LLAC CONVIDA- Da descrição linguística à criação de material didático: como a linguística de corpus faz a diferença

Faça sua inscrição
Sexta, 22 de agosto de 2025 Das 16:00 às 18:00

Sobre o Evento

Da descrição linguística à criação de material didático: como a linguística de corpus faz a diferença

Essa edição do LLAC Convida tem como objetivo apresentar a descrição linguística de um corpus de artigos acadêmicos da área das ciências agrárias utilizando a metodologia da análise de atributos-chave (key-feature analysis - KFA) (Egbert & Biber, 2023; Berber Sardinha et al. 2024; 2025), ressaltando a sua capacidade de detectar semelhanças e diferenças entre disciplinas, bem como entre as seções dos artigos. Exemplificaremos como as atividades informadas por dados empíricos podem fazer a diferença na instrução que ressalta o desenvolvimento da percepção de registro e, consequentemente, do uso real da língua.

Com Deise Prina Dutra, Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ela ministra aulas de Inglês na graduação e de Linguística / Linguística Aplicada na pós-graduação. Seus interesses de pesquisa são linguística de corpus, corpora de aprendizes e especializados, escrita acadêmica em inglês e aprendizagem movida a dados.

Carregando área de inscrição

Organizador

LLAC

O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) em Línguas Materna e Estrangeiras foi criado em 2011 pelas Profas. Dras. Marília Mendes Ferreira e Eliane G. Lousada, das áreas de inglês e francês do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Representa uma ação inédita no âmbito da USP de atuar nas deficiências do letramento, conduzindo os alunos a uma socialização efetiva do discurso acadêmico e das tarefas exigidas na graduação, através de monitorias individuais a esses alunos.

O LLAC surge então como uma perspectiva de colaboração para a produção textual de gêneros acadêmicos, tanto na graduação, quanto na pós-graduação, contribuindo, assim, para o letramento acadêmico de graduandos e pós-graduandos.