Tornar-se mulher não é "natural" e, para muitas, é um processo doloroso e cheio de questionamentos. Para uma mulher negra, outros fatores somam-se a esse: lidar com o racismo presente na falta de representatividade, na pressão de seguir padrões estéticos, na dificuldade de estabelecer uma identidade e de desenvolver o amor próprio. Para conversarmos sobre isso, convidamos todas para a exibição do documentário "Parece Comigo" e logo após para uma roda de conversa com a psicóloga e professora de filosofia Larissa Abreu e com a artista e cientista social Débora Melo.
Indicação: a partir de 14 anos.
SINOPSE: "Meninas negras não brincam com bonecas pretas", diz a letra do rap de Preta Rara, uma das personagens de Parece Comigo. O documentário explora o problema da falta de bonecas negras no mercado brasileiro e mostra o trabalho das bonequeiras que tentam mudar esse cenário, enfrentando a gigante indústria de brinquedos por meio de seu artesanato consciente.
Dirigido por: Kelly Cristina Spinelli
Produção: Controle Remoto Filmes
Patrocínio: Fundação Joaquim Nabuco
Apoio Oficial: Ministério da Educação, TV Brasil e EBC
Elas SobreOTatame: projeto sonhado, organizado e realizado pela mulheres da equipe do SobreOTatame. Nosso objetivo é criar redes vivas entre as mulheres e fortalecer a comunicação para mulheres e entre mulheres. Vamos conversar? Conheça mais sobre a gente clicando aqui. :)
Apresentação Apresentação
Exibição do documentário 'Parece Comigo' Sessão de Cinema
Tua vez! Relato de Experiência
Rua Rio Branco
Centro, São Luís - MA
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O SobreOTatame é um espaço de conteúdos sobre cidadania, comportamento e cultura. Somos 16 pessoas de áreas como Comunicação Social, Psicologia e Direito que realizam este trabalho por meio de textos, fotografias, audiovisual, coberturas e eventos.
Acreditamos em um jornalismo e compartilhamento de conteúdo e histórias que valorizem os aspectos positivos e necessários para uma sociedade mais justa, com igualdade entre os gêneros, em busca de soluções criativas, valorização e em prol ao coletivo.
Larissa Abreu é professora de Filosofia e Psicóloga, atualmente mestranda em Psicologia pela UFMA, desenvolvendo estudos sobre educação, relações étnico-raciais e gênero. É também redatora no SobreOTatame.
Débora Melo é artista negra, poeta de slam, cientista social,tem experiência de estudo na área de gênero, com ênfase em teoria feminista, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais e de gênero e feminismo.