Mora na Filosofia: em pandemia. Moral, direito e democracia: o debate Apel versus Habermas

Faça sua inscrição
Sexta, 27 de novembro de 2020 Das 18:00 às 20:00
Evento online O link do evento ainda não foi informado

Sobre o Evento

O projeto de extensão Mora na Filosofia, realizado desde 2010 em bares na cidade de Maceió, inicia sua versão virtual, devido ao distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19. O encontro do dia 27 de novembro acontecerá às 18:00, no canal do projeto no youtube moranafilosofiaufal (www.youtube.com/moranafilosofiaufal). Nesse encontro virtual convidamos o pesquisador Dr. Manfredo Oliveira (UFC - Filosofia) que ministrará a palestra: Moral, direito e democracia: o debate Apel versus Habermas no contexto de uma concepção procedimental de filosofia prática.

Resumo: Habermas e Apel, com muitos outros teóricos contemporâneos, defendem que a filosofia prática tem de partir do contexto específico de nossa situação histórica que é profundamente diferente das sociedades tradicionais em que a filosofia prática constituía uma parte das cosmovisões ontológicas e soteriológicas que formavam a base do consenso integrador do todo social. A pergunta fundamental que se põe hoje é: como fundamentar princípios normativos para a configuração da vida em comum em sociedades marcadas pelo pluralismo de tal forma que sejam respeitadas as diferentes concepções a respeito da essência e dos fins das pessoas e da sociedade em processo de globalização? Embora Apel e Habermas partam de um consenso de fundo, elaboram propostas radicalmente contrapostas em relação às questões centrais aqui em jogo. Palavras-Chave: Filosofia. Ciências empíricas. Ética. Direito. Democracia.

Sobre o Palestrante: Um dos mais respeitados pensadores brasileiros contemporâneos, Manfredo Oliveira é graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza, Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Doutor em Filosofia pela Universität München Ludwig Maximilian. O filósofo se interessa sobretudo pela área de Ética e por temáticas relacionadas à Filosofia Transcendental, à Reflexão e à Subjetividade. Recebeu em 2016 o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e publicou, nas últimas cinco décadas, 79 artigos, 84 capítulos e os seguintes livros (autor/coorganizador): (1) A Religião na Sociedade Urbana e Pluralista (Paulus); (2) O Deus dos Filósofos Modernos (Vozes); (3) O Deus dos Filósofos Contemporâneos (Vozes); (4) Diálogos entre Razão e Fé (Paulinas); (5) Filosofia Transcendental e Religião (Loyola); (6) Dialética Hoje: Lógica, Metafísica e Historicidade (Loyola); (7) Para Além da Fragmentação (Loyola); (8) Tópicos sobre a Dialética (Edipucrs); (9) Sobre a Fundamentação (Edipucrs); (10) A Metafísica do Ser Primordial: L. B. Puntel e o Desafio de Repensar a Metafísica Hoje (Loyola); (11) A Ontologia em Debate no Pensamento Contemporâneo (Paulus); (12) Antropologia Filosófica Contemporânea: Subjetividade e Inversão Teórica (Paulus); (13) Metafísica Contemporânea (Vozes); (14) A Reviravolta Linguístico-Pragmática na Filosofia Contemporânea (Loyola); (15) Neoliberalismo e Reestruturação Produtiva: As Novas Determinações do Mundo do Trabalho (Cortez; EdUECE); (16) Filosofia Política Contemporânea (Vozes); (17) Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea (Vozes); (18) Ética, Direito e Democracia (Paulus); (19) Ética e Economia (Ática); (20) Ética e Práxis Histórica (Ática); (21) Ética e Racionalidade Moderna (Loyola); (22) Desafios Éticos da Globalizacão (Paulinas); (23) Ética e Sociabilidade (Loyola, 1993); (24) A Filosofia na Crise da Modernidade (Loyola); (25) Subjektivitat und Vermittlung. Studien Zur Entwicklung des transzendentalen Denkens bei I. Kant, E. Husserl und H. Wagner. (Wilhelm Fink Verlag).

Organizador

João Dias; Marcus Souza; Maxwell Lima Filho; Marcus Matias

Docentes da Universidade Federal da Alagoas (UFAL)