Mobilização Pró-Saúde da População Negra Carioca

25 de outubro de 2021, 14h00 - 17h00

Informações

A mobilização pela saúde da população negra carioca iniciada em outubro de 2020 continua e o CTSPN mantém ao longo deste ano o diálogo com o Legislativo (vide abaixo nos comentários uma das sugestões de projeo de lei). O pleito é: saúde integral em todas as etapas do ciclo de vida, garantindo que crianças, jovens, adultos (as) e idosos (as) tenham o acesso adequado à saúde, é colaborar em especial para redução dos altos índices de mortes entre a população negra carioca.

A finalidade deste evento foi debater sobre o projeto de lei a ser apresentado pelo Legislativo para o enfrentamento do racismo institucional na saúde por meio de uma política municipal de saúde da população negra, incluindo neste projeto a instância de gestão, monitoramento e avaliação da política e respectivos programas e planos operativos.

Em 2020, o Comitê Saúde População Negra RJ lançou um abaixo-assinado, obtendo à época, assinaturas de várias candidaturas do executivo e legislativo municipal RJ 2021-2024 e do eleitorado.

Esta reunião foi para manter a mobilização até termos equidade racial no SUS carioca, bem como para apresentar a estratégia de defensoria baseada em dados de cidadania.

Uma vez que a sociedade brasileira ao aprovar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra(PNSIPN) reconheceu o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde, igualmente a necessidade de desconstruí-lo no Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário monitorar os dados de saúde para identificação e correção das iniquidades étnico-raciais no ponto do cuidado. Ao eliminar as diferenças injustas e evitáveis no acesso ao SUS podemos garantir serviços não só justos como isentos de vieses para todas as pessoas.

Esta é uma demanda antiga do Comitê Técnico de Saúde da População Negra (CTSPN) do Município do Rio de Janeiro, criado pela resolução 1298 de 10 de setembro de 2007, que precisa da análise de dados em saúde para propor as estratégias de implementação da PNSIPN na cidade.

Isto posto, para assessorar o CTSPN, propomos a criação do GT Dados de Cidadania, com o apoio do

Grupo de Apoio Estatístico (GAE), da UNIRIO, na pessoa do Prof. Dr. Alexandre Sousa da Silva, é parceiro do CTSPN - SMS - RJ.
http://gae.uniriotec.br/index.html

O GT terá as seguintes atribuições:

Colaborar na qualificação da coleta do quesito cor, assim como de outros dados sensíveis (orientação sexual, por ex), de modo que a tomada de decisão seja eficiente e eficaz no enfrentamento das desigualdades em saúde[1] Por exemplo:
Mini-curso (quiz):
Quesito cor na Entrevista Clínica

Analisar de forma desagregada e multivariada o quesito cor e demais dados estratificadores de equidade[2] (idade, sexo, gênero, renda, escolaridade e localização geográfica) que são comumente usados para medir as desigualdades em saúde, incorporando o princípio da interseccionalidade no processo de saúde-doença e no ciclo vital.

Com recursos de Big Data e Inteligência Analítica, entre outras tecnologias emergentes [3], usar tanto medidas absolutas (com base na diferença) e relativas (com base na taxa) para quantificar as desigualdades entre os grupos populacionais, fornecendo uma descrição abrangente, caso presente, da desigualdade em saúde, evitando vieses de notificação.

Revisar a literatura e os dados para considerar o contexto e o impacto dos achados, assim como sua significância estatística

O Grupo de Trabalho GT Dados de Cidadania, observando dados referentes à Saúde da População Negra, será integrado por 1 (um) ou mais representantes das entidades, integrando membros do governo e da sociedade civil, sob coordenação do CTSPN.


[1] Brasil. Ministerio da Saude.Asis - Analise de Situacao de Saude / Ministerio da Saude, Universidade Federal de Goias. – Brasilia : Ministerio da Saude, 2015. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/asis_analise_situacao_saude_volume_1.pdf

[2] Canadian Institute for Health Information. In Pursuit of Health Equity: Defining Stratifiers for Measuring Health Inequality — A Focus on Age, Sex, Gender, Income, Education and Geographic Location. Ottawa, ON: CIHI; 2018. https://www.cihi.ca/sites/default/files/document/defining-stratifiers-measuring-health-inequalities-2018-en-web.pdf

[3] Cruz, Isabel CF da. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra –PNSIPN na Atenção Primária à Saúde (Digital): promovendo a equidade no ponto do cuidado. Boletim NEPAE-NESEN, [S.l.], v. 18, n. 1, may 2021. ISSN 1676-4893. Disponível em: <http://www.jsncare.uff.br/index.php/bnn/article/view/3427/905>. Acesso em: 22 sep. 2021.

#Compartilhe
#pressioneconosco
#SaúdePopNEGRAimporta
#vidalongacomsaúdeesemracismo
#ÁreaTécnicaPNSIPN
#VidasNEGRASimportam

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Louise Mara S. Silva

Saiba mais

ISABEL CRUZ

Saiba mais

Fernanda Sandes Cardoso

Saiba mais

Alexandre Sousa da Silva

Saiba mais

Lia Maria Manso Siqueira

Saiba mais

Monica Benicio

Saiba mais

Reimont

Saiba mais

Thais Ferreira

Saiba mais

Tainá de Paula

Saiba mais

Lindbergh Farias

Saiba mais

Monique Miranda

Programação:

Abertura Abertura · Louise Mara S. Silva, Monique Miranda

CTSPN e o GT Dados de Cidadania Sessão técnica

Quesito cor: análise do SRAG sobre a condição da mulher na Cidade do Rio de Janeiro Mesa Temática · Alexandre Sousa da Silva, Fernanda Sandes Cardoso

Manifesto do Movimento de Mulheres contra a Mortalidade Materna na cidade do Rio de Janeiro Palestra Sessão Nacional · Lia Maria Manso Siqueira

Projeto de lei sobre Saúde da População Negra Carioca Reunião · Lindbergh Farias, Monica Benicio, Reimont, Tainá de Paula, Thais Ferreira

Encerramento Encerramento · Louise Mara S. Silva, Monique Miranda

Credenciamento

Durante o evento

Dados de Cidadania

CTSPN-SMS-RJ

O CTSPN atua na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro para a implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) que completou uma década. Não há instância de gestão para a política. Falta também ação para melhorar o preenchimento da variável raça/cor, assim como realizar a análise desse dado e fazer o planejamento e a tomada de decisões com base em evidências

Louise Mara S. Silva

CTSPN-SMS-RJ


Coordenadora do CTSPN-SMS-RJ

ISABEL CRUZ

Fluminense Federal University


Tema: CTSPN e o GT Dados de Cidadania

http://lattes.cnpq.br/0996181611327545

Núcleo de Etudos sobre Saúde e Etnia Negra/Universidade Federal Fluminense (1994-atual). Especialista Informática em Saúde/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022).

Fernanda Sandes Cardoso

UNIRIO


 

Tema: Quesito cor: análise do SRAG sobre a condição da mulher na Cidade do Rio de Janeiro

Mestranda/ http://lattes.cnpq.br/0331085649948149

Alexandre Sousa da Silva

UNIRIO


Tema: Quesito cor: análise do SRAG sobre a condição da mulher na Cidade do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), mestrado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2007) e graduação em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise Espacial, Modelos Espaço-Temporias Bayesianos e Educação Estatística.

Lia Maria Manso Siqueira

Criola


Tema: Manifesto do Movimento de Mulheres contra a Mortalidade Materna na cidade do Rio de Janeiro

Coordenadora de Projetos de Criola. Advogada. Mestra em Direitos Humanos e Inovações pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desenvolve projetos de formação, mobilização e advocacy em torno de temas desenvolvidos por Criola; bem como orientação jurídica para mulheres que tiveram os seus direitos violados. Membra fundadora do coletivo PretAção. Foi responsa?vel suplente pelo Grupo de Trabalhos Nacional de Mulheres do Movimento Negro Unificado. Foi membro do Nu?cleo de Assessoria Juri?dica Popular Gabriel Pimenta (NAJUP-GP) como advogada popular.

Monica Benicio

Câmara Municipal do Rio de Janeiro


Do grupo que junto com o Comitê Técnico de Saúde da População Negra deve propor Projeto de Lei sobre a Saúde da População Negra e correspondente instância de gestão da política no município.

Reimont

Câmara Municipal do Rio de Janeiro


Do grupo que junto com o Comitê Técnico de Saúde da População Negra deve propor Projeto de Lei sobre a Saúde da População Negra e correspondente instância de gestão da política no município.

Thais Ferreira

Câmara Municipal do Rio de Janeiro


Do grupo que junto com o Comitê Técnico de Saúde da População Negra deve propor Projeto de Lei sobre a Saúde da População Negra e correspondente instância de gestão da política no município.

Tainá de Paula

Câmara Municipal do Rio de Janeiro


Do grupo que junto com o Comitê Técnico de Saúde da População Negra deve propor Projeto de Lei  sobre a Saúde da População Negra e correspondente instância de gestão da política no município

Lindbergh Farias

Câmara Municipal do Rio de Janeiro


Do grupo que junto com o Comitê Técnico de Saúde da População Negra deve propor Projeto de Lei  sobre a Saúde da População Negra e correspondente instância de gestão da política no município.

Monique Miranda

CTSPN-SMS-RJ


Coordenadora do CTSPN-SMS-RJ