O objetivo é impulsionar o debate sobre o racismo estrutural, propiciando a efetivação das políticas públicas da educação inclusiva nos espaços escolares de Araguaína-TO.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, item 3 - direciona assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, assim entendemos que a atenção para as pessoas em todas as idades inclui práticas sociais e educativas de bem-estar e educação. O ODS 4 - orienta assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, corrobora e acrescenta que o Brasil, até 2030, deverá dar especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, a saber, mulheres, crianças, pessoas com deficiência.
A lei número 10.639/03, de 9 de janeiro de 2003, tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, além de colocar o Dia da Consciência Negra como data prevista no calendário escolar, e dá outras providencias como a Educação antirracista estar presente em todo o curriculo escolar.(Art, 26).
A intenção é a troca de saberes e conhecimentos que tenham por finalidade a melhoria da qualidade de vida, dar visibilidade e voz às problemáticas sociais, que se inserem na sociedade e, inevitavelmente na educação brasileira e regional.