A pesquisa acadêmica com abordagem em mídia e religião nos remete à análise de como a tecnologia da comunicação está alterando a formação identitária do ser religioso. Há quem pense que estudar mídia e religião é debruçar-se apenas sobre os significados religiosos. Pelo contrário, estudar a midiatização da religião é estar atento à mudança cultural atravessada pela lógica das mídias.
E esse percurso da pesquisa é dialético. O fato em questão não é só estudar aquela religião específica que está midiatizando suas práticas, mas, também, analisar como a mídia está sacralizando seus próprios processos. Estar atento a esse fenômeno significa também perceber que não estamos numa era de mudanças sociais pontuais, conquanto estamos numa mudança de era, e a religião sente os impactos dessa mudança, provocada por uma revolução tecnocomunicacional.
Por isso mesmo teremos, no dia 27 de outubro, a partir das 08h00, uma palestra-aula com o Prof. Dr. Júlio César Adam. O mesmo é graduado em Teologia e doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC/RS. É coordenador do Programa de Pós-graduação da Faculdades EST. Tem pesquisado sobre elementos religiosos na indústria cultural de Max Horkheimer e Theodor Adorno. Além de temas relacionados a mídias, cultura pop e religião vivida, comportamento e religiosidade juvenil na atualidade.
Então venha conosco conhecer mais sobre a Midiatização da Religião. Faça agora mesmo sua inscrição gratuita, participe do evento e ainda receba um certificado de participação!
Até lá!