Metodologias Inovadoras e Tecnologias Digitais no Ensino de História

Faça sua inscrição
Quinta, 28 de março de 2024 Das 19:00 às 21:00

Sobre o Evento

Data e Horário: 28 de março de 2024, às 19:00 (Horário de Brasília)

Descrição:

Este curso online oferece uma exploração das metodologias inovadoras e tecnologias digitais aplicadas ao ensino de história. Durante duas horas, examinaremos como integrar ferramentas digitais e abordagens pedagógicas criativas para tornar o estudo da história mais envolvente e acessível. Se você é um educador em busca de estratégias para revitalizar o ensino de história, este curso é para você!

Sobre o Evento:

Neste curso online, você aprenderá a utilizar recursos digitais e metodologias ativas para transformar a maneira como o ensino de história é conduzido. Através de exemplos práticos e discussões interativas, exploraremos como incorporar mídias digitais, simulações históricas e outras tecnologias para enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos.

Benefícios:

  • Aprendizado de Metodologias Inovadoras para o Ensino de História
  • Exploração de Tecnologias Digitais para Enriquecer o Estudo Histórico
  • Desenvolvimento de Habilidades para Criar Experiências de Aprendizado Interativas
  • Networking com Educadores Engajados em Práticas Inovadoras de Ensino de História
  • Aplicação Prática dos Conceitos Aprendidos em Diversos Contextos Educacionais

Facilitadores:

Dayse Marinho Martins

Doutora em Políticas Públicas (UFMA), Doutora em História (UFMA), Mestra em Cultura e Sociedade (UFMA) Licenciada em PEDAGOGIA, HISTÓRIA e FILOSOFIA, Bacharela em PSICOLOGIA com formação de psicóloga, graduanda em GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA, COMUNICAÇÃO SOCIAL RÁDIO E TV com Especializações em áreas das Ciências Humanas além de Formação em Mídias digitais e tecnologias educacionais pela Universidade de Coimbra. Realiza pesquisas sobre currículo, ensino-aprendizagem, mídias, redes sociais, educomunicação, tecnologias educacionais digitais, gamificação, história da educação, história do Maranhão, políticas públicas em saúde e educação, psicologia clínica, saúde mental, arqueologia lacustre maranhense e educação patrimonial. Tem experiência em docência, supervisão e gestão escolar em todos os níveis da Educação Básica, bem como, aprofundamento em informática e comunicação na educação. Professora da rede municipal de São Luís MA, Especialista em Educação da Secretaria de Estado da Educação SEDUC MA, Psicóloga Clínica CRP 22/03627. Docente externa permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia PPGPSI UFMA - Mestrado, atuando na Linha de Pesquisa História, Epistemologia e Fenômenos Psicológicos com estudos sobre Fenomenologia husserliana; fenômenos psicopatológicos e corpo no mundo da vida contemporâneo; Clínica social e políticas públicas; Redes sociais, tecnologias digitais e subjetividade, psicologia escolar e educacional, história da Psicologia no Maranhão. Pesquisadora, Membra Efetiva, segunda secretária da Academia Maranhense de Ciências ocupando a cadeira 42, patroneada por Claude Abbeville. Membra Efetiva Fundadora e primeira presidente da Academia Penalvense de Letras e Artes, cadeira 02, patroneada por Aldo Leite. Membra das diretorias do comitê municipal do Partido Comunista do Brasil em São Luís e da União Brasileira de Mulheres (UBM) no Maranhão.

João Batista Bottentuit Junior

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É professor Associado III da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado e Doutorado - Acadêmico) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional). É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. É avaliador de cursos de graduação presenciais e a distância do MEC/INEP. Ao longo da sua carreira já assumiu os seguintes cargos de gestão: Coordenador do Curso de Pedagogia EAD UFMA (2012-2015), Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil - EAD UFMA (2013-2014), Coordenador do Mestrado em Cultura e Sociedade - UFMA (2018-2019) e Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - FAPEMA (2019 - 2023). E-mail: joaobbj@gmail.com

Público-Alvo:

Este curso destina-se a professores de história de todos os níveis de ensino, estudantes de licenciatura em história, coordenadores pedagógicos, gestores educacionais e demais interessados em explorar novas abordagens para o ensino de história com o uso de tecnologia.

Inscrições Gratuitas:

Garanta sua vaga agora mesmo e participe desta oportunidade de desenvolvimento profissional! As inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas disponíveis.

Nota:

Após a inscrição, os participantes receberão um e-mail de confirmação, e um dia antes do evento, receberão o link para acesso à plataforma virtual.

Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e transformação no ensino de história!

Carregando área de inscrição

Organizador

João Batista Bottentuit Junior