LETRAMENTOS INDÍGENAS: HISTÓRIA, LÍNGUAS E DIVERSIDADE CULTURAL

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De 8 a 29 de janeiro Todos os dias das 19h00 às 21h00

Sobre o Evento

Pensar a História Indígena articulada às histórias de outros povos que chegaram ao território de Pindorama, que seria chamado de Brasil, requer a adoção de pontos de vista bem diferentes dos que têm predominado na história oficial brasileira. São necessários esforços no sentido de se “decolonizar” conceitos, atitudes e procedimentos, a fim de que pensamentos e ações sejam revisados, tornando-se, de fato, inclusivos.

Os povos indígenas, no Brasil atual, vivem em constante retomada de seus territórios, de suas culturas e de suas línguas. São alvos de ataques por parte de alguns órgãos do Estado e de setores da sociedade civil.

Neste sentido, o curso propõe romper com alguns estereótipos cristalizados no imaginário social sobre os povos indígenas, passando a compreender as dinâmicas culturais originárias e como e onde vivem na contemporaneidade, no intuito de valorizar, respeitar e fortalecer os povos indígenas.

OBJETIVOS ALMEJADOS

Realizar uma introdução à diversidade cultural indígena através da História, Literaturas e Línguas Indígenas;

Promover um letramento étnico-racial, (re)conceituando e desmistificando alguns termos cristalizados na nossa sociedade;

Contribuir para minimizar as ações produzidas pelo racismo e discriminações aos povos indígenas.

Conteúdo programático:

Os povos indígenas na história do Brasil: movimentos e resistências;

Decolonialidade e Interculturalidade;

Contribuições das sociedades indígenas à cultura brasileira;

Diversidade linguística e cultural dos povos indígenas do Brasil;

A literatura dos povos indígenas e suas especificidades;

Curso online e ao vivo transmitido pelo Google Meet

Carga horária de 30 horas com emissão de certificado, serão 04 encontros síncronos de 02h cada. Dias e horários: 08/01 + 15/01 + 22/01 e 29/01, das 19h às 21h.

No final do curso será disponibilizado um material específico no formato PDF sobre os conteúdos abordados.

Caso o aluno não consiga comparecer à aula, a gravação será disponibilizada.

Prof. Aly Orellana

Doutor em Educação Escolar Indígena pela PUC/SP

http://lattes.cnpq.br/8279823920833824

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Organizador

Aly David Arturo Yamall Orellana

Amazônida da nação Guarani: Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Rondônia e Pedagogia pela UNICID. Atuou como professor no curso de Letras do Instituto Singularidades na disciplina de Literaturas e Culturas Indígenas (2022); professor Substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP nas disciplinas: Educação e Currículo e Literatura para crianças e contação de histórias. Na Faculdade Sumaré ministrou as disciplinas: Currículos e Programas, Literatura Infantil. É Formador de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais: História e Culturas Indígenas em consonância com a Lei 11.645/08. Tem experiência no ensino de espanhol, português para estrangeiros, Teoria do Currículo, Literaturas Indígenas, Educação Escolar Indígena e Diversidade Cultural. Foi pesquisador no projeto do Observatório da Educação Escolar Indígena MEC/PUCSP (2009-2012), atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação escolar indígena, formação de professores indígenas e interculturalidade. Atualmente é formador de professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo na temática indígena, administra a página Letramentos indígenas, ministra cursos, oficinas e consultorias para escolas, universidades e entidades culturais com a finalidade de realizar um Letramento Étnico-racial na perspectiva dos povos originários.