MENTES CRIMINOSAS 3

15 de maio de 2019, 08h00 até 17 de maio de 2019, 18h00

Auditório David Mufarrej - UNAMA Alcindo Cacela, Belém, PA

Sobre

O Mentes Criminosas, evento realizado pelo Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses - INFOR, consolidado em todo o Brasil, vem nesta terceira edição com uma temática voltada para a transferência genética de característicaspsicopatas ao longo das gerações. Contará com a participação de profissionais de referência nacional comoo Dr. em genéticaPabloFrancez, Perito Criminal da Politec-AP e autor do livro Introdução a Biologia Forense, da Psicóloga Denise Morelli, Perita da Politec-AP ereferência em crianças psicopatas e Psicopatia Criminal e do renomado Cassio Thyone, Perito Criminal da Policia Civil de Brasilia e membro do Conselho NacionaldeSegurançaPública – CONASP.

O evento terá carga horária total de 30 horas, distribuidas entre os dias 15, 16 e 17de maio de 2019, sendo o dia 15 destinado para o pré-evento coma realização de minicursos. Nos dias 16 e 17 teremos a realização de palestras e da mesa redonda que trará como tema "A herança do Mal".

Teremos o sorteio do "Livro Introdução a Biologia Forense" com dedicatório do autor Pablo Abdon da Costa Francez, além de bolsas de estudo Integrais e Parciais na pós graduação de perícia criminal.

Local do evento

Auditório David Mufarrej - UNAMA Alcindo Cacela - 66065-219, Avenida Alcindo Cacela - de 3941 ao fim - lado ímpar, Condor , Belém, Pará

Palestrantes

  • Pablo Abdon da Costa Francez

    Pablo Abdon da Costa Francez - Polícia Técnico-Científica do Estado do Amapá - Politec-AP

    Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (1995-1999), graduação em Ciências Biológicas modalidade Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (2002-2003), Especialização em Genética Forense pela Universidade Federal do Pará (2005), Especialização em Genética Molecular Humana conferido pela Sociedade Brasileira de Genética (2006), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2000-2002) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2007-2011). Atualmente é Perito Criminal - Polícia Técnico- Científica. Tem experiência nas áreas de Perícia Ambiental, Genética de Populações, Genética Forense, Biologia Forense, Tricologia Forense (Análise de pelos e fibras) e Entomologia Forense. Autor do livro "Introdução a Biologia Forense".

    16/05 - 15h00 Perfis de Manchas de Sangue: uma contextualização mundial.
    17/05 - 16h00 A Herança do Mal

  • Denise Aparecida Morelli Ribeiro

    Denise Aparecida Morelli Ribeiro - POLITEC - AP

    Possui graduação em Psicologia (Licenciatura Plena e Formação de Psicóloga) pelo Centro Universitário do Norte Paulista (2001) e Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco (1996) . É Psicóloga do Instituto Penitenciário do Amapá (IAPEN), Perita em Psicologia Forense na POLITEC, Instrutora na Escola de Administração Pública e Na Escola de Administração Penitenciária do Amapá, Consultora do Instituto de Desenvolvimento Humano Educacional e de Aperfeiçoamento e de programas de Rádio e TV sobre Criminologia, Professora Formadora e Tutora do CAPES/ MEC - UNIFAP, atuou com professora da Faculdade Meta de Macapá, da Faculdade de Tecnologia de Macapá e da Universidade Estadual Vale do Acaraú, do Instituto Macapaense de Melhor Ensino Superior (IMMES) e na Faculdade APOENA, Palestrante, Supervisora Clínica em Psicanálise, Psicologia Jurídica e Psicopedagogia.

    17/05 - 15h00 Psicopatia: herdada ou adquirida.
    17/05 - 16h00 A Herança do Mal

  • Dirceu Costa dos Santos

    Dirceu Costa dos Santos - Universidade do Estado do Pará - UEPA

    Pesquisador colaborador do Núcleo de Medicina Tropical (NMT) /UFPa com o projeto de Caracterização Imaginológica e comparativa do Sistema Nervoso Central de Primatas através de Ressonância Magnética e Impressão 3D. Possui Mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal do Pará (2004), Possui experiência em Radiodiagnóstico na empresa SESI/Pa e em pesquisa com primatas não humanos na área de Leishmaniose. Foi professor substituto na Universidade do Estado do Pará, onde ministrou as disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Saúde Coletiva, Antropologia Biomédica,Epidemiologia, Análises por Imagem e Biologia Celular. Atualmente é professor e Coordenador do Curso de Biomedicina da Universidade da Amazônia, onde ministra as disciplinas de Fisiologia e Tópicos Integradores e Gestão de Serviços de Saúde e Controle de qualidade

    17/05 - 14h00 Análise Bioquímica e interferências neuroanatômicas na psicopatia.
    17/05 - 16h00 A Herança do Mal

  • Nachara Palmeira Sadalla

    Nachara Palmeira Sadalla - ESAMAZ

    Possui graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (2000),Especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Estácio de Sá, Mestrado em Ciências da Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2016) e Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais - UNIVERSIDAD MUSEO SOCIAL ARGENTINO (2016). Atualmente é professora da ESAMAZ, Membro da ABRACRIM- PA.Colaboradora Investigadora do Centro de Investigação em Justiça Penal e Criminologia da Escola de Direito da UNIVERSIDADE DO MINHO-UMINHO.

    16/05 - 11h00 A personalidade psicopática e seus reflexos na deep web.

  • Tarcísio André Amorim de Carvalho

    Tarcísio André Amorim de Carvalho - Centro de Perícias Científicas Renato Chaves

    Possui formação acadêmica em nível de Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (2003). Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Genética e Biologia Molecular (área de concentração Genética Humana) pela Universidade Federal do Pará. Perito Oficial do Estado do Pará, vinculado ao Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves'. Experiência na área de Genética Humana, Genética Médica, Genética Forense e Diagnóstico Molecular.

    15/05 - 14h00 Coleta de amostras biológicas
    16/05 - 10h00 Desafios da Genética Forense na Região Norte

  • Cassio Thyone Almeida de Rosa

    Cassio Thyone Almeida de Rosa - Polícia Civil do Distrito Federal

    Possui graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (1989) e especialização em Geologia Econômica (1995). Atualmente é perito criminal - Polícia Civil do Distrito Federal, onde exerce a função desde 1993. É professor da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal, da Academia Nacional de Polícia da Polícia Federal e do Centro de Formação de Praças da Polícia Militar do Distrito Federal. Colaborador da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Tutor de quatro disciplinas no projeto de ensino a distância, dentre as quais o Local de Crime Isolamento e Preservação. Possui o título de Especialista na área de Crimes Contra a Pessoa, concedido pela Associação Brasileira de Criminalística em 2006. É também Agente de Segurança de Vôo, tendo concluído o curso no CENIPA (Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos) em 2007, habilitado para investigações em acidentes aeronáuticos. Tem experiência na área de Criminalística, com ênfase em Perícias na Área de Crimes Contra a Pessoa; Crimes Contra o Patrimônio e Acidentes Aeronáuticos.

    16/05 - 16h00 Serial Killer de Luziânia - GO
    17/05 - 09h00 Documentoscopia e Grafoscopia

  • Leonardo Furtado

    Leonardo Furtado - Google Street View Trusted

    Fotógrafo habilitado para realização de registros fotográficos aéreos; Diretor Executivo da ADVB Pa; Fotógrafo publicitário da Cerpa cervejaria; Fotógrafo credenciado e autorizado pelo programa Google Street View Trusted;

    16/05 - 14h00 Local de crime e realidade virtual com fotografia 360º; Potencialidade na investigação forense.

  • Carlos Barretto

    Carlos Barretto - Instituto Paraense de Ciências Jurídicas

    Jurista,  hipnoterapeuta e professor do Instituto Paraense de Ciências Jurídicas.

    15/05 - 14h00 Hipnose, saúde psicossomática e suas aplicações na criminalística e na medicina.
    17/05 - 10h00 Hipnose Contemporânea: do mítico a comprovação científica

  • Lucas Dourado Leão

    Lucas Dourado Leão - Universidade da Amazônia - UNAMA

    Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia-UNAMA (2017), Vice-Diretor da Regional Norte da Associação Brasileira em Psicologia Jurídica (2017-2019).

    17/05 - 08h00 Psicologia Criminal e Psicopatia.

  • Celso Felipe Bandeira de Sá

    Celso Felipe Bandeira de Sá - Centro de Perícias Científicas Renato Chaves

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002). Atualmente é Perito Criminal - Médico Veterinário, pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves na Unidade Regional de Marabá, realizando perícias no âmbito da Medicina Veterinária Legal e outras áreas forenses, como: perícias de levantamento de local de crimes contra a vida, contra o patrimônio, toxicologia, balística e outras perícias genéricas.

    17/05 - 11h00 Crimes Contra Animais: um sinal de psicopatia.

Programação

Horário Atividade Descrição
16/05
08h00 Hall de entrada do Auditório David Mufarrej Credenciamento
Credenciamento

O credenciamento será realizado pela equipe de credenciamento do INFOR Belém no dia 16 de maio de 2019, das 08:00 às 09:00 horas no hall de entrada do auditório David Mufarrej.

Importante: participante deve portar um documento oficial com foto.

09h00 Auditório David Mufarrej Abertura
Abertura

Para a abertura do Mentes Criminosas III será formada a mesa e em seguida será serviço o coquetel de abertura do evento.

Horário Atividade Descrição
15/05
14h00 Sala 01 Hipnose, saúde psicossomática e suas aplicações na criminalística e na medicina.
Minicurso
Carlos Barretto

Número de vagas: 50

Investimento: R$ 30,00

14h00 Sala 03 Coleta de amostras biológicas
Minicurso
Tarcísio André Amorim de Carvalho

Número de vagas: 20

Investimento: R$ 30,00

Horário Atividade Descrição
16/05
10h00 Auditório David Mufarrej Desafios da Genética Forense na Região Norte
Palestra
Tarcísio André Amorim de Carvalho
11h00 Auditório David Mufarrej A personalidade psicopática e seus reflexos na deep web.
Palestra
Nachara Palmeira Sadalla
14h00 Auditório David Mufarrej Local de crime e realidade virtual com fotografia 360º; Potencialidade na investigação forense.
Palestra
Leonardo Furtado
15h00 Auditório David Mufarrej Perfis de Manchas de Sangue: uma contextualização mundial.
Palestra
Pablo Abdon da Costa Francez
16h00 Auditório David Mufarrej Serial Killer de Luziânia - GO
Palestra
Cassio Thyone Almeida de Rosa
17/05
08h00 Auditório David Mufarrej Psicologia Criminal e Psicopatia.
Palestra
Lucas Dourado Leão
09h00 Auditório David Mufarrej Documentoscopia e Grafoscopia
Palestra
Cassio Thyone Almeida de Rosa
10h00 Auditório David Mufarrej Hipnose Contemporânea: do mítico a comprovação científica
Palestra
Carlos Barretto
11h00 Auditório David Mufarrej Crimes Contra Animais: um sinal de psicopatia.
Palestra
Celso Felipe Bandeira de Sá
14h00 Auditório David Mufarrej Análise Bioquímica e interferências neuroanatômicas na psicopatia.
Palestra
Dirceu Costa dos Santos
15h00 Auditório David Mufarrej Psicopatia: herdada ou adquirida.
Palestra
Denise Aparecida Morelli Ribeiro
Horário Atividade Descrição
17/05
16h00 Auditório David Mufarrej A Herança do Mal
Mesa-redonda
Denise Aparecida Morelli Ribeiro, Dirceu Costa dos Santos, Pablo Abdon da Costa Francez

Inscrições

Organizador

  • Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses
    O Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses objetiva congregar peritos criminais em nível nacional de forma a atender a crescente demanda por exames periciais, assistentes técnicos, consultorias, palestras, capacitação (curso de extensão, atualização, treinamentos operacionais e cursos de especialização) além de análise instrumental e laboratorial na área pericial
    Entre em contato

Apoio