I JORNADA DE LETRAS e VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS

I JORNADA DE LETRAS e VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS

Interfaces da pesquisa em Letras

Faça sua inscrição
De 7 a 9 de outubro Todos os dias das 07h30 às 00h00

Sobre o Evento

Caderno de Resumos I

Caderno de Resumos II

Caros participantes da I Jornada de Letras e VI Seminário de Pesquisa em Letras

Informamos que os certificados de participação em minicursos, oficinas e simpósios foram enviados por e-mail, conforme listas de presença.

O site não disponibiliza certificados para esses segmentos.

Os certificados de participação para ouvintes estão disponibilizados, para acessar o arquivo, orientamos para que confirmem primeiramente o email de inscrição .


PROGRAMAÇÃO FINAL

CONFERÊNCIAS E MESAS-REDONDAS COM LINK (CLIQUE AQUI)

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS E MESAS-REDONDAS COM LINK (CLIQUE AQUI)

*Link para os simpósios na programação abaixo.


APRESENTAÇÃO

A I Jornada de Letras e o VI Seminário de Pesquisa em Letras, organizados por professores, coordenações didáticas e acadêmicos do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros, acontecerão entre os dias 7 e 9 de outubro e propõem como tema inaugural “Interfaces da pesquisa em Letras”.

A pesquisa nos cursos de Letras, assim como de outras ciências humanas, foi profundamente impactada pela paulatina abertura disciplinar e metodológica iniciada em meados do século XX, permitindo o diálogo entre modalidades tradicionais de investigação textual e metodologias advindas de campos outros como a sociologia, a filosofia, a história, a política, a pedagogia, o cinema, a música, as artes visuais, performáticas, cinéticas, a comunicação, os sistemas de informação, o design digital, as matemáticas etc. Atualmente, o estudante de Letras tem, à sua disposição, um corpus que se confunde, em certa medida, com a totalidade da cultura. Esse número potencialmente infinito de possibilidades foi reforçado, sem dúvida, pela mudança das condições materiais da pesquisa e por uma significativa profusão de novos suportes e plataformas digitais nos quais circulam os novos híbridos de linguagem. Entende-se que, mais do que nunca, a relevância da pesquisa em Letras, nos seus interstícios, resgata a vocação própria do pesquisador da área, que é a investigação das interfaces entre as várias formas de linguagem, incluindo seus objetos culturais e discursos como formas de conexão entre a linguagem e o mundo em uma perspectiva ampla e transdisciplinar.

Com a finalidade de promovermos discussões sobre esses temas, convidamos acadêmicos, professores e pesquisadores em geral, da área de Letras ou afins, para participarem de nosso evento, que terá, como enfoque, a reflexão acerca dessas relações e proporcionará, esperamos, um produtivo debate das condições e possibilidades de pesquisa na área.

O evento será realizado integralmente online. As inscrições para apresentação de trabalho devem se vincular aos ST e Pesquisa no Profletras/Unimontes.

Posteriormente, divulgaremos normas e datas para a publicação dos trabalhos completos nos anais do evento.

DATAS IMPORTANTES

Simpósios Temáticos (ST)

Submissão de resumos para comunicação oral

De 7 a 30 de setembro

Aceite dos coordenadores

Até 2 de outubro

Oficinas e Minicursos

Inscrições

De 7 a 30 de setembro

Ouvintes

Inscrições

Até 6 de outubro

Seminário de Pesquisa Profletras/Unimontes

Inscrições

Até 6 de outubro



NORMAS PARA SUBMISSÃO - SIMPÓSIOS TEMÁTICOS (clique aqui)

NORMAS PARA SUBMISSÃO - SEMINÁRIO DE PESQUISA PROFLETRAS/UNIMONTES (clique aqui)

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS, MINICURSOS, OFICINAS (clique aqui)


COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Andrea Cristina Martins Pereira (PPGL/Unimontes)

Prof. André Carneiro Ramos (Unimontes)

Profa. Carmen Alberta Katayama de Gasperazzo (Unimontes)

Profa. Danielle Ferreira de Souza (Unimontes)

Prof. Elcio Lucas de Oliveira (PPGL/Unimontes)

Profa. Eleni Nogueira dos Santos (Unimontes)

Profa. Fatima Aparecida de Souza (UFBA)

Prof. Hélio Rodrigues Junior (UNIBR/Faculdade de São Vicente)

Prof. Leonardo Neves Correa (Unimontes)

Profa. Liliane Pereira Barbosa (Profletras/Unimontes)

Prof. Luiz Henrique Carvalho Penido (Profletras/Unimontes)

Profa. Maria Alice Mota (Profletras/Unimontes)

Profa. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro (Profletras/Unimontes)

Profa. Maria Cristina Ruas de Abreu (Unimontes)

Profa. Maria da Penha Brandim de Lima (Profletras/Unimontes)

Profa. Sandra Carneiro de Oliveira (UFBA)

Pesquisadora Dardiane Santos Cruz (Fundação Faculdade de Medicina de São Paulo)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Profa. Ana Márcia Ruas de Aquino (Unimontes)

Prof. Anderson Felix dos Santos (UFPE)

Profa. Andrea Cristina Martins Pereira (PPGL/Unimontes)

Profa. Carolina Antonaci Gama (Universidade de Montréal)

Profa. Daniela Imaculada Pereira Costa (Unimontes)

Profa. Danielly Cristina Pereira Vieira (UFPE)

Profa. Evilázia Ferreira Martins (Unimontes)

Prof. Élcio Lucas de Oliveira (Unimontes)

Profa. Fatima Aparecida de Souza (UFBA)

Profa. Hejaine de Oliveira Fonseca (UFVJM)

Prof.Hélio Rodrigues Junior (UNIBR/Faculdade de São Vicente)

Profa. Heloiza Montenegro Barbosa (UFPE)

Profa. Juliana Borges Oliveira De Morais (UFSJ)

Prof. Luiz Alves de Souza (Unimontes)

Prof. Luiz Henrique Carvalho Penido (Profletras/Unimontes)

Profa. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro (Profletras/Unimontes)

Profa. Maria Da Penha Brandim de Lima (Profletras/Unimontes)

Profa. Natália Fontes de Oliveira (UFV)

Profa. Sandra Carneiro de Oliveira (UFBA)

Prof. Sebastião Lopes (UFPI)

Profa. Taciana Ferreira Soares (UFRPE)

Profa. Terezinha Maria Marques Teixeira (Unimontes)

Profa. Telma Borges (Gpell/Ceale/FaE/UFMG)

Palestrantes

  • Sírio Possenti
  • Jacyntho Lins Brandão
  • Ana Elisa Ribeiro
  • Eloísa Porto
  • Márcio Jean Fialho de Sousa
  • Manuella Felicíssimo
  • Caroline de Morais
  • Alexandre de Castro Gomes
  • Aurora Cardoso de Quadros
  • Mário Bruno
  • Cláudia Cristina Ferreira
  • Ilca Vieira de Oliveira

Programação

09h30 Abertura - Interfaces da Pesquisa em Letras, Coordenações Didáticas e Chefia de Departamento - DCL Abertura
Local: https://www.youtube.com/channel/UCFGGSaGkPcMbbd3twWbCdfQ?view_as=subscriber

Interfaces da Pesquisa em Letras, Coordenações Didáticas e Chefia de Departamento - DCL.

13h30 - Alexandre de Castro Gomes Monstros na literatura infantil Conferência
Monstros na literatura infantil
Local: em breve

Mediação: Profa. Ivana Ferrante Rebello

14h00 - Ilca Vieira de Oliveira Cecília Meireles, a poesia é palavra em voo? Conferência
Cecília Meireles, a poesia é palavra em voo?
Local: em breve

Tem-se como objetivo apresentar uma exposição sobre o desenho que o artista constrói de si mesmo e dos animais por meio da palavra. Para esse estudo serão analisados poemas de Cecília Meireles que evocam a temática morte entrelaçada ao canto dos pássaros e ao silêncio do jardim.

16h00 - Caroline de Morais Texto prefacial: mediador de leitura de obras antológicas Conferência
 Texto prefacial: mediador de leitura de obras antológicas
Local: em breve

O texto prefacial tem atribuições direcionadas para a abertura das obras, ocupando posição de destaque. Nesse caso, entende-se que o prefácio possibilita a mediação da obra literária com o leitor. Com isso, analisam-se textos prefaciais das antologias selecionadas e distribuídas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), reconhecendo a promoção da leitura da obra em que o paratexto está vinculado. Diante desta investigação, atenta-se para a importância do prefácio como instrumento para indicações de leitura, para salientar aspectos presentes nas narrativas, para acompanhar o leitor no percurso de leitura.

Mediação: Prof. André Carneiro Ramos

19h00 - Sírio Possenti Ler na Escola - Prof. Sírio Possenti (Unicamp) Conferência
Ler na Escola -  Prof. Sírio Possenti (Unicamp)
Local: em breve
14h00 - Eloísa Porto Produção literária ilustrada para crianças e jovens Conferência
Produção literária ilustrada para crianças e jovens
Local: Link em breve

Essa palestra aborda algumas experiências em projetos de literatura e artes visuais, que contribuíram na produção de livros infantojuvenis ilustrados, como A Revolta dos Fantoches (2020), pela coleção Caleidoscópio, da UFF-LABAC; O maior livro do mundo (2015), pela Letras e Versos; O Sonho de Arac, a aranha que queria ser fada (2020); e Morcelo, o morcego de pano (2020), entre outros pela Amazon.

Mediação: Profa. Rita de Cássia Dionísio (Unimontes)

16h00 - Cláudia Cristina Ferreira Falar de cultura é chover no molhado? Expandindo horizontes sobre matizes culturais e seus vieses no processo de ensino e aprendizagem e no ato tradutório Conferência
Falar de cultura é chover no molhado? Expandindo horizontes sobre matizes culturais e seus vieses no processo de ensino e aprendizagem e no ato tradutório
Local: em breve

É consenso que língua e cultura são indissociáveis, entretanto ainda se observa que alguns materiais didáticos e professores não implementam essa visão em contexto pedagógico, ou evidenciam uma interpretação equivocada/restrita a respeito do tema. Nesta seara, minha fala tem o escopo de suscitar reflexões e dialogar acerca das contribuições de matizes culturais no processo de ensino e aprendizagem, bem como no âmbito dos estudos da tradução. Para tanto, apresento possibilidades de evidenciarmos a indissociabilidade entre língua e cultura à luz da polidez, Cronêmica, Proxêmica, Cinésica, Fraseologia, Paremiologia e Lexicografia.

18h00 - Aurora Cardoso de Quadros A face inglesa de Fernando Pessoa Conferência
A face inglesa de Fernando Pessoa
Local: em breve

Mediação: Profa. Danielle Ferreira de Souza

19h00 - Ana Elisa Ribeiro Letramento digital e cidadania - Profa. Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG) Conferência
Letramento digital e cidadania - Profa. Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG)
Local: Link em breve

14h00 - Manuella Felicíssimo Contribuições da Análise do Discurso para a prática de leitura na escola Conferência
Contribuições da Análise do Discurso para a prática de leitura na escola
Local: em breve

Mediação: Profa. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro

15h00 - Mário Bruno Entre o prazer e o desejo: Foucault e Deleuze Conferência
Entre o prazer e o desejo: Foucault e Deleuze
Local: em breve

Mediação: Prof. André Carneiro Ramos (Unimontes)

16h00 - Márcio Jean Fialho de Sousa Eça de Queirós, personagem Conferência
Eça de Queirós, personagem
Local: em breve

Mediação: Prof. Luiz Henrique Carvalho Penido (Unimontes)

19h00 - Jacyntho Lins Brandão Descida de Ishtar ao mundo dos mortos: um poema babilônico - Prof. Jacyntho Lins Brandão (UFMG) Conferência
Descida de Ishtar ao mundo dos mortos: um poema babilônico - Prof. Jacyntho Lins Brandão (UFMG)
Local: Link em breve

Mediação: Profa. Tida Carvalho e Prof. Luiz Penido

10h00 O papel da pesquisa em Letras e a interface das disciplinas de Lingua(gem) e Literatura no ensino Mesa-redonda
Local: em breve

Profa. Maria da Penha Brandim de Lima (Profletras/Unimontes)

Prof. Luiz Henrique Carvalho Penido (Profletras/Unimontes)

Prof. Élcio Lucas (PPGL/Unimontes)

Profa. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro (Profletras/Unimontes)

Profa. Rosana Fróes (Libras/Unimontes)

16h00 Práticas de análise linguística no ensino de Língua Portuguesa Mesa-redonda
Local: em breve

Profa. Fatima Aparecida de Souza (UFBA)

Prof.Hélio Rodrigues Junior (UNIBR/Faculdade de São Vicente)

Profa. Sandra Carneiro de Oliveira (UFBA)

Mediadora: Profa. Maria da Penha Brandim de Lima (Unimontes)

14h00 Da narrativa ao teatro: a arte de Miguel de Cervantes Mesa-redonda
Local: em breve

A mulher no teatro e na narrativa cervantina: El Viejo Celoso e El Celoso extremeño - Profa. Eleni Nogueira (Unimontes Espanhol)

A projeção Quixote como romance moderno - Profa. Silvana Mendes Cordeiro (C.E.Hg6)

A crítica narrativa cervantina - Profa. Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida (Unimontes Espanhol)

Mediação: Profa. Danielle Ferreira de Souza (Unimontes)

14h00 Entre sinais e palavras: repensando o ensino de português para surdos Mesa-redonda
Local: em breve

Profa. Maria Cristina Pereira (PUC- SP)

Profa. Giselli Mara Silva (UFMG)

Profa. Dayse Miranda (UFOP)

Mediadora: Profa. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro

15h00 Tradução e análise em Dom Quixote Mesa-redonda
Local: em breve

Los idiomatismos en Don Quijote de La Mancha desde El concepto de construcción - Profa. Clarisse Barbosa dos Santos (UFVJM)

Cervantes e a picaresca - Profa. Paula Renata de Araújo (USP)

A representação da loucura no Quixote: uma leitura do episódio “Aventura do barco encantado” - Profa. Ana Aparecida Teixeira de Souza (USP) (mediadora)

16h00 Pandemia Crítica Mesa-redonda
Local: em breve

Epidemia, depois pandemia, situação que causa perturbações no modo como governos, instituições e população naturalizam a questão da vida, da arte, da expressão em nome da sobrevivência. O que é viver para a sobrevivência? Vamos pensar a questão em diálogos com a literatura, filosofia, linguagem,articulando biopolítica e estado de exceção e crise.

Profa. Tida Carvalho (Literatura Unimontes)

Profa. Maria da Penha Brandim de Lima (Linguística Unimontes)

Prof. Ildenilson Meirelles (Filosofia Unimontes)

Prof. Márcio Jean Fialho de Souza (Unimontes)

Mediador Prof. Leonardo Neves Correa (Coordenação Didática - Inglês Unimontes)

14h00 A diáspora na literatura Mesa-redonda
Local: em breve

Profa. Maria Aparecida Oliveira de Carvalho (Unimontes)

Profa. Aurora Cardoso de Quadros (Unimontes)

Mediação: Prof. Márcio Jean Fialho de Sousa (Unimontes)

08h00 - Márcio Jean Fialho de Sousa A literatura portuguesa contemporânea com Teolinda Gersão - Prof. Márcio Jean Fialho de Sousa (Unimontes) e Prof. Rodrigo Felipe Veloso (Unimontes) Minicurso
Local: em breve

O minicurso “Literatura Portuguesa contemporânea com Teolinda Gersão” tem por objetivo discutir temas que percorram textos de Teolinda, promovendo um diálogo sobre os comportamentos das personagens enquanto construção da narrativa, os símbolos como elemento significativo no texto, bem como realizarmos uma aproximação entre Teolinda Gersão e Clarice Lispector no que tange à escrita de autoria feminina e suas vertentes. Faremos ainda uma análise das autoras em apreço quanto à alquimia junguiana e os ritos de passagem.

08h00 Mat, Mate and Meat: aprenda a pronunciar e a ensinar a pronúncia das vogais da língua inglesa - Prof. Luiz Alves (Unimontes) Minicurso
Local: em breve

O ensino da relação grafema-fonema das vogais do inglês para aprendizes iniciantes e professores de língua inglesa com o propósito de favorecer a pronúncia adequada das palavras através do domínio das regras básicas de pronúncia

08h00 Oficina de Criação Literária: por uma escrita caminhante - Profa. Tamires Z. Costa (Unimontes) Oficina
Local: em breve
  • Como escrever descentralizando o 'eu'?
  • A distância como passagem do 'eu' ao 'elx'.

  • Escrita que escreve a memória reinventando-a.

  • Escrever: dar voz ao corpo, escrever é um ato corpóreo.

  • Se não há um 'eu', há um corpo e inúmeras vias de escrita.

  • O sentido é caminhante: a distância, na escrita, faz-se ao nos relacionarmos com as palavras.

  • A distância como busca da autonomia das palavras.

Indicação: às pessoas interessadas em exercícios de escrita poética, e no processos experimentais da palavra.

Vagas: 20.

Referências bibliográficas:

BLANCHOT, Maurice. Conversa Infinita 3: A ausência de livro. Trad. João Moura Jr. São Paulo: Escuta, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

GARCIA, Marília. Engano Geográfico. Rio de Janeiro: 7letras, 2012.

LAPOUJADE, David. Existências Mínimas. Trad. Hortencia Santos Lencastre. São Paulo: N-1 Edições, 2017.

PATROCÍNIO, Stela do. Reino dos bichos e dos animais é o meu nome. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2001.

RIZZI, Nina. Geografia dos Ossos. Douda Correria, 2015.

SERRES, Michel. Atlas. Trad. Alicia Martorell. Madrid: Ediciones Cátedra, 1995.

SILVA, Cíntia Vieira da. Corpo & Pensamento: Alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa. Campinas: Editora Unicamp, 2016.

08h00 Poesia e Holocausto: descrevendo a barbárie - Profa. Heloiza Montenegro Barbosa (UFPE) Minicurso
Local: em breve

Este minicurso pretende analisar poesias relacionadas ao Holocausto, escritas pelos autores Primo Levi, Jerzy Ficowski e Paul Celan. Cada autor teve sua experiência particular com o Holocausto, cada autor entra em conflito com a famosa frase de Adorno, que afirma que escrever poesia após Auschwitz "é um ato bárbaro". Desse modo, esse minicurso apresenta essa poesia que entra em contradição com a sua própria existência e qual poesia é essa, que se apresenta num mundo pós-Auschwitz e existe dentro e por causa dele.

08h00 Clarice Lispector: a via crucis do conto à crônica - Prof. Joabe Nunes Dos Santos (UFPE) Minicurso
Local: em breve

O minicurso “Clarice Lispector: a via crucis do conto a crônica”, pretende discutir textos literários ligados a esses dois gêneros escritos em diferentes épocas pela escritora. Sendo em sua gênese criações diferentes, contudo a autora amálgama de alguma maneira os dois dentro do seu fazer literário. Constituindo um diálogo que muitas vezes as crônicas emulam o conto e suas crônicas o inverso. A proposta desse minicurso tem por objetivo fazer um passeio entre alguns desses textos em que a noção de gênero é borrada. Portanto, o minicurso se debruçará nessa “via crucis” que é uma espécie de sofreguidão de encontrar os liames dos dois gêneros em que ela foi mestra. Composto de sete textos de cada gênero se imagina refazer simbolicamente um recorte de sua literatura e discutir alguns dos pontos que se tocam e se afastam. Qual é o limite da memória dentro da crônica e dos contos da escritora? Qual dos dois gêneros seria mais representativo para os dias de hoje? A seleção dos textos passeará dentre os mais clássicos, tais como: Felicidade Clandestina, Perdoando Deus, Pertencer, As vantagens de ser bobo... entre outros menos conhecidos. Para tal será utilizada as edições “Todos os contos” (2016) e “Todas as crônicas” (2018) publicadas pela editora Rocco. O objetivo principal é ler os textos e aludir a teoria do conto da Nádia Gotlib (1985) e da crônica por meio do Jorge de Sá (1993). Haverá algumas leituras extras de ensaios e artigos que serão colocados ao longo dos encontros para complementar as discussões dos textos literários e textos teóricos.

08h00 Oficina de Criação Literária: por uma escrita caminhante - Profa. Tamires Z. Costa (Unimontes) Oficina
Local: em breve
  • Como escrever descentralizando o 'eu'?
  • A distância como passagem do 'eu' ao 'elx'.

  • Escrita que escreve a memória reinventando-a.

  • Escrever: dar voz ao corpo, escrever é um ato corpóreo.

  • Se não há um 'eu', há um corpo e inúmeras vias de escrita.

  • O sentido é caminhante: a distância, na escrita, faz-se ao nos relacionarmos com as palavras.

  • A distância como busca da autonomia das palavras.

Indicação: às pessoas interessadas em exercícios de escrita poética, e no processos experimentais da palavra.

Vagas: 20.

Referências bibliográficas:

BLANCHOT, Maurice. Conversa Infinita 3: A ausência de livro. Trad. João Moura Jr. São Paulo: Escuta, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

GARCIA, Marília. Engano Geográfico. Rio de Janeiro: 7letras, 2012.

LAPOUJADE, David. Existências Mínimas. Trad. Hortencia Santos Lencastre. São Paulo: N-1 Edições, 2017.

PATROCÍNIO, Stela do. Reino dos bichos e dos animais é o meu nome. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2001.

RIZZI, Nina. Geografia dos Ossos. Douda Correria, 2015.

SERRES, Michel. Atlas. Trad. Alicia Martorell. Madrid: Ediciones Cátedra, 1995.

SILVA, Cíntia Vieira da. Corpo & Pensamento: Alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa. Campinas: Editora Unicamp, 2016.

08h00 Por uma abordagem intercultural no ensino da língua espanhola - Profa. Daniela Imaculada Pereira Costa (Unimontes) Minicurso
Local: em breve

Atualmente, um dos maiores desafios no campo do ensino de línguas estrangeiras é a indicação ao aluno de um caminho para a abrangência da cultura relacionada ao idioma que se aprende. Nesse sentido, objetivamos aqui refletir acerca da imbricação que há entre esses aspectos, tendo como base teórica a noção de cultura de Cuche (2002) no tocante à importância de cada sistema cultural; associados a isso, abordaremos igualmente outros conceitos considerados primordiais, tais como os de educação intercultural (FLEURI, 2001), competência intercultural (OLIVERAS, 2000) e falante intercultural (BYRAM, 2002). Buscaremos, portanto, compreender a importância de os educandos se comunicarem num nível que ultrapasse as normas gramaticais, almejando-se evitar mal-entendidos na comunicação, o que por si só geraria mais interesse no aprendizado, pois passariam a refletir sobre a língua/cultura do outro e, consequentemente, sobre si mesmos enquanto instrumentos potencializadores da noção de linguagem, como também da própria língua materna.

08h00 Projeto de Pesquisa - Profa. Fábia Magali (Unimontes) Minicurso
Local: em breve

Ementa:

Concepções, fundamentos e metodologia para a elaboração de projeto de pesquisa

Objetivos:

  • Discutir as concepções, fundamentos e metodologia para elaboração de um projeto de pesquisa.
  • Instrumentalizar os estudantes com procedimentos e sugestões que os levem a construir autonomia na elaboração e desenvolvimento de seus projetos de pesquisa;
  • Discutir as normas técnicas para elaboração, formatação do projeto de pesquisa

.

A quem se destina

Acadêmicos dos cursos de graduação, licenciatura Letras

Vagas:

30

Metodologia:

O curso dar-se-á de forma online, combinando atividades envolvendo recursos do Google Apps, como Google Classroom, Google Meet, e mídia social, grupo fechado no Facebook.

Carga Horária

4 horas

08h00 Sociolinguística Quantitativa para iniciantes: coleta, codificação e uso do programa estatístico GOLDVARB - Profa. Evilázia Ferreira Martins (Unimontes) Minicurso
Local: em breve

Diretrizes para coleta de dados linguísticos por meio de entrevista; transcrição codificação e análise quantitativa multivariável pelo programa estatístico Goldvarb.

08h00 A terceira margem dos marginalizados: o periférico na literatura brasileira como enfrentamento possível à colonização epistêmica - Prof. André Carneiro (Unimontes) Minicurso
A terceira margem dos marginalizados: o periférico na literatura brasileira como enfrentamento possível à colonização epistêmica - Prof. André Carneiro (Unimontes)
Local: em breve

EMENTA: Examinaremos como duas obras da literatura brasileira contemporânea evidenciam a noção de periferia, destacando o fato de terem sido lá produzidas sinalizando uma quebra de paradigmas em nossas representações culturais, algo até bem pouco tempo irrelevante justo pelo seu não-reconhecimento enquanto arte e se conjugarem, dentre inúmeros fatores, às dificuldades potencializadas por uma recorrente falta de divulgação. Porém, com o advento das mídias digitais, sua recepção pelos leitores tornou-se maior e mais incisiva. Assim, nosso objetivo é demonstrar, através de uma concisa menção às obras de Conceição Evaristo e Geovani Martins, que a noção de centro evocada por nossos escritores passaria a ser questionada e convertida num significado global que a literatura brasileira, num esgarçamento da tradição, perifericamente anunciaria.


Palavras-chave: Literatura brasileira; periférico; colonização epistêmica, Conceição Evaristo, Geovani Martins.

09h00 Análise de discursos acerca das políticas de combate à COVID-19 - Prof. Emerson Lázaro Sebastião de Andrade (PUC-MG) e Matheus Andrade Carvalho (UFLA) Oficina
Local: em breve

Esta oficina propõe com que se veja os discursos como formas de vida, ou seja, provenientes da ação humana. A todo momento estamos em contato com diversas notícias, artigos, dentre outros gêneros textuais, pelos quais os discursos acerca da Covid-19 se materializam. Deste modo, propomo-nos que os interessados por este tema possam analisar os discursos veiculados pelas diversas mídias de credibilidade, como por exemplo, “Jornal Estado de Minas”, como forma viável para que vejam como as falas proferidas pelo presidente e outras autoridades impactam nos comportamentos dos sujeitos, que por sua vez, influencia consubstancialmente nos modos operandi pelos quais lidamos com os discursos e, conseguinte, as políticas de Combate à Covid-19. Nosso objetivo é que as pessoas percebam como as decisões tomadas numa sociedade são decorrentes de ações desencadeadas pelos discursos, as quais exigem com que mobilizemos ampla rede intertextual e interdiscursiva para que possam ser compreendidas.

08h00 A literatura negra como prática de uma educação antirracista - Profa. Érica Alessandra Fernandes Aniceto (IFMG) e Profa. Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis (IFMG) Minicurso
Local: em breve

A Lei 10639/03, que incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade de se trabalhar a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, apontou a necessidade de formação dos professores para a implementação efetiva desse tema em sala de aula. Considerando que a referida lei recomenda que a abordagem da temática enfatize a importância da cultura africana para a formação da sociedade brasileira, este minicurso visa à promoção de uma educação antirracista, discutindo a importância da literatura negra (e brasileira) no ensino de língua materna e também à proposição de reflexões sobre as práticas antirracistas a partir de vivências em salas de aula de Ensino Médio. Pretendemos, com isso, trazer discussões que possibilitem um fluxo de recriação de novos e positivos olhares sobre a cultura afro-brasileira, objetivando contribuir para a desconstrução dos estereótipos presentes em discursos que circulam na sociedade. Para tal, recorremos a autores como Jesus (1990), Evaristo (2007), Almeida (2017), Dalcastagnè (2014), Davis (2018), entre outros.

08h00 Confecção de material didático para o ensino de L2 para surdos - Prof. Bruno Lutianny Fagundes Monção (Unimontes) Minicurso
Confecção de material didático para o ensino de L2 para surdos -  Prof. Bruno Lutianny Fagundes Monção (Unimontes)
Local: em breve

Ementa: O ensino de Português como segunda língua-PL2 para surdos está previsto no Decreto 5626/05, no entanto, nota-se que a especificidade linguística do surdo, nem sempre é contemplada, principalmente, no que tange à falta de materiais visuais específicos ao ensino de segunda língua. Nesse contexto, este minicurso tem como objetivo apresentar a importância dos materiais visuais utilizados para o ensino do PL2 e fornecer subsídios teóricos e metodológicos para a produção de materiais didáticos voltados para alunos que não tenham o português como língua materna. Leite & Cardoso (2009), ressaltam que a insuficiência de materiais e recursos propostos ao ensino da Língua Portuguesa para a comunidade surda dificulta a inclusão do aluno surdo em sala, tornando mais tardio o aprendizado desta língua.

08h00 Oficina de Criação Literária: por uma escrita caminhante - Profa. Tamires Z. Costa (Unimontes) Oficina
Local: em breve
  • Como escrever descentralizando o 'eu'?
  • A distância como passagem do 'eu' ao 'elx'.

  • Escrita que escreve a memória reinventando-a.

  • Escrever: dar voz ao corpo, escrever é um ato corpóreo.

  • Se não há um 'eu', há um corpo e inúmeras vias de escrita.

  • O sentido é caminhante: a distância, na escrita, faz-se ao nos relacionarmos com as palavras.

  • A distância como busca da autonomia das palavras.

Indicação: às pessoas interessadas em exercícios de escrita poética, e no processos experimentais da palavra.

Vagas: 20.

Referências bibliográficas:

BLANCHOT, Maurice. Conversa Infinita 3: A ausência de livro. Trad. João Moura Jr. São Paulo: Escuta, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

GARCIA, Marília. Engano Geográfico. Rio de Janeiro: 7letras, 2012.

LAPOUJADE, David. Existências Mínimas. Trad. Hortencia Santos Lencastre. São Paulo: N-1 Edições, 2017.

PATROCÍNIO, Stela do. Reino dos bichos e dos animais é o meu nome. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2001.

RIZZI, Nina. Geografia dos Ossos. Douda Correria, 2015.

SERRES, Michel. Atlas. Trad. Alicia Martorell. Madrid: Ediciones Cátedra, 1995.

SILVA, Cíntia Vieira da. Corpo & Pensamento: Alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa. Campinas: Editora Unicamp, 2016.

09h00 O dom, a mulher e a literatura: um estudo do dom na obra de Clarice Lispector - Profa. Carolina Antonaci Gama Minicurso
Local: em breve

O minicurso pretende refletir sobre o dom na esfera do literário e notadamente na obra de Clarice Lispector. Analisaremos as principais teorias do dom e alguns contos da autora (principalmente “Felicidade Clandestina”) e tentaremos demonstrar que o dom ocupa um lugar importante na obra de Clarice e é frequentemente associado à mulher.

07h45 ST6. Os discursos do poder e o poder dos discursos: sociedade, linguagens e mídias Simpósio Temático
Local: https://meet.google.com/tfs-cbps-hdb

ST6. OS DISCURSOS DO PODER E O PODER DOS DISCURSOS: SOCIEDADE, LINGUAGENS E MÍDIAS

Ana Márcia Ruas de Aquino (DCL Unimontes) Daniela Imaculada Pereira Costa (DCL Unimontes) Evilázia Ferreira Martins (DCL Unimontes)

07/10 – 07h45 às 9h45

07/10 – 10h às 12h10

09/10 – 8h às 10h10

Dia e hora

Título

Autores

07/10

07h45-08h

O tratamento no discurso de jovens do ensino fundamental: tradições e rupturas

Nádia Maria Silveira Costa de Melo

Renier Luiz Martins Mendes (UERN, CAPES)

07/10

8h – 8h15

A (des)razão da condição subalterna: um

olhar outro através da violência distópica em The Hunger Games

Alexandre Albernaz Simões

(Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

07/10

8h15 – 8h30

A importância da etnografia e letramentos em uma escola de comunidade quilombola

Luiz Henrique(Unimontes)

Gomes

Silva

07/10

8h30 – 8h45

Poder simbólico e capital cultural: sobre ensino, conceito de literatura e cânone literário

Isabela Boaventura PimentaGomide

Wellington Furtado Ramos (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

07/10

8h45 – 9h

Saber e poder: eventos de leitura no cárcere

Daniela Imaculada PereiraCosta (Unimontes, Fapemig)

07/10

9h – 9h15

Movimentos passionais no discurso teológico: nas trilhas da arte retórica

Max Silva (Universidade Alagoas)

da Federal

Rocha

de

20 MINUTOS DE DISCUSSÃO

ST6. OS DISCURSOS DO PODER E O PODER DOS DISCURSOS: SOCIEDADE, LINGUAGENS E MÍDIAS

Ana Márcia Ruas de Aquino (DCL Unimontes) Daniela Imaculada Pereira Costa (DCL Unimontes) Evilázia Ferreira Martins (DCL Unimontes)

07/10 – 07h45 às 9h45

07/10 – 10h às 12h

09/10 – 8h às 10h10

Dia e hora

Título

Autores

07/10

10h– 10h15

Opacidade e deslocamentos de sentidos em Drag Goes Gospel: por uma leitura materialista do discurso

Willian Fernandes

Clécio Luis G. de Oliveira (Universidade Federal de Goiás

– UFG)

07/10

10h015– 10h30

As paixões pelo ódio e pela ignorância: figurinhas de whatsapp com narrativas perversas em favor da exploração de imagens erotizadas de vulneráveis

Ana Márcia Ruas de Aquino Pollyana Ruas de AquinoChaves (Unimontes)

07/10

10h30 – 10h45

Relações de força, de sentidos e formações discursivas na construção social da negritude a partir de propaganda de cosméticos

Fabiana Santos Souza (Universidade Federal de Goiás

– UFG)

07/10

10h45 – 11h

As condições de produção e a apreensão de sentidos no gênero charge

Natália Silva Rocha

Regina Amarante Nascimento (Unimontes)

07/10

11h – 11h15

Enunciados cotidianos e a evidência da masculinidade

Elaine de Castro (UFMS)

07/10

11h15 – 11h30

Lutas sociais acerca da inclusão de pessoas com deficiência: a quebra de preconceitos

ideológicos nos interdiscursos problematizadores na sociedade

Jeswesley Mendes Freire Gislaine de Fátima Ferreira da Silva (Unimontes)

07/10

11h30 – 11h45

Os elementos histórico-sociais e os traços ideológicos presentes no gênero charge

Neylon Gabriel Melo Batista Victória Carvalho GonçalvesDias (Unimontes)

20 MINUTOS DE DISCUSSÃO

ST6. OS DISCURSOS DO PODER E O PODER DOS DISCURSOS: SOCIEDADE, LINGUAGENS E MÍDIAS

Ana Márcia Ruas de Aquino (DCL Unimontes) Daniela Imaculada Pereira Costa (DCL Unimontes) Evilázia Ferreira Martins (DCL Unimontes)

07/10 – 07h45 às 9h45

07/10 – 10h às 12h10

09/10 – 8h às 10h10

Dia e hora

Título

Autores

09/10

8h – 8h15

Efeitos de sentido em uniformes de cursos pré-vestibular: motivação, intimidação e propaganda

Mauricio Alves de SouzaPereira (UFMG)

09/10

8h15 – 8h30

O estudo da notícia da Covid-19 na WEB:

um olhar sobre o discurso, a tradução e a programação de sites

Cristina Pasquetti Massutti (UCS)

09/10

8h30 – 8h45

Os ethos discursivos presentes na biografia de Tancredo neves – uma análise discursiva

Raphael Resende Duarte (Centro Universitário de Araras)

09/10

8h45 – 9h

Propaganda abusiva e/ou enganosa de medicamentos: a persuasão e as Leis de Proteção e Defesa do Consumidor

Emmilly Gabriela Oliveira de Souza (Unimontes)

09/10

9h – 9h15

O impacto das fake news enquanto ferramentas de manipulação social

Luísa do Vale Pires (Unip)

09/10

9h15 – 9h30

De cachorras a princesas: uma análise crítica dos discursos do funk erótico e do funk ostentação

Thais Gusmão Andrade Evilázia Ferreira Martins (Unimontes)

09/10

9h30 – 9h45

Uma análise discursiva da música Haiti, de Caetano Veloso e Gilberto Gil

Lucas Evangelista Saraiva Araújo

Rhusily Reges da Silva Lira (UFPI)

20 MINUTOS DE DISCUSSÃO

10h00 ST6. Os discursos do poder e o poder dos discursos: sociedade, linguagens e mídias Simpósio Temático
Local: https://meet.google.com/tfs-cbps-hdb

ST6. OS DISCURSOS DO PODER E O PODER DOS DISCURSOS: SOCIEDADE, LINGUAGENS E MÍDIAS

Ana Márcia Ruas de Aquino (DCL Unimontes) Daniela Imaculada Pereira Costa (DCL Unimontes) Evilázia Ferreira Martins (DCL Unimontes)

07/10 – 07h45 às 9h45

07/10 – 10h às 12h10

09/10 – 8h às 10h10

Dia e hora

Título

Autores

07/10

07h45-08h

O tratamento no discurso de jovens do ensino fundamental: tradições e rupturas

Nádia Maria Silveira Costa de Melo

Renier Luiz Martins Mendes (UERN, CAPES)

07/10

8h – 8h15

A (des)razão da condição subalterna: um

olhar outro através da violência distópica em The Hunger Games

Alexandre Albernaz Simões

(Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

07/10

8h15 – 8h30

A importância da etnografia e letramentos em uma escola de comunidade quilombola

Luiz Henrique(Unimontes)

Gomes

Silva

07/10

8h30 – 8h45

Poder simbólico e capital cultural: sobre ensino, conceito de literatura e cânone literário

Isabela Boaventura PimentaGomide

Wellington Furtado Ramos (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

07/10

8h45 – 9h

Saber e poder: eventos de leitura no cárcere

Daniela Imaculada PereiraCosta (Unimontes, Fapemig)

07/10

9h – 9h15

Movimentos passionais no discurso teológico: nas trilhas da arte retórica

Max Silva (Universidade Alagoas)

da Federal

Rocha

de

20 MINUTOS DE DISCUSSÃO

ST6. OS DISCURSOS DO PODER E O PODER DOS DISCURSOS: SOCIEDADE, LINGUAGENS E MÍDIAS

Ana Márcia Ruas de Aquino (DCL Unimontes) Daniela Imaculada Pereira Costa (DCL Unimontes) Evilázia Ferreira Martins (DCL Unimontes)

07/10 – 07h45 às 9h45

07/10 – 10h às 12h

09/10 – 8h às 10h10

Dia e hora

Título

Autores

07/10

10h– 10h15

Opacidade e deslocamentos de sentidos em Drag Goes Gospel: por uma leitura materialista do discurso

Willian Fernandes

Clécio Luis G. de Oliveira (Universidade Federal de Goiás

– UFG)

07/10

10h015– 10h30

As paixões pelo ódio e pela ignorância: figurinhas de whatsapp com narrativas perversas em favor da exploração de imagens erotizadas de vulneráveis

Ana Márcia Ruas de Aquino Pollyana Ruas de AquinoChaves (Unimontes)

07/10

10h30 – 10h45

Relações de força, de sentidos e formações discursivas na construção social da negritude a partir de propaganda de cosméticos

Fabiana Santos Souza (Universidade Federal de Goiás

– UFG)

07/10

10h45 – 11h

As condições de produção e a apreensão de sentidos no gênero charge

Natália Silva Rocha

Regina Amarante Nascimento (Unimontes)

07/10

11h – 11h15

Enunciados cotidianos e a evidência da masculinidade

Elaine de Castro (UFMS)

07/10

11h15 – 11h30

Lutas sociais acerca da inclusão de pessoas com deficiência: a quebra de preconceitos

ideológicos nos interdiscursos problematizadores na sociedade

Jeswesley Mendes Freire Gislaine de Fátima Ferreira da Silva (Unimontes)

07/10

11h30 – 11h45

Os elementos histórico-sociais e os traços ideológicos presentes no gênero charge

Neylon Gabriel Melo Batista Victória Carvalho GonçalvesDias (Unimontes)

20 MINUTOS DE DISCUSSÃO

ST6. OS DISCURSOS DO PODER E O PODER DOS DISCURSOS: SOCIEDADE, LINGUAGENS E MÍDIAS

Ana Márcia Ruas de Aquino (DCL Unimontes) Daniela Imaculada Pereira Costa (DCL Unimontes) Evilázia Ferreira Martins (DCL Unimontes)

07/10 – 07h45 às 9h45

07/10 – 10h às 12h10

09/10 – 8h às 10h10

Dia e hora

Título

Autores

09/10

8h – 8h15

Efeitos de sentido em uniformes de cursos pré-vestibular: motivação, intimidação e propaganda

Mauricio Alves de SouzaPereira (UFMG)

09/10

8h15 – 8h30

O estudo da notícia da Covid-19 na WEB:

um olhar sobre o discurso, a tradução e a programação de sites

Cristina Pasquetti Massutti (UCS)

09/10

8h30 – 8h45

Os ethos discursivos presentes na biografia de Tancredo neves – uma análise discursiva

Raphael Resende Duarte (Centro Universitário de Araras)

09/10

8h45 – 9h

Propaganda abusiva e/ou enganosa de medicamentos: a persuasão e as Leis de Proteção e Defesa do Consumidor

Emmilly Gabriela Oliveira de Souza (Unimontes)

09/10

9h – 9h15

O impacto das fake news enquanto ferramentas de manipulação social

Luísa do Vale Pires (Unip)

09/10

9h15 – 9h30

De cachorras a princesas: uma análise crítica dos discursos do funk erótico e do funk ostentação

Thais Gusmão Andrade Evilázia Ferreira Martins (Unimontes)

09/10

9h30 – 9h45

Uma análise discursiva da música Haiti, de Caetano Veloso e Gilberto Gil

Lucas Evangelista Saraiva Araújo

Rhusily Reges da Silva Lira (UFPI)

20 MINUTOS DE DISCUSSÃO

13h30 ST8. Letramento na escola e na universidade: abordagens teóricas e/ou práticas Simpósio
Local: https://meet.google.com/wtp-yumi-zhd

ST8. Letramento na escola e na universidade: abordagens teóricas e/ou práticas

Moderadora: Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho

DCL e PROFLETRAS - UNIMONTES

Dia 07/10

Horário: 13h 30m às 17h 30m

LINK PARA ACESSO ao ST8: : https://meet.google.com/wtp-yumi-zhd

PRIMEIRO BLOCO

Dia e hora

Título

Autores

13 h 35 m às

13 h 50 m

Problematizações sobre o ensino de escrita no ensino médio: Impactos na Educação Superior

Luana Aparecida Matos Leal Fernandes

IFNMG – Campus de Salinas

13 h 50 m às

14 h 05 m

Letramento científico na educação básica: uma análise a partir de materiais didáticos

Maurício Alves de Souza Pereira

Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho

UNIMONTES

14 h 05 m às

14 h 20 m

Para além dos gêneros textuais acadêmicos: o

ensino de gêneros textuais – objetos de ensino na educação básica – em cursos de formação inicial de professores

Rosângela Rodrigues Borges

Universidade Federal de Alfenas - USP

14 h 20 m às

14 h 35 m

Oficinas de escrita acadêmica como apoio

pedagógico à luz da metodologia do risco

Geraldo José Rodrigues Liska

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Universidade Federal de Alfenas

14 h 35 m

às

14 h 50 m

Entre palavras e modelos: a descoberta

da sua escrita científica.

João Leonardo Duarte Vieira

Penha Brandim

UNIMONTES

14 h 50 m

às

15 h 05 m

Letramento e autonomia: quando leitores são autores.

Taís Lopes de Souza

Universidade Federal Fluminense

15 h 05 m

às

15 h 20 m

Letramento teórico científico no ensino médio

Maria Ivanilde Celestino Neta

UNIMONTES

SEGUNDO BLOCO

15h 30 m

15 h 30 m

às

15 h 45 m

O design (não) contingencial no ensino de

Língua Inglesa com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Diego Satyro

PUC - SP

15 h 45 m

às

16 h

Letramento visual no ambiente digital: Contribuições para análise de memes sobre relações de trabalho.

Jackson Santos de Oliveira

Instituto Federal do Rio de janeiro - IFRJ

16 h

às

16 h 15

A importância de ensino de literatura no ensino retomo em 2020, por causa da Pandemia do COVID 19

Geuvana Vieira De Oliveira Maia –

UNIMONTES

16 h 15

às

16 h 30 m

Alfabetização e letramento: a problemática da ilegibilidade do texto infantil vista sob a perspectiva da fonética e fonologia.

Max Mateus Moura da Silva

Universidade Federal do Maranhão – UEMA

16 h 30 m

às

16 h 45 m

Os “erros” de pontuação de redações nota mil do Enem à luz da hipótese da prosódia implícita e da fonologia prosódica

Virgínia Silveira Baldow

Vera Pacheco

UESB

16 h 45 m

ás

17 h

A importância da etnografia e letramentos em uma escola de comunidade quilombola

Luiz Henrique Gomes Silva

UNIMONTES

17 h

às

17h 15 m

Escrita ortográfica: desafios do processo de alfabetização para o letramento das crianças na perspectiva linguística

Maria Aparecida da Silva Oliveira

UNIMONTES

14h00 ST2. Teorias do agora: literatura e pensamento em tempos críticos Simpósio Temático
Local: https://meet.google.com/gaf-yque-jvt

ST2. Teorias do agora: literatura e pensamento em tempos críticos

Luiz Henrique Carvalho Penido (Unimontes)

Andrea Cristina Martins Pereira (Unimontes)

07/09 – 14h às 17h30

08/09 – 14h às 16h

DIA 7 DE OUTUBRO

Hora

Título

Autores

14h00-14h15

A dispersão da literatura para novas mídias e a experiência literária através dos cards de “Magic The Gathering"

Sivaldo Ferreira de Souza (Unimontes)

14h15-14h30

A literatura em novas mídias: apropriação, transposição e novos modos de leitura

Maria Regina da Cruz (Unimontes)

14h30-14h45

A subjetividade do leitor como peça fundamental do Letramento Literário

Amanda Antônia de Oliveira Nogueira (Unimontes)

14h45-15h00

As novas formas de leitura e a formação da comunidade leitora virtual

Hellen Darlla Alves Rocha Soares Guimarães (Profletras/Unimontes)

15h00-15h15

Aspectos da distopia no romance brasileiro contemporâneo

Mykaelle Ferreira (UFF)

15h15-15h30

Ficção e Realidade: uma análise do conto “Tragédia no Audivisual Brasileiro: Renata Sorrah Está Morta”, de Fernando Bonassi

Anna Clara Santos Mariz (Unimontes)

15h30-15h45

Esquizografia: arte e vida com Fernanda Young

Pablo Vinícius Dias Siqueira (Unimontes)

15h45-16h15

INTERVALO

***

16h15-16h30

O Cântico das Criaturas: a oração e a poesia em sintonia na voz de Francisco de Assis

Thiago Loyola Franco (Unimontes)

16h30-16h45

Literaturas de viagem e de diáspora em tempos pós-coloniais

Tida Carvalho (Unimontes), Igara Pereira Borges (Unimontes)

16h45-17h00

Diante da fratura do real: O “super-realismo” em Inquérito Policial da Família Tobias, de Ricardo Lísias

Julia Barbedo Ruivo (UFOP)

17h00-17h15

O realismo de Lukács e sua atualidade no conto “O Ex- Mágico Da Taberna Minhota”

Neila da Silva de Souza (UnB)

17h15-17h30

Um discurso barthesiano do desejo como manifestação de verdades

Luís Alberto Dos Santos Paz Filho (PUCRS)

14h00 ST4. Literatura e gênero: discussões interseccionais Simpósio
Local: http://meet.google.com/vvb-numj-baz

ST4. Literatura e gênero: discussões interseccionais

Danielly Cristina Pereira Vieira (UFPE)

Taciana Ferreira Soares (UFRPE)

07/10

14h às 16h

16:30h às 18:30h

Dia e hora

Título

Autores

14h

A INVISIBILIDADE DA MULHER VELHA EM “FELIZ ANIVERSÁRIO”, DE CLARICE LISPECTOR

Andressa de Jesus Araújo Ramos (UFPA)

Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões (UFPA)

14:15

Bertoleza: animalização, demonização e suicídio da mulher negra em O Cortiço, de Aluísio Azevedo

Andressa Rodrigues de Freitas Paulino (UNIMONTES)

14:30

Emma e Capitu: A construção do feminino em Madame Bovary e Dom Casmurro

Ávila Aparecida Cardoso Seixas (UNIMONTES)

14:45

Ressignificar a tradição: a estratégia chicana de Ana Castillo

Danielly Cristina Pereira Vieira (UFPE)

15h

Representações do feminino em narrativas históricas: uma análise de Desmundo e A árvore das palavras

Dinameire Oliveira Carneiro Rios (UFBA)

15:15

ANIQUILA-ME OU EMPODERA-ME: O SER (NÃO SER) MULHER EM “AQUELA“, DE HILDA HILST

Flávia Valéria Salviano Serpa Rojo (UFBA)

15:30

“UNIVERSO DESCONSTRUÍDO”, DE ALINE VALEK E LADY SYBYLLA E A CONSTRUÇÃO DA FICÇÃO CIENTÍFICA FEMINISTA BRASILEIRA

Ingrid Vanessa Souza Santos (UFCG)

16:30

Literatura-denúncia: gênero e violência no projeto literário rezendiano

Isabela Rodrigues Lobo (UFOP)

16:45

Mulheres em Travessia

Isabella Santos Ramos (UNIMONTES)

Antônio Wagner Veloso Rocha

17h

PROCESSOS DE TRANSGRESSÃO: INVERTENDO DICOTOMIAS “DO OBJETO A SUJEITO”, EM MAINA MENDES E MYRA, DE MARIA VELHA DA COSTA

Jéssika Aparecida Santachiariara Nascimento Santos (USP)

17:15

Entre o desejo e a opressão: uma análise do conto “A fuga”, de Clarice Lispector

Maria Beatriz Sobrinho de Souza (UESPI)

17:30

SANDRA CISNEROS: UMA TRANSGRESSORA DE FRONTEIRAS

Maria Luana Caminha Valois (UEPB)

17:45

Contos de Roxane Gay e o feminismo contemporâneo

Priscilla Pellegrino de Oliveira (UERJ)

18h

OS OLHARES DO SINHÔ E DA SINHÁ: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO POEMA “ESSA NEGRA FULÔ”, DE JORGE DE LIMA

Rian Lucas da Silva (IFPB)

18:15h

SENHORA: AURÉLIA ENQUANTO TENTATIVA DE SUBVERSÃO DO MODELO ROMÂNTICO DO FEMININO

Taciana Ferreira Soares (UFRPE)

14h00 ST7. Literatura infanto-juvenil, relações étnico-raciais e gênero Simpósio
Local: https://meet.google.com/tfe-vefu-rhh

07/10/2020

de 14h00 às 17h00

ST7. Literatura infanto-juvenil, relações étnico-raciais e gênero

Telma Borges (GPELL/CEALE/FaE/UFMG)

Sebastião Lopes (UFPI)

14h00 às 14h20

A LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA E A DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA: REFLEXÕES E IMPASSES

Telma Borges (GPELL/CEALE/FaE/UFMG)

14h20 às 14h40

RAÍZES DA CULTURA: FIOS DA IDENTIDADE NEGRA EM O CABELO DE LELÊ, DE VALERIA BELÉM

Wanessa de Góis Moreira (UFPB)

Leandro Ferreira dos Santos (UFPB)

Hermano de França Rodrigues (UFPB)

14h40 às

15h00

DESMISTIFICAÇÃO DE UMA INFÂNCIA FELIZ NO CONTO “NEGRINHA”, DE MONTEIRO LOBATO

Fernanda Kele Romana da Silva (UNIMONTES)

15h00 às 15h20

ONDE TEM FADA TEM CRÍTICA...: QUESTÕES SOCIAIS E RACIAIS NA LITERATURA PARA CRIANÇAS

Ana Paula Oliveira Macri Rodrigues (UERJ)

15h20 às 15h40

RETALHOS ARCAICOS DA ONIPOTÊNCIA: AS URDIDURAS DA FANTASIA EM O MÁGICO DE OZ, DE LYMAN FRANK BAUM

Matheus Pereira de Freitas (UFPB)

Hermano de França Rodrigues (UFPB)

15h40 às 16h00

ENTRE A ESPADA E A VASSOURA, UMA QUESTÃO DE GÊNERO

Ana Maria Gonçalves Claro (UERJ)

16h às 17h

DEBATE

08/10/2020

de 14h00 às 17h00

ST7. Literatura infanto-juvenil, relações étnico-raciais e gênero

Telma Borges (GPELL/CEALE/FaE/UFMG)

Sebastião Lopes (UFPI)

14h00 às 14h20

LITERATURA INFANTO-JUVENIL AFRO-BRASILEIRA

Leticia da Rocha de Araújo (UFMS)

14h20 às 14h40

NAS FRONTEIRAS DO EU: O LIMIAR DA ADOLESCÊNCIA EM “NERVO DA NOITE”, DE JOÃO GILBERTO NOLL

Thiago Guilherne Calixto (UFPB)

Hermano de França Rodrigues (UFPB)

14h40 às

15h00

VOZES DA TRADIÇÃO, ECOS DA RESISTÊNCIA: DO PÊNDULO DA NEGRITUDE ÀS SENZALAS DA CONTEMPORANEIDADE

Guilherme Ewerton Alves de Assis (UFPB)

Hermano de França Rodrigues (UFPB)

15h00 às 15h20

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM CUMBE, DE MARCELO D´SALETE

Vidamaris Silva Neves Paiva de Araújo (UNIMONTES)

Ilca Vieira de Oliveira (UNIMONTES)

15h20 às 15h40

SOB O SIGNO DA PERDA: A INUNDAÇÃO MELANCÓLICA NO CONTO “O MENINO DE ÁGUA”, DE VALTER HUGO MÃE

Letícia Simões Velloso Schuler (UFPB)

Hermano de França Rodrigues (UFPB)

15h40 às 16h00

PROTAGONISMO FEMININO EM “ÚLTIMO DIA DE BRINCAR”, DE STELLA MARIS REZENDE

Sol Marins Cortez de Mendonça (UERJ)

16h às 17h

DEBATE

I JORNADA DE LETRAS

VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

07,08 e 09 de outubro de 2020

https://doity.com.br/jornadadeletras

09/10/2020

de 14h00 às 17h00

ST7. Literatura infanto-juvenil, relações étnico-raciais e gênero

Telma Borges (GPELL/CEALE/FaE/UFMG)

Sebastião Lopes (UFPI)

14h00 às 14h20

O (RE)ALINHAMENTO DA VIOLÊNCIA NO LIVRO INFANTIL: O CASO THE HOUSE THAT CRACK BUILT

Anderson Soares e Silva Cândido (UFPB)

Hermano de França Rodrigues (UFPB)

14h20 às 14h40

LUTA E CONSTRUÇÃO DE DIREITOS DAS MULHERES NA LITERATURA

Pâmela Miranda (UFMS)

Sandi Patricia Possebam (UFMS)

14h40 às

15h00

RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA DRAMATURGIA INFANTOJUVENIL DE OSCAR VON PFHUL

Cláudia de Andrade Souto (UNIMONTES)

Daniela de Azevedo (UNIMONTES)

15h00 às 15h20

PERSPECTIVAS DO MARAVILHOSO EM KUAMI

Aila Sant'Anna (UERJ)

Regina Michelli (UERJ)

15h20 às 15h40

A IMAGEM DA BRUXA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS BRUXAS DO PASSADO E DO PRESENTE

Natália Silva Rocha (UNIMONTES)

Telma Borges (GPELL/CEALE/FaE/UFMG)

15h40 às 16h00

ESTÓRIAS QUILOMBOLAS: NARRAÇÕES E IDENTIDADES

Sebastião Alves Teixeira Lopes

Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGeL/UFPI)

16h às 17h

DEBATE

14h15 ST9. Literatura, memória coletiva e esquecimento: caminhos e teorias Simpósio Temático
Local: https://meet.google.com/zkr-sxdz-eur

ST9. Literatura, memória coletiva e esquecimento: caminhos e teorias

Heloiza Montenegro Barbosa (UFPE)

Anderson Felix dos Santos (UFPE)

Dia e hora:
07/10

Título

Autores

14:15

A RECONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA EM “A MANCHA” DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO PELA COLETIVIDADE – DO FRAGMENTO AO ENTENDIMENTO

Laiana Pereira da Silveira

14:30

MEMÓRIA E SILÊNCIO EM "OS AFOGADOS E OS SOBREVIVENTES", DE PRIMO LEVI

Thiago Felicio Barbosa Pereira

14:45

ENTRE LEMBRAR E ESQUECER, EM “IL FUMO DE BIRKENAU”, DE LIANA MILLU

Heloiza Montenegro Barbosa

15:15

MESTRES E MESTRAS DA TRADIÇÃO ORAL DO INTERIOR DA BAHIA: MEMÓRIA EM ACERVO DIGITAL

WANDERSON SILVA MERCÊS

15:30

SOBRE A MEMÓRIA, A CONFISSÃO E O PERDÃO EM O MULO, DE DARCY RIBEIRO

Junia Larissa Maia Ruas

15:45

A CARNAVALIZAÇÃO EM UTOPIA SELVAGEM, DE DARCY RIBEIRO, COMO FORMA DE RESPOSTA AO CÂNONE

Fábia Magalhães Dias Beviláqua

16:00

A LITERATURA COMO PRÁTICA SOCIAL CONTEXTUALIZADA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA

Luciandro Tassio Ribeiro de Souza

ST.

ST9. Literatura, memória coletiva e esquecimento: caminhos e teorias

Heloiza Montenegro Barbosa (UFPE)

Anderson Felix dos Santos (UFPE)

Dia e hora:
08/10

Título

Autores

14:15

A RECONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA EM “A MANCHA” DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO PELA COLETIVIDADE – DO FRAGMENTO AO ENTENDIMENTO

Bruna Bembom Costa

14:30

CECÍLIA MEIRELES: A CONSTRUÇÃO DE UM MAPA SEM FRONTEIRAS – INTERCÂMBIO CULTURAL NA AMÉRICA LATINA

Ilca Vieira de Oliveira

14:45

OS QUADROS SOCIAIS DA MEMÓRIA COLETIVA EM ESPAÇO TERRESTRE, DE GILVAN LEMOS

Anderson Felix dos Santos

15:00

MEMÓRIA E VIOLÊNCIA NO CONTO “SAINDO DE DENTRO DO CORPO”, DE FLÁVIO MOREIRA DA COSTA

Daniella Sigoli Pereira

15:30

INTERFACES DA REMEMORAÇÃO E DA CONSTRUÇÃO DO SI NO ROMANCE BRITÂNICO CONTEMPORÂNEO

Tiago Ferreira Pereira

15:45

LITERATURA, MEMÓRIA E CULTURA: INSCRIÇÃO LITERÁRIA NO SENTIR HUMANO.

Igor D Aguiar Siqueira de Lemos

16:00

DYONÉLIO MACHADO: POR UMA HISTORIOGRAFIA REFLEXIVA

Jonas Kunzler Moreira Dornelles

16:15

MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE DOS MESTRES E MESTRAS DA TRADIÇÃO ORAL

Ronaldo Pereira Porto

ST.

ST9. Literatura, memória coletiva e esquecimento: caminhos e teorias

Heloiza Montenegro Barbosa (UFPE)

Anderson Felix dos Santos (UFPE)

Dia e hora:
09/10

Título

Autores

10:15

LITERATURA E ESQUECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ PARA PERPETUAÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA

Camila Marques Bottós

10:30

PHILOMENA LEE: NARRATIVAS DE TRAUMA IRLANDESAS NO CINEMA E NA LITERATURA

Nayara Helou Chubaci Güércio, : Victor Lemes Cruzeiro

10:45

"A PULSEIRA AZUL DO FILÓLOGO: UMA LEITURA DE ""NOTA DE RODAPÉ', DE JOSEPH CEDAR"

Hêmille Raquel Santos Perdigão

11:15

O MULO DE DARCY RIBEIRO: MEMÓRIA EM BUSCA DO PERDÃO

Geraldo da Aparecida Ferreira

11:30

O APAGAMENTO HISTÓRICO-LITERÁRIO DE MARIA JOSÉ DE QUEIROZ NA LITERATURA

Jaciane Muniz de Aguiar

11:45

UM PASSEIO POR ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA NA OBRA BACABAL POR DENTRO, DE BRASILINO MIRANDA

Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de Oliveira

08h00 ST3. (Multi)letramentos na escola: reflexões sobre o ensino de LP como atributo de práticas sociais Simpósio
Local: https://meet.google.com/hnc-umxg-otf

ST3. (MULTI)LETRAMENTOS NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LP COMO ATRIBUTO DE PRÁTICAS SOCIAIS

Maria da Penha Brandim de Lima (Unimontes)

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro (Unimontes)

Fábia Magali Dias Vieira (Unimontes)

08/10 – 08h às 11h

Dia e hora

Título

Autores

08h

08h15

A Interação das redes sociais como suporte para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

Hérica T. B. Martins

Maria da Penha B. Lima

(Unimontes)

08h15 08h30

A lingua(gem) em variação e discurso: a formação do aluno contemporâneo nas aulas de Língua Portuguesa

Welber Nobre dos Santos

(UFMG)

08h30 08h45

Textos multimodais nas escolas: necessidades para acompanhar a evolução e a formação do leitor

Julia Aguiar da Silva

(UFPA)

08h45 09h

Prática docente e formação continuada: o uso de metodologias ativas no ensino da Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental

Roseline Martins Sabião Sousa

(Escola Municipal Major Augusto Porto)

09h 9h30

Debate

09h30 09h45

Como tornar o ensino de Língua Portuguesa mais atrativa aos alunos

Édina de Fatima de Almeida

(UEL)

09h45 10h

Reportagens sobre políticas: uma análise interpretativa

Sidneia R. da Silva

(Unimontes)

10h 10h15

Percorrendo as entrelinhas do texto: a escrita do artigo de opinião

Kathellyn K. F. O. Souza

Maria da Penha B. Lima

(Unimontes)

10h15 10h30

Do fetichismo ao efeito isca: reflexões sobre o uso de tecnologias no ensino de português

Maria Clara Maciel

Fábia Magali S. Vieira

(Unimontes)

10h30 11h00

Debate

ST3. (MULTI)LETRAMENTOS NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LP COMO ATRIBUTO DE PRÁTICAS SOCIAIS

Maria da Penha Brandim de Lima (Unimontes)

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro (Unimontes)

Fábia Magali Dias Vieira (Unimontes)

09/10 – 08h às 11h

Dia e hora

Título

Autores

08h

08h15

Pedagogia dos Multiletramentos no Ensino Médio: docência voltada ao desenvolvimento da autonomia e criticidade dos educandos

Vera Lúcia V. de Paes

(Escola Estadual Salvador Filpi)

08h15 08h30

Uma experiência de leitura de textos multimodais na educação de jovens e adultos

Francineide L. Abreu

(Universidade Federal do Oeste do Pará)

08h30 0845

Letramento (s) digital (is) e BNCC: diálogos fulcrais para o ensino do século XXI

Natanael Vieira

(Universidade Estadual do Maranhão)

08h45 09h

Perspectivas discursivas no ensino de língua portuguesa no brasil

Edimilson Albino da Silva

Maria Clara Maciel

(Unimontes)

09h 09h30

Debate

09h30 09h35

O ensino de estratégias metacognitivas como uma alternativa contributiva para a formação de leitores autônomos

Anne C. Lima Campos

Maria Clara Maciel

(Unimontes)

09h45 10h

A relevância do programa de extensão Biotemas na formação acadêmica/profissional dos jovens do curso de Letras-Português

Sivaldo F. de Souza

(Unimontes)

10h 10h15

Gamificação no ensino de Língua Portuguesa: uma metodologia desafiadora

Christiane C. Alves

Maria Clara Maciel

(Unimontes)

10h15 10h30

Relações entre estratégias de leitura e desempenho escolar no Ensino Médio

Thiago Loyola Franco

Maria Clara Maciel

(Unimontes)

ST3. (MULTI)LETRAMENTOS NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LP COMO ATRIBUTO DE PRÁTICAS SOCIAIS

Maria da Penha Brandim de Lima (Unimontes)

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro (Unimontes)

Fábia Magali Dias Vieira (Unimontes)

09/10 –14h às 17h

Dia e hora

Título

Autores

10h 10h15

Letramento multimodal através da tirinhas de Calvin e Haroldo

Luana Antunes Simões

(Unimontes)

14h15 1h30

Linguagem no ensino remoto

Maria da Penha B. de Lima

(Unimontes)

14h30 1445

A flutuação de uso no indicativo e subjuntivo em produções textuais de estudantes do Ensino Médio

Joelma Pereira Silva

(UFMA)

14h45 15h

As produções de imagens e estratégias para ler na constituição do acadêmico leitor-cego

Kelly A. Fróes Fonseca

Maria Clara Maciel

(Unimontes)

15h 15h30

Debate

15h30 15h45

Letramento literário: práticas de leitura do texto poético nos anos finais do Ensino Fundamental

Marcia Andrade Marques

(Unimontes)

15h45 16h

Escrever é resistir: a poesia das ruas como inspiração de luta e liberdade através da escrita, um relato de experiência.

Amanda Antônia de Oliveira Nogueira

(Unimontes)

16h 16h15

A escrita literária na Educação Básica: relato de experiência do Biotemas

Anna Clara S. Mariz

(Unimontes)

16h15 16h45

Debate

14h00 ST2. Teorias do agora: literatura e pensamento em tempos críticos Simpósio Temático
Local: https://meet.google.com/gaf-yque-jvt

ST2. Teorias do agora: literatura e pensamento em tempos críticos

Luiz Henrique Carvalho Penido (Unimontes)

Andrea Cristina Martins Pereira (Unimontes)

07/09 – 14h às 17h30

08/09 – 14h às 16h

DIA 8 DE OUTUBRO

14h00-14h15

Reencontrando o selvagem Roberto Bolaño

André Carneiro Ramos (Unimontes)

14h15-14h30

Teoria, Crítica E Estudos Culturais Da Memória

Tiago Ferreira Pereira (UFSM)

14h30-14h45

Nietzsche leitor de Dostoievski - uma intercessão entre filosofia e literatura a partir dos conceitos de subjetividade e decadência - um olhar sobre o Brasil

Alex Fabiano C. Jardim (Unimontes), Michelle Martins de Almeida (Unimontes)

14h45-15h00

A pesquisa em Histórias em Quadrinhos no campo dos Estudos Literários: reflexões e desafios

Renan Silva Duarte (UFJF)

15h00-15h15

Teoria da Literatura e Teoria do cinema: série 24 horas (Joel Surnow, Roberto Cochran)

Paulo Roberto Barreto Caetano (Unimontes)

15h15-15h30

Ensaísmo latino-americano e literatura: diálogos interdisciplinares na noção de “formação” do jovem Antonio Candido

Fábio Salem Daie (Université du Québec à Montreal)

15h30-15h45

Os desafios da disciplina Teoria da Literatura em tempos de "Depois da teoria"

Danilo Barcelos (Unimontes)

15h45-16h00

Teorias do agora: literatura e pensamento em tempos críticos

Luiz Henrique Carvalho Penido (Unimontes)

14h00 ST5. O processo de internacionalização nas universidades brasileiras: ensino, formação e avaliação da proficiência linguística Simpósio Temático
Local: https://meet.google.com/are-kyfh-crc

ST5. O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: ENSINO, FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DA PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA.

Hejaine de Oliveira Fonseca (Rede Andifes IsF/UFVJM)

Luiz Alves de Souza (Rede Andifes IsF/UNIMONTES)

08/10 – 14h às 16h

Horário

Título

Autores

14h00

“Formação de professor de inglês no âmbito do programa IsF”

Thainã Nunes Francisco

14h15

“An analysis of remote classes at NucLiIsF/UFVJM”

Geovanne Barbosa de Souza Rodrigues

14h30

“Reflexões sobre as motivações dos alunos dos cursos remotos do NucLi-IsF”

Lays Albuquerque Benevides

14h45

“A formação de professores como um dos pilares de atuação dos NucLi-ISF: relato de experiência em cursos de PLE na Universidade Estadual de Campinas”

Mariana Godoy Martins

15h00

“Mobilidade Acadêmica e Internacionalização: a experiência da UFSJ com o Programa de Tutoria Social Voluntária”

Paula Aparecida Diniz Gomides Castro Santos

15h15

“A Universidade do Estado do Amazonas e o ensino de inglês em Parintins –AM”

Patrícia Reis

14h00 ST1. Escritas contemporâneas de autoria feminina em língua inglesa: migrações, deslocamentos, travessias Simpósio
Local: http://meet.google.com/yef-byua-scm

ST1. Escritas contemporâneas de autoria feminina em língua inglesa: migrações, deslocamentos, travessias

Juliana Borges Oliveira De Morais (UFSJ)

Natália Fontes de Oliveira (UFV)

Dia e hora

Título

Autores

08/10

14h-14:10

“Trajetórias identitárias através da memória nos romances Breath, Eyes, Memory e The Scorpion´s Claw"

Karina Almeida Moura

08/10

14:10- 14:20

“Lar(es) em Geographies of Home: percursos e negociações"

Juliana Borges Oliveira de Morais

08/10

14:20-14:30

“A ressignificação do conceito de 'Home', de Toni Morrison"

Leonardo Júnio Sobrinho Rosa

08/10

14:30- 14:40

“Fragmentação na estrutura familiar negra: uma tensão em O olho mais azul"

Bruna Martins de Oliveira

08/10

14:40-

14:50

“Mrs Dalloway encontra Virginia Woolf: Um estudo sobre a autonomia feminina

Tainá Dias de Castro

08/10

14:50

15:00

“Deslocamento para o futuro: a temática da inserção social das mulheres"

Natália Fontes de Oliveira

14h00 ST7. Literatura infanto-juvenil, relações étnico-raciais e gênero Simpósio
Local: https://meet.google.com/tfe-vefu-rhh

07/10/2020

de 14h00 às 17h00

ST7. Literatura infanto-juvenil, relações étnico-raciais e gênero

Telma Borges (GPELL/CEALE/FaE/UFMG)

Sebastião Lopes (UFPI)

14h00 às 14h20

A LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA E A DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA: REFLEXÕES E IMPASSES

Telma Borges (GPELL/CEALE/FaE/UFMG)

14h20 às 14h40

RAÍZES DA CULTURA: FIOS DA IDENTIDADE NEGRA EM O CABELO DE LELÊ, DE VALERIA BELÉM

Wanessa de Góis Moreira (UFPB)

Leandro Ferreira dos Santos (UFPB)

Hermano de França Rodrigues (UFPB)

14h40 às

15h00

DESMISTIFICAÇÃO DE UMA INFÂNCIA FELIZ NO CONTO “NEGRINHA”, DE MONTEIRO LOBATO

Fernanda Kele Romana da Silva (UNIMONTES)

15h00 às 15h20

ONDE TEM FADA TEM CRÍTICA...: QUESTÕES SOCIAIS E RACIAIS NA LITERATURA PARA CRIANÇAS

Ana Paula Oliveira Macri Rodrigues (UERJ)

15h20 às 15h40

RETALHOS ARCAICOS DA ONIPOTÊNCIA: AS URDIDURAS DA FANTASIA EM O MÁGICO DE OZ, DE LYMAN FRANK BAUM

Matheus Pereira de Freitas (UFPB)

Hermano de França Rodrigues (UFPB)

15h40 às 16h00

ENTRE A ESPADA E A VASSOURA, UMA QUESTÃO DE GÊNERO

Ana Maria Gonçalves Claro (UERJ)

16h às 17h

DEBATE

08/10/2020

de 14h00 às 17h00

ST7. Literatura infanto-juvenil, relações étnico-raciais e gênero

Telma Borges (GPELL/CEALE/FaE/UFMG)

Sebastião Lopes (UFPI)

14h00 às 14h20

LITERATURA INFANTO-JUVENIL AFRO-BRASILEIRA

Leticia da Rocha de Araújo (UFMS)

14h20 às 14h40

NAS FRONTEIRAS DO EU: O LIMIAR DA ADOLESCÊNCIA EM “NERVO DA NOITE”, DE JOÃO GILBERTO NOLL

Thiago Guilherne Calixto (UFPB)

Hermano de França Rodrigues (UFPB)

14h40 às

15h00

VOZES DA TRADIÇÃO, ECOS DA RESISTÊNCIA: DO PÊNDULO DA NEGRITUDE ÀS SENZALAS DA CONTEMPORANEIDADE

Guilherme Ewerton Alves de Assis (UFPB)

Hermano de França Rodrigues (UFPB)

15h00 às 15h20

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM CUMBE, DE MARCELO D´SALETE

Vidamaris Silva Neves Paiva de Araújo (UNIMONTES)

Ilca Vieira de Oliveira (UNIMONTES)

15h20 às 15h40

SOB O SIGNO DA PERDA: A INUNDAÇÃO MELANCÓLICA NO CONTO “O MENINO DE ÁGUA”, DE VALTER HUGO MÃE

Letícia Simões Velloso Schuler (UFPB)

Hermano de França Rodrigues (UFPB)

15h40 às 16h00

PROTAGONISMO FEMININO EM “ÚLTIMO DIA DE BRINCAR”, DE STELLA MARIS REZENDE

Sol Marins Cortez de Mendonça (UERJ)

16h às 17h

DEBATE

I JORNADA DE LETRAS

VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

07,08 e 09 de outubro de 2020

https://doity.com.br/jornadadeletras

09/10/2020

de 14h00 às 17h00

ST7. Literatura infanto-juvenil, relações étnico-raciais e gênero

Telma Borges (GPELL/CEALE/FaE/UFMG)

Sebastião Lopes (UFPI)

14h00 às 14h20

O (RE)ALINHAMENTO DA VIOLÊNCIA NO LIVRO INFANTIL: O CASO THE HOUSE THAT CRACK BUILT

Anderson Soares e Silva Cândido (UFPB)

Hermano de França Rodrigues (UFPB)

14h20 às 14h40

LUTA E CONSTRUÇÃO DE DIREITOS DAS MULHERES NA LITERATURA

Pâmela Miranda (UFMS)

Sandi Patricia Possebam (UFMS)

14h40 às

15h00

RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA DRAMATURGIA INFANTOJUVENIL DE OSCAR VON PFHUL

Cláudia de Andrade Souto (UNIMONTES)

Daniela de Azevedo (UNIMONTES)

15h00 às 15h20

PERSPECTIVAS DO MARAVILHOSO EM KUAMI

Aila Sant'Anna (UERJ)

Regina Michelli (UERJ)

15h20 às 15h40

A IMAGEM DA BRUXA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS BRUXAS DO PASSADO E DO PRESENTE

Natália Silva Rocha (UNIMONTES)

Telma Borges (GPELL/CEALE/FaE/UFMG)

15h40 às 16h00

ESTÓRIAS QUILOMBOLAS: NARRAÇÕES E IDENTIDADES

Sebastião Alves Teixeira Lopes

Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGeL/UFPI)

16h às 17h

DEBATE

14h15 ST9. Literatura, memória coletiva e esquecimento: caminhos e teorias Simpósio Temático
Local: https://meet.google.com/zkr-sxdz-eur

ST9. Literatura, memória coletiva e esquecimento: caminhos e teorias

Heloiza Montenegro Barbosa (UFPE)

Anderson Felix dos Santos (UFPE)

Dia e hora:
07/10

Título

Autores

14:15

A RECONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA EM “A MANCHA” DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO PELA COLETIVIDADE – DO FRAGMENTO AO ENTENDIMENTO

Laiana Pereira da Silveira

14:30

MEMÓRIA E SILÊNCIO EM "OS AFOGADOS E OS SOBREVIVENTES", DE PRIMO LEVI

Thiago Felicio Barbosa Pereira

14:45

ENTRE LEMBRAR E ESQUECER, EM “IL FUMO DE BIRKENAU”, DE LIANA MILLU

Heloiza Montenegro Barbosa

15:15

MESTRES E MESTRAS DA TRADIÇÃO ORAL DO INTERIOR DA BAHIA: MEMÓRIA EM ACERVO DIGITAL

WANDERSON SILVA MERCÊS

15:30

SOBRE A MEMÓRIA, A CONFISSÃO E O PERDÃO EM O MULO, DE DARCY RIBEIRO

Junia Larissa Maia Ruas

15:45

A CARNAVALIZAÇÃO EM UTOPIA SELVAGEM, DE DARCY RIBEIRO, COMO FORMA DE RESPOSTA AO CÂNONE

Fábia Magalhães Dias Beviláqua

16:00

A LITERATURA COMO PRÁTICA SOCIAL CONTEXTUALIZADA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA

Luciandro Tassio Ribeiro de Souza

ST.

ST9. Literatura, memória coletiva e esquecimento: caminhos e teorias

Heloiza Montenegro Barbosa (UFPE)

Anderson Felix dos Santos (UFPE)

Dia e hora:
08/10

Título

Autores

14:15

A RECONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA EM “A MANCHA” DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO PELA COLETIVIDADE – DO FRAGMENTO AO ENTENDIMENTO

Bruna Bembom Costa

14:30

CECÍLIA MEIRELES: A CONSTRUÇÃO DE UM MAPA SEM FRONTEIRAS – INTERCÂMBIO CULTURAL NA AMÉRICA LATINA

Ilca Vieira de Oliveira

14:45

OS QUADROS SOCIAIS DA MEMÓRIA COLETIVA EM ESPAÇO TERRESTRE, DE GILVAN LEMOS

Anderson Felix dos Santos

15:00

MEMÓRIA E VIOLÊNCIA NO CONTO “SAINDO DE DENTRO DO CORPO”, DE FLÁVIO MOREIRA DA COSTA

Daniella Sigoli Pereira

15:30

INTERFACES DA REMEMORAÇÃO E DA CONSTRUÇÃO DO SI NO ROMANCE BRITÂNICO CONTEMPORÂNEO

Tiago Ferreira Pereira

15:45

LITERATURA, MEMÓRIA E CULTURA: INSCRIÇÃO LITERÁRIA NO SENTIR HUMANO.

Igor D Aguiar Siqueira de Lemos

16:00

DYONÉLIO MACHADO: POR UMA HISTORIOGRAFIA REFLEXIVA

Jonas Kunzler Moreira Dornelles

16:15

MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE DOS MESTRES E MESTRAS DA TRADIÇÃO ORAL

Ronaldo Pereira Porto

ST.

ST9. Literatura, memória coletiva e esquecimento: caminhos e teorias

Heloiza Montenegro Barbosa (UFPE)

Anderson Felix dos Santos (UFPE)

Dia e hora:
09/10

Título

Autores

10:15

LITERATURA E ESQUECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ PARA PERPETUAÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA

Camila Marques Bottós

10:30

PHILOMENA LEE: NARRATIVAS DE TRAUMA IRLANDESAS NO CINEMA E NA LITERATURA

Nayara Helou Chubaci Güércio, : Victor Lemes Cruzeiro

10:45

"A PULSEIRA AZUL DO FILÓLOGO: UMA LEITURA DE ""NOTA DE RODAPÉ', DE JOSEPH CEDAR"

Hêmille Raquel Santos Perdigão

11:15

O MULO DE DARCY RIBEIRO: MEMÓRIA EM BUSCA DO PERDÃO

Geraldo da Aparecida Ferreira

11:30

O APAGAMENTO HISTÓRICO-LITERÁRIO DE MARIA JOSÉ DE QUEIROZ NA LITERATURA

Jaciane Muniz de Aguiar

11:45

UM PASSEIO POR ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA NA OBRA BACABAL POR DENTRO, DE BRASILINO MIRANDA

Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de Oliveira

08h00 ST6. Os discursos do poder e o poder dos discursos: sociedade, linguagens e mídias Simpósio Temático
Local: https://meet.google.com/tfs-cbps-hdb

ST6. OS DISCURSOS DO PODER E O PODER DOS DISCURSOS: SOCIEDADE, LINGUAGENS E MÍDIAS

Ana Márcia Ruas de Aquino (DCL Unimontes) Daniela Imaculada Pereira Costa (DCL Unimontes) Evilázia Ferreira Martins (DCL Unimontes)

07/10 – 07h45 às 9h45

07/10 – 10h às 12h10

09/10 – 8h às 10h10

Dia e hora

Título

Autores

07/10

07h45-08h

O tratamento no discurso de jovens do ensino fundamental: tradições e rupturas

Nádia Maria Silveira Costa de Melo

Renier Luiz Martins Mendes (UERN, CAPES)

07/10

8h – 8h15

A (des)razão da condição subalterna: um

olhar outro através da violência distópica em The Hunger Games

Alexandre Albernaz Simões

(Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

07/10

8h15 – 8h30

A importância da etnografia e letramentos em uma escola de comunidade quilombola

Luiz Henrique(Unimontes)

Gomes

Silva

07/10

8h30 – 8h45

Poder simbólico e capital cultural: sobre ensino, conceito de literatura e cânone literário

Isabela Boaventura PimentaGomide

Wellington Furtado Ramos (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

07/10

8h45 – 9h

Saber e poder: eventos de leitura no cárcere

Daniela Imaculada PereiraCosta (Unimontes, Fapemig)

07/10

9h – 9h15

Movimentos passionais no discurso teológico: nas trilhas da arte retórica

Max Silva (Universidade Alagoas)

da Federal

Rocha

de

20 MINUTOS DE DISCUSSÃO

ST6. OS DISCURSOS DO PODER E O PODER DOS DISCURSOS: SOCIEDADE, LINGUAGENS E MÍDIAS

Ana Márcia Ruas de Aquino (DCL Unimontes) Daniela Imaculada Pereira Costa (DCL Unimontes) Evilázia Ferreira Martins (DCL Unimontes)

07/10 – 07h45 às 9h45

07/10 – 10h às 12h

09/10 – 8h às 10h10

Dia e hora

Título

Autores

07/10

10h– 10h15

Opacidade e deslocamentos de sentidos em Drag Goes Gospel: por uma leitura materialista do discurso

Willian Fernandes

Clécio Luis G. de Oliveira (Universidade Federal de Goiás

– UFG)

07/10

10h015– 10h30

As paixões pelo ódio e pela ignorância: figurinhas de whatsapp com narrativas perversas em favor da exploração de imagens erotizadas de vulneráveis

Ana Márcia Ruas de Aquino Pollyana Ruas de AquinoChaves (Unimontes)

07/10

10h30 – 10h45

Relações de força, de sentidos e formações discursivas na construção social da negritude a partir de propaganda de cosméticos

Fabiana Santos Souza (Universidade Federal de Goiás

– UFG)

07/10

10h45 – 11h

As condições de produção e a apreensão de sentidos no gênero charge

Natália Silva Rocha

Regina Amarante Nascimento (Unimontes)

07/10

11h – 11h15

Enunciados cotidianos e a evidência da masculinidade

Elaine de Castro (UFMS)

07/10

11h15 – 11h30

Lutas sociais acerca da inclusão de pessoas com deficiência: a quebra de preconceitos

ideológicos nos interdiscursos problematizadores na sociedade

Jeswesley Mendes Freire Gislaine de Fátima Ferreira da Silva (Unimontes)

07/10

11h30 – 11h45

Os elementos histórico-sociais e os traços ideológicos presentes no gênero charge

Neylon Gabriel Melo Batista Victória Carvalho GonçalvesDias (Unimontes)

20 MINUTOS DE DISCUSSÃO

ST6. OS DISCURSOS DO PODER E O PODER DOS DISCURSOS: SOCIEDADE, LINGUAGENS E MÍDIAS

Ana Márcia Ruas de Aquino (DCL Unimontes) Daniela Imaculada Pereira Costa (DCL Unimontes) Evilázia Ferreira Martins (DCL Unimontes)

07/10 – 07h45 às 9h45

07/10 – 10h às 12h10

09/10 – 8h às 10h10

Dia e hora

Título

Autores

09/10

8h – 8h15

Efeitos de sentido em uniformes de cursos pré-vestibular: motivação, intimidação e propaganda

Mauricio Alves de SouzaPereira (UFMG)

09/10

8h15 – 8h30

O estudo da notícia da Covid-19 na WEB:

um olhar sobre o discurso, a tradução e a programação de sites

Cristina Pasquetti Massutti (UCS)

09/10

8h30 – 8h45

Os ethos discursivos presentes na biografia de Tancredo neves – uma análise discursiva

Raphael Resende Duarte (Centro Universitário de Araras)

09/10

8h45 – 9h

Propaganda abusiva e/ou enganosa de medicamentos: a persuasão e as Leis de Proteção e Defesa do Consumidor

Emmilly Gabriela Oliveira de Souza (Unimontes)

09/10

9h – 9h15

O impacto das fake news enquanto ferramentas de manipulação social

Luísa do Vale Pires (Unip)

09/10

9h15 – 9h30

De cachorras a princesas: uma análise crítica dos discursos do funk erótico e do funk ostentação

Thais Gusmão Andrade Evilázia Ferreira Martins (Unimontes)

09/10

9h30 – 9h45

Uma análise discursiva da música Haiti, de Caetano Veloso e Gilberto Gil

Lucas Evangelista Saraiva Araújo

Rhusily Reges da Silva Lira (UFPI)

20 MINUTOS DE DISCUSSÃO

10h15 ST9. Literatura, memória coletiva e esquecimento: caminhos e teorias Simpósio Temático
Local: https://meet.google.com/zkr-sxdz-eur

ST9. Literatura, memória coletiva e esquecimento: caminhos e teorias

Heloiza Montenegro Barbosa (UFPE)

Anderson Felix dos Santos (UFPE)

Dia e hora:
07/10

Título

Autores

14:15

A RECONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA EM “A MANCHA” DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO PELA COLETIVIDADE – DO FRAGMENTO AO ENTENDIMENTO

Laiana Pereira da Silveira

14:30

MEMÓRIA E SILÊNCIO EM "OS AFOGADOS E OS SOBREVIVENTES", DE PRIMO LEVI

Thiago Felicio Barbosa Pereira

14:45

ENTRE LEMBRAR E ESQUECER, EM “IL FUMO DE BIRKENAU”, DE LIANA MILLU

Heloiza Montenegro Barbosa

15:15

MESTRES E MESTRAS DA TRADIÇÃO ORAL DO INTERIOR DA BAHIA: MEMÓRIA EM ACERVO DIGITAL

WANDERSON SILVA MERCÊS

15:30

SOBRE A MEMÓRIA, A CONFISSÃO E O PERDÃO EM O MULO, DE DARCY RIBEIRO

Junia Larissa Maia Ruas

15:45

A CARNAVALIZAÇÃO EM UTOPIA SELVAGEM, DE DARCY RIBEIRO, COMO FORMA DE RESPOSTA AO CÂNONE

Fábia Magalhães Dias Beviláqua

16:00

A LITERATURA COMO PRÁTICA SOCIAL CONTEXTUALIZADA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA

Luciandro Tassio Ribeiro de Souza

ST.

ST9. Literatura, memória coletiva e esquecimento: caminhos e teorias

Heloiza Montenegro Barbosa (UFPE)

Anderson Felix dos Santos (UFPE)

Dia e hora:
08/10

Título

Autores

14:15

A RECONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA EM “A MANCHA” DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO PELA COLETIVIDADE – DO FRAGMENTO AO ENTENDIMENTO

Bruna Bembom Costa

14:30

CECÍLIA MEIRELES: A CONSTRUÇÃO DE UM MAPA SEM FRONTEIRAS – INTERCÂMBIO CULTURAL NA AMÉRICA LATINA

Ilca Vieira de Oliveira

14:45

OS QUADROS SOCIAIS DA MEMÓRIA COLETIVA EM ESPAÇO TERRESTRE, DE GILVAN LEMOS

Anderson Felix dos Santos

15:00

MEMÓRIA E VIOLÊNCIA NO CONTO “SAINDO DE DENTRO DO CORPO”, DE FLÁVIO MOREIRA DA COSTA

Daniella Sigoli Pereira

15:30

INTERFACES DA REMEMORAÇÃO E DA CONSTRUÇÃO DO SI NO ROMANCE BRITÂNICO CONTEMPORÂNEO

Tiago Ferreira Pereira

15:45

LITERATURA, MEMÓRIA E CULTURA: INSCRIÇÃO LITERÁRIA NO SENTIR HUMANO.

Igor D Aguiar Siqueira de Lemos

16:00

DYONÉLIO MACHADO: POR UMA HISTORIOGRAFIA REFLEXIVA

Jonas Kunzler Moreira Dornelles

16:15

MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE DOS MESTRES E MESTRAS DA TRADIÇÃO ORAL

Ronaldo Pereira Porto

ST.

ST9. Literatura, memória coletiva e esquecimento: caminhos e teorias

Heloiza Montenegro Barbosa (UFPE)

Anderson Felix dos Santos (UFPE)

Dia e hora:
09/10

Título

Autores

10:15

LITERATURA E ESQUECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ PARA PERPETUAÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA

Camila Marques Bottós

10:30

PHILOMENA LEE: NARRATIVAS DE TRAUMA IRLANDESAS NO CINEMA E NA LITERATURA

Nayara Helou Chubaci Güércio, : Victor Lemes Cruzeiro

10:45

"A PULSEIRA AZUL DO FILÓLOGO: UMA LEITURA DE ""NOTA DE RODAPÉ', DE JOSEPH CEDAR"

Hêmille Raquel Santos Perdigão

11:15

O MULO DE DARCY RIBEIRO: MEMÓRIA EM BUSCA DO PERDÃO

Geraldo da Aparecida Ferreira

11:30

O APAGAMENTO HISTÓRICO-LITERÁRIO DE MARIA JOSÉ DE QUEIROZ NA LITERATURA

Jaciane Muniz de Aguiar

11:45

UM PASSEIO POR ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA NA OBRA BACABAL POR DENTRO, DE BRASILINO MIRANDA

Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de Oliveira

14h00 ST3. (Multi)letramentos na escola: reflexões sobre o ensino de LP como atributo de práticas sociais Simpósio
Local: https://meet.google.com/hnc-umxg-otf

ST3. (MULTI)LETRAMENTOS NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LP COMO ATRIBUTO DE PRÁTICAS SOCIAIS

Maria da Penha Brandim de Lima (Unimontes)

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro (Unimontes)

Fábia Magali Dias Vieira (Unimontes)

08/10 – 08h às 11h

Dia e hora

Título

Autores

08h

08h15

A Interação das redes sociais como suporte para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

Hérica T. B. Martins

Maria da Penha B. Lima

(Unimontes)

08h15 08h30

A lingua(gem) em variação e discurso: a formação do aluno contemporâneo nas aulas de Língua Portuguesa

Welber Nobre dos Santos

(UFMG)

08h30 08h45

Textos multimodais nas escolas: necessidades para acompanhar a evolução e a formação do leitor

Julia Aguiar da Silva

(UFPA)

08h45 09h

Prática docente e formação continuada: o uso de metodologias ativas no ensino da Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental

Roseline Martins Sabião Sousa

(Escola Municipal Major Augusto Porto)

09h 9h30

Debate

09h30 09h45

Como tornar o ensino de Língua Portuguesa mais atrativa aos alunos

Édina de Fatima de Almeida

(UEL)

09h45 10h

Reportagens sobre políticas: uma análise interpretativa

Sidneia R. da Silva

(Unimontes)

10h 10h15

Percorrendo as entrelinhas do texto: a escrita do artigo de opinião

Kathellyn K. F. O. Souza

Maria da Penha B. Lima

(Unimontes)

10h15 10h30

Do fetichismo ao efeito isca: reflexões sobre o uso de tecnologias no ensino de português

Maria Clara Maciel

Fábia Magali S. Vieira

(Unimontes)

10h30 11h00

Debate

ST3. (MULTI)LETRAMENTOS NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LP COMO ATRIBUTO DE PRÁTICAS SOCIAIS

Maria da Penha Brandim de Lima (Unimontes)

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro (Unimontes)

Fábia Magali Dias Vieira (Unimontes)

09/10 – 08h às 11h

Dia e hora

Título

Autores

08h

08h15

Pedagogia dos Multiletramentos no Ensino Médio: docência voltada ao desenvolvimento da autonomia e criticidade dos educandos

Vera Lúcia V. de Paes

(Escola Estadual Salvador Filpi)

08h15 08h30

Uma experiência de leitura de textos multimodais na educação de jovens e adultos

Francineide L. Abreu

(Universidade Federal do Oeste do Pará)

08h30 0845

Letramento (s) digital (is) e BNCC: diálogos fulcrais para o ensino do século XXI

Natanael Vieira

(Universidade Estadual do Maranhão)

08h45 09h

Perspectivas discursivas no ensino de língua portuguesa no brasil

Edimilson Albino da Silva

Maria Clara Maciel

(Unimontes)

09h 09h30

Debate

09h30 09h35

O ensino de estratégias metacognitivas como uma alternativa contributiva para a formação de leitores autônomos

Anne C. Lima Campos

Maria Clara Maciel

(Unimontes)

09h45 10h

A relevância do programa de extensão Biotemas na formação acadêmica/profissional dos jovens do curso de Letras-Português

Sivaldo F. de Souza

(Unimontes)

10h 10h15

Gamificação no ensino de Língua Portuguesa: uma metodologia desafiadora

Christiane C. Alves

Maria Clara Maciel

(Unimontes)

10h15 10h30

Relações entre estratégias de leitura e desempenho escolar no Ensino Médio

Thiago Loyola Franco

Maria Clara Maciel

(Unimontes)

ST3. (MULTI)LETRAMENTOS NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LP COMO ATRIBUTO DE PRÁTICAS SOCIAIS

Maria da Penha Brandim de Lima (Unimontes)

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro (Unimontes)

Fábia Magali Dias Vieira (Unimontes)

09/10 –14h às 17h

Dia e hora

Título

Autores

10h 10h15

Letramento multimodal através da tirinhas de Calvin e Haroldo

Luana Antunes Simões

(Unimontes)

14h15 1h30

Linguagem no ensino remoto

Maria da Penha B. de Lima

(Unimontes)

14h30 1445

A flutuação de uso no indicativo e subjuntivo em produções textuais de estudantes do Ensino Médio

Joelma Pereira Silva

(UFMA)

14h45 15h

As produções de imagens e estratégias para ler na constituição do acadêmico leitor-cego

Kelly A. Fróes Fonseca

Maria Clara Maciel

(Unimontes)

15h 15h30

Debate

15h30 15h45

Letramento literário: práticas de leitura do texto poético nos anos finais do Ensino Fundamental

Marcia Andrade Marques

(Unimontes)

15h45 16h

Escrever é resistir: a poesia das ruas como inspiração de luta e liberdade através da escrita, um relato de experiência.

Amanda Antônia de Oliveira Nogueira

(Unimontes)

16h 16h15

A escrita literária na Educação Básica: relato de experiência do Biotemas

Anna Clara S. Mariz

(Unimontes)

16h15 16h45

Debate

08h00 Seminário de Pesquisa em Letras - Profletras/Unimontes Seminário
Local: em breve.

Coordenação: Profa. Liliane Pereira Barbosa (Profletras/Unimontes)

15h00 Práticas de Leitura e de escritas significativas na Educação Básica Mesa-redonda
Local: em breve

Profa. Edna Gomes de Sá (Profletras/Unimontes)

Profa. Luana Soares Botelho (Profletras/Unimontes)

Profa. Daiane Gomes da Silva (Profletras/Unimontes)

Mediação: Profa. Maria de Lourdes Carvalho Guimarães (Profletras/Unimontes)

17h00 Relato de experiências: o processo de formação de um mestre Mesa-redonda
Local: em breve

Demilde Martins Amaral (Profletras/Unimontes)

Júnia Maria Nogueira Oliveira (Profletras/Unimontes)

Marilene Lisboa Xavier (Profletras/Unimontes)

Mediação: Profa. Maria Alice Mota (Profletras/Unimontes)

21h30 Encerramento - Sarau Encerramento
Local: https://www.youtube.com/channel/UCFGGSaGkPcMbbd3twWbCdfQ?view_as=subscriber

Organização - Profa. Tida Carvalho e acadêmicos do curso de Letras.

Promoção

Organizador

Unimontes

Departamento de Comunicação e Letras
Coordenações didáticas dos cursos de Letras
Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras
Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL