Mês Psi 2024 - Interseccionalidade: As questões de gênero,raça e classe na atuação e formação dos profissionais em Psicologia.

O que a Psicologia tem haver com a Interseccionalidade? Para entender o sujeito precisamos olhar para sua complexidade .....

É preciso compreender que o sujeito ocupa diversos lugares que intersecciona e constrói este lugar. A teórica Kimberlé Crensahw chamará estes cruzamentos de interseccionalidade. Crenshaw analisa como “sistemas discriminatórios” (racismo, patriarcalismo, opressão de classe, etc), ou, ainda, “eixos discriminatórios” / “eixos de poder/ “eixos de subordinação impactam no judiciário já que a escritora constrói sua teoria a partir do sistema judiciário afroestadunidense. E o que a Psicologia tem haver com isso ?

Qual é a relevância disso para a Psicologia? Ao longo dos cinco anos de formação em Psicologia, temas como raça, gênero e sexualidade frequentemente foram relegados a segundo plano, enquanto tópicos como psicopatologia, psicoses, fracasso escolar, avaliação psicológica e burnout dominavam as discussões. Pouco se discutia sobre como características como cor da pele, classe social, identidade de gênero, orientação sexual e outros marcadores identitários influenciam as relações sociais e a psiquê do sujeito.

Leia mais... →

Data do evento

21 de agosto de 2024, 19h00 - 21h00

LOCAL DO EVENTO

Auditório da UNIFACS CTN - Av. Tancredo Neves, 2131 - Caminho das Árvores, Salvador - BA, 41820-021, Caminho das Árvores, Salvador - Bahia

Ver no mapa