Lançamentos da Coleção "Ciência da Natureza no tempo presente"

8 de dezembro de 2020, 19h00 até 9 de dezembro de 2020, 22h00

Informações

O encontro tem por objetivo realizar o lançamento oficial dos livros da Coleção "Ciências da Natureza no Tempo Presente". Ao todo, serão lançados 7 livros, sendo 4 no primeiro dia e 3 no segundo dia. Estarão reunidos organizadores e autores de diferentes capítulos dos livros nestes dois dias, para rodas de conversas sobre diversos temas da coleção.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Bergston Luan Santos

Saiba mais

Jaciely Soares da Silva

Saiba mais

Rhanielly Pereira do Nascimento Pinto

Saiba mais

Reubert Marques Pacheco

Saiba mais

Vanessa Maria Pereira Calaça

Saiba mais

Flaviana Tavares Vieira Teixeira

Saiba mais

Daniela Gonçalves de Abreu Favacho

Saiba mais

Joana de Jesus de Andrade

Saiba mais

Marcia Narcizo Borges

Saiba mais

Carlos Magno Rocha Ribeiro

Saiba mais

Eluzir Pedrazzi Chacon

Saiba mais

Renato Pereira Ribeiro

Saiba mais

Luiz Felipe Santoro Dantas

Saiba mais

Ducenir Paz da Silva Carvalho

Saiba mais

Wenderson Francisco Ferreira da Silva

Saiba mais

Maria de Fátima Salgado

Saiba mais

Simara Maria Tavares Nunes

Saiba mais

Márcia Pereira dos Santos

Saiba mais

Crhistiane da Fonseca Souza

Saiba mais

Fernanda Tesch Coelho

Saiba mais

Glaucia Maria da Silva

Saiba mais

Kevin Robert Hilário Avelino

Saiba mais

Laíza Silva Telles

Saiba mais

Nayra Lucas Paoli

Saiba mais

Penha Souza Silva

Saiba mais

Tássia Galvão

Saiba mais

Cinthia Maria Felicio

Saiba mais

Matias Noll

Saiba mais

Leonardo Oliveira Costa

Saiba mais

Regiane Matos de Lunas

Saiba mais

ADEMIR DE SOUZA PEREIRA

Saiba mais

Gabriela Fernanda Adevides da Silva

Saiba mais

Juliano Soares Pinheiro

Saiba mais

Nivaldo Aureliano Léo Neto

Saiba mais

Kelly Meneses Fernandes

Saiba mais

Eleandro Adir Philippsen

Saiba mais

Samara Teixeira Dias

Saiba mais

Ani Caroline de Souza

Saiba mais

Willdson Robson Silva do Nascimento

Saiba mais

Eder Pires de Camargo

Saiba mais

Estéfano Vizconde Veraszto

Saiba mais

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki

Saiba mais

Demétrio Delizoicov

Saiba mais

Vinícius Colussi Bastos

Saiba mais

Joanna Angélica Melo de Andrade

Saiba mais

Alice Alexandre Pagan

Saiba mais

Diane Ângela Cunha Custódio

Saiba mais

Suzana da Conceição de Barros

Saiba mais

Natália de Quadros Oliveira

Saiba mais

Paula Regina Costa Ribeiro

Saiba mais

Sandro Prado Santos

Saiba mais

Gustavo Brandão Garcia

Saiba mais

Paulo César Pinheiro

Saiba mais

Marcelo Giordan

Saiba mais

Danilo Seithi Kato

Saiba mais

Welton Yudi Oda

Saiba mais

Vanessa Fonseca Gonçalves

Saiba mais

Alessandra Pavolin Pissolati Ferreira

Saiba mais

Talita Martins Faria Marques

Saiba mais

Daniela Franco Carvalho

Saiba mais

Marianne Fernandes Dias e Silva

Saiba mais

Katymilla Guimarães Girotto

Saiba mais

Débora Cristina de Oliveira Silva Nunes3

Saiba mais

Luciana Paula de Assis

Saiba mais

Alexandre da Silva Ferry

Saiba mais

Fabiana Fideles dos Santos

Saiba mais

Agrinaldo Jacinto do Nascimento Júnior

Saiba mais

Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa

Saiba mais

Fernanda Bassoli

Saiba mais

Ana Carolina Costa Resende

Saiba mais

Felipe Bastos

Saiba mais

Marina Comerlatto da Rosa

Programação:

Capítulo 1 - A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE UM MINICURSO PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Roda de Conversa · Alessandra Pavolin Pissolati Ferreira, Vanessa Fonseca Gonçalves

Capítulo 2 - A REPERCUSSÃO DA REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DE UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA Roda de Conversa · Daniela Franco Carvalho, Talita Martins Faria Marques

Capítulo 3 - AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UBERLÂNDIA, MG Roda de Conversa · Débora Cristina de Oliveira Silva Nunes3, Katymilla Guimarães Girotto, Marianne Fernandes Dias e Silva

Capítulo 4 - ANALOGIAS E OUTROS TIPOS DE COMPARAÇÃO NO CONTEXTO DA ESTEQUIOMETRIA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS Roda de Conversa · Alexandre da Silva Ferry, Luciana Paula de Assis

Capítulo 5 - APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM SITE COM PROPOSTA ADAPTATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Roda de Conversa · Agrinaldo Jacinto do Nascimento Júnior, Fabiana Fideles dos Santos, Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa

Capítulo 6 - DEBATENDO SOBRE ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE NA ESCOLA: desafios e resistência Roda de Conversa · Ana Carolina Costa Resende, Felipe Bastos, Fernanda Bassoli

Capítulo 7 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: resultados da aplicação de uma sequência didática Roda de Conversa

Capítulo 8 - ENSINO DE CIÊNCIAS, ESCOLA DO CAMPO E AS SAÍDAS DE ESTUDO EM CAMPO Roda de Conversa · Adalberto Penha de Paula, Marina Comerlatto da Rosa

Capítulo 9 - INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE DOENÇAS PARASITÁRIAS TROPICAIS NO INTERIOR DO AMAZONAS Roda de Conversa

Capítulo 10 - O USO DA REDE SOCIAL INSTAGRAM PARA ENSINO DE BOTÂNICA Roda de Conversa

Capítulo 11 - OS INSETOS COMO MODELOS DIDÁTICOS VERSÁTEIS PARA ABORDAR CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Roda de Conversa

Capítulo 12 - QUESTIONAR, PESQUISAR E SOCIALIZAR PARA TRANSFORMAR: contribuições de um projeto coletivo de trabalho para o letramento científico Roda de Conversa

Capítulo 13 - QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: possibilidades dos livros didáticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental Roda de Conversa

Capítulo 14 - AS FEIRAS DE CIÊNCIAS DA UFCAT COMO METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR Roda de Conversa

Capítulo 1 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO: o que pensam os professores dos anos iniciais Roda de Conversa

Capítulo 2 - INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS Roda de Conversa

Capítulo 3 - A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA Roda de Conversa

Capítulo 4 - O CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA QUESTÃO DE GÊNERO DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO Roda de Conversa

Capítulo 5 - COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA E APRENDIZAGENS: episódios numa sala de aula dos anos iniciais Roda de Conversa

Capítulo 6 - A ARGUMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS: Potencialidades e desafios nas aulas de ciências Roda de Conversa

Capítulo 7 - A MÍDIA E AS ESCOLHAS ALIMENTARES NA INFÂNCIA: possibilidades para o Ensino de Ciências da Natureza Roda de Conversa

Capítulo 8 - PERFIL CONCEITUAL DE RESPIRAÇÃO: Uma Proposta de Ensino de Ciências para o Ensino Fundamental Roda de Conversa

Capítulo 9 - A DENGUE E A ESCOLA: uma vivência didática Roda de Conversa

Capítulo 10 - MEIO AMBIENTE NO ENTORNO DA ESCOLA DO CAMPO : perspectivas infantis, Roda de Conversa

Capítulo 11 - A LITERATURA INFANTIL COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Roda de Conversa

Capítulo 10 - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: impasses e possibilidades do estágio supervisionado na formação inicial Roda de Conversa

Capítulo 1 - E HAVIA UM VASO SANITÁRIO EM PLENO HALL: instalação artística como provocação educativa para a formação de professores em Ciências da Natureza Roda de Conversa

Capítulo 2 - A FORMAÇÃO DOCENTE NA PEDAGOGIA WALDORF: A educação como desenvolvimento do pensar, o sentir e o fazer Roda de Conversa

Capítulo 3 - A DISCIPLINA DE “GEO-HISTÓRIA E TERRITORIALIDADES DE MATO GROSSO DO SUL” NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ANO DE 2018: formação em Ciências da Natureza e Ciências Humanas Roda de Conversa

Capítulo 4 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ENSINO DE CIENCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Algumas interlocuções Roda de Conversa

Capítulo 5 - SABERES DOCENTES COMO DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O CAMPO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO BRASIL Roda de Conversa

Capítulo 6 - RELATOS DE ALTERNÂNCIA NA EDUCAMPO NA UFCAT Roda de Conversa

Capítulo 7 - EDUCAÇÃO DO CAMPO: O PERFIL DO DOCENTE DA ESCOLA PROFESSORA ISIDORA DA SILVA REIS DA FOZ DE MAZAGÃO VELHO Roda de Conversa

Capítulo 8 - O COTIDIANO ENQUANTO CATEGORIA DE ANÁLISE E REFLEXÕES PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE E CIENTÍFICA CRÍTICAS Roda de Conversa

Capítulo 9 - MAPEAMENTO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO BRASIL Roda de Conversa

Capítulo 11 - INVESTIGANDO AS EMOÇÕES DE UM LICENCIANDO EM FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Roda de Conversa

Capítulo 12 - A observação de aulas durante o estágio e suas contribuições para a formação inicial em Química Roda de Conversa

Capítulo 13 - VIVENCIAS E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM QUÍMICA Roda de Conversa

Capítulo 14 - BAÚ DOS (DES) ENCONTROS DAS PROFESSORAS COM O ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS Roda de Conversa

Capítulo 15 - Concepção e análise de um processo formativo construído para a inserção do contexto local na prática de professores em formação inicial Roda de Conversa

Capítulo 16 - A DIMENSÃO AMBIENTAL EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA Roda de Conversa

Capítulo 17 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) Roda de Conversa

Capítulo 18 - CONSCIENTIZAR E PROBLEMATIZAR: caminhos da/para Educação Ambiental Roda de Conversa

Capítulo 19 - CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL DO ENSINO CTS NO BRASIL Roda de Conversa

Capítulo 20 - E HAVIA UM VASO SANITÁRIO EM PLENO HALL: instalação artística como provocação educativa para a formação de professores em Ciências da Natureza Roda de Conversa

Capítulo 1 - A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS NATURAIS Roda de Conversa

Capítulo 2 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: diálogos e aprendizagens Roda de Conversa

Capítulo 3 - ATIVIDADES PRÁTICAS E MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Roda de Conversa

Capítulo 4 - ENSINO COM PESQUISA: elaboração de projetos na educação e formação profissional Roda de Conversa

Capítulo 5 - AS FEIRAS DE CIÊNCIAS DA UFCAT E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Roda de Conversa

Capítulo 6 - MATERIALIDADE E INTERESSE PELAS CIÊNCIAS NATURAIS SEGUNDO JOVENS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE MÉDIO SUDOESTE DA BAHIA Roda de Conversa

Capítulo 7 - ALISAMENTO CAPILAR: O USO DA MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS Roda de Conversa

Capítulo 8 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: o sabão como tema gerador de aprendizado Roda de Conversa

Capítulo 9 - INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E LÍNGUAS Roda de Conversa

Capítulo 10 - EXPERIMENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: preparação de solução para combate de pragas em hortas Roda de Conversa

Capítulo 11 - O USO DO CELULAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA Roda de Conversa

Capítulo 13 - CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA Roda de Conversa

Capítulo 14 - FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO Roda de Conversa

Capítulo 1 - QUANDO A FOTOGRAFIA VAI PARA ESCOLA: uma proposta de uso e abordagem para conceitos Roda de Conversa · Bergston Luan Santos, Jaciely Soares da Silva

Capítulo 2 - QUEBRANDO A INTERDIÇÃO? HISTÓRIA DAS SEXUALIDADES E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL Roda de Conversa · Rhanielly Pereira do Nascimento Pinto

Capítulo 3 - O PROFESSOR-PESQUISADOR E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM HISTÓRIA: questionamentos para a educação libertadora Roda de Conversa · Reubert Marques Pacheco, Vanessa Maria Pereira Calaça

Capítulo 4 - PRODUÇÃO E DIFUSÃO DA CIÊNCIA VIA PROGRAMAS RADIOFÔNICOS, LIVROS IMPRESSOS, EM AUDIO E EM VÍDEOS BILINGUES PORTUGUÊS/LIBRAS Roda de Conversa · Flaviana Tavares Vieira Teixeira

Capítulo 5 - CENTROS DE CIÊNCIAS COMO CENÁRIO PARA DIVULGAÇÃO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - UM CENÁRIO POSSÍVEL Roda de Conversa · Daniela Gonçalves de Abreu Favacho, Joana de Jesus de Andrade

Capítulo 6 - REFLEXÃO, SIMETRIA E QUIRALIDADE: elaboração de recursos educativos visando a aprendizagem e 23 a divulgação científica Roda de Conversa · Carlos Magno Rocha Ribeiro, Eluzir Pedrazzi Chacon, Luiz Felipe Santoro Dantas, Marcia Narcizo Borges, Renato Pereira Ribeiro

Capítulo 7 - O USO DO TEATRO CIENTÍFICO NO ENSINO DE FÍSICA: relato de experiência Roda de Conversa · Ducenir Paz da Silva Carvalho, Maria de Fátima Salgado, Wenderson Francisco Ferreira da Silva

Capítulo 8 - A ORGANIZAÇÃO DA FEIRA DE CIENCIAS DA UFCAT E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO Roda de Conversa · Crhistiane da Fonseca Souza, Márcia Pereira dos Santos, Simara Maria Tavares Nunes

Capítulo 9 - MOSTRA DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DO CAMPO: um elo entre o conhecimento científico e o contexto social de meninas e meninos do campo Roda de Conversa · Débora Schmitt Kavalek, Fernanda Tesch Coelho

Capítulo 10 - FESTIVAL DA QUÍMICA EM PRAÇAS PÚBLICAS: contribuições dos PET Química para o letramento científico Roda de Conversa · Glaucia Maria da Silva, Kevin Robert Hilário Avelino, Laíza Silva Telles

Capítulo 11 - CONCEPÇÔES DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS SOBRE A REALIZAÇÃO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS Roda de Conversa · Nayra Lucas Paoli, Penha Souza Silva

Capítulo 12 - COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA, POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO E PROJETOS PEDAGÓGICOS: há intersecções? Roda de Conversa · Cinthia Maria Felicio, Matias Noll, Tássia Galvão

Capítulo 13 - O PAPEL DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS DA UFCAT NA CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO PRAZEROSO E CONTEXTUALIZADO Roda de Conversa · Leonardo Oliveira Costa, Simara Maria Tavares Nunes

Capítulo 1 - A utilização da Caminhada Ecológica para promoção de discussões sobre a Educação Ambiental Roda de Conversa · ADEMIR DE SOUZA PEREIRA, Regiane Matos de Lunas

Capítulo 2 - Avanços e limites das ações educativas ambientais desenvolvidas Na Escola Municipal Santa Rosa (Extensão 15 Caburai) no Assentamento Santo Antônio, Itaquiraí – MS Roda de Conversa · Gabriela Fernanda Adevides da Silva

Capítulo 3 - Concepções de formandos em Química sobre a educação das relações étnico-raciais na formação inicial Roda de Conversa · Gabriela Fernanda Adevides da Silva, Juliano Soares Pinheiro

Capítulo 4 - Educação em ciências e escolha da carreira em C&T: o que nos dizem jovens negros/as sobre o papel de sua escolarização Roda de Conversa

Capítulo 5 - Mulheres negras nas ciências: experiência participativa de uma narrativa Roda de Conversa · Kelly Meneses Fernandes, Nivaldo Aureliano Léo Neto

Capítulo 6 - Codocência, sinais-termo e ensino de ciências para uma educação inclusiva efetiva e conceitual Roda de Conversa · Ani Caroline de Souza, Eleandro Adir Philippsen, Samara Teixeira Dias

Capítulo 7 - Efeitos da prática do GOALBALL na mobilização da aprendizagem de fenômenos e conceitos de mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de Física Roda de Conversa · Eder Pires de Camargo, Estéfano Vizconde Veraszto, Willdson Robson Silva do Nascimento

Capítulos da Unidade 1 - 'Educação Ambiental' Lançamento de Livro

Capítulos da Unidade 2 - 'Educação Étnico Racial' Lançamento de Livro

Capítulos da Unidade 3 - 'Educação Inclusiva, Saúde e Diversidade' Roda de Conversa

Capítulos da Unidade 4 - 'Identidade de gênero' Roda de Conversa

Capítulos da Unidade 5 - 'Interdisciplinaridade' Roda de Conversa

Capítulo 8 - Tecendo ideias, conhecimentos e práticas sobre processos de produção de saúde indígena: elementos necessários para construção de práticas pedagógicas interculturais, dialógicas e problematizadoras Roda de Conversa · Demétrio Delizoicov, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki

Capítulo 9 - Educação em saúde menor: análise de uma proposta de experimentação diante a epidemia de HIV e AIDS. Roda de Conversa · Vinícius Colussi Bastos

Capítulo 10 - Um relato sobre inclusão na licenciatura em Ciencias Biológicas Roda de Conversa · Alice Alexandre Pagan, Joanna Angélica Melo de Andrade

Capítulo 11 - Educação e Diversidade: uma reflexão sobre Identidade de Gênero e Diversidade Sexual na Escola Roda de Conversa · Diane Ângela Cunha Custódio, Teresa Cristina Barbo Siqueira

Capítulo 12 - Estratégias de educação menor: militando a favor das questões de gêneros e sexualidades na escola Roda de Conversa · Natália de Quadros Oliveira, Paula Regina Costa Ribeiro, Suzana da Conceição de Barros

Capítulo 13 - O que pode as variações de gênero e sexualidade no mundo animal? Tensionamentos e perspectivas com/na Educação em Biologia Roda de Conversa · Gustavo Brandão Garcia, Sandro Prado Santos

Capítulo 14 - Visões de mundo de estudantes de ensino médio no contexto da interpretação de saberes da comunidade em suas aulas de Química Roda de Conversa · Marcelo Giordan, Paulo César Pinheiro

Capítulo 15 - Caravana da diversidade: o posicionamento de licenciandos em Ciências Biológicas frente ao discurso da 24 diversidade em território amazônico. Roda de Conversa · Danilo Seithi Kato, Fabio Augusto Rodrigues e Silva, Welton Yudi Oda

Capítulo 16 - Educação do campo e os desafios na efetivação das políticas educacionais em escolas do campo Roda de Conversa · Adalberto Penha de Paula

Capítulo 1 - ATIVIDADES LÚDICAS E PRÁTICA EDUCATIVA INCLUSIVA NO ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COM REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO NATURAL Roda de Conversa

Capítulo 2 - A inclusão no Ensino de Biologia: o que tem sido proposto como material didático nas pesquisas acadêmicas? Roda de Conversa

Capítulo 3 - Relações entre os materiais didáticos, o ensino de ciências e a inclusão Roda de Conversa

Capítulo 4 - Modelos didáticos alternativos no Ensino de Ciências e Matemática para discentes surdos Roda de Conversa

Capítulo 5 - Usando sucatas de elétricos e eletrônicos para construir experimentos e aprendizagens com alunos surdos Roda de Conversa

Capítulo 6 - A proposta de um aplicativo em Libras para o ensino da tabela periódica Roda de Conversa

Capítulo 7 - Implementação e Avaliação de uma Sequência Didática sobre Perímetro e Área para Alunos Deficientes Visuais Roda de Conversa

Capítulo 8 - Elaboração, Implementação e Avaliação de uma Sequência Didática sobre Conjuntos Numéricos: uma prática inclusiva para alunos deficientes visuais. Roda de Conversa

Capítulo 9 - Estudos acerca da participação guiada de alunos com deficiência visual na experimentação de destilação alcoólica Roda de Conversa

Capítulo 10 - Ensino de Ciências para uma aluna do campo com baixa visão Roda de Conversa

Capítulo 11 - Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (tea) no Ensino de Ciências nas escolas públicas municipais de Dom Pedrito/ RS Roda de Conversa

Capítulo 12 - A implementação da Educação Inclusiva nas escolas do campo da Cidade de Goiás/GO na perspectiva dos gestores Roda de Conversa

Capítulo 13 - Práticas escolares inclusivas: a visão de professores da sala de recursos Roda de Conversa

Capítulo 14 - PERSPECTIVAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: Nuances da Educação Científica em Corpo Humano e Saúde Roda de Conversa

Capítulo 15 - Inclusão na Formação de Professores: análise sobre os cursos de licenciatura em Química de Sergipe – PE Roda de Conversa

Credenciamento

O credenciamento é automático a partir do momento da inscrição!

Reinaldo Araújo Gregoldo¹ / Tássia Galvão²

¹Pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, na Secretaria de Educação do Distrito Federal e na Faculdade ATAME.

²Jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Bergston Luan Santos

Instituto Federal Norte de Minas Gerais-IFNMG


Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Montes Claros, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela mesma instituição. É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG em Educação e Inclusão Social.

Jaciely Soares da Silva

Instituto Federal Norte de Minas Gerais-IFNMG


Graduada (Bacharel e Licenciatura) em História pela Universidade Federal de Goiás/ UFG, Regional Catalão-GO, mestre e doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia/ UFU.

Rhanielly Pereira do Nascimento Pinto

Centro de Ensino em Período Integral - Novo Horizonte


Mestrando em História pela Universidade Federal de Goiás e conveniado à Universidade Federal de Santa Catarina cursando um período nesta mesma universidade. É graduado em Licenciatura História pela Universidade Federal de Goiás com intercâmbio de um período pela Universidade de Coimbra Portugal.

Reubert Marques Pacheco

Sem vínculo


graduado em História pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão e mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui pesquisas com ênfase no estudo do imaginário e das representações referentes as manifestações culturais relacionadas a música, juventude e a indústria cultural. Além disso, também possui pesquisas relacionadas ao ensino de História, a prática docência e os recursos didáticos.

Vanessa Maria Pereira Calaça

Não há


Graduada em História pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão e mestra em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Suas principais pesquisas se debruçaram sobre o estudo da Ditadura Militar Brasileira, com destaque para análise do exílio, e as memórias de mulheres que sofreram esse processo durante esse período.

Flaviana Tavares Vieira Teixeira

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri


Membro do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Educação. Membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni-MG e do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri. Doutora em Química Inorgânica pela UFMG, mestra em Agroquímica pela UFV. Licenciada em Química e graduada em Ciências Naturais pela UFSJ.

Daniela Gonçalves de Abreu Favacho

Universidade de São Paulo


Mestre e Doutora em Ciências (DQ-FFCLRP-USP), Pós-doutora pela FE-USP-SP. Atua como professora da área de Ensino de Química do Departamento de Química da FFCLRP-USP. Coordena o Centro de Ensino Integrado de Química, coordena um grupo multiprofissional que visa apoiar práticas inclusivas na escola e também é orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional.

Joana de Jesus de Andrade

Universidade de São Paulo


Licenciada em Ciências Naturais e em Biologia (UNICENTRO), com mestrado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), doutorado e pós-doutorado em Educação (FE-UNICAMP). Atualmente é professora no Departamento de Química da FFCLRP-USP, professora do programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP e é coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Epistemologia e Psicologia no Ensino de Ciências (EPSEC).

Marcia Narcizo Borges

Universidade Federal Fluminense


Professora Titular Aposentada do Departamento de Química Orgânica e Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi coordenadora de Química da Casa da Descoberta (2000- 2018), Centro de divulgação científica da UFF, e tem desenvolvido atividades de pesquisa e extensão com enfoque CTS vinculados a aspectos científicos, históricos e sociais.

Carlos Magno Rocha Ribeiro

Universidade Federal Fluminense


Professor Titular do Departamento de Química Orgânica e Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na área de Ensino tem desenvolvido recursos didáticos como vídeos, áudios e jogos para o processo de ensino-aprendizagem.

Eluzir Pedrazzi Chacon

Universidade Federal Fluminense


Professora Titular Aposentada do Departamento de Química Inorgânica e Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) da Universidade Federal Fluminense. Participou da equipe de Química da Casa da Descoberta (2002 a 2018). Tem experiência na área de Educação, realizando projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Ensino de Ciências, Formação Continuada de Professores de Ciências, Divulgação Científica e Produção de Recursos Educacionais.

Renato Pereira Ribeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro


Graduado em Licenciatura em Química e Doutor em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Luiz Felipe Santoro Dantas

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro


Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza pela Universidade Federal Fluminense (PPECN – UFF). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (PROPEC – IFRJ).

Ducenir Paz da Silva Carvalho

Universidade Estadual do Maranhão


Graduação: Licenciatura Plena em História- Universidade Estadual do Maranhão UEMA. Especialização: Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso - Faculdade Dom Bosco. Diretora Arte Cênica LabMat Científico/ Cultural CESC-UEMA. Coordenadora Programa Ensinar do Campus Codó da UEMA

Wenderson Francisco Ferreira da Silva

Universidade Estadual do Maranhão


Graduado em Física Licenciatura UEMA Campus Caxias – Especialista em Instrumentação no Ensino de Ciências e Matemática pelo IESF – Instituto Educacional Franciscano e em Robótica Educacional pela FG – Faculdade Global. Coordenador da Oficina de Ciência e Robótica no IEMA - MA

Maria de Fátima Salgado

Universidade Estadual do Maranhão


Graduada em Ciências Licenciatura - habilitação: Física Universidade Federal do Piauí. Mestrado em Ciências e Técnicas Nucleares Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Ciências dos Materiais Universidade Federal de Ouro Preto. Professora da Universidade Estadual do Maranhão/Campus Caxias - MA

Simara Maria Tavares Nunes

Universidade Federal de Catalão


Licenciada e Bacharel em Química, Mestre e Doutora em Ciências – Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da UAE de Educação da Universidade Federal de Catalão e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Catalão. Vice-líder Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores GEPEEC – UFCAT/CNPq.

Márcia Pereira dos Santos

Universidade Federal de Catalão


Doutora em História (UNESP/ Franca) da Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais – Curso de História da UFCAT. Professora do Programa de Pós graduação em História – Mestrado Profissional (UFG/UFCAT). Vice coordenadora do CIC – Centro Integrado do Cerrado. Participou da Comissão organizadora das Feiras de Ciencias da UFCAT em todas as suas edições. Membro do grupo de pesquisa NIESC – Núcleo de Estudos e Pesquisas Culturais, e da Sociedade Internacinal de Estudos Franciscanos – Assisi/Italia.

Crhistiane da Fonseca Souza

Universidade Federal de Catalão


Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia em cotutela com a Universidade de Lisboa. Professora do Curso de Matemática da Universidade Federal de Catalão. Participou da Comissão organizadora das Feiras de Ciencias da UFCAT em todas as suas edições, sendo a responsável pela Comissão de Avaliação final e pontuação dos trabalhos.

Fernanda Tesch Coelho

Universidade Federal do Espírito Santo


Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas com Mestrado em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES). É professora contratada da UFES/CEUNES no Departamento de Educação e Ciências Humanas.

Glaucia Maria da Silva

Universidade de São Paulo


Licenciada e Bacharel em Química DQ/FFCLRP/USP, Mestrado e Doutorado em Ciências, Físico-Química, Instituto de Química de São Carlos - USP. Professora da USP no DQ/FFCLRP/USP e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e tutora do grupo PET Química da USP RP.

Kevin Robert Hilário Avelino

Universidade de São Paulo


Graduando do curso de Bacharelado em Química com habilitação em Química Forense no Departamento de Química - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (DQ/FFCLRP/USP) e integrante do grupo PET Química da USP RP.

Laíza Silva Telles

Universidade de São Paulo


Graduanda do curso de Bacharelado em Química com habilitação em Química Forense no DQ/FFCLRP/USP e integrante do grupo PET Química da USP RP.

Nayra Lucas Paoli

centro universitário


Graduada em Pedagogia com Mestrado em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência nas séries iniciais da Educação Básica. Atualmente é professora no Ensino Fundamental I e tutora do curso de Pedagogia em um Centro Universitário.

Penha Souza Silva

Universidade Federal de Minas Gerais


Graduada em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tássia Galvão

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás


Jornalista do Instituto Federal de Goiás. Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas). Especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações, pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), e mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – IF Goiano.

Cinthia Maria Felicio

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano


Graduada em Licenciatura em Química e em bacharelado em Química, ambos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com mestrado em Química pela UFU e doutorado em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – IF Goiano.

Matias Noll

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano


Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – IF Goiano.

Leonardo Oliveira Costa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano


Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal Goiano Campus Urutaí. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC – UFCAT/CNPq.

Regiane Matos de Lunas

não há


Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Grande Dourados.

ADEMIR DE SOUZA PEREIRA

Universidade Federal da Grande Dourados


Licenciado em Química, Mestre em Ensino de Ciências/Ensino de Química, Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP –Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”/Bauru-SP. Docente do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Gabriela Fernanda Adevides da Silva

Universidade Federal de Uberlândia


Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - ICENP/UFU, Ituiutaba-MG.

Juliano Soares Pinheiro

Universidade Federal de Uberlândia


Graduado em Licenciatura em Química. Doutor em Ensino de Química , pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFU. É professor dos cursos de Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - ICENP/UFU.

Nivaldo Aureliano Léo Neto

Universidade Estadual do Ceará


Professor substituto da Universidade Estadual do Ceará (campus Itaperi/Fortaleza). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UEPB), Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (UFPB), Pós-doutorado (PNPD/CAPES) em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Kelly Meneses Fernandes

Universidade Estadual da Bahia


Professora substituta da Universidade Estadual da Bahia (campus VII, Bahia); Professora de Ciências do município de Camaçari, Bahia, Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (UEFS), Mestra em Educação (UFRRJ), Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) na Universidade Federal da Bahia.

Eleandro Adir Philippsen

Universidade Estaducal de Goiás


Licenciado em Ciências, com habilitação em Química (UEG-Formosa). Mestre em Ensino de Ciências (PPGEC/UnB). Doutor em Educação em Ciências (PPGEduC/UnB). Professor da Educação Básica, no Colégio Estadual Dr. José Balduíno de Souza Décio (C.E. J.D., SeducGO); docente e coordenador na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Nordeste (UEG-Formosa).

Samara Teixeira Dias

Universidade Estadual de Goiás


Licencianda em Química. Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Nordeste (UEGFormosa). Pesquisadora, na modalidade Iniciação Científica pelo Programa Voluntário de Iniciação Científica da UEG.

Ani Caroline de Souza

Universidade Estadual de Goiás


Licencianda em Química. Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Nordeste (UEGFormosa). Pesquisadora, na modalidade Iniciação Científica pelo Programa Voluntário de Iniciação Científica da UEG. Futura Professora Tradutora e Intérprete de Línguas de Sinais – TILSP, com formação na área de Ciências da Natureza.

Willdson Robson Silva do Nascimento

UNESP


Graduado em Licenciado em Física com Mestrado em Educação para a Ciência (2018) e Doutorando no Programa de PósGraduação em Educação para a Ciência pela UNESPUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Eder Pires de Camargo

UNESP


Graduado em Licenciatura em Física com Mestrado em Educação para a Ciência (2000), Doutorado em Educação (2005) pela UNICAMPUniversidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado (2006) pela UNESP- Universidade Estadual Paulista. É Livre Docente, do Departamento de Física e Química da UNESP, e no PPG- Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência.

Estéfano Vizconde Veraszto

Universidade Federal de São Carlos


Graduado em Licenciatura em Física com Mestrado e Doutorado em Educação, Ciência e Tecnologia pela UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas. É professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos- UFSCar e no PPG em Ciências da Natureza e Matemática.

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki

Universidade Federal da Grande Dourados


Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Florianópolis-SC. Docente da Faculdade Intercultural Indígena – Faind da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências de Mato Grosso do Sul.

Demétrio Delizoicov

Universidade Federal de Santa Catarina


Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo-USP

Vinícius Colussi Bastos

Universidade Estadual de Ponta Grossa


Graduado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre e Doutor (2018) em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pelo PECEM da Universidade Estadual de Londrina - UEL. É professor colaborador no Departamento de Biologia Geral da UEL e UEPG.

Joanna Angélica Melo de Andrade

Secretaria de Educação de Sergipe


Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura e mestra em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva - Faculdade Jardins. É professora na rede Estadual de Educação de Sergipe.

Alice Alexandre Pagan

Universidade Federal de Sergipe


Licenciada em Ciências Biológicas (UNEMAT) e Doutora em Educação na linha de Ensino de Ciências e Matemática (USP). É professora do departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e orienta no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA).

Diane Ângela Cunha Custódio

Secretaria de Educação e Cultura de Goiás


Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física. Especialista em Educação Física Escolar. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Professora Titular da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEDUC) de Goiás.

Suzana da Conceição de Barros

Escola de Ensino Fundamental Professor Manoel Martins Mano


Mestre e Doutora em Educac?a?o em Cie?ncias: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora da Escola de Ensino Fundamental Professor Manoel Martins Mano, do município do Rio Grande. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Sexualidade Escola-Gese-FURG.

Natália de Quadros Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


Graduada em Ciências Biológicas e Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Sau?de pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente cursa Pós-graduação em Educação Básica Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia campus Osório.

Paula Regina Costa Ribeiro

Universidade Federal do Rio Grande


Professora Titular do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – Furg. Pós-doutora em Educação, Doutora em Ciências Biológica. Bolsista Produtividade CNPq 1C. Líder do Grupo de Pesquisa: Sexualidade e Escola.

Sandro Prado Santos

Universidade Federal de Uberlândia


Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Adjunto do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP/UFU), da Universidade Federal de Uberlândia. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), gestão 2019-2021.

Gustavo Brandão Garcia

Sem vínculo


Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia - campus Pontal, estudante do Programa Institucional de Graduação Assistida (PROSSIGA) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX): Projeto Coletivo Goiabal Vivo e as Ações e Interações Ambientais.

Paulo César Pinheiro

Universidade Federal de São João del Rey


Licenciado e bacharel em Química pela UFJF, Mestre em Química pelo IQ-USP e Doutor em Educação pela FE-USP, com estágio pós-doutoral na Western Michigan University/EUA. Atualmente é Professor Associado Nível 3 e orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ.

Marcelo Giordan

Universidade de São Paulo


Bacharel e Mestre em Química, Doutor em Ciências, Livre-docente em Educação. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Educação da USP.

Danilo Seithi Kato

Universidade Federal do Triângulo Mineiro


Licenciado em Ciências Biológicas pela USP/RP e Doutorado em Educação pela UNESP – campus Araraquara. É professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, na Faculdade e no PPGE – Mestrado em Educação.

Welton Yudi Oda

Universidade Federal do Amazonas


Licenciado em Ciências Biológicas pela UFAM e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. É professor da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, campus Manaus, atuando na formação de professores de biologia, em nível de graduação e no mestrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM).

Vanessa Fonseca Gonçalves

Universidade Federal de Uberlândia


Graduada em Ciências Biológicas (2008) com Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais (2012) pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia. É docente da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, no Colégio de Aplicação – Escola de Educação Básica (CAp Eseba)

Alessandra Pavolin Pissolati Ferreira

Universidade Federal de Uberlândia


Graduada em Ciências Biológicas (2018) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Talita Martins Faria Marques

Rede Estadual de Minas Gerais


Licenciada em Ciências Biológicas (2011) com Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Federal de Uberlândia. É professora do Ensino Médio na Rede Estadual de Minas Gerais e do Ensino Fundamental, na Rede Particular.

Daniela Franco Carvalho

Universidade Federal de Uberlândia


Licenciada em Ciências Biológicas (1997) com Doutorado em Educação (2006), pela Universidade Estadual de Campinas. É professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Marianne Fernandes Dias e Silva

Universidade Federal de Uberlândia


Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é discente do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Uberlândia.

Katymilla Guimarães Girotto

Faculdade Pitágoras


Graduada em Ciências Biológicas com Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em Parasitologia e Imunologia aplicadas pela Pós-Graduação em Medicina Tropical e Infectologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. É professora da Faculdade Pitágoras.

Débora Cristina de Oliveira Silva Nunes3

Universidade Federal de Uberlândia


Graduada em Ciências Biológicas com Mestrado e Doutorado em Genética e Bioquímica, enfoque em Bioquímica, pela Universidade Federal de Uberlândia. É professora de Ciências na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

Luciana Paula de Assis

rede Estadual de Minas Gerais


Graduada em Química Tecnológica (2015) pela UFMG, habilitada em Licenciatura em Química (2016) e mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Professora de Química da rede Estadual de Minas Gerais.

Alexandre da Silva Ferry

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais


Graduado em Química Licenciatura (2005) pela UFMG, Mestre em Educação Tecnológica (2008) pelo CEFET-MG, Doutor em Educação (2016) pela UFMG e com estágio pós-doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG.

Fabiana Fideles dos Santos

Sem vínculo


Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura pelo Instituto Federal de Brasília – Campus Planaltina (2019), atuou na Residência Pedagógica.

Agrinaldo Jacinto do Nascimento Júnior

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília


Mestre (2009) e Doutor (2013) em Química pela UFPE. Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (2006). Atualmente é Professor no Instituto Federal de Brasília e Coordenador do Laboratório de Realidade Integrada.

Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília


Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp (2017), Mestra na mesma área e instituição (2013). Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atualmente é Professora no Instituto Federal de Brasília.

Fernanda Bassoli

Universidade Federal de Juiz de Fora


Concluí a licenciatura e o bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 2003 e 2004, respectivamente. Sou mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutora em Química pela UFJF (2017). Desde 2010 atuo como professora de Ciências e Biologia no Colégio de Aplicação João XXIII da (CAp/UFJF). Sou líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Ciensinar (www.ufjf.br/ciensinar), que tem as suas ações direcionadas para a melhoria da educação científica e para a formação de professores, com atuação no campo da pesquisa, ensino e extensão, e membro do grupo colaborativo Nosso Encontro (UFJF).

Ana Carolina Costa Resende

CAp João XXIII


Licenciada em Ciências Biológicas (2017) e Mestre em Educação (2019) pela UFJF. Atual residente docente de Ciências Biológicas do CAp João XXIII. Integro desde 2014 o Grupo de Pesquisa, Práticas e Estudos da Educação de Jovens e Adultos (GRUPPEEJA/UFJF) e desde 2019 o Grupo de Estudos e Pesquisas Ciensinar (CAp João XXIII)

Felipe Bastos

Universidade Federal de Juiz de Fora


É Bacharel (2012) e Licenciado (2013) em Ciências Biológicas pela UFRJ, Mestre em Educação (2015) pela PUC-Rio e Doutor em Educação (2020) pela PUC-Rio. É professor de Ciências e Biologia do CAp João XXIII (UFJF). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED/UFJF) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Ciensinar (CAp João XXIII – UFJF).

Marina Comerlatto da Rosa

Universidade Tecnológica Federal do Paraná


Licenciada em Ciências Biológicas, Mestra em Gestão do Território ambas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Doutoranda em Sustentabilidade Ambiental Urbana na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pesquisadora do grupo Conservação da Natureza e Educação Ambiental CONEA/UTFPR – Campus Ponta Grossa.