Mora na Filosofia: em pandemia. O protagonismo literário das escritoras cearenses.

Faça sua inscrição
Sexta, 9 de outubro de 2020 Das 18:00 às 19:00
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

O projeto de extensão Mora na Filosofia, realizado desde 2010 em bares na cidade de Maceió, inicia sua versão virtual, devido ao distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19. O encontro do dia 09de outubro acontecerá às 19:00, no canal do projeto no youtube moranafilosofiaufal (www.youtube.com/moranafilosofiaufal).Nesse encontro virtual convidamos a jornalista e Mestra Lílian Martinsque ministrará a palestra:O protagonismo literário das escritoras cearenses.

Resumo.Quando falamos em literatura de autoria feminina cearense, logo nos vem à mente o nome de Rachel de Queiroz (1910-2003), primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras em 1977. Porém, pouco se sabe sobre as escritoras que a antecederam e que muito contribuíram para o movimento literário não só no Ceará, mas também no Brasil. É sobre o pioneirismo dessas mulheres cearenses nas letras e na vida política e social do país, nos séculos XIX e XX, que vamos conhecer um pouco mais! Palavras-chave:Literatura. Literatura de autoria Feminina. Escritoras Cearenses. Feminismo.

Com relação aos certificadosos nomes e email´s d@s participantes serão coletados pela equipe do projeto durante a trasmissão on-line para compor a lista de frequência. Os nomes que não estiverem na lista de frequêncianão serão credenciados no site do evento da Doity.

Sobre a palestrante.Possui graduação em Letras Português, Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará, especialização em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Stella Maris e em Gestão Educacional pela Universidade Cesumar (2020), proficiência em Língua Espanhola pelo Instituto Cervantes-Madrid (DELE), capacitação para professor de língua espanhola como língua estrangeira pelo Instituto Alpha de Buenos Aires, Argentina e MBA em Jornalismo Político, Marketing e Comunicação Midiática pela Universidade do Parlamento Cearense. É mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com a dissertação: Com saudades do verde marinho: O Ceará como território de pertencimento e infância em Ana Miranda; vencedora do Prêmio Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura (2015) e do Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) em 2016. Atualmente, cursa especialização em EaD e as Novas Tecnologias Educacionais pela Universidade Cesumar. Atua como roteirista para TV, Rádio e Projetos Transmídias. É repórter da Rádio FM Assembleia (96,7 MHz) vinculada à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desde 2007. Nesta emissora, é responsável pela apresentação e produção do programa literário semanal: Autores e Ideias. É coordenadora de conteúdo do curso de extensão em Literatura Cearense da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Universidade Federal do Ceará em 2020. Foi curadora do I Simpósio sobre Literatura Cearense da Universidade Federal do Ceará em 2013. Tem experiência na área de Letras, Comunicação, Literatura, Língua Espanhola, Educação a Distância e Inovações Educacionais. Desenvolve pesquisa sobre Infância, Identidade, Pertencimento, Literatura de Autoria Feminina, Literatura Latino-americana e Literatura Cearense com ênfase na produção bibliográfica da escritora Ana Miranda.

Organizador

João Dias; Marcus Souza; Maxwell Lima Filho; Marcus Matias

Docentes da Universidade Federal da Alagoas (UFAL)