MINICURSO - DIÁLOGOS COM A ESCRITA CIENTÍFICA

MINICURSO - DIÁLOGOS COM A ESCRITA CIENTÍFICA

Faça sua inscrição
De 11 maio a 15 de junho Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

O minicurso intitulado “Diálogos com a escrita científica", destinado a alunos dos cursos de graduação do Ifal (licenciaturas, bacharelados, tecnológicos), pretende, com base em blocos de discussão, tratar de pressupostos epistemológicos e práticos da escrita acadêmico-científica, enaltecendo aspectos voltados à(s)/ao(s): 1) saber acadêmico-científico; 2) especificidades da escrita científica (regras da ABNT); 3) métodos e técnicas de pesquisa; 4) formação de pesquisa em bases indexadas;5) técnicas de leitura e de escrita científica; 6) os gêneros textuais-discursivos resumo, fichamento, 7) resenha e artigo científico.

1- Semana 1 - Profa.responsável: Rossana Viana Gaia

Tópico 1: Saber acadêmico-científico/ especificidades da escrita científica (regras da ABNT)

  • Conteúdos:

  • 1. A pesquisa científica, a organização do tempo e a ética na pesquisa.

  • 2. O uso de thesaurus, formas de citação e regras para referências.

  • 3. O projeto de pesquisa

  • 4. Principais características da redação técnica científica.

2- Semana 2 - Prof./Profa.responsável: Adelayde Rodrigues

Tópico 2: Métodos e técnicas de pesquisa / A escrita científica e a epistemologia

2.1 Conteúdos:

2.1.1 Os elementos essenciais da escrita científica: tema, objeto de pesquisa, problema de pesquisa e o título;

2.1.2 A epistemologia como análise conceitual e base de fundamentação teórica na escrita científica.

3- Semana 3 - Prof./Profa.responsável: Carlos Henrique Almeida Alves

Tópico 3: Formação de pesquisa em bases indexadas

3.1 Conteúdos:

3.1.1 A pesquisa em bases indexadas: recursos e possibilidades de formação de banco de dados.

3.1.2 Onde e como pesquisar.

3.1.2.1 As bases indexadas como as grandes bibliotecas da atualidade.

3.1.3 Confiabilidade, Fator de impacto e qualidade da pesquisa.

3.1.4 O método lógico/booleano para extração sistemática dos dados.

3.1.5 Seleção e classificação dos conteúdos indexados.

3.1.6 Comparações entre revisão de literatura e revisão sistemática de literatura, na formatação do texto científico.

4- Semana 4 - Prof./Profa.responsável: Maria Lucilene

Tópico 4: Técnicas de leitura e de escrita científica; os gêneros textuais-discursivos resumo e fichamento

  • Conteúdos: Texto e leitura.

  • Tipo e Gênero textual.

  • Gêneros textuais-discursivos resumo e fichamento.

  • Distinção resumo e fichamento.

  • Tipos de resumo.

  • Tipos de fichamento.

5- Semana 5 - Prof./Profa.responsável: Ricardo Jorge de S.Cavalcanti

Tópico 5: Técnicas de leitura e de escrita científica; os gêneros textuais-discursivos resenha e artigo científico

  • Conteúdos: Leitura dos gêneros em tela.

  • Tipos e Gêneros textuais-discursivos (retomada de conceitos).

  • Movimentos retóricos dos gêneros acadêmicos Resenha e Artigo científico (introdução).

  • O gênero Resenha no contexto acadêmico.

  • O gênero Artigo Científico: proposição, características, tipos.


Programação

08h00 Tópico 1: Saber acadêmico-científico/ especificidades da escrita científica (regras da ABNT)Saber acadêmico-científico/ especificidades da escrita científica (regras da ABNT) Atividade Teórica/Prática
Local: Sala Virtual

Tópico 1: Saber acadêmico-científico/ especificidades da escrita científica (regras da ABNT)1- Semana 1 - Profa.responsável: Rossana Viana Gaia

Conteúdos:

1. A pesquisa científica, a organização do tempo e a ética na pesquisa.

2. O uso de thesaurus, formas de citação e regras para referências.

3. O projeto de pesquisa

4. Principais características da redação técnica científica.

08h00 Tópico 2: Métodos e técnicas de pesquisa / A escrita científica e a epistemologia Atividade Teórica/Prática
Local: Sala Virtual

2- Semana 2 - Prof./Profa.responsável: Adelayde Rodrigues

Tópico 2: Métodos e técnicas de pesquisa / A escrita científica e a epistemologia

2.1 Conteúdos:

2.1.1 Os elementos essenciais da escrita científica: tema, objeto de pesquisa, problema de pesquisa e o título;

2.1.2 A epistemologia como análise conceitual e base de fundamentação teórica na escrita científica.

08h00 Tópico 3: Formação de pesquisa em bases indexadas Atividade Teórica/Prática
Local: Sala Virtual

3- Semana 3 - Prof./Profa.responsável: Carlos Henrique Almeida Alves

Tópico 3: Formação de pesquisa em bases indexadas

3.1 Conteúdos:

3.1.1 A pesquisa em bases indexadas: recursos e possibilidades de formação de banco de dados.

3.1.2 Onde e como pesquisar.

3.1.2.1 As bases indexadas como as grandes bibliotecas da atualidade.

3.1.3 Confiabilidade, Fator de impacto e qualidade da pesquisa.

3.1.4 O método lógico/booleano para extração sistemática dos dados.

3.1.5 Seleção e classificação dos conteúdos indexados.

3.1.6 Comparações entre revisão de literatura e revisão sistemática de literatura, na formatação do texto científico.

08h00 Tópico 4: Técnicas de leitura e de escrita científica; os gêneros textuais-discursivos resumo e fichamento Conteúdos: Texto e leitura. Atividade Teórica/Prática
Local: Sala Virtual

4- Semana 4 - Prof./Profa.responsável: Maria Lucilene

Tópico 4: Técnicas de leitura e de escrita científica; os gêneros textuais-discursivos resumo e fichamento

Conteúdos: Texto e leitura.

Tipo e Gênero textual.

Gêneros textuais-discursivos resumo e fichamento.

Distinção resumo e fichamento.

Tipos de resumo.

Tipos de fichamento.

08h00 Tópico 5: Técnicas de leitura e de escrita científica; os gêneros textuais-discursivos resenha e artigo científico Atividade Teórica/Prática
Local: Sala Virtual

5- Semana 5 - Prof./Profa.responsável: Ricardo Jorge de S.Cavalcanti

Tópico 5: Técnicas de leitura e de escrita científica; os gêneros textuais-discursivos resenha e artigo científico

Conteúdos: Leitura dos gêneros em tela.

Tipos e Gêneros textuais-discursivos (retomada de conceitos).

Movimentos retóricos dos gêneros acadêmicos Resenha e Artigo científico (introdução).

O gênero Resenha no contexto acadêmico.

O gênero Artigo Científico: proposição, características, tipos.

Organizador

CARLOS HENRIQUE ALMEIDA ALVES

Professor da Rede Pública Federal, com experiência em organização de eventos científicos, gestão de pesquisa, pós-graduação e inovação, estímulo a projetos de iniciação científica.