Da Educação Infantil ao Ensino Médio: o ensino de matemática pós-pandemia

Faça sua inscrição
De 3 a 28 de outubro Todos os dias das 19h00 às 21h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento


Curso: Da Educação Infantil ao Ensino Médio: o ensino de matemática pós-pandemia.


Organização:

  • Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED), da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina):
    • Projeto de extensão "Educação pós-pandemia da COVID-19: Como minimizar o impacto na aprendizagem da matemática escolar?";
    • Colóquios de Educação Matemática DPED/PPGE.
  • Grupo de pesquisa NEPESTEEM - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática

Local: online.

Período: 03/10/2022 a 28/10/2022 - dias úteis - das 19h às 21h.

Formato: seminário on-line com atividades síncronas e assíncronas. Os trabalhos (resumos expandidos de relatos de experiência) submetidos e selecionados farão parte da programação do curso, na forma de palestras, mesas-redondas ou oficinas. Todos os trabalhos serão publicados em um e-book.


Foco: relatos de experiências sobre ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica.

Objetivos:

  • trocar experiências sobre as práticas de professores que ensinam matemática na Educação Básica, atuantes da Educação Infantil ao Ensino Médio;
  • compartilhar experiências e ideias que ajudem nas reflexões sobre o ensino da matemática na Educação Básica no período pós-pandemia (correspondente ao retorno às aulas presenciais passado o auge da pandemia de COVID-19);
  • valorizar professoras e professores que ensinam matemática na Educação Básica criando um espaço de diálogo e reflexão para que compartilhem com colegas de profissão suas experiências, preocupações, ideias e novas práticas relacionadas ao período de ensino remoto e de retorno às aulas presenciais nas escolas.

Áreas temáticas: Educação Infantil; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio.

Público alvo: professores e professoras da Educação Básica, acadêmicos de cursos de graduação em Pedagogia e em Licenciatura em Matemática; acadêmicos de cursos de Pós-graduação das áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino e Ensino de Matemática; docentes e pesquisadores do Ensino Superior que tenham aproximação com o tema; comunidade escolar e acadêmica interessadas em discutir o ensino de matemática na Educação Básica.


Estrutura:

  • Módulo 1 (10h) - Matemática e Infância: possibilidades de trabalho na Educação Infantil e Ensino Fundamental I - parte 1 -
    03/10/2022 a 07/10/2022 - 19h às 21h
  • Módulo 2 (10h) - Matemática e Infância: possibilidades de trabalho na Educação Infantil e Ensino Fundamental I - parte 2 -
    10/10/2022 a 14/10/2022 - 19h às 21h
  • Módulo 3 (10h) - Estratégias para o ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio - parte 1 -
    17/10/2022 a 21/10/2022 - 19h às 21h
  • Módulo 4 (10h) - Estratégias para o ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio - parte 2 -
    24/10/2022 a 28/10/2022 - 19h às 21h

Certificados: os participantes receberão um certificado por cada módulo que frequentarem. Os participantes que apresentarem trabalhos receberão certificado adicional por essa atividade.

Forma de inscrição: participantes podem se inscrever para um, dois, três ou todos os módulos.

Valor da inscrição: R$ 25,00, para custear despesas da organização. Valor único, válido para qualquer quantidade de módulos. Os participantes vinculados à UDESC têm direito a inscrição gratuita.


Datas importantes:

  • 31/08/2022 (prorrogado) 01/08/22: Data limite para submissão dos trabalhos, na forma de resumos expandidos (3 ou 4 páginas). Nesse momento, pelo menos um dos autores deve se inscrever no evento e realizar o pagamento da inscrição.
  • 07/09/22: Data limite para divulgação dos resumos aceitos.
  • 10/09/22: Data limite para inscrição e pagamento da inscrição pelos coautores dos trabalhos aceitos (somente coautores com inscrições pagas terão seu nome incluído na programação)
  • 20/09/22: Data limite para divulgação das formas de apresentação dos trabalhos: oficinas, mesas-redondas, palestras ou e-book.
  • 03/10/2022 a 07/10/2022 - 19h às 21h - Módulo 1
  • 10/10/2022 a 14/10/2022 - 19h às 21h - Módulo 2
  • 17/10/2022 a 21/10/2022 - 19h às 21h - Módulo 3
  • 24/10/2022 a 28/10/2022 - 19h às 21h - Módulo 4
  • 31/03/2023: Data limite para publicação de um e-book com todos os trabalhos aceitos.

Palestrantes

  • Luciane Mulazani dos Santos
  • Wagner da Silveira Marques
  • Regina Célia Grando
  • Gabriela Barbosa
  • Everaldo Silveira
  • Maurício Rosa
  • Larissa Vieira Macalós
  • Jennifer de Souza
  • Andréa de Vargas Rodrigues
  • Aline Casagrande Steck
  • Nadir Pereira Alves
  • Izaias de Sousa Ribeiro
  • Indiana Picolo Vial
  • Maria Caroline Silveira
  • Adriana Jungbluth
  • Edla Ebele Prats
  • Eliandra Moraes Pires
  • Juliano Turmina
  • Erica da Silva Schardosim
  • Fernanda dos Santos Garcia
  • Luz Maria Alvorado
  • Rainey Nascimento
  • Tiago Cardoso Ferraz
  • Valdir José Corrêa Junior

Programação

19h00 - Jamira Furlani, Jeferson Moizés Lima, Luciane Mulazani dos Santos, Renata Veiga, Stephanie Johansen Longo Basso Orientações sobre o curso Coordenação da atividade
Local: Módulo 1 - Sala 1 - 03/10/22

Orientações sobre o curso

20h00 - Luciane Mulazani dos Santos Diga-me algo sobre alguma coisa de matemática: aprender e ensinar em redes sociais Conferência
Local: Módulo 1 - Sala 1 - 03/10/22

Diga-me algo sobre alguma coisa de matemática: aprender e ensinar em redes sociais

20h45 - Renata Veiga Orientações sobre o módulo 1 Coordenação da atividade
Local: Módulo 1 - Sala 1 - 03/10/22

Orientações sobre o módulo 1

19h00 - Renata Veiga Mediação da mesa-redonda 1 Monitoria
Local: Módulo 1 - Sala 2 - 04/10/22

Orientações sobre o módulo 1 e mediação da mesa-redonda 1

19h30 - Andréa de Vargas Rodrigues Registros da linguagem matemática na Educação Infantil: percursos entre a escuta, experiências e o brincar Mesa-redonda
Local: Módulo 1 - Sala 2 - 04/10/22

Registros da linguagem matemática na Educação Infantil: percursos entre a escuta, experiências e o brincar

19h30 - Aline Casagrande Steck Matemática e o protagonismo das crianças: partilha de experiências educativas na Educação Infantil Mesa-redonda
Local: Módulo 1 - Sala 2 - 04/10/22

Matemática e o protagonismo das crianças: partilha de experiências educativas na Educação Infantil

19h30 - Izaias de Sousa Ribeiro, Nadir Pereira Alves Matemática como viés de questionamento do cotidiano das crianças pequenas: projeto interdisciplinar na Educação Infantil em Minas Gerais Mesa-redonda

Matemática como viés de questionamento do cotidiano das crianças pequenas: projeto interdisciplinar na Educação Infantil em Minas Gerais

19h00 - Renata Veiga Atividades assíncronas 1 - estudo de texto Coordenação da atividade
19h00 - Regina Célia Grando Educação Matemática da Educação Infantil Conferência

Palestra do módulo

19h00 - Renata Veiga Mediação da conferência do módulo 1 Monitoria

Mediação da conferência do módulo 1

19h00 - Indiana Picolo Vial A noção de quantidade apresentada por crianças da pré-escola a partir de atividades baseadas na abordagem de Reggio Emília Oficina

A noção de quantidade apresentada por crianças da pré-escola a partir de atividades baseadas na abordagem de Reggio Emília

19h00 - Renata Veiga Mediação da oficina 1 Monitoria

Mediação da oficina 1

20h30 - Renata Veiga Encerramento do módulo 1 Coordenação da atividade

Encerramento do módulo 1

19h00 - Jamira Furlani Orientações sobre o módulo 2 e mediação da oficina 2 Coordenação da atividade

Café e conversa: orientações sobre o módulo 2

19h00 - Maria Caroline Silveira Alfabetização estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental Oficina

Alfabetização estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental

19h00 - Everaldo Silveira Materiais manipulativos e livros didáticos na Educação Matemática nos Anos Iniciais Conferência

Abertura do módulo

19h00 - Jamira Furlani Mediação da conferência do módulo 2 Coordenação da atividade

Mediação da conferência do módulo 2

19h00 - Jamira Furlani Atividades assíncronas 2 - estudo de texto Coordenação da atividade

Atividades assíncronas II - estudo de texto

19h00 - Adriana Jungbluth A álgebra no currículo de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental Oficina

A álgebra no currículo de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

19h00 - Jamira Furlani Mediação da oficina 3 Coordenação da atividade

Mediação da oficina 3

19h00 - Edla Ebele Prats O 1º ano no Mundo da Imaginação Mesa-redonda

O 1º ano no Mundo da Imaginação

19h00 - Eliandra Moraes Pires Metodologias diferenciadas no ensino de matemática: obstáculos e resistências. Mesa-redonda

Metodologias diferenciadas no ensino de matemática: obstáculos e resistências.

19h00 - Jamira Furlani Mediação da mesa-redonda 2 Coordenação da atividade

Mediação da mesa-redonda 2

20h30 - Jamira Furlani Encerramento do módulo 2 Coordenação da atividade

Encerramento do módulo 2

19h00 - Gabriela Barbosa Educação Financeira Crítica nas aulas de matemática das periferias Conferência

Resumo

O objetivo desta apresentação é identificar e analisar práticas de Educação Financeira Crítica que podem ser vivenciadas numa aula que visa a compreensão de conceitos matemáticos específicos em turmas de educação básica de escolas públicas de periferias urbanas e rurais. Trazemos experiências realizadas em Duque de Caxias e nas aldeias indígenas Guarani do Rio de Janeiro, que originaram dissertações de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação, Comunicação e Cultura, o PPGECC da FEBF/UERJ. Como fundamentação, construímos um quadro teórico assentado sobre os temas Educação Financeira Crítica, Etnomatemática e Pedagogia Decolonial. Concluímos que, numa aula de Matemática, privilegiando questões financeiras relacionadas à realidade dos estudantes e oportunizando suas falas, o professor pode criar condições para que eles se conscientizem de seus direitos e deveres relacionados às finanças e reflitam sobre as relações desiguais e conflitos que se estabelecem numa sociedade capitalista.

Palavras-chave: educação básica, educação financeira crítica, etnomatematica; pedagogia decolonial.

19h00 - Stephanie Johansen Longo Basso Mediação da conferência e orientações sobre o módulo 3 Coordenação da atividade

Café e conversa: orientações sobre o módulo 3

19h00 - Stephanie Johansen Longo Basso Mediação da oficina 4 Coordenação da atividade

Mediação da oficina 4

19h30 - Juliano Turmina Vamos falar de estatística? Como aplicar planilhas eletrônicas no processo de ensino aprendizagem de matemática? Oficina
Vamos falar de estatística? Como aplicar planilhas eletrônicas no processo de ensino aprendizagem de matemática?

Oficina

19h00 - Stephanie Johansen Longo Basso Atividades assíncronas 3 - estudo de texto Coordenação da atividade

Atividades assíncronas - estudo de texto

19h00 - Stephanie Johansen Longo Basso Mesa-redonda módulo 3 Coordenação da atividade

mesa-redonda

19h15 - Erica da Silva Schardosim, Fernanda dos Santos Garcia Educação matemática pós pandemia: Potencialidades da programação para o ensino de matemática Mesa-redonda

(Mesa-redonda 5) Educação matemática pós pandemia: Potencialidades da programação para o ensino de matemática

19h45 - Luz Maria Alvorado, Rainey Nascimento A resolução de problemas a partir de soluções comentadas como metodologia de ensino aprendizagem de matemática Mesa-redonda

(Mesa-redonda 5) A resolução de problemas a partir de soluções comentadas como metodologia de ensino aprendizagem de matemática

19h00 - Stephanie Johansen Longo Basso Mediação da mesa-redonda 6 e encerramento do módulo 3 Coordenação da atividade

Mediação da mesa redonda 6 e encerramento do módulo 3

19h30 - Jennifer de Souza, Valdir José Corrêa Junior Um relato sobre as múltiplas realidades na pós-pandemia Mesa-redonda

Um relato sobre as múltiplas realidades na pós-pandemia

19h00 - Jeferson Moizés Lima Orientações sobre o módulo 4 e mediação da oficina 5 Coordenação da atividade

Orientações sobre o módulo 4 e mediação da oficina 5

19h30 - Larissa Vieira Macalós Educação Matemática e atividades dinâmicas Oficina
Educação Matemática e atividades dinâmicas

Educação Matemática e atividades dinâmicas

19h00 - Jeferson Moizés Lima Mesa-redonda módulo 4 Coordenação da atividade

Mesa-redonda

19h15 - Erica da Silva Schardosim, Fernanda dos Santos Garcia Produção de jogos nos itinerários formativos do novo ensino médio Mesa-redonda

(Mesa-redonda 7) Produção de jogos nos itinerários formativos do novo ensino médio

20h00 - Tiago Cardoso Ferraz Criação e aplicação de um jogo de tabuleiro no formato role playing game na disciplina de matemática Mesa-redonda

(Mesa-redonda 7) Criação e aplicação de um jogo de tabuleiro no formato role playing game na disciplina de matemática

19h00 - Jeferson Moizés Lima Atividades assíncronas 4 - estudo de texto Coordenação da atividade

Atividades assíncronas - estudo de texto

19h00 - Wagner da Silveira Marques Que matemática da Educação Básica ficou faltando? Dificuldades na graduação e relação professor-aluno. Conferência

Palestra

19h00 - Jeferson Moizés Lima Mediação da conferência do módulo 4 Coordenação da atividade

Mediação da conferência do módulo 4

19h00 - Maurício Rosa Educação Matemática em Tempos de pós-pandemia: a docência na contemporaneidade Conferência

Palestra de encerramento do curso

20h00 - Jeferson Moizés Lima Atividades de encerramento do módulo 4 Coordenação da atividade

Atividades de encerramento do módulo 4

20h30 - Jamira Furlani, Jeferson Moizés Lima, Luciane Mulazani dos Santos Atividades de encerramento do curso Coordenação da atividade

Atividades de encerramento do curso

Edições Anteriores

Organizador

Comissão organizadora - "Educação Infantil ao Ensino Médio: o ensino de matemática pós-pandemia"

NEPESTEEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática
Projeto de Extensão: Educação pós-pandemia da Covid-19: como minimizar o impacto na aprendizagem da matemática escolar?