A Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio da Coordenadoria de Educação Especial (COESP) e do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEADA), promoverá o “2° Seminário Estadual de Deficiência Neurossensorial: Saberes e Práticas Pedagógicas para Inclusão dos Estudantes com Surdocegueira e Deficiência Auditiva na Rede Estadual de Ensino”. Esse evento formativo tem como objetivo principal capacitar os profissionais de Apoio Educacional Especializado, oferecendo recursos teóricos e práticos para melhorar o atendimento aos estudantes com surdocegueira matriculados na Rede Estadual de Ensino (REE).
O seminário visa proporcionar um espaço de reflexão sobre aspectos teóricos, recursos e estratégias didáticas específicas para o ensino e a aprendizagem de estudantes com deficiência neurossensorial em ambiente escolar. O intuito é aprimorar o trabalho desenvolvido nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, buscando promover a inclusão e a permanência desses estudantes no sistema educacional.
Avenida Mato Grosso , 4700
Vivendas do Bosque, Campo Grande - MS
79021-003
Avenida Mato Grosso , 4700
Vivendas do Bosque, Campo Grande - MS
79021-003
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEADA), vinculado à Coordenadoria de Educação Especial (COESP) da Secretaria de Estado de Educacão (SED-MS), foi criado pelo Decreto 3.546 de 17 de abril de 1986 e regulamentado pela Resolução/SED nº 3.330/2017, tendo como princípio “promover, junto às unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, a articulação, acompanhamento e assessoramento, necessário para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas para os estudantes com Deficiência Auditiva e Surdocegueira”.
Hoje o CEADA conta com uma equipe de 08 especialistas em Educação Especial, surdos e ouvintes que acompanham o processo de inclusão escolar de todos os estudantes com deficiência auditiva e surdocegueira, matriculados nas 347 escolas da Rede Estadual de Ensino, nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
O trabalho do CEADA é desenvolvido em Campo Grande e região metropolitana pela equipe especialista e, nos municípios do interior do estado, a avaliação, acompanhamento e assessoramento ao processo de inclusão escolar do estudante com deficiência auditiva e surdocegueira é realizado em parceria com os Núcleos de Educação Especial nas Coordenadorias Regionais de Educação e professores das Salas de Recursos Multifuncionais.