O programa de extensão CALID convida todas e todos a participarem da mesa redonda “O corpo político: arte e ativismo entre a América Latina e os Estados Unidos”.
Neste evento, temos o objetivo de abrir o diálogo sobre o lugar do corpo nos processos de militância, a partir da experiência dança.
Partimos do princípio que a dança é uma manifestação cultural por meio do qual os indivíduos atribuem sentido à vida, se entendem como sujeitos no mundo e constroem laços de afeto e ação política. Estes laços envolvem a construção de identidades coletivas que ultrapassam os limites estabelecidos tanto pelas fronteiras nacionais como pela ação política convencional e eurocêntrica, que, muito recorrentemente ignoram a dimensão emocional e afetiva dos sujeitos políticos.
Esta mesa redonda contará com a presença de Camila Daniel (Brasil), Franca Muller Paz (Peru/EUA) e Mariana Castañeda Lopez (México/EUA), que contarão sobre seu processo de engajamento político a partir da dança, enfatizando a construção de ação política da população latina nos Estados Unidos, sobretudo no contexto do governo Trump e do projeto de solidariedade transnacional e feminista elaborado por elas.
O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. Contamos com a presença de vocês.