Da descrição linguística à criação de material didático: como a linguística de corpus faz a diferença
Essa edição do LLAC Convida tem como objetivo apresentar a descrição linguística de um corpus de artigos acadêmicos da área das ciências agrárias utilizando a metodologia da análise de atributos-chave (key-feature analysis - KFA) (Egbert & Biber, 2023; Berber Sardinha et al. 2024; 2025), ressaltando a sua capacidade de detectar semelhanças e diferenças entre disciplinas, bem como entre as seções dos artigos. Exemplificaremos como as atividades informadas por dados empíricos podem fazer a diferença na instrução que ressalta o desenvolvimento da percepção de registro e, consequentemente, do uso real da língua.
Com Deise Prina Dutra, Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ela ministra aulas de Inglês na graduação e de Linguística / Linguística Aplicada na pós-graduação. Seus interesses de pesquisa são linguística de corpus, corpora de aprendizes e especializados, escrita acadêmica em inglês e aprendizagem movida a dados.