MP ANTISCRIMINATÓRIO - 4º SEMINÁRIO - RECIFE

Análise de Casos Práticos: Violações de Direitos Humanos em contextos de Situações Discriminatórias

Faça sua inscrição
De 4 a 5 de dezembro Todos os dias das 08h00 às 12h30

Sobre o Evento

Objetivo: Apresentar, considerando a atuação do Ministério Público de Pernambuco, o detalhamento de ações e estratégias adotadas na defesa e garantia de direitos humanos, tendo em vista aspectos de caráter discriminatório transversalmente implicados em casos concretos de violações de direitos fundamentais em um conjunto variado de situações e temas.

Data: 04 e 05 de dezembro de 2025.

Horário: dia 04/12, das 08h às 17h e dia 05/12, das 08h30 às 12h30.

Local: Escola Superior do MPPE, Rua do Hospício, nº 875, 2º andar, Boa Vista, Recife, PE (Centro Cultural Rossini Alves Couto).

Formato Presencial.

Carga horária: 12 horas

Evento certificado.

Público: Membras(os), servidoras(es), residente, assessoras(es) do MPPE.

Vagas: serão disponibilizadas 45 vagas a serem preenchidas por ordem cronológica de inscrição.

Inscrições: até o dia 03/12/2025 ou até o preenchimento das vagas disponibilizadas.

Realização: ESMP e CAO Cidadania.

Apoio: Núcleo de Apoio à Mulher - NAM, Núcleo de Enfrentamento ao Racismo - NER, Núcleo de Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas Josué de Castro – Núcleo DHANA, Núcleo da Pessoa Idosa - NEI, Núcleo de Direito LGBT e Núcleo da Pessoa com Deficiência - NPCD do CAO Cidadania e Núcleo de Apoio às Vítimas de Crime - NAV do CAO Criminal.

PROGRAMAÇÃO

Dia 04/12/2025 – Quinta-feira - Manhã

8h00 O Brasil, o racismo como entrave estrutural à efetivação de direitos fundamentais e as diversas camadas de exclusão historicamente (im)postas à população negra.

Análise de Caso: O Ministério Público de Pernambuco e as estratégias de atuação na defesa dos direitos humanos no enfrentamento ao racismo enquanto ação institucional antirracista e antidiscriminatória.

Expositor:

Higor Alexandre Alves de Araújo - Promotor de Justiça, Coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Racismo do MPPE – NER.

08h45 - Conflitos fundiários, processos discriminatórios e a busca pela efetivação de direitos aos “postos à margem” em um contexto de desigualdades sociais no campo e na cidade.

Análise de Caso: “Gace conflitos fundiários”, “atuação do MP na segunda instância” e os desafios à integração da ação institucional na busca por efetivação de direitos em meio aos conflitos fundiários.

Expositores:

Leonardo Brito Caribé - Promotor de Justiça, Coordenador do GACE - Soluções Fundiárias do MPPE.

Francisco Sales de Albuquerque - Procurador de Justiça Cível do MPPE.

10h15 Intervalo

10h30 (In)justiça climática, racismo estrutural e exclusão ambiental diante dos impactos sociais e ambientais junto à população pernambucana.

Análise de caso: A atuação do Ministério Público e a busca pela garantia de direitos em face dos efeitos dos eventos climáticos e das novas tecnologias de geração de energia.

Expositores:

Belize Câmara Correia - Promotora de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente – CAOMA.

Maurício Schibuola de Carvalho - Promotor de Justiça do MPPE.

Coordenação e Mediação – Fabiano de Melo Pessoa, Promotor de Justiça, Coordenador do Centro de Apoio de Defesa da Cidadania – CAO Cidadania e do Projeto “MP Antidiscriminatório: Integração em rede contra todas as formas de discriminação”.

12h00 - Almoço

Dia 04/12/2025 – Quinta-feira - Tarde

13h – Políticas Públicas, invisibilidade e os obstáculos à garantia de direitos às pessoas em situação de rua.

Análise de caso: O Ministério Público de Pernambuco e o acompanhamento da implementação do “Plano Nacional para a População em Situação de Rua” pelas Promotorias de Justiça de Direitos Humanos de Serra Talhada e de Defesa da Cidadania do Recife.

Expositores:

Westei Conde y Martin Júnior - Promotor de Justiça, Coordenador do Núcleo de Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas Josué de Castro – Núcleo DHANA

Carlênio Mário Lima Brandão - Promotor de Justiça do MPPE, Coordenador da Sede das Promotorias de Justiça de Serra Talhada.

14h30 – Intervalo

14h45 – Crianças e adolescentes, dinâmicas sociais, novas tecnologias, violência e educação: estratégias e desafios para a construção de uma cultura de paz e de uma ação articulada de enfrentamento a todas as formas de discriminação no ambiente escolar.

Análise de caso: A atuação do Ministério Público de Pernambuco no combate à violência e as diversas formas de discriminação enquanto garantia de direitos e prevenção de conflitos no ambiente escolar.

Expositores:

Maxwell Anderson de Lucena Vignoli - Promotor de Justiça, Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação - CAO Educação.

Coordenação e Mediação – Fabiano de Melo Pessoa, Promotor de Justiça, Coordenador do Centro de Apoio de Defesa da Cidadania – CAO Cidadania e do Projeto “MP Antidiscriminatório: Integração em rede contra todas as formas de discriminação”.

17h – Encerramento 1º dia

Dia 05/12/2025 – Sexta-feira - Manhã

08h30 – Saúde mental, vulnerabilidade social, serviços de acolhimento e unidades de internação: estigmatização e silenciamento como violência em face de pessoas em situação de institucionalização em serviços de saúde ou de assistência social em Pernambuco.

Análise de caso: Atuação do Ministério Público na fiscalização da violação de direitos e garantias fundamentais de pessoas institucionalizadas em “comunidades terapêuticas”, “unidades de internação”, “instituições de longa permanência para pessoas idosas” e “acolhimento de crianças e adolescentes”, a defesa dos direitos humanos e os mecanismos de monitoramento dos sistemas de controle destes serviços.

Expositores:

Helena Capela Gomes Carneiro Lima - Promotora de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde - CAO Saúde.

Irene Cardoso Sousa - Promotora de Justiça, Coordenadora do Núcleo da Pessoa Idosa - NUPI.

Ana Paula Nunes Cardoso - Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina.

10h - Intervalo

10h15 - Discurso de ódio, estereótipos de gênero e as estratégias de criminalização das vítimas mulheres como ferramenta de instrumentalização dos sistemas de segurança pública e de justiça.

Análise de caso: estratégias de atuação preventiva e resolutiva do Ministério Público de Pernambuco para a Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres vítimas de violência de gênero e de sistemática criminalização por parte dos seus agressores.

Ana Clézia Ferreira Nunes - Promotora de Justiça do MPPE, Coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crime – NAV.

Maísa Silva Melo de Oliveira - Promotora de Justiça do MPPE, Coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher – NAM.

Fernando Della Latta Camargo - Promotor de Justiça do MPPE, Coordenador do Centro de Apoio Operacional à Atuação Criminal - CAO Criminal.

Francisco Ortêncio de Carvalho - Promotor de Justiça do MPPE, Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial - CAO Defesa Social e Controle Externo.

Coordenação e Mediação – Fabiano de Melo Pessoa, Promotor de Justiça, Coordenador do Centro de Apoio de Defesa da Cidadania – CAO Cidadania e do Projeto “MP Antidiscriminatório: Integração em rede contra todas as formas de discriminação”.

12h30 - Encerramento

Carregando área de inscrição

Local

Escola Superior do MPPE, Rua do Hospício, 875, 2º andar, Boa Vista, Recife, Pernambuco
Ver no mapa

Organizador

ESCOLA SUPERIOR DO MPPE

A Escola Superior do Ministério Público - ESMP é um órgão auxiliar do MPPE e tem como finalidade o aprimoramento profissional e cultural dos membros e servidores, visando a uma melhor execução dos serviços prestados pela Instituição.

A ESMP funciona no 2º andar do Centro Cultural Rossini Alves Couto, Rua do Hospício, nº 875, Boa Vista, Recife/PE e suas instalações contam com um auditório e duas salas de aula, além dos setores administrativos.