Pensar a História Indígena articulada às histórias de outros povos que chegaram ao território de Pindorama, que seria chamado de Brasil, requer a adoção de pontos de vista bem diferentes dos que têm predominado na história oficial brasileira. São necessários esforços no sentido de se “decolonizar” conceitos, atitudes e procedimentos, a fim de que pensamentos e ações sejam revisados, tornando-se, de fato, inclusivos.
Os povos indígenas, no Brasil atual, vivem em constante retomada de seus territórios, de suas culturas e de suas línguas. São alvos de ataques por parte de alguns órgãos do Estado e de setores da sociedade civil.
Neste sentido, o curso propõe romper com alguns estereótipos cristalizados no imaginário social sobre os povos indígenas, passando a compreender as dinâmicas culturais originárias e como e onde vivem na contemporaneidade, no intuito de valorizar, respeitar e fortalecer os povos indígenas.
OBJETIVOS ALMEJADOS
Realizar uma introdução à diversidade cultural indígena através da História, Literaturas e Línguas Indígenas;
Promover um letramento étnico-racial, (re)conceituando e desmistificando alguns termos cristalizados na nossa sociedade;
Contribuir para minimizar as ações produzidas pelo racismo e discriminações aos povos indígenas.
Conteúdo programático:
Os povos indígenas na história do Brasil: movimentos e resistências;
Decolonialidade e Interculturalidade;
Contribuições das sociedades indígenas à cultura brasileira;
Diversidade linguística e cultural dos povos indígenas do Brasil;
A literatura dos povos indígenas e suas especificidades;
Curso online e ao vivo transmitido pelo Google Meet
Carga horária de 30 horas com emissão de certificado, serão 04 encontros síncronos de 02h cada. Dias e horários: 08/01 + 15/01 + 22/01 e 29/01, das 19h às 21h.
No final do curso será disponibilizado um material específico no formato PDF sobre os conteúdos abordados.
Caso o aluno não consiga comparecer à aula, a gravação será disponibilizada.
Prof. Aly Orellana
Doutor em Educação Escolar Indígena pela PUC/SP
http://lattes.cnpq.br/8279823920833824