Meninas nas Exatas em Alagoas

Meninas nas Exatas em Alagoas

Faça sua inscrição
De 14 a 15 de junho Todos os dias das 08h às 12h
Maceió , AL Auditório do CIC - UFAL

Sobre o Evento

O objetivo do evento é promover a participação de mulheres nas áreas de exatas. Os palestrantes discutirão temas ligados à Matemática, Computação, Engenharias, Física e Química, destacando a participação feminina nessas áreas.

O contexto do evento se insere em um esforço global na comunidade acadêmica em diminuir o desequilíbrio existente entre a participação feminina e masculina nas áreas exatas, especialmente na Matemática e Ciência da Computação. As origens, razões e impactos de tal discrepância têm sido objeto de vários artigos e discussões e nos levam a concluir que é fundamental buscar a correção de tal discrepância para que haja um maior avanço da humanidade nessas áreas.

Entre as ações concretas recentes no Brasil para mitigar esse problema, podemos listar a realização do Congresso Mundial das Mulheres na Matemática (https://www.worldwomeninmaths.org/) em Julho/2018 no Rio de Janeiro, a criação e outorga do prêmio IMPA Meninas Olímpicas na Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 no Rio de Janeiro e a criação do prêmio Meninas Olímpicas na Olimpíada de Matemática do Cone Sul em Agosto/2018, realizado em Maceió sob a coordenação de um dos membros integrantes deste projeto.

Tais prêmios buscam estimular a participação feminina nestas competições, que atualmente é em torno de 10% do total de participantes.

Meninas na Olimpíada de Matemática do Cone Sul: somente 3 entre 31 participantes

Outras ações envolvem tornar o público geral consciente dessa discrepância. Nesse sentido, recentemente foi lançado um documentário “Potência N” sobre a desigualdade de gênero e cor na Matemática. O documentário está acessível no link https://www.youtube.com/watch?v=untetrh5MyM

Em Alagoas, ao observarmos a presença de mulheres nas áreas exatas na Universidade Federal de Alagoas, constatamos a necessidade de promover ações para buscar um maior equilíbrio. Para fins de comparação, temos a seguintes distribuição:

PROPORÇÃO ENTRE PROFESSORES HOMENS E MULHERES NAS EXATAS/UFAL

INSTITUTO

PROFESSORAS

PROFESSORES

PORCENTAGEM

COMPUTAÇÃO

3

42

7%

MATEMÁTICA

4

35

11%

FÍSICA

5

35

14%

QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

25

47

53%

Essa desigualdade parece se acentuar na medida que consideramos níveis mais avançados de estudo. Por exemplo, em nosso treinamento estadual para ganhadores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, selecionados em um universo de 330.000 alunos de Alagoas através de duas provas e que ocorre aos sábados, temos 87 ganhadores e somente 24 mulheres. É um destaque negativo o fato de que das 24 mulheres, somente 2 estão no Ensino Médio.

Palestrantes

  • Prof. Eduardo Setton
  • Prof. Euzébio Goulart
  • Prof. Krerley Oliveira
  • Profa. Marília Goulart
  • Profa. Ma. Socorro Pereira
  • Profa. Monique da Silva
  • Prof. Thales Vieira

Programação

08h00 Grandes mulheres que resolveram grandes problemas Palestra
Local: Auditório CIC/Y

O que as órbitas dos planetas, números primos importantes no último teorema de Fermat, anéis de Saturno, o primeiro programa de computador e aspectos matemáticos da teoria da relatividade têm em comum? Todos foram temas de estudos de mulheres sensacionais. Hypathya, Sophie Germain, Ada Lovelace, Sofia Kovalevskaia, Emmie Noether e Maryam Mirzakhani são algumas das heroínas que fizeram história nos últimos 2.000 anos resolvendo problemas importantes para a humanidade. Discutiremos um pouco da vida de cada uma delas e também um pouquinho de seus estudos.  

09h10 Matemática, Computação Gráfica e Visão Computacional: onde vÍdeo games, cinema 3d e realidade aumentada se encontram Palestra
Local: Auditório do CIC/UFAL

Palestra com o Prof. Thales Vieira do Instituto de Matemática/UFAL

10h20 Física: seus diferentes caminhos Palestra
Local: Auditório do CIC/UFAL

Palestra com a Profa. Ma. Socorro Pereira do Instituto de Física/UFAL

13h00 Palestra 4 - Profa. Marília Goulart Palestra
Local: Auditório do CIC/UFAL

Palestra com a Profa. Marília Goulart do Instito de Química e Biotecnologia/UFAL

14h10 Palestra 5 - Prof. Euzébio Goulart Palestra
Local: Auditório do CIC/UFAL

Palestra com o Prof. Euzébio Goulart do Instituto de Química e Biotecnologia/UFAL

15h20 Palestra 6 - Profa. Monique da Silva Palestra
Local: Auditório do CIC/UFAL

Palestra com a Profa. Monique da Silva do Instituto de Química e Biotecnologia/UFAL

08h00 Apresentação das bolsistas Palestra
Local: Auditório do CIC/UFAL
09h10 Palestra 7 - Prof. Eduardo Setton Palestra
Local: Auditório do CIC/UFAL

Palestra com o Prof. Eduardo Setton do Centro de Tecnologia/UFAL

10h20 Apresentação das bolsistas Palestra
Local: Auditório do CIC/UFAL

Local

Auditório do CIC - UFAL - Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins, Maceió , Alagoas,

Organizador

Universidade Federal de Alagoas