"NANDA, NIC e NOC: Sistemas de Diagnóstico que Orientam o Cuidar"

Dias 12, 19, 26 de Setembro

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De 12 a 26 de setembro Todos os dias das 13h00 às 17h00

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

Descrição do Evento

O curso “Sistemas de Diagnóstico em Enfermagem – NANDA, NIC e NOC: o Saber que Orienta o Cuidar” tem como propósito central orientar graduandos de enfermagem na integração prática e científica dos sistemas de diagnósticos de enfermagem, especialmente os referenciais NANDA, NIC e NOC, fundamentais para o desenvolvimento de um raciocínio clínico sólido e humanizado.

O curso será conduzido pela Profª. Advi Catarina Barbachan Moraes, docente da Faculdade de Enfermagem da UERJ (FENF-UERJ) e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem daquela instituição. Ela coordena o projeto de Prodocência e Extensão em Simulação Clínica e possui forte atuação em simulação realística, processo de enfermagem, enfermagem médico-cirúrgica, gerenciamento, feridas crônicas e educação, com experiência comprovada nesses temas conforme seu Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/8213507075149118) .

Diferentemente de um evento tradicional com palestras e rodas de conversa, este curso será estruturado de forma orientada, com enfoque direto no acompanhamento, discussão e aplicação guiada dos sistemas diagnósticos por meio de práticas fundamentadas em simulação clínica e análise de casos reais.

O objetivo é formar, inspirar e capacitar os futuros enfermeiros para que possam aplicar os sistemas NANDA, NIC e NOC em seu processo de ensino-aprendizagem com confiança, autonomia, olhar crítico e compromisso ético-humanizado no cuidado integral.

Programação

13h00 Construindo diagnósticos de enfermagem: NANDA Abertura
Local: Espaço Rachel Haddock Lobo

A abertura do curso inicia-se com a compreensão do NANDA, referência mundial para a sistematização dos diagnósticos de enfermagem. Esse momento é dedicado a mostrar que o diagnóstico é a base de todo o processo de enfermagem, pois orienta o planejamento e garante que o cuidado seja direcionado, seguro e individualizado.

13h00 Construindo Intervenções de Enfermagem: NIC Curso
Local: Espaço Rachel Haddock Lobo

Após compreender a importância de formular diagnósticos bem estruturados com base na NANDA, o curso avança para o estudo do NIC – Nursing Interventions Classification, que organiza as intervenções de enfermagem. Esse momento é fundamental para mostrar como o diagnóstico, quando bem construído, ganha vida por meio das ações planejadas e implementadas pelo enfermeiro.

13h00 Construindo Resultados de Enfermagem: NOC Curso
Local: Espaço Rachel Haddock Lobo

Dando continuidade ao processo de enfermagem, após a definição dos diagnósticos (NANDA) e a seleção das intervenções (NIC), o curso avança para o estudo do NOC – Nursing Outcomes Classification, que sistematiza os resultados esperados do cuidado de enfermagem.

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Local

Faculdade de Enfermagem - FENF - UERJ, 20551-030, Boulevard Vinte e Oito de Setembro, Vila Isabel, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
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Organizador

Projeto de Extensão Simulação Clínica - FENF UERJ

O Projeto de Extensão e Prodocência em Simulação Clínica, vinculado à Faculdade de Enfermagem da UERJ (FENF/UERJ), tem como propósito criar um espaço de ensino-aprendizagem dinâmico e seguro, voltado para o aperfeiçoamento das práticas de enfermagem.

O projeto utiliza a simulação clínica realística como metodologia inovadora, permitindo que estudantes e profissionais pratiquem ações de enfermagem em um ambiente controlado, que simula situações reais do cuidado em saúde. Essa abordagem possibilita o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e éticas, ao mesmo tempo em que garante uma margem para falhas e aprendizados, fortalecendo a autonomia e a segurança no processo formativo.

Além das atividades regulares de ensino e prática, o projeto estabelece parcerias com programas de pós-graduação, residência multiprofissional, docentes e cursos de áreas afins, ampliando o alcance e a troca de experiências. Entre as ações extensionistas, destacam-se a oferta de cursos de Primeiros Socorros, Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Manobra de Heimlich, que contribuem para a formação integral e para a difusão do conhecimento em saúde junto à comunidade acadêmica e à sociedade.