Laboratório de Narrativa em Quadrinhos

Laboratório de Narrativa em Quadrinhos

Faça sua inscrição
De 18 janeiro a 15 de fevereiro Todos os dias das 14h00 às 18h00

Sobre o Evento

O Instituto LGBT+, por meio do Ateliê de leitura e escrita "Cassandra Rios", convida para o curso Laboratório de Narrativa em Quadrinhos com Diana Salu. O curso integra o programa de mediação de leitura e escrita do Instituto LGBT+.

O Ateliê de Leitura e Escrita "Cassandra Rios" é uma biblioteca comunitária LGBT+ construida com o apoio institucional do Itaú, do Mais Diversidade e da Casa de Cultura da América Latina (CAL/UnB).

Sobre o Curso

Esta oficina é um Laboratório – um espaço de procura, de fazer perguntas -, que abordará os quadrinhos enquanto linguagem e ferramenta a ser explorada para descobrir, conduzir e acolher processos criativos pessoais. Baseando-se em uma metodologia que usa da prática de criação artística para explorar a expressão individual e investigar conceitos e princípios por trás da linguagem dos quadrinhos, o curso terá como base o desenho espontâneo enquanto ferramenta de comunicação visual: aqui o foco não é na técnica de desenho dos participantes, mas sim em trabalhar sua capacidade de comunicar visualmente e construir narrativas. Existem quadrinhos que comunicam com milhares de pessoas e carregam profundidade apenas com bonecos de palito, outros possuem desenhos extremamente elaborados, mas são confusos e não comunicam bem, porque isso acontece e quais elementos agem por trás dessas criações?

Buscando responder essas perguntas e encontrar uma forma de expressão individual, cada participante do curso desenvolverá trabalhos autorais em uma ou mais das diversas expressões da mídia dos quadrinhos, a partir de exercícios guiados e textos teóricos sobre a linguagem dos quadrinhos. A cada exercício serão analisados os elementos que agem nas criações e como eles se inter-relacionam. O curso apresentará como referências alguns livros teóricos e diferentes obras, com foco em trabalhos autorais contemporâneos de artistas majoritariamente brasileiros e/ou LGBT.

Palestrante

  • Diana Salu

Programação

14h00 1º Encontro Aula
Local: Ateliê

1º Encontro – Introdução, desenho espontâneo, vocabulário dos quadrinhos:
O desenho (de imagens e palavras) como ferramenta narrativa expressa pelo desenho espontâneo. Leitura e conversa a partir da introdução de A Arte de Quadrinizar e da Introdução de Desenhando os Quadrinhos. (Enviar ambas por e-mail anteriormente). Apresentear rapidamente proposta do curso.

O “Sketchbook” ou “diário visual” como a espinha dorsal do processo criativo. Lembrando que o objetivo do curso não é desenho nem apenas redação, mas fundir ambos em uma forma de comunicação narrativa que crie algo novo, híbrido de ambas as coisas. Usaremos imagens como palavras e palavras como imagens.

Fazer primeiro bloco de exercícios(1.1 a 1.3). Ler rapidamente o capítulo 5 do Desvendando os Quadrinhos (Linhas e Traços), conversar e fazer os dois último exercícios.

Se der tempo, adiantar leitura do capítulo 2 de Desvendando os Quadrinhos (O Vocabulário dos Quadrinhos) e conversar sobre os personagens desenhados e os 5 Cs Ivan Brunetii: Caligrafia, Composição, Clareza, Coerência e Comunicação.

Exercícios:
1.1 Desenhar um mesmo objeto por 4 minutos, depois 3 minutos, depois 1 minuto, depois 30 segundos, depois 15 segundos
1.2 Desenhar 20 personagens de desenhos famosos em 5 a 10 segundos
1.3 Desenhe o mesmo rosto de uma personagem apenas com olhos e nariz. Va desenhando diferentes sombrancelhas nele. Depois uma sequencia da mesma sombrancelha. Etc.
1.4 Desenhar uma grade de garatujas usando instrumentos diferentes
1.5 Desenhar 100 objetos, palavras ou o que vier a mente. (Exercício zen)

Exercício para casa:
1.1 Página de garatujas
1.2 Trazer cópias de quadrinhos que você gosta e não gosta.

Leitura para casa:
Capítulo 2 de Desvendando os quadrinhos e Capítulo 6 de Desvendando os Quadrinhos (Mostrar e Dizer) ou Capítulo 3 de Desenhando os Quadrinhos (O Poder da Palavra)

14h00 2º Encontro Aula
Local: Ateliê

2º Encontro – Vocabulário dos Quadrinhos e relação palavra – imagem parte 1:

Discussão sobre o Capítulo 2 de Desvendando os Quadrinhos, a comunicação do cartum e os Princípios básicos da estrutura dos quadrinhos. Com o texto em mente, conversar sobre os exercícios do encontro anterior e os 5 Cs Ivan Brunetii: Caligrafia, Composição, Clareza, Coerência e Comunicação. Se não der tempo de fazer o último exercício, passar ele para casa também.

Exercícios:
2.1 a 2.3 Escrever em várias fichas pequenas frases (algo que você ouviu, algo que você disse, etc). Guardar. Desenhar em várias fichas (uma coisa triste, uma coisa engraçada, uma coisa sensual, uma coisa que você sonhou, uma coisa que você ouviu). Por fim, combinar e recombinar palavras e desenhos formando cartuns. Observar quais são as combinações mais interessantes, como muitas vezes elas fogem do mais óbvio ou “engraçado”
2.4 Desenhar doze quadros em fichas avulsas representando cenas diferentes sem texto, guardar.
2.5 Desenhar uma personagem feito de formas geométricas simples em três posições diferentes. Esboce um lugar e depois um objeto. Imagine uma ação. Em seguida desenhar quatro quadros de uma sequencia com a personagem, o lugar, o objeto e a ação. Observar os quatro quadros e adicionar mais quatro para complementar (dois antes, dois depois, etc). Tentar manter a personagem inteira no espaço dos requadros a todo momento.

Exercício para casa:
2.1 Testar várias recombinações das cenas sem texto realizadas no exercício 2.4 em tiras de 4 quadros, fotografá-las ou xerocá-las. Compor uma página de 6 a 9 quadros.
2.2 Desenhar pelo menos duas tiras de quatro quadros. (A idéia era fazer uma por dia com base nos desenhos espontâneos e no sketchbook, mas não vou cobrar isso. Explicar, mas não cobrar isso)

Leitura para casa:
Capítulo 1 de Desenhando os Quadrinhos (Escrevendo com Imagens) e o Capítulo 3 de Desvendando os Quadrinhos.

14h00 3º Encontro Aula
Local: Ateliê

3º Encontro – Composição de páginas, relação entre quadros:

Discussão sobre o Capítulo 1 de Desenhando os Quadrinhos e o Capítulo 3 de Desvendando os Quadrinhos, as transições entre quadros e as possibilidades de escolhas de composição.

Exercícios:
3.1 Escrever um parágrafo sobre porque gosta ou não gosta da página que trouxe.
3.2 Recortar xerox de ambos os quadrinhos trazidos. Cobriremos os textos com guache branco ou Liquid Paper. A partir daí recortaremos os requadros e colaremos formando uma nova história (princípio da composição e montagem e da narrativa entre quadros). Conversar sobre as composições criadas e como conceitos dos textos se aplicam a elas.
3.3 Criar uma página de 6 a 9 quadros a partir de anotações, desenhos e escritos do sketchbook

Exercício para casa:
3.1 Desenhar uma página de 12, 15, 16 ou 24 quadros. Tema infância
3.2 Trabalhar no projeto pessoal dos dois últimos encontros. Testar tema, estilo de desenho, formatos, etc.

Leitura para casa:
Capítulo 4 de A Arte de Quadrinizar (a página de 4 quadros) e Capítulo 4 Desvendando os Quadrinhos (Molduras de Tempo)

14h00 4º Encontro Aula
Local: Ateliê

4º Encontro:
O quarto e quinto encontros serão dedicados a criação do trabalho final de cada participante (história de 4 páginas). Iremos trabalhar juntos, tirar dúvidas, etc. Começaremos conversando sobre a página que cada um desenho em casa e sobre a idéia que cada pessoa pretende desenvolver (e como as coisas descobertas no exercício da página podem ajudar). As leituras vão ser discutidas em conjunto com a análise das páginas

Exercício:
4.1 Começar a criação do trabalho de 4 páginas. Fechar linhas gerais que guiem a história. (tema, estilo, “grid”, etc. não precisa ter tudo fechado para começar, mas algumas guias)

Exercício para casa:
4.1 Trabalhar nas páginas do projeto final

Leitura para casa:
Capítulo 3 e 4 de Desenhando Quadrinhos (Histórias para Humanos e Construção de Mundos)

14h00 5º Encontro: Aula
Local: Ateliê

5º Encontro:
Finalização do projeto final de cada participante. Separar um tempo ao final da aula para vermos o que cada um desenvolveu, conversar sobre a produção de cada participante, colher feedbacks e lermos juntos o capítulo 6 de Desenhando Quadrinhos (Seu lugar nos quadrinhos).

Carregando área de inscrição

Local

Instituto LGBT+, 70304-910, SCS Quadra 4 Bloco A Lote 170 Casa de Cultura da América Latina Salas 301 e 302, Asa Sul , Brasília, Distrito Federal
Ver no mapa

Apoio Institucional

Organizador

Instituto LGBT+

O Instituto Cultura Arte Memória LGBT+ foi fundado no dia 03 de dezembro de 2016 em Brasília, com o objetivo de defender, promover, fomentar e difundir a cultura, o patrimônio cultural e artístico e a memória da comunidade LGBT brasileira. Saiba mais em @institutolgbt