refletir sobre a importância de se educar com sentido, na perspectiva freiriana, da educação infantil à pós-graduação, com ênfase à formação cidadã e à garantia dos direitos humanos.