Nanosistemas: pesquisa e aplicação sobre o patrimônio cultural

Nanosistemas: pesquisa e aplicação sobre o patrimônio cultural

Faça sua inscrição
Terça, 10 de abril de 2018 Das 09:00 às 18:00
Rio de Janeiro, RJ Fundação Casa de Rui Barbosa

Sobre o Evento

  • Os certificados de participação nas palestras estão disponíveis no link "Certificados" localizado logo acima

Nanosistemas apresentam características peculiares e diferentes em relação a outros materiais volumosos. Isso pode resultar em propriedades químicas, eletrônicas, magnéticas e óticas aprimoradas que são vantajosas em inúmeras aplicações.

A revolução da Nanociência iniciou-se há quarenta anos. Seu impacto cresceu ao ponto da palavra “Nanociência” não mais se referir à invenções individuais, mas no lugar disso indica a criação e desenvolvimento de tecnologias totalmente novas,graças à formulação de materiais otimizados e funcionais que com frequência exploram a habilidade da matéria de se auto rearranjar.

Atualmente é difícil conceber um mundo de conservação de patrimônio cultural sem introduzir o uso de materiais e produtos gerados pela Nanociência.

O encontro organizado em parceria entre a NanoRestArt, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Fundação Casa de Rui Barbosa tem o objetivo de explorar o mundo dos Nano-sistemas aplicado à conservação de patrimônio cultural. Estarão presentes Piero Baglioni, Chefe do Departamento de Físico-Química, Departamento de Química da Universidade de Florença e diretor do Center of Colloid and Nanoscience (CSGI - Itália), Antônio Mirabile, Conservador de papel (Paris – França), Gabriella Di Carlo, PhD, Pesquisadora, CNR – ISMN, (Roma – Itália).

A conferência foca em 2 pontos essenciais:

· Palestras e apresentação de Conceitos

· Dois workshops práticos em torno da aplicação das metodologias e o uso de alguns Nanosistemas

Serão disponibilizadas10 vagas em cada workshop, e terão prioridade os primeiros inscritos que tiverem envolvimento com a área de Conservação e Restauro.

A inscrições para as palestras serão feitas através do site:https://doity.com.br/nanosistemas

As inscrições dos workshops serão feitas no mesmo site, e serão disponibilizadas a partir do dia 10 de março de 2018, às 13h.

Programa

Manhã

9:30 - 12:45 Seminário aberto ao público

9:30 - 10:00 Nano-ciência e sua contribuição para a conservação do Patrimônio Cultural : pedras, suporte de cobre e de celulose, pintura, sensores... (Piero Baglioni, Chefe do Departamento de Físico-Química, Departamento de Química da Universidade de Florença - CSGI - Itália)

10:00 - 10:40 Géis, emulsões e nano-fluídos: aspectos teóricos (Piero Baglioni, Chefe do Departamento de Físico-Química, Departamento de Química da Universidade de Florença - CSGI - Itália)

10:40 - 11:00 Intervalo

11:00 - 11:30 O uso de sistemas-nano na conservação de arte em suporte de papel (Antonio Mirabile, Conservador de Obras em Suporte de Papel, Paris – França)

11:30 - 12:00 Materiais inovadores de proteção para a conservação de obras de arte em suporte de cobre (Gabriella Di Carlo, PhD, Pesquisadora, CNR – ISMN, Roma – Itália)

12:00 - 12:30Diagnóstico ambiental, de saúde esegurança (Antonio Mirabile, representando Elena Semenzin, PhD, Senior Post-doc, Universidade de Veneza Ca’ Foscari, Veneza – Itália

12:30 - 12:45 Perguntas e respostas

Tarde (workshops 14:00 – 17:20, em laboratório, limitado)

14:00 - 15:30 Introdução prática da aplicação de uma nova geração de géis, emulsões e nano-fluídos em obras de arte em suporte de celulose (Antonio Mirabile e Piero Baglioni)

15:30 - 15:50 Intervalo

15:50 - 17:20 Aplicação de solventes não tóxicos, com materiais de proteção inovadores, para conservação de ligas à base de cobre (Gabriela Di Carlo) Inscrição gratuita (esse treinamento integra o programa de difusão de atividades do Projeto Nanorestart).

REALIZAÇÃO

NanoRestArt

Departamento de Arte e Preservação - BAP (EBA/UFRJ)

Fundação Casa de Rui Barbosa

Coordenação:

Antônio Mirabile (NanoRestArt)

Maria Luísa Soares (Departamento de Arte e Preservação - BAP (EBA/UFRJ))

Edmar Moraes Gonçalves (Fundação Casa de Rui Barbosa)

Equipe de Apoio:

Vivian Paccico (FCRB)

Pablo Soeiro (UFRJ)

Sheila Araújo (UFRJ)

Palestrantes

  • Piero Baglioni
  • Antonio Mirabile
  • Gabriella Di Carlo

Programação

09h30 - Piero Baglioni Nano-ciência e sua contribuição para a conservação do Patrimônio Cultural : pedras, suporte de cobre e de celulose, pintura, sensores... Palestra
Local: Auditório

Piero Baglioni, Chefe do Departamento de Físico-Química, Departamento de Química da Universidade de Florença - CSGI - Itália

10h40 - Piero Baglioni Géis, emulsões e nano-fluídos: aspectos teóricos Palestra
Local: Auditório

Piero Baglioni, Chefe do Departamento de Físico-Química, Departamento de Química da Universidade de Florença - CSGI - Itália

11h00 - Antonio Mirabile O uso de sistemas-nano na conservação de arte em suporte de papel Palestra
Local: Auditório

Antonio Mirabile, Conservador de Obras em Suporte de Papel, Paris – França

11h30 - Gabriella Di Carlo Materiais inovadores de proteção para a conservação de obras de arte em suporte de cobre Palestra
Local: Auditório

Gabriella Di Carlo, PhD, Pesquisadora, CNR – ISMN, Roma - Itália

12h00 - Antonio Mirabile Diagnóstico ambiental, de saúde e segurança Palestra
Local: Auditório

Antonio Mirabile, representando Elena Semenzin, PhD, Senior Post-doc, Universidade de Veneza Ca’ Foscari, Veneza – Itália

Local

Fundação Casa de Rui Barbosa - 22260-000, Rua São Clemente 134, Botafogo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

Organizador

Nano RestArt