SOBRE A MOSTRA
A Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema é um braço do Festival Carambola, o maior festival independente de música e artes de Alagoas, idealizado e produzido por mulheres desde 2017. O evento é uma correalização entre o Carambola Produções e Eventos e a Piracema Studio, com patrocínio da Algás Social, do Sebrae Alagoas e do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas, além de apoio do hotel Ibis Budget.
Com foco na produção audiovisual realizada por diretoras autoidentificadas mulheres e pessoas atravessadas por experiências de exclusão por questões de gênero (mulheres trans e cis, pessoas não binárias e homens trans), a primeira edição da Mostra levará exibições de filmes, intervenções artísticas, atividades formativas e atrações culturais ao bairro do Jaraguá, em Maceió/AL, durante os meses de setembro e outubro de 2023. As mostras competitivas serão realizadas de forma presencial, no Carambola Lab, nos dias 14 e 15 de outubro.
A primeira edição da Mostra homenageia a cineasta Suzana Amaral (1932-2020), por sua inestimável contribuição ao cinema nacional.
PROGRAMAÇÃO
*Todas as atividades geram certificado de participação.
10/10 a 12/10 | 08h-12h: Oficina Sebrae - "Diálogos Criativos" com Renata Mizrahi
Local: Sebrae LAB (R. Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro, Maceió)
Oficina prática no audiovisual - a escrita do roteiro e diálogos potentes
Um bom texto/roteiro conjuga uma boa história e bons diálogos. Se a história for boa, mas os diálogos fracos, não temos um bom texto/roteiro. Bons diálogos potencializam a história e elevam sua qualidade. Essa é uma oficina para quem é apaixonado por roteiro, história e por diálogos potentes que devem ser minuciosamente trabalhados. A proposta é, através de leituras de roteiros clássicos e contemporâneos, discussão sobre a dramaturgia universal e roteiros de audiovisual focados em personagens potentes, fazer exercícios em aula, onde cada aluno produzirá cenas e mini roteiros, exercitando diversas situações de narrativas (drama, humor, adaptação etc). Renata Mizrahi vai orientar os alunos para aprimorarem a sua escrita a fim de realizarem diálogos potentes e criativos. Nos encontros, serão realizados debates sobre as cenas lidas e assistidas, e o trabalho escrito pelos alunos.
Aula 1 - Introdução ao roteiro, sinopses e diálogo e exercícios de ritmo, jogo e silêncio.
Vamos fazer uma leitura sobre introdução ao diálogo, exercícios práticos. Leituras de cenas de roteiros, análises de casos, exercícios em aula. Vamos ler a cena de um roteiro e comparar assistindo à essa cena no filme rodado. Após debate, vamos fazer um exercício sobre ritmo, jogo e silêncio dos diálogos nas narrativas de humor e drama. Vamos ter o feedback dos exercícios e leituras de diálogos potentes em diversas narrativas. Exercício de diálogo para a aula seguinte.
Aula 2: adaptação. Literatura/cinema teatro/cinema.
Vamos falar da adaptação da literatura para o audiovisual. Estudar um conto literário e desenvolver um diálogo do trecho do conto para o audiovisual. Feedback dos exercícios. Em seguida, vamos analisar o trecho de uma peça e ver o mesmo trecho dessa peça para o audiovisual. Exercício prático para a aula seguinte: mini roteiro de 2 páginas.
Aula 3: O personagem e a sua voz.
Vamos ter o feedback dos mini roteiros. Em seguida, vamos estudar o personagem e a importância da sua voz, a maneira como ele fala, a partir de seu perfil. Vamos criar um perfil de personagem e em seguida criar diálogos a partir desses perfis em uma cena em que ele se encontra em uma situação limite. Feedback dos exercícios e fechamento.
Renata Mizrahi é roteirista, dramaturga e diretora. No cinema ganhou prêmio de Melhor roteiro no Festival de Triunfo pelo filme Amores de Chumbo, direção de Tuca Siqueira (atualmente na Amazon e no Now). É autora do longa Os Sapos, que rodou em outubro de 2021, baseado na sua peça homônima, direção de Clara Linhart. O filme ganhou prêmio de melhor filme no Júri Oficial e Popular na categoria Work In Progress no FAM (Festival Audiovisual Mercosul) 2022. Roteirista do longa “Meus 4 Maridos”, que rodou em outubro de 2021, direção de Fred Mayrink. É autora do telefilme Maria, com direção de Iberê Carvalho- estreou em maio de 2023 na TV Globo Brasília e no Globoplay. Autora do curta ``Bodas'', que ganhou o prêmio de Melhor Filme no Primeiro Festival Internacional de La Gent Gran de Barcelona 2019. Na TV, escreveu a segunda temporada de Homens São de Marte... (GNT). Escreveu a segunda temporada da série “Matches” para a Warner. Formatou e escreveu “Tem Criança na Cozinha" (Gloob) que ganhou o prêmio Comkids e foi indicado ao Emmy Kids. Escreveu “Minha Estupidez”, com Fernanda Torres (GNT). Desenvolveu a Série Policial “Porto”, com Sérgio Rezende. Desenvolveu a série “Pool Fighters” para Amazon em 2022. Escreveu também “Vai que Cola”, “A Vila” (Multishow), entre outras. Desenvolve a série Rebecca, que foi selecionada para LAB Varilux Cinema Francês 2022 em junho de 2022. Venceu o Festival Cabíria 2020 de melhor argumento infanto-juvenil (com Renata Diniz) por Rodante. Foi curadora do Festival Cabíria 2021 de roteiros de longa-metragem.Atualmente está finalizando o curta-metragem As Melhores, que escreveu e dirigiu. Escreve o roteiro de comédia De Repente Grávida, uma comédia para Monique Alfradique (direção de Ale Machado) que filma em janeiro de 2024. No teatro ganhou o Prêmio Shell por Galápagos, em 2014. E os prêmios Zilka Salaberry 2010 e 2012 pelos infantis Joaquim e as Estrelas e Coisas que a Gente Não Vê.
Quantidade de vagas: 20 participantes (participação de homens cis limitada a 30%)
Carga horária: 12h
Inscrições encerradas.
------------------------------------------------------
10/10 a 13/10 | 14h-18h: Oficina Sebrae - "Ator em ação: pesquisa do movimento no set de cinema + produção de material" com Mariana Ruggiero
Local: Sebrae LAB (R. Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro, Maceió)
A oficina tem o objetivo de exercitar e preparar artistas da cena, profissionais ou iniciantes, para o trabalho e vivência dentro do universo do cinema. Diante da câmera, mais que interpretar, a/o artista da cena deve se deixar absorver pelo contexto e impulsos de seu personagem. A proposta das aulas é potencializar a dinâmica pessoal de cada aluna/aluno/alune, dentro de seu trabalho como artista. O objetivo é deixá-los aptos a utilizar com clareza os instrumentos de criação para estruturar uma cena de forma rápida e potente, como se deve fazer na TV e no cinema. As pessoas participantes serão orientadas sobre partituras de ação diante da câmera, em planos abertos e fechados, e experimentarão livremente os movimentos de seus personagens dentro de um espaço físico adequado ao contexto de cada roteiro.
Os conteúdos abordados compreenderão o estudo e entendimento do texto dramático (roteiros de cinema e séries); técnicas para vídeo (compreender as pausas de cada texto, ritmo, consciência corporal, posicionamento diante da câmera e segurança); naturalidade e verdade na fala do roteiro pré-elaborado e improvisado; criação de estímulos e impulsos para a atuação; trabalhar o universo de diferentes personagens, camadas de atuação e técnicas para alcançar emoção; apresentação de cenas de filmes para entendimento de atuação, câmera e planos. Haverá ainda orientações sobre o cinema nacional e festivais; o mercado de trabalho / produções no Brasil, etc; e a produção de self-tape para testes à distância.
Obs: No ato da inscrição é pedido um link para um vídeo de até 2 minutos, contando sua motivação para fazer a oficina. O vídeo deve ser gravado com o celular na horizontal e em um ambiente iluminado e silencioso. O upload poderá ser feito em qualquer plataforma de vídeo (Youtube / Vimeo / Google Drive) e o link, deixado no campo requerido durante a inscrição. De preferência, produza o vídeo e tenha o link em mãos antes de começar a inscrição. Certifique-se de que o vídeo esteja liberado para que a nossa equipe possa acessá-lo em formato PÚBLICO ou NÃO LISTADO.
Mariana Ruggiero é atriz, mineira. Sua estreia no cinema aconteceu no longa-metragem PIEDADE (2021), do cineasta pernambucano, Claudio Assis, trabalho que lhe rendeu o prêmio de MELHOR ATRIZ COADJUVANTE na 13ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival, 2020. Na história, a atriz vive Fátima, filha de Dona Carminha, personagem de Fernanda Montenegro. Seus trabalhos mais recentes são: NO MUNDO DA LUNA (2022), série disponível na HBOMAX e OLHAR INDISCRETO (2023), série disponível na NETFLIX. Mariana também está na 2ª Temporada da série CARCEREIROS (Globoplay), onde trabalhou com os diretores José Eduardo Belmonte e Aly Muritiba. Nos últimos dez anos, se dedica ao audiovisual e à pesquisa sobre o trabalho do ator no cinema. É preparadora de atores e idealizadora do Núcleo ATOR EM AÇÃO, onde desenvolve um trabalho de pesquisa com atores de todo o Brasil, desde 2017. Formada também em Jornalismo, Mariana já fez a cobertura de diversos Festivais de Cinema e pré-estreias de filmes para o Cinejornal, programa do Canal Brasil, voltado para o cinema nacional. Como apresentadora, tem experiência em cobertura AO VIVO nos dois eventos mais importantes de cinema do Brasil, o Festival de Gramado e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Quantidade de vagas: 10 participantes - atrizes ou atores com experiência e/ou estudantes de teatro, a partir de 18 anos. (participação de homens cis limitada a 30%)
Carga horária: 16h
Inscrições encerradas.
------------------------------------------------------
11/10 e 12/10 | 08h-12h e 14h-18h: Oficina Sebrae - "O Cinema como janela para a imaginação: criando universos autênticos e despertando sua voz criativa" com Nara Normande
Local: Sebrae LAB (R. Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro, Maceió)
Nesta oficina, as participantes vão poder explorar como desenvolver sua própria linguagem, criar mundos únicos e expressar suas perspectivas e histórias pessoais por meio do cinema. Será uma oportunidade para explorar a criatividade e descobrir como o cinema pode ser uma ferramenta poderosa para despertar novas formas de expressão artística e pensamento crítico.
É desejável que xs participantes da oficina tenham um argumento de um filme em desenvolvimento (podendo ser curta ou longa-metragem). Este projeto será discutido durante a oficina e entre xs participantes. Para isso, solicitamos no formulário de inscrição, o envio de uma carta de intenção, com no máximo 20 linhas, na qual deverá constar a explicação do motivo de seu interesse em participar da oficina e um resumo do projeto de filme.
Nara Normande (1986) é alagoana. Morou 20 anos em Recife, onde desenvolveu seus primeiros trabalhos no cinema. Em 2011, dirigiu seu primeiro curta-metragem, a animação “Dia Estrelado” (Festival de Havana) e em 2014 dirigiu com Tião a ficção com atores “Sem Coração”, curta ganhador do prêmio Illy na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Em 2018, seu terceiro curta, o documentário animado em técnicas mistas “Guaxuma”, co-produção com a França, ganhou mais de 70 prêmios em prestigiosos festivais como SXSW, Guadalajara, Ottawa AIFF e Gramado. Nara foi duas vezes premiada como melhor diretora no festival de Brasília. Seu primeiro longa-metragem, “Sem Coração”, co-dirigido por Tião, uma co-produção Brasil, França e Itália, estreou em setembro no Festival de Veneza.
Quantidade de vagas: 14 participantes. (participação de homens cis limitada a 30%)
Carga horária: 16h
Inscrições encerradas.
------------------------------------------------------
11/10 | 18h30-21h: Masterclass - “Anatomia de um curta: levando o cinema alagoano para o mundo” com Laís Araújo
Local: Sebrae LAB (R. Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro, Maceió)
A masterclass se propõe a compartilhar o processo criativo e técnico do curta-metragem "Infantaria" (2022), incluindo a conceitualização da direção e do roteiro, com compartilhamento das diferentes etapas de pré-produção até a chegada no set de filmagem. Também serão compartilhados os desafios do processo de casting, produção e distribuição, e como cada dificuldade foi contornada. Além disso, levando em consideração a realidade do audiovisual alagoano, a aula tratará da maneira como o filme foi distribuído e recebido internacionalmente e no Brasil, compartilhando estratégias de distribuição que novos realizadores podem se espelhar para alavancarem suas próprias obras. A proposta é compartilhar as entranhas criativas do curta, desmistificando o ofício da realização cinematográfica, e apontar como a carreira de um curta-metragem pode ser vital na trajetória de realizadores do cinema.
Laís Santos Araújo (1993) é diretora e roteirista de Maceió, Alagoas. Foi premiada no Festival de Berlim (Berlinale), com seu curta-metragem "Infantaria" (2022), que recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo júri oficial da categoria Generation 14plus. O curta "Infantaria" também foi qualificado ao Oscar após receber o Grand Prix no Festival de Curtas do Rio de Janeiro, e é, atualmente, finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, organizado pela Academia Brasileira de Cinema. Seu primeiro curta-metragem de ficção "Como ficamos da mesma altura" foi selecionado para o Festival de Rotterdam (2020). Seu roteiro de longa "Marina" recebeu prêmio de desenvolvimento do Hubert Bals Fund (Holanda), de melhor roteiro no Nederlands Film Festival (NFF), foi selecionado para o mercado curatorial CineMart (IFFR) e também para o laboratório Porto Iracema das Artes, onde recebeu tutoria de Karim Ainouz. Laís é roteirista da segunda temporada de Lama dos Dias (Canal Brasil/Pacto Filmes), e também foi diretora-assistente da série, que tem direção geral de Hilton Lacerda. É fundadora da produtora Aguda Cinema, que financiou três longas-metragens, todos em fase de desenvolvimento ou pré-produção.
Quantidade de vagas: 60 participantes.
Carga horária: 3h
Inscrições abertas para Alagoas até esgotarem as vagas.
------------------------------------------------------
12/10 | 18h30-21h: Masterclass - “Como utilizar a Inteligência Artificial para produção de conteúdo no Audiovisual” com Lyana Munt
Local: Sebrae LAB (R. Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro, Maceió)
Como usar o ChatGPT na produção de conteúdo para o audiovisual
O objetivo é explicar o que é o ChatGPT e como os participantes podem utilizar essa ferramenta para aumentar a produtividade e reduzir custos e tempo nas diversas etapas do trabalho audiovisual.
Lyana Munt é Relações Públicas, especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, analista do Sebrae Alagoas, trabalha com Produção de Conteúdo para as mídias digitais.
Quantidade de vagas: 60 participantes.
Carga horária: 3h
Inscrições abertas para Alagoas até esgotarem as vagas.
------------------------------------------------------
13/10 | 14h-17h: Masterclass - “Do rascunho à tela” com Nara Normande
Local: Sebrae LAB (R. Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro, Maceió)
A masterclass abordará o processo criativo da roteirista e realizadora Nara Normande, analisando por meio de suas obras como uma ideia se transforma em um filme e as dificuldades encontradas ao longo desse percurso. A realizadora vai focar em seus trabalhos mais recentes, o curta-metragem multipremiado “Guaxuma” (2018) e seu primeiro longa-metragem, “Sem Coração”, co-dirigido por Tião, que estreou mundialmente em setembro de 2023.
Nara Normande (1986) é alagoana. Morou 20 anos em Recife, onde desenvolveu seus primeiros trabalhos no cinema. Em 2011, dirigiu seu primeiro curta-metragem, a animação “Dia Estrelado” (Festival de Havana) e em 2014 dirigiu com Tião a ficção com atores “Sem Coração”, curta ganhador do prêmio Illy na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Em 2018, seu terceiro curta, o documentário animado em técnicas mistas “Guaxuma”, co-produção com a França, ganhou mais de 70 prêmios em prestigiosos festivais como SXSW, Guadalajara, Ottawa AIFF e Gramado. Nara foi duas vezes premiada como melhor diretora no festival de Brasília. Seu primeiro longa-metragem, “Sem Coração”, co-dirigido por Tião, uma co-produção Brasil, França e Itália, estreou em setembro no Festival de Veneza.
Quantidade de vagas: 60 participantes.
Carga horária: 3h
Inscrições abertas para Alagoas até esgotarem as vagas.
------------------------------------------------------
13/10 | 19h: Pré-estreia alagoana de "Sem Coração" (dir. Nara Normande e Tião) | Abertura oficial da 1a Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema
Local: Centro Cultural Arte Pajuçara (Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113)
Programação:
19h: Exibição do longa “Sem Coração” (1ª sessão) + bate-papo com direção e elenco
21h30: Exibição do longa “Sem Coração” (2ª sessão)
Retirada de ingressos pelo Doity em breve.
Masterclass Algás Social - 'Como montar um festival de cinema: concepção, construção e execução por uma perspectiva feminista' com Maria Cardozo (online) Palestra
Acelera Cineclube Carambola e Algás Social (híbrido) Oficina
Acelera Cineclube Carambola e Algás Social (híbrido) Oficina
Masterclass - “Entre a criação e a burocracia: desafios e estratégias de uma realizadora e empreendedora no mercado audiovisual” com Tuca Siqueira (presencial) Palestra
Oficina Algás Social - 'Videoclipe com Celular: o papel das novas tecnologias na construção de um cinema acessível' com Amanda Duarte (presencial) Oficina
Oficina Algás Social - 'Videoclipe com Celular: o papel das novas tecnologias na construção de um cinema acessível' com Amanda Duarte (presencial) Oficina
Oficina Sebrae - “Diálogos Criativos” com Renata Mizrahi (presencial) Oficina
Oficina Sebrae - “Ator em ação: pesquisa do movimento no set de cinema + produção de material” com Mariana Ruggiero (presencial) Oficina
Oficina Sebrae - “Diálogos Criativos” com Renata Mizrahi (presencial) Oficina
Oficina Sebrae - “O Cinema como janela para a imaginação: criando universos autênticos e despertando sua voz criativa” com Nara Normande (presencial) Oficina
Oficina Sebrae - “Ator em ação: pesquisa do movimento no set de cinema + produção de material” com Mariana Ruggiero (presencial) Oficina
Masterclass Sebrae - “Anatomia de um curta: levando o cinema alagoano para o mundo” com Laís Araújo (presencial) Palestra
Oficina Sebrae - “Diálogos Criativos” com Renata Mizrahi (presencial) Oficina
Oficina Sebrae - “O Cinema como janela para a imaginação: criando universos autênticos e despertando sua voz criativa” com Nara Normande (presencial) Oficina
Oficina Sebrae - “Ator em ação: pesquisa do movimento no set de cinema + produção de material” com Mariana Ruggiero (presencial) Oficina
Masterclass Sebrae - “Como utilizar a Inteligência Artificial para produção de conteúdo no Audiovisual” com Lyana Munt (presencial) Palestra
Oficina Sebrae - “Ator em ação: pesquisa do movimento no set de cinema + produção de material” com Mariana Ruggiero (presencial) Oficina
Masterclass Sebrae - “Do rascunho à tela” com Nara Normande (presencial) Palestra
Pré-estreia alagoana do longa “Sem Coração” (dir. Nara Normande e Tião) | Abertura oficial da 1ª Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema Abertura
Rua Sá e Albuquerque
Jaraguá, Maceió - AL
57022-180
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Perfil do organizador