Informações

O curso visa apresentar discussões e pensamentos críticos de diferentes grupos de pensadores acerca da Modernidade, especialmente a partir da metáfora da “morte de Deus” em Nietzsche, passando por Heidegger até os dias atuais com Bauman e, sobretudo a partir de pensadores latino-americanos, como Dussel e Aníbal Quijano, que afirmam a necessidade de decolonizar as epistemologias eurocêntricas e seus cânones.

Modalidade: Presencial

Local: Mini auditório de Filosofia/ICHCA- UFAL

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Dr. Hugo Brandão

Saiba mais

Mestrando: Willames Frank

Saiba mais

Dr. Francisco Pereira de Sousa

Programação:

Aula 1: O que é a Modernidade? Aula · Dr. Hugo Brandão

Aula 2: A aufhebung do conceito de modernidade e suas consequências para o pensamento político contemporâneo Aula · Dr. Francisco Pereira de Sousa

Aula 3: Crítica à modernidade desde a pós modernidade Aula · Dr. Hugo Brandão

Aula 4: A Modernidade como Violência: Uma Análise Crítica desde a América Latina Aula · Mestrando: Willames Frank

Universidade Federal de Alagoas

Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins

Cidade Universitária, MACEIÓ - AL

57072-900

Universidade Federal de Alagoas

Ver no mapa

Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins

Cidade Universitária, MACEIÓ - AL

57072-900

Minicurso: Crítica à Modernidade

Dr. Hugo Brandão

Instituto Federal de Alagoas - Ifal


Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (2019). Tem Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia e Filosofia da Religião. Especialização em Geo-História pelo Centro Universitário CESMAC (2012), pesquisando sobre os impactos do turismo para a Ilha de Santa Rita em Alagoas, contribuindo para o desenvolvimento e proteção da mesma. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco, na linha de pesquisa Campo religioso brasileiro, cultura e sociedade, atuando em especial na área de Filosofia da Religião, Investigando o pensamento de Nietzsche, a "morte de Deus", Pós-modernidade, valores e moral e o fenômeno religioso. Atualmente, docente efetivo de filosofia no Instituto Federal de Alagoas, com vasta experiência na docência, no que tange a rede estadual, rede privada e cursinhos pré-vestibulares. Atuou com as disciplinas de História e Filosofia ao longo de sua carreira profissional.

Mestrando: Willames Frank

Universidade Federal de Alagoas


Mestrando em Filosofia e graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, Filosofia latino americana e Filosofia Política, também realiza pesquisa em Ciência da Religião, com foco em antropologia das religiões, e Teologia da Libertação.

Dr. Francisco Pereira de Sousa

Universidade Federal de Alagoas - Ufal


Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1995), Bacharelado em Direito pela Faculdade Raimundo Marinho (2016), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), Doutorado Integrado em Filosofia pelas Universidades Federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte (2011) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Alagoas: professor da graduação e do mestrado de filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em filosofia do direito e filosofia política, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, discursos sobre direitos humanos e democracia, direito internacional, representação política, cidadania, Estado, Organizações da Sociedade Civil, direitos de minorias, multiculturalismo, religião, psicanálise e sociedade.