Com o propósito de promover o debate racial no campo museal brasileiro, evidenciando a importância e a necessidade da construção de uma Política Nacional de Museus Antirracista, o Observatório Negro dos Museus e da Museologia e o Conselho Regional de Museologia - 1ª Região (COREM 1R) realizarão o Maio Negro dos Museus e da Museologia, nos dias 14, 16, 20, 23 e 28 de maio, às 14 horas.
Estruturado a partir de cinco mesas de debates, o evento reunirá profissionais, estudantes, pesquisadoras(es), docentes, militantes e ativistas negros(as)(es) dos museus e da museologia para debaterem sobre o papel dos museus e instituições de memória frente ao compromisso com as questões raciais assegurando a garantia de direitos; o enfrentamento ao genocídio da população negra e o combate ao racismo. Mercado de trabalho para essa população, ações afirmativas, território, cidadania e a institucionalidade do Museu no Brasil, também serão pautas desses encontros.
Trata-se de uma iniciativa gestada a partir das inquietações, das lutas, das experiências e do trabalho de pesquisa e reflexão de museólogas(os) e profissionais de museus negras(s), que buscam colocar em evidência a pauta racial para a construção de novos horizontes para os museus no país.
As mesas serão transmitidas ao vivo, através do Canal do COREM 1R no YouTube, com inscrições prévias por meio da plataforma Doity. Terão direito ao certificado os(as)(es) inscritos(as)(es) que participarem no mínimo de 3(três) Mesas.
O evento marca o lançamento oficial do Observatório Negro dos Museus e da Museologia, grupo de pesquisa que busca refletir questões acerca dos museus, da memória, do patrimônio e da museologia sob a perspectiva e a experiência de pessoas negras, e integra a programação celebrativa aos 40 anos de regulamentação da profissão de Museóloga(o) no Brasil.
PROGRAMAÇÃO
Maio Negro dos Museus e da Museologia
14 de maio
14 horas - Mesa de Abertura - Lançamento do Observatório Negro dos Museus e da Museologia
Link da transmissão: aqui
Participantes
15 horas - Mesa 1: Museu, produção simbólica e diversidade cultural: espaços para a promoção social e cultural das populações negras?
Link da transmissão: aqui
Participantes
16 de Maio
14 horas - Mesa 2: Museu, educação e cidadania: como garantir direitos e combater o genocídio da população negra do Brasil?
Link da transmissão: aqui
Participantes
20 de maio
14 horas - Mesa 3: Museu, território e bem viver: como promover ações de valorização e respeito aos povos e comunidades tradicionais?
Link da transmissão: aqui
Participantes
23 de maio
14 horas - Mesa 4: Direito ao mercado de trabalho e políticas de combate ao racismo: como assegurar igualdade de oportunidades e emprego aos profissionais negras, negros e negres em museus do Brasil?
Link da transmissão: aqui
Participantes
28 de maio
14 horas - Mesa 5: Gestão e institucionalidade do Museu: como pensar a Política Nacional de Museus Antirracista?
Link da transmissão: aqui
Participantes
Contato com a organização
Observatório Negro dos Museus e da Museologia (Observamus): observatorionegrodamuseologia@gmail.com | Instagram: @observatorionegrodemuseu
Conselho Regional de Museologia - 1ª Região (COREM 1R): contato@corem1r.org.br | Instagram: @corem1r
Mesa de Abertura - Lançamento do Observatório Negro dos Museus e da Museologia Abertura · Ana Cristina Dias Coelho, Antônio Marcos de Oliveira Passos, Emerson Alan Fernandes Correia, Fernanda Castro, Joana Flores, Luzia Gomes, Marco Antonio Figueiredo Ballester Junior, Mestra Ana Rodrigues (Mestra Ana do Coco), Renata Ramos dos Santos, Saulo Moreno Rocha
Mesa 1: Museu, produção simbólica e diversidade cultural: espaços para a promoção social e cultural das populações negras? Mesa Temática · Inah Irenam, Matheus Cruz, Mona Nascimento, Nila Rodrigues Barbosa, Nutyelly Cena
Mesa 2: Museu, educação e cidadania: como garantir direitos e combater o genocídio da população negra do Brasil? Mesa Temática · Cláudia Rose, Fátima Vasconcelos, Lucas Almeida, Rafael dos Santos Machado, Vinícius Zacarias
Mesa 3: Museu, território e bem viver: como promover ações de valorização e respeito aos povos e comunidades tradicionais? Mesa Temática · Antônia Kanindé, Denilson Batista Rodrigues Ferreira, Eráclito Pereira, Lúcia Santana, Suzy Santos
Mesa 4: Direito ao mercado de trabalho e políticas de combate ao racismo: como assegurar igualdade de oportunidades e emprego aos profissionais negras, negros e negres em museus do Brasil? Mesa Temática · Anna Paula da Silva, Elinildo Marinho, Leandro Freitas Pereira, Luan Apollo Ribeiro Santos Messias, Maria de Fátima dos Santos, Rafael Almeida
Mesa 5: Gestão e institucionalidade do Museu: como pensar a Política Nacional de Museus Antirracista? Mesa Temática · Ana Cristina Dias Coelho, Anna Luísa Oliveira, Antônio Marcos de Oliveira Passos, Henrique Porto, Jéssica Ohara Pacheco Chuab
Todas as mesas contarão com lista de presença online. A(o) participante que participar de no mínimo três Mesas, terão direito a certificado.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Observatório Negro dos Museus e da Museologia: Grupo de pesquisa que busca refletir questões acerca dos museus, da memória, do patrimônio e da museologia sob a perspectiva e a experiência de pessoas negras.
Conselho Regional de Museologia - 1ª Região (COREM 1R): Autarquia pública federal de orientação e fiscalização do exercício da profissão de museóloga(o/ue), com sede em Salvador - BA e jurisdição nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe
Mestra Ana do Coco é quilombola da comunidade Ipiranga. Filha da Mestra Lenita, de quem herdou o grupo de Coco de Roda Novo Quilombo. Ana também é artesã, escritora, atriz, arte-educadora e liderança comunitária. Desde criança criava cocos com sua mãe e observava os saberes das suas gerações mais velhas. Figura fundamental na preservação da cultura quilombola na Paraíba.
Sua trajetória é marcada pela valorização dos saberes tradicionais, contribuindo para o fortalecimento da identidade quilombola-paraibana. Formada em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestra Ana é patrimônio vivo do estado da Paraíba, com registro no Livro de Mestre das Artes (REMA), instituído pela lei 7.694/04.
Mestra e graduada em Museologia pela Universidade Federal da Bahia, vice-presidente do Conselho Regional de Museologia - 1ª Região (COREM 1R), atualmente é a diretora de museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULTBA). Foi coordenadora do Núcleo Sistema de Museus e diretora em exercício dos museus Abelardo Rodrigues e Udo Knoff da Diretoria de Museus/IPAC. Coordenou os Editais Setoriais de Museus, Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo do Ipac/Secult, coordenadora técnica do Programa Narrativas Patrimoniais do IPAC.
Membro das Comissões: Gerenciadora do Fundo de Cultura da Bahia e da Comissão de Monitoramento do Programa de Apoio a Projetos de Ações Continuadas de Instituições Culturais de Fundo de Cultura da Bahia. Membro do Comitê de Governança da Fortaleza do Morro de São Paulo, da Rede de Sistemas de Museus. Tem experiência na área de Museologia, Patrimônio e Políticas Culturais e Fomento, atuando principalmente na área de educação patrimonial, gestão e sistematização de políticas públicas para o setor museológico.
Nascido em Salvador-Bahia e iniciado no Candomblé em 2016, filho de Oxaguian, realiza suas atividades religiosas como Tata (Ogan) no Unzó (Terreiro) Mutaleci Raízes da Goméia no bairro de Mussurunga. Doutor (2020) e Mestre (2014) em Antropologia, Especialista em Gestão de Pessoas (2021), e Graduado em Museologia (2000) pela Universidade Federal da Bahia.
Atuou no Projeto Piloto Salvador da Política Nacional de Museus (2003-2006). Ministrou a Oficina Museu, Memória e Cidadania pelo Instituto Brasileiro de Museus (2007 a 2012). Dirigiu o Museu Comunitário Mãe Mirinha de Portão-Ba, localizado no Terreiro São Jorge Filho da Goméia (1998-2006), o Museu da Energia de Itu da Fundação Energia e Saneamento em São Paulo (2007-2010), e o Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery do Conselho Federal de Enfermagem (2010-20111).
Em 2010 prestou concurso para o cargo de Museólogo da UFBA, sendo aprovado em 1º lugar e lotado no Museu de Arqueologia e Etnologia. Esteve Presidente do Conselho Regional de Museologia 1ª Região nas gestões 2011-2013 e 2014-2016. Atualmente está locado no Serviço Educativo do Museu de Arte Sacra da UFBa.
Faz parte do Grupo de Estudos do Cyberespaço – GREC/Programa de Pós-Graduação em Museologia UFBA e do Grupo de Pesquisa PACTO – Estudos sobre Direito e Política do Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFBa, e o Observatório Negro dos Museus e da Museologia.
Coordenou em 2021 o Inventário do Ofício dos Vaqueiros em parceria com o Instituto do Patrimônio Cultural da Bahia e Governo Federal nas cidades de Pé de Serra, Curaçá, Lagoa Real, Feira de Santana e Pedrão. Desenvolveu o Projeto Museu Vivo de Água Fria: Valorizando os Mestres Quilombolas e suas Artes de Fazer junto a Secretaria de Educação do Estado da Bahia via Prêmio Professor Jorge Conceição (2022).
Atualmente está envolvido com os Projetos: Intercâmbio entre o Museu de Arte Sacra da UFBA e o Museu Juan B. Ambrosetti da Universidade de Buenos Aires; Afrocentricidade no Colégio: Os Saberes Quilombolas Transformando o Cotidiano Escolar com Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Educação, Edital Makota Valdina, Colégio Estadual Dom Pedro II na Cidade de Coração de Maria; Projeto Ponto de Cuidado da Associação Mesa de Ogans junto a Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis; e Memórias de Vizinhos: Experiência Viva com o Museu de Arte Sacra da UFBa.
Está Conselheiro do Conselho de Sustentabilidade de Povos e Comunidades Tradicionais (Secretaria da Igualdade Racial), e do Conselho Interinstitucional de Educação Ambiental (Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente). Está Diretor de Projetos da Associação Mesa de Ogans (Coletivos de Homens das Nações de Candomblé).
Bacharel em Comunicação Social (2016) e técnico em Áudio e Vídeo (2023). Bolsista do Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atuou como Arte educador e Designer Gráfico na Diretoria de Museus do Ipac (2013-2024), realizando ações socioculturais e educativas relacionadas às áreas de arte visuais, cultura, comunicação e tecnologia. Além do desenvolvimento de projetos gráficos das exposições e eventos da instituição.
É historiadora, com mestrado e doutorado em Educação, além de mestranda em museologia. Foi representante dos servidores do Ibram, gestora da Rede de Educadores em Museus e coordenadora do Comitê de Educação e Ação Cultural Conselho Internacional de Museus e atualmente exerce o cargo de Presidenta do Instituto Brasileiro de Museus.
Museóloga e Ms. em Museologia pela UFBA; doutoranda do Programa em Crítica Cultural da UNEB. Museóloga e Mestra em Museologia pela UFBA; Membra fundadora do Observamus - Observatório Negro de Museus e da Museologia e Membra fundadora do Coletivo em Defesa do Museu do Povo Negro, pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Clubes Sociais Negros Brasil e Uruguai. UNIPAMPA/UFRGS* e do Grupo de Pesquisa Lingua(gem) e Crítica Cultural, da Universidade do Estado da Bahia.
Como escritora, publicou em 2010, o livro infantojuvenil, O dia em que as crianças salvaram a Terra em coautoria com Cristina Melo. Em 2017 lançou seu primeiro livro acadêmico, Mulheres Negras e Museus de Salvador: Diálogo em Branco e Preto e em 2020 publicou o livro infantil: Catrapissu: a menina que não existia.
Museólogo graduado pelo Centro Universitário Barriga Verde (2010). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui especialização em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2012) e graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Presidente do Conselho Regional de Museologia da 5ª Região (COREM 5R) entre os anos 2012-2019 e Vice-Presidente desse Regional em 2011 e 2020 a 2022. Atualmente é auxiliar de arquivo e museu da Fundação Genésio Miranda Lins, Itajaí/SC, e presidente do Conselho Federal de Museologia (COFEM). Tem experiência na área de Museologia em inventários de patrimônio material, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, museologia, educação, ensino, história, redes, ação cultural, inclusão e história, ditadura e movimento estudantil.
Bacharel em Museologia (2013), pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Especialista em Gestão Pública (2014), pela Universidade da Integração Internacional Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Membro do grupo de pesquisa Bahia Arqueológica da UFBA e Recôncavo Arqueológico da UFRB. “Bolsista de iniciação científica da FAPESB e Monitora na disciplina de Arqueologia” do curso de graduação em Museologia.
No âmbito profissional, prestei consultoria na área de conservação documental na Associação Bahiana de Imprensa (2013 a 2015). Prestei consultoria como técnica em Restauro no projeto Conservação e Acessibilidade da Memória Documental das Missões Capuchinhos da Bahia (2015) e consultoria museológica ( 2013 a 2015), ambos no Centro Cultural dos Capuchinhos. Consultoria Museológica na Elaboração do Plano Museológico do Memorial Kissimbliê - Águas do Saber (2016). Coordenadora do Projeto Walter da Silveira Acervo Digital (2020); Responsável pela elaboração da atividade de contrapartida / Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (nº 14.017/2020) e prevista pela Chamada 004/2020; Coordenadora responsável pela equipe do projeto de conservação do espaço físico e acervo do Memorial Kissimbliê - Águas do Saber (2020).
Museóloga responsável pelo Museu de Imprensa da Associação Bahiana de Imprensa - ABI (2012 - atual). Áreas de interesse: documentação, teoria Museológica; musealização de acervos arqueológicos edificado, conservação e restauração de documentos com suporte em papel. Suplente do Grupo de Trabalho em Políticas de Memória e Preservação Audiovisual da Bahia, DIMAS/FUNCEB.
Museólogo (COREM 1R 0510-I), bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre e doutorando em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Atua no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc/UFC) desde 2019, onde coordenou a implantação do Núcleo Educativo. Atuou como museólogo no Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas entre 2017 e 2018. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Memória da Museologia no Brasil (NUMMUS/UNIRIO), ao Grupo de Pesquisa Memória e Preservação da Museologia no Brasil, à Ong Carreiro de Tropa (Catrop) e ao Observatório Negro dos Museus e da Museologia (Observamus). É Conselheiro Regional do Conselho Regional de Museologia - 1ª Região (COREM 1R), exercendo atualmente a presidência.
Artista da Dança, Intérprete Criadora, Bailarina, Pesquisadora, Gestora, Curadora e Produtora Cultural. Técnica em Dança pela FUNCEB; Bacharela em Artes, com concentração em cinema e audiovisual (UFBA). Graduanda em Museologia (UFBA). Especialista em Políticas e Gestão Cultural (CECULT/UFRB). Mestra em Dança (PRODAN/UFBA). Doutoranda em Dança (PPGDança/UFBA). Pesquisadora das corporeidades dos Sambas de Caboclo e do Pagode Baiano. Idealizadora, Diretora e Curadora do EPA! Encontro Periférico de Artes e da Batalha do Pagode Baiano. Idealizadora e Diretora da série documental Mulherial de Dança da Bahia. Articuladora Nacional da Rede Museologia Kilombola (RMK) e Membro da Executiva Nacional de Estudantes de Museologia (EXNEMUS) - gestão 2023-2024. Assina a Gestão de Projetos e Direção de Produção de artistas, projetos e festivais de dança, audiovisual e música.
Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela mesma universidade (2014), atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFRGS onde pesquisa a emergência de práticas e teorias museológicas que se afastam do cânone estabelecido na disciplina.
Museóloga. Doutoranda em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Políticas e Gestão Cultural pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bacharela em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professora Substituta do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Membro das Redes de Educadores em Museus da Bahia e do Brasil (REM Bahia e REM Brasil). Pesquisadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia - OBEC.
Crédito foto: Nti Uirá
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional (UFRJ - MN). Mestra em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (2021). Graduada em Museologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (2018). Tem experiência nas áreas de Museologia e Antropologia em sua interface com as Artes Visuais, trabalhando, principalmente, sobre os seguintes temas: racialização, arquivos, musealização e curadoria em arte.
Crédito foto: Vitú de Souza
Possui graduação em História, mestrado em Estudos Étnicos e Africanos e Aperfeiçoamento em Culturas e História dos Povos Indígenas. Ganhadora do Prêmio Zumbi de Cultura 2020 – Categoria Atuação Política. Autora do livro “Museus e Etnicidade: o Negro no pensamento museal” e coautora do livro “Quilombolas. Somos todos parte dessa história". Atuou como Consultora para capacitação para o SINAPIR. Foi gerente na Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Foi Conselheira Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Belo Horizonte. É pesquisadora atuando nos seguintes temas: história e cidade, história e raça, museu e acervos, moda e raça. Fundadora e pesquisadora na empresa Patrimônio e Etnicidade, onde ministra cursos e capacitações, realiza pesquisas em patrimônio cultural e políticas públicas de raça e gênero.
Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadora da Educação para as Relações Etnorraciais e Ações Afirmativas.
Técnico em Museologia pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC), e Graduando em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Como educador museal, atua em museus, centros culturais e processos museológicos de base comunitária. Como Técnico em Museologia, desenvolve processos colaborativos de salvaguarda e gestão de acervos, projetos e programas de preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, pesquisa, comunicação museológica, processos curatoriais colaborativos e compartilhados e ação educativa museal e patrimonial. Membro da Rede de Memória e Museologia Social de São Paulo; Técnico em Museologia do Museu dos Aflitos (Musa); Associado ao Instituto Tebas de Educação e Cultura; colaborador do Instituto Casa Antonio Vitor (ICAV); Membro do vigente Comitê Gestor da Rede de Educação Museal de São Paulo (REM-SP) e membro da Diretoria da UNAMCA (União dos Amigos da Capela dos Aflitos). Suas pesquisas acadêmicas estão voltadas para a museologia social, musealização da arte, educação museal, políticas públicas culturais; museus e a escravidão transatlântica; e estudos sobre os direitos fundamentais à memória e à verdade da escravidão e o tráfico transatlântico de pessoas escravizadas no Brasil.
Mestre em Museologia pela UFBA. Bacharel em Museologia pela UFS. Cofundador e voluntário da Casa de Acolhida e Ponto e Memória LGBTQIA+ CasAmor Neide SilVa. Representante titular pela CasAmor no Conselho Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos LGBTQIAP+ de Sergipe. Professor de História na Educação Básica e Assessor Parlamentar.
Bacharel em Museologia, antropólogo e gestor cultural. Doutorando Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos na Universidade Federal da Bahia, onde pesquisa zonas de memória e identidade em contextos morais soteropolitanos. Atua como professor substituto do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe.
Nasceu na Baixa do Sapateiro, uma das 16 comunidades da favela da Maré, no Rio de Janeiro, Brasil. É graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC/FGV-RJ; professora de História da Rede Pública do município do Rio de Janeiro; cofundadora do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e do Museu da Maré. Entre 2009 e 2011, foi chefe do Núcleo de Museologia Social do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Atualmente, é coordenadora do Museu da Maré; integrante do grupo de articulação da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro (REMUS-RJ) e do Conselho Consultivo da Casa de Oswaldo Cruz (COC – FIOCRUZ).
Indígena da etnia Kanindé, do município de Aratuba no estado do Ceará, é Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e mestranda no programa de Pós-graduação em Antropologia PPGA-UFC/UNILAB. Foi Servidora Pública da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, no ano de 2022 e atualmente é Servidora Pública da Secretaria dos Povos Indígenas do Estado do Ceará. Integra a equipe de Coordenação do Museu Kanindé, o grupo de comunicadores Juventude Indígena Conectada (JIC) e a Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil.
Membro da Associação De Consciência Negra Quilombo - ASCONQ, membro do Centro de Estudo e Defesa do Negro no Pará - CEDENPA, membro do Conselho municipal da Política de Promoção da Igualdade Racial; membro do Coletivo de Pesquisa Espiar e Curiar: pesquisas e estudos da memória e patrimônio Afro-Indígenas na Amazônia. Aluno do PPGEAA UFPA e Membro do Fórum de Museus de Base Comunitária da Amazônia.
Professor Adjunto no Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Museólogo. Mestre em Patrimônio Cultural. Doutorando em Educação (PPGEDU/UFRGS). Coordenador da Regional Sul do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (CONNEABS/ABPN). Coordenador do Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil-Uruguai: mapeamento, memória, patrimonialização e Educação das Relações Étnico-Raciais.” Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão de Acervos e Direitos Humanos - GADH/UFRGS/CNPq e do Grupo de Pesquisa em Direito, Patrimônio, Desenvolvimento e Inovação – PODE/Univille/CNPq.
Acadêmico de Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Comunidade Tradicional Quilombola Limoeiro, Membro do Movimento Negro Unificado (MNU), Membro do Movimento Nacional dos Estudantes Quilombolas (MONEQ), bem como idealizador da Rede Museologia Kilombola e Membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico – CCPM do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM e Conselheiro Titular do Conselho Consultivo do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus - ICOM (2024 - 2027).
Natural de Belém do Pará, ativista de vários coletivos no campo ambiental e museal, servidora do Museu Goeldi e atua como Tecnologista da Coordenação de Museologia. Tem sua formação em Letras pela UFPa, Mestrado em Teoria Literária pela UFMG e Dra. Museologia com foco na Sociomuseologia pela ULHT/ Lisboa. A formação como ativista tem como base o Grupo Ambiental de Fortalezinha/Maracanã, a representatividade nos Conselhos das Reservas Extrativistas do Pará, a militância no Fórum de Museus de Base Comunitária e Práticas Socioculturais da Amazônia, Fórum Estadual de Cultura do Pará e na Rede de Educadores de Museus do Pará e do Brasil.
Educadora, Historiadora, Museóloga e Gestora Cultural. Pós-graduada em Gestão Cultural Contemporânea (Escola Itaú Cultural / Instituto Singularidades) e em Políticas Culturais de Base Comunitária pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO); Mestra em Museologia (PPGMUS-USP); Bacharela e Licenciada em História (FFLCH/USP). Atua como arte-educadora, professora de história e museologia, produtora e gestora cultural. Realiza consultorias para instituições públicas e privadas, palestras e coordena ações relacionadas a memórias, patrimônios culturais, museologia e processos museológicos, interseccionando com questões étnicas, raciais, sociais, de gênero, entre outras. Coordena o Projeto Cultural Pimenteiros e Pimenteiras do Vermelhão e o Museu Comunitário do Jardim Vermelhão, é membro do grupo Capoeira ECE Brasil e da Associação de Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH).
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (PPGAV/UnB), mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (PPGMUSEU/UFBA), licenciada em História pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e bacharel em Museologia pela Universidade de Brasília (UnB). É professora adjunta do curso de graduação em Museologia (UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMUSPA/UFRGS). Lidera o grupo de pesquisa Musealização da Arte: Poéticas em Narrativas. Faz parte da gestão da Rede de Docentes e Cientistas da Museologia (2022-2024). Atua nas áreas de Museologia, de História da Arte e de estudos da performance com as temáticas: documentação museológica; documentação de arte contemporânea; musealização e arquivamento de obras de arte da performance e de seus vestígios; e estudos de cursos de graduação em Museologia no Brasil.
Doutorando em Ciência da Informação - PPGCI-UFPE (2022), Mestre em Ciência da Informação - PPGCI-UFPE (2018) é Especialista em Gestão Pública Municipal-UFRPE (2012), Especialista em Gestão de Políticas Culturais pelo Observatório Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona (2018) e Especialista em Museus, Identidades e Comunidades pela FUNDAJ (DIFOR / EIPP (2021), Especialista em Políticas Culturais de Base Comunitária (Programa Ibercultura Viva) Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociai - Flacso (2023). Possui formação acadêmica em Gestão de Negócios em Turismo e Hotelaria pela Universidade Estadual do Acaraú UVA (2010), Técnico em Biblioteconomia pela Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa- Polo - ETE CICERO DIAS (2021) e Bacharelado em Museologia pela UFPE (2023) - Museólogo COREM 1R - Registro n. 0610-I, e Conselheiro Titular Regional do COREM 1R (2024-2026).
É Pesquisador colaborador voluntário do Museu das Tradições do Cavalo Marinho - MTCM (2020), Pesquisador colaborador voluntário do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá MMGG (2020) e Produtor Cultural. Foi técnico da Coordenação de Patrimônio Imaterial na Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da FUNDARPE (2018-2021). Coordenou a Coordenação de Fomento à Cultura (2011) e a Coordenação de Políticas Culturais (2012-2013) ambas na Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes. Foi Conselheiro de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco - CEPPC (2015-2018) e Membro Presidente do Conselho de Políticas Culturais de Jaboatão - CMPC (2016-2018).
Atuou como instrutor / professor no Serviço Social do Transporte - SEST / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SENAT (2014-2015) atuando nos cursos do Pronatec e no Programa Jovem Aprendiz, foi professor do curso de Graduação em Gestão Pública - BAP da EADTEC-UFRPE (2015-2017). Foi também professor do Curso de Agentes de Informações Turísticas do CODAI (2016), atuou como professor no curso de Especialização em Gestão de Acervos e Unidades de Informação da UNIT (2019). Tem experiência como Parecerista de comissão de editais culturais e Parecerista Ad-Hoc de editais acadêmicos. Tem experiência com mediação cultural, educação patrimonial e Elaboração de Plano Museológico. Áreas de interesse: Cultura, Memória, Patrimônio Cultural (Material e Imaterial), Museologia e Museus, Políticas Culturais, Planos de Cultura e Gestão Cultural.
Graduado em Museologia e mestrando em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Atua como pesquisador em acessibilidade para museus, audiodescritor consultor, empreendedor cultural e voluntário no desenvolvimento de ações educativas para o Museu Universitário de Ciências Naturais Carlos Ritter da UFPel.
Titular do Conselho Consultivo de Patrimônio Museológico/IBRAM. Graduado em Museologia pela Universidade Federal de Sergipe. Membro e representante da Rede LGBTQIAPN+ de Memória e Museologia Social. Estagiário em museologia no Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) e Associação CasAmor Neide Silva. Integrante da Executiva Nacional de Estudantes de Museologia (EXNEMUS) e do Forúm Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS)
Bacharel em Museologia pela UFBA e sócio diretor da Água de Levantes Produções. Na produção cultural, desenvolve projetos que articulam Arte, Cultura, Patrimônio e Memória da Bahia através das linguagens artísticas, com intuito de promover o acesso, a difusão e a preservação dos bens culturais.
Mestra em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2015. Especialista em Arquivologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2001 e graduada em Museologia pela UFBA, em 1990. Atuou como Diretora da Casa de Cultura Afrânio Peixoto, na cidade de Lençóis – BA, 1993. Diretora do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Candeias - BA, de 2000 a 2009. Gerente Técnica da Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira - BA em 2010 e Diretora de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) de 2016 a 2023.
Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro/UFBA), mestra em Museologia (PPGMUSEU/UFBA), especialista em Gestão Cultural Contemporânea (Singularidades/Itaú Cultural) e Bacharel em Museologia pela (UFRB). É educadora Popular, pesquisadora da área de museologia social, gênero e raça. Investiga a representação de mulheres negras e suas memórias interseccionadas aos museus e a produção de arte contemporânea. Realiza atividades na área de curadoria e montagem de exposições, levando em consideração a correlação entre o processo artístico e a educação. Atualmente é coordenadora do Galpão Bela Maré/Observatório de Favelas.
Especialização em andamento em História do Brasil. Possui graduação em Conservação e Restauração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Foi pesquisadora júnior do Real Gabinete Português de Leitura desenvolvendo trabalho sobre as relações artísticas entre Macau (China) e o Rio de Janeiro (Brasil). Trabalhou como freelancer em conservação preventiva e em restauração de bens culturais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Conservação e Restauração, atuando principalmente nos seguintes temas: iconografia, conservação, patrimônio e cultura. Atualmente é coordenadora da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Graduando em Museologia pela UNIRIO, nasceu em São Gonçalo, Rio de Janeiro. É pesquisador e diretor do Museu de Favela, é também articulador da Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro e da Rede Museologia Kilombola. Fundador da Sankofa Produções BR e do Coletivo Museus Para Todos. Integra a equipe de Museologia e Memória Institucional do Grupo Iter.
Baiana do Recôncavo, radicada em Belém do Pará; Poeta; Feminista Negra; Professora do Instituto de Ciências da Arte (ICA), lotada na Faculdade de Artes Visuais (FAV), onde leciona para o Curso de Bacharelado em Museologia, na Universidade Federal do Pará. Doutora em Museologia pelo Programa de Doutoramento em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2018); Mestra em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (2012) e Bacharela em Museologia pelo Departamento de Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da Universidade Federal da Bahia (2008). Autora do livro de poemas Etnografias Uterinas de Mim (2017) e seus interesses para estudos acadêmicos são: Teoria Museológica na intersecção com as Teorias dos Feminismos Negros e de Raça; Museus, Representações e Representatividades Negras; Artes Negras; Literaturas Afrodiaspóricas e Africanas; Memórias Afrodiaspóricas e Africanas.