A MISSÃO CATÓLICA JESUS NA FRONTEIRA é um projeto evangelizador destinado a alcançar pessoas de todas as idades e condições sociais. Por meio de ações de evangelização, serviços comunitários e atividades espirituais, busca-se fortalecer a fé e promover o amor cristão nas comunidades atendidas. O ponto central da Missão são as visitas porta-a-porta, realizadas pelos missionários, nas quais são orientadas a fazerem o anúncio querigmático da nossa salvação, a partir de Jesus Cristo.
As atividades da Missão duram uma semana, sempre iniciando no domingo de manhã e finalizando no sábado após o almoço. Este projeto teve início em 2016, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Porto Esperidião – MT, com o objetivo de anunciar o Evangelho nas comunidades da fronteira Brasil-Bolívia.
A primeira edição da Missão ocorreu em 2017, com um pequeno grupo missionário inspirado pelo Ano Nacional Mariano. Mais de trinta jovens foram enviados às comunidades rurais da paróquia, incluindo a comunidade boliviana de Santo Antônio de La Sierra, Barbeicho. Nesse ano, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida percorreu as comunidades missionadas, oferecendo consolo e a presença fecunda da Igreja.
Desde então, a Missão tem realizado outras edições, cada uma com um tema específico a ser vivenciado pelos missionários. A sexta e mais recente edição, com o tema “Vocação: Graça e Missão”, dado pelo Ano Vocacional do Brasil, diferente das anteriores que sempre ocorreram em janeiro, foi realizada entre os dias 09 e 15 de julho de 2023, alcançando em torno de 60 missionários.
E a próxima edição, inspirada no Jubileu de 2025, conclamado pelo Papa Francisco, acontecerá entre os dias 12 e 18 de janeiro de 2025, com o tema "Peregrinos da Esperança".