MAIO NEGRO DOS MUSEUS E DA MUSEOLOGIA - EDIÇÃO 2

27 de maio de 2025, 19h00 até 29 de maio de 2025, 17h00

Informações

A Carne mais barata dos Museus é a Carne Negra?*

O tema do Maio Negro dos Museus e da Museologia, evento promovido em seu segundo ano pelo Observatório Negro dos Museus e da Museologia, intenciona dar continuidade ao debate racial no campo museal brasileiro ao evidenciar a relevância do emprego como uma das diretrizes centrais da implementação de Políticas Municipais, Estaduais e Nacional de Combate ao Racismo nos Museus. O evento acontecerá no dia 27 de maio, às 19 horas e nos dias 28 e 29 de maio, a partir das 14 horas.

O evento híbrido, terá no dia 27 de maio, às 19h, uma programação de abertura de forma presencial, no Auditório Samuel Celestino, na Associação Bahiana de Imprensa (ABI), em Salvador com Apresentação musical e Conferência. Nos dias 28 e 29 de maio serão encontros online, às 14 horas. As atividades serão transmitidas ao vivo pelo Canal do COREM 1R no YouTube, com inscrições prévias por meio da plataforma Doity.

A discussão sobre o mercado de trabalho para profissionais negros(as) foi gestada a partir das inquietações e das experiências práticas de trabalho e no campo da pesquisa apontadas por estudantes, museólogas(os), profissionais de museus, docentes e pesquisadores(as), negros(as)(es) do campo dos museus, memória e patrimônio que participaram das ações do Maio Negro dos Museus, Edição 1, em 2024.

O desemprego é um dos agravantes no processo de vulnerabilidade social da população Negra, o que influencia no aumento da violência sistêmica que se propaga com grande impacto para quem reside principalmente em bairros periféricos e que está à margem dos grandes centros onde se concentram os tradicionais museus do país.

Nesse sentido, o Observatório Negro dos Museus e da Museologia, sensível à essa pauta, reunirá gestores de instituições culturais e museológicas, docente do curso de Museologia, técnicos(as) museólogos(as) e o COFEM para esse debate.

O evento será marcado por conferência**, atrações musicais, leitura da Primeira Carta Negra de Museus e da Museologia do Brasil, Roda de Debates etc.

O evento será transmitido ao vivo no Youtube, através do Canal do COREM 1R, com inscrições prévias por meio da plataforma Doity. que só terá direito ao certificado o(a)(e) inscrito(a)(e) que participar dos três dias de evento.

PROGRAMAÇÃO | MAIO NEGRO DOS MUSEUS E DA MUSEOLOGIA - 2ª EDIÇÃO

Dia: 27 de maio – Terça-feira

Horário: 19h às 20h30

Atividades:

Apresentação Musical: Marcelo Flores

Conferência de Abertura: Museus, a quem será que se destinam?

Ms. Fabrícia de Jesus: Coordenadora da Afroteka Orí Aiê

Link da transmissão: aqui

_____________

Dia: 28 de maio – Quarta-feira

Horário: 14h às 16h

Atividades:

  • Apresentação dos dados dos questionários aplicados em 2023 pelo Observatório Negro dos Museus e da Museologia;

  • Leitura da Carta Negra da Museologia do Brasil – Observatório Negro dos Museus e da Museologia;

  • Participação da Plenária

Link da transmissão: aqui

_____________

Dia: 29/05/2025 - Quinta-feira

Horário: 14h às 17h

Atividades:

  • Roda de debates: A ausência de Museólogos(as) negros(as(es) nos processos curatoriais no século XXI: Exclusão ou apagamento?

Participantes:

Ana Karina Calmon: Profª Drª do Curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe - UFS

Claudinéli Moreira Ramos: Presidenta do Conselho de Administração da Fundação Energia e Saneamento de São Paulo – FES

Marcelo Lemos: Diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural - IPAC

Rita de Cássia de Mattos: Presidente do Conselho Federal de Museologia - COFEM

Debatedores:

Antônio Marcos de Oliveira Passos: Doutor e Ms. em Antropologia e membro do Observatório Negro dos Museus e da Museologia

Joana Flores: Doutora em Crítica Cultural pela UNEB e membra do Observatório Negro dos Museus e da Museologia

Link da transmissão: aqui

_____________

Realização: Observatório Negro dos Museus e da Museologia (Observamus)

Apoio: Conselho Regional de Museologia - 1ª Região (COREM 1R)

Contato com a organização:

Observatório Negro dos Museus e da Museologia

E-mail: observatorionegrodamuseologia@gmail.com

Instagram: @observatorionegrodemuseu

____________________

* Referência à Música A Carne composição de Marcelo Yuka, Seu Jorge e Ulisses Cappelletti. A música foi lançada em 22 de abril de 2022.

** Terá como tema “Museus: A quem será que se destinam? Parafraseia a música “Cajuína” de Caetano Veloso.

Carregando área de inscrição

Credenciamento

O Maio Negro Edição 2 é um evento online e gratuito. Após realizada a inscrição receberá o link de acesso às transmissões no YouTube (canal do COREM 1R)  por e-mail. A presença será controlada por listas de confirmação em cada dia do evento. O certificado será emitido apenas para quem estiver inscrito(a) e participar integralmente dos três dias.

Observatório Negro dos Museus e da Museologia

O Observatório Negro dos Museus e da Museologia é um Grupo de Pesquisa que busca refletir questões acerca dos museus, da memória, do patrimônio e da museologia sob a perspectiva e a experiência de pessoas negras que atuam em museus, espaços de memória, cultura e artes, territórios de identidade, periferias, becos, favelas, quilombos, zonas rurais e urbanas, instituições de ensino e movimentos sociais. O Observatório é um lugar de resistência em defesa da inclusão de negras, negros e negres na construção de políticas públicas culturais do país, e um espaço de reflexão-desconstrução de ações e narrativas colonialistas-patriarcais-racistas que ainda imperam nos discursos, no trabalho e na estrutura dos museus, espaços de memória e sistemas políticos de produção cultural no Brasil.