Mora na Filosofia: em pandemia. Do “povo amorfo” ao populismo.

Faça sua inscrição
Sexta, 11 de setembro de 2020 Das 19:00 às 21:00
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

O projeto de extensão Mora na Filosofia, realizado desde 2010 em bares na cidade de Maceió, inicia sua versão virtual, devido ao distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19. O encontro do dia 11 de setembro acontecerá às 19:00, no canal do projeto no youtube moranafilosofiaufal (www.youtube.com/moranafilosofiaufal).Nesse encontro virtual convidamos o Prof. Dr.Fabio Gentile (UFC - Ciências sociais), que ministrará a palestra:Do “povo amorfo” ao populismo: A trajetória do conceito de populismo nas ciências sociais brasileiras

Resumo: A apresentação pretende fornecer os primeiros resultados de uma pesquisa em andamento sobre os usos do conceito de populismo nas ciências sociais brasileiras. A hipótese central é que, embora não seja possível individuar uma verdadeira teoria do populismo brasileiro nas décadas de 1920 e de 1930, é necessário reconhecer que o conceito de “povo amorfo” elaborado pelos teóricos do Estado autoritário varguista abriu o caminho teórico e metodológico para o uso do conceito de populismo na análise dos processos de modernidade-modernização brasileira do século XX.

Com relação aos certificadosos nomes e email´s d@s participantes serão coletados pela equipe do projeto durante a trasmissão on-line para compor a lista de frequência. Os nomes que não estiverem na lista de frequêncianão serão credenciados no site do evento da Doity, ou seja, terá sua inscrição cancelada.

Organizador

João Dias; Marcus Souza; Maxwell Lima Filho

Docentes da Universidade Federal da Alagoas (UFAL)