Gostaríamos de convidá-los para participar de uma mesa redonda, coordenada pelo Prof. Dr. Dennis de Oliveira, referente ao lançamento do livro Pensamento Crítico Latino-Americano e Enfrentamento à Crise do Capitalismo, que acontece dia 01 de Junho de 2023 (quinta-feira), das 14h às 17h30, no Auditório Freitas Nobre, CJE – Departamento de Jornalismo e Editoração, na Escola de Comunicações e Artes da USP, campus Butantã. O evento terá caráter híbrido e contará com a participação dos autores internacionais à distância e com a participação e comentários dos docentes convidados (presenciais): Prof. Dr. Alexandre Barbosa (celacc/usp); Prof. Dr. Wagner Tadeu Iglecias (usp); Profª Drª Marilene Proença Rebello (prolam/usp) e Profª Drª Vivian Fernandez Urquidi (each/usp), mediados pelo Prof. Dr. Dennis de Oliveira.
* Os trinta primeiros inscritos que comparecerem presencialmente ao evento receberão gratuitamente um exemplar do livro!
*E evento também será transmitido por videochamada através do link: https://meet.google.com/yny-ymas-bta
A obra organizada pelo Prof. Dr. Dennis de Oliveira, é produto de pesquisas individuais de cientistas da América Latina que fazem parte do Grupo de Trabalho Epistemologias Decoloniais, Territorialidades e Cultura do Clacso e Celacc-ECA-USP. Os textos publicados são parte dos trabalhos apresentados em 2021, no V Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação. Evento que contou com o apoio do Clacso e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP, teve mais de 100 pesquisadores de instituições de toda a América Latina.
Pensamento Crítico Latino-Americano e Enfrentamento à Crise do Capitalismo traz o pensamento de intelectuais do Brasil, México e Colômbia que contribuem para a análise dos tempos atuais e dos efeitos do colonialismo na América Latina. Dennis de Oliveira, da USP, procura responder quais são os limites e possibilidades de transformação das sociedades latino-americanas tendo em vista que são atravessadas por paradigmas eurocêntricos.
Andrea Neira, da Universidad de Bogotá, discute o conceito de sustentabilidade multidimensional elaborada por economistas feministas como possibilidade de reconstrução social após os longos anos de conflito civil na Colômbia. Da Universidad Autonoma da Cidade do México, o professor e pesquisador Gabriel Medina traz o debate sobre como as combinações entre ação de contenção ao neoliberalismo e as políticas de redistribuição de riquezas no México são insuficientes para enfrentar os problemas da população afromexicana.
Da Universidad Minuto de Dios, de Bogotá, Colômbia, a Profa. Tatiana Guterrez reflete sobre as diversas possibilidades epistemológicas decoloniais possíveis para a realização de pesquisas socioterritoriais, apoiada no pensador colombiano Falsborda. Os colombianos German Cortez, da Universidad de Bucaramanga e da mestranda Tania Herazo, da Universidade de Rosario, estudam os mecanismos de mobilização e ação coletiva de organizações de base. Encerrando a coletânea, o pesquisador João Roque da Silva Júnior trata das perspectivas de construção de um mercado cultural e das indústrias criativas na região do Mercosul.