LETRAMENTOS INDÍGENAS: HISTÓRIA, LÍNGUAS E DIVERSIDADE CULTURAL

Faça sua inscrição
De 17 abril a 15 de maio Todos os dias das 19h00 às 21h00

Sobre o Evento

Olá! Seja bem-vinda(o).

Este curso se propõe a combater estereótipos cristalizados no imaginário social brasileiro sobre os povos indígenas. Nele vamos estudar as dinâmicas culturais originárias, como e onde vivem na contemporaneidade, no intuito de valorizar, respeitar e fortalecer a luta dos povos indígenas.

OBJETIVOS ALMEJADOS

  • Realizar uma introdução à diversidade cultural indígena através da História, Literaturas e Línguas Indígenas;
  • Promover um letramento étnico-racial, (re)conceituando e desmistificando alguns termos cristalizados na nossa sociedade;
  • Contribuir para minimizar as ações produzidas pelo racismo e discriminações aos povos indígenas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Decolonialidade e Interculturalidade;

História das sociedades indígenas e as contribuições à cultura brasileira;

Os povos indígenas na história do Brasil: movimentos e resistências;

Diversidade linguística e cultural dos povos indígenas do Brasil;

A literatura dos povos indígenas e suas especificidades.

Curso online e ao vivo transmitido pelo Google Meet

Carga horária de 30h com emissão de certificado, serão 04 encontros síncronos de 02h cada. Dias e horários: 17/04 + 24/04 + 08/05 e 15/05 das 19 às 21h.

No final do curso será disponibilizado material específico no formato PDF sobre os conteúdos abordados.

Caso o aluno não consiga comparecer à aula, será disponibilizada a gravação.

Prof. Aly Orellana

Doutor em Educação Escolar Indígena pela PUC/SP

http://lattes.cnpq.br/8279823920833824

Carregando área de inscrição

Organizador

Aly David Arturo Yamall Orellana

Aly Orellana
Amazônida da nação Guarani: Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Rondônia e Pedagogia pela UNICID. Atuou como professor no curso de Letras do Instituto Singularidades na disciplina de Literaturas e Culturas Indígenas (2022); professor Substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP nas disciplinas: Educação e Currículo e Literatura para crianças e contação de histórias. Na Faculdade Sumaré ministrou as disciplinas: Currículos e Programas, Literatura Infantil. É Formador de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais: História e Culturas Indígenas em consonância com a Lei 11.645/08. Tem experiência no ensino de espanhol, português para estrangeiros, Teoria do Currículo, Literaturas Indígenas, Educação Escolar Indígena e Diversidade Cultural. Foi pesquisador no projeto do Observatório da Educação Escolar Indígena MEC/PUCSP (2009-2012), atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação escolar indígena, formação de professores indígenas e interculturalidade. Atualmente é formador de professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo na temática indígena, administra a página Letramentos indígenas, ministra cursos, oficinas e consultorias para escolas, universidades e entidades culturais com a finalidade de realizar um Letramento Étnico-racial na perspectiva dos povos originários.