Naped Day 2023

31 de maio de 2023, 08h00 - 22h00

Informações

Maior evento acadêmico da Diretoria de Ensino do Grupo Afya Educacional voltado especificamente para a promoção do encontro de professores do Grupo Afya, do desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais rumo a entregas extraordinárias para os nossos alunos.

 

 

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

MATHEUS MARTINS DAUDE

Saiba mais

ANDRÉ PUGLIESE DA SILVA

Saiba mais

RAPHAELA COSTA FERREIRA LEMOS

Saiba mais

ISIS MEIRELES RODRIGUES SAMPAIO

Saiba mais

DENISE MOTA ARARIPE PEREIRA FERNANDES

Saiba mais

VINICIUS PAIVA CÂNDIDO DOS SANTOS

Saiba mais

VAGNER ROCHA SIMONIN DE SOUZA

Saiba mais

LILIA APARECIDA COSTA GONÇALVES

Saiba mais

LEONARDO CABRAL CAVALCANTE

Saiba mais

BRAIAN DE SOUZA BULIAN

Saiba mais

VILSON GERALDO DE CAMPOS

Saiba mais

CARLA BAUMER

Saiba mais

GRAZIELA SCOPEL

Saiba mais

DAVID ALEX SANTOS DA SILVA

Saiba mais

ANDRESSA ARAGÃO

Saiba mais

ANTONIONE SANTOS BEZERRA PINTO

Saiba mais

LEONARDO MAGALHÃES SANTOS

Saiba mais

TEREZA CRISTINA DE CARVALHO SOUZA GARCÊS

Saiba mais

TATIANA DA SILVA PIRES

Saiba mais

ANY CAROLINA CARDOSO GUIMARÃES VASCONCELOS

Saiba mais

THATYANNA MANUELLA RODRIGUES DOS SANTOS

Saiba mais

DANIEL RIANE GOTARDELO

Saiba mais

CINTIA MAIOLA SAMPAIO

Saiba mais

THAIANE COELHO DOS SANTOS

Saiba mais

KELI STARCK

Saiba mais

LUCIANA DE FREITAS BICA

Saiba mais

LUCIANO DE ALBUQUERQUE MELLO

Saiba mais

MÁRCIA SAKAI

Saiba mais

MAURO TAVARES

Saiba mais

MARCOS SANTOS

Saiba mais

PATRÍCIA UEBE

Saiba mais

MARINA SILVEIRA

Saiba mais

JOÃO PAULO MIRANDA

Saiba mais

FELIPE SUHRE

Saiba mais

NAILSON PEREIRA RIBEIRO

Saiba mais

CLARISSA LEAL SILVA E SOUZA

Saiba mais

RONALDO GALVÃO

Saiba mais

PEDRO ONOFRE

Saiba mais

IRACEMA REBECA DE MEDEIROS FAZIO

Saiba mais

WANDERSON GONÇALVES E GONÇALVES

Saiba mais

LUIZA MARCIA CARVALHO DOS REIS

Saiba mais

DIÊGO ANDRADE DE OLIVEIRA

Saiba mais

TAÍS VIANA LÉDO DE OLIVEIRA

Saiba mais

FERNANDA DE ABREU SILVA

Saiba mais

DANILO LADEIA MUIÑOS DE ANDRADE

Saiba mais

RAFAEL ADEMIR OLIVEIRA DE ANDRADE

Saiba mais

SARA LUIZE OLIVEIRA DUARTE

Saiba mais

LUÍS FELIPE SILIO

Saiba mais

LUCIANO VITORINO

Saiba mais

LILENE RUY

Saiba mais

SAMANTA LUCHINI

Saiba mais

MAURO FERNANDES TELES

Saiba mais

ARAMYS SILVA DOS REIS

Saiba mais

RICARDO GUERRA

Saiba mais

CATARINA AMORIM BACCARINI PIRES

Saiba mais

HELDER LOPES OLIVEIRA

Saiba mais

FILIPE MAIA TORRES ALVES

Saiba mais

NAIARA RODRIGUES MENDES FERREIRA

Saiba mais

RENATA MAKSOUD BUSSUAN

Saiba mais

SANDRA MARIA MELO CARVALHAIS

Saiba mais

JÚLIO CÉSAR MENEZES VIEIRA

Saiba mais

JOSÉ ROBERTO GENEROSO JÚNIOR

Saiba mais

MARIA DE FÁTIMA MAKLOUF AMORIM

Saiba mais

MARIANA SANTOS LYRA CORTE REAL

Saiba mais

PAULO CAVALCANTE APRATTO JÚNIOR

Saiba mais

ANDRÉ RAELI GOMES

Saiba mais

LEONARDO DE DEUS MELLO

Saiba mais

RAIMUNDO CÉLIO PEDREIRA

Saiba mais

THOMPSON DE OLIVEIRA TURÍBIO

Saiba mais

MARCEL AUGUSTO STEFANELLI LARA

Saiba mais

LÍLIA CRISTINA CARVALHO SANTOS CONSTANTINO

Programação:

CERIMÔNIA E CONFERÊNCIA DE ABERTURA / COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONEXÃO E REALIZAÇÃO - Felipe Suhre Abertura

CERIMÔNIA E CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO Encerramento

O CEREBRO SOCIAL: A IMPORTÂNCIA DO CONVÍVIO EM SOCIEDADE PARA NOSSA SAÚDE Workshop

A NEUROCIÊNCIA COMO ALIADA NO PROCESSO DE APRENDIZADO Workshop · THAIANE COELHO DOS SANTOS

ESCRITA ACADÊMICA PARA DOCENTES Workshop · LILIA APARECIDA COSTA GONÇALVES

BIOATLAS ASSOCIADO A PINTURA CORPORAL NAS PRÁTICAS DE ANATOMIA DO EIXO SOI Workshop

PSICANÁLISE E O PODER DA MENTE NA PRÁTICA DOCENTE Workshop · NAILSON PEREIRA RIBEIRO

TDAH: DESAFIOS DA APRENDIZAGEM Workshop · LÍLIA CRISTINA CARVALHO SANTOS CONSTANTINO

O DOCENTE COMO PROTAGONISTA ATRAVÉS DO PSICODRAMA Workshop

A SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DA SALA DE AULA Workshop · VINICIUS PAIVA CÂNDIDO DOS SANTOS

GESTÃO DO ENADE Workshop · LEONARDO CABRAL CAVALCANTE, SARA LUIZE OLIVEIRA DUARTE

BATE PAPO ENADE: DIAGNÓSTICO DE GAPS DE APRENDIZAGEM Workshop · CARLA BAUMER, GRAZIELA SCOPEL, VILSON GERALDO DE CAMPOS

AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE GAPS DE APRENDIZAGEM Workshop · IRACEMA REBECA DE MEDEIROS FAZIO, MARCEL AUGUSTO STEFANELLI LARA, RAIMUNDO CÉLIO PEDREIRA, THOMPSON DE OLIVEIRA TURÍBIO

FEEDBACK DO PROCESSO AVALIATIVO Workshop · JOÃO PAULO MIRANDA

APLICAÇÕES DO TESTE DE PROGRESSO INSTITUCIONAL Workshop · MÁRCIA SAKAI

ENCANTADO PARA ENCANTAR NA GESTÃO ACADÊMICA Workshop · ANY CAROLINA CARDOSO GUIMARÃES VASCONCELOS

OS SEGREDOS DA AVALIAÇÃO DE TCC: ESTRATÉGIAS PARA AVALIADORES Workshop · ANDRESSA ARAGÃO

LINGUAGEM INCLUSIVA EM SALA DE AULA Workshop

PLANEJANDO ATIVIDADES PARA DISCENTES COM TDAH Workshop · CINTIA MAIOLA SAMPAIO

DICAS PARA MANTER A SANIDADE E O EQUILÍBRIO MENTAL NA SALA DE AULA Workshop · MARINA SILVEIRA, PATRÍCIA UEBE

LIBRAS: PRIMEIRO CONTATO COM O SUJEITO SURDO Workshop · DAVID ALEX SANTOS DA SILVA, LUCIANA DE FREITAS BICA

SEGURANÇA PSICOLÓGICA EM SALA DE AULA Workshop · SAMANTA LUCHINI

FUNDAMENTOS DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO Workshop · LILENE RUY

DIVERSIDADE E INTERCULTURALIDADE NA PESQUISA E EXTENSÃO Workshop

AVALIAÇAO, PLANEJAMENTO REVERSO E APRENDIZAGEM VISÍVEL: UMA EXPERIÊNCIA EXTRAORDINÁRIA Workshop · ISIS MEIRELES RODRIGUES SAMPAIO

O TEATRO COMO METODOLOGIA DE ENSINO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Workshop · RONALDO GALVÃO

PEER INSTRUCTION: SOCRATIVE PARA APLICAÇÃO DO MÉTODO Workshop · ANDRÉ PUGLIESE DA SILVA

SCANNER 3D APLICADO À AULAS PRÁTICAS Workshop · LUCIANO DE ALBUQUERQUE MELLO

CRIAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE Workshop

USO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS DA ALGETEC COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA Workshop · RAPHAELA COSTA FERREIRA LEMOS

DESAFIOS DE UMA AULA TEÓRICA: APRIMORANDO A PERFORMANCE DOCENTE Workshop · DANIEL RIANE GOTARDELO

SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO MÉDICO Workshop · TATIANA DA SILVA PIRES

O ENSINO MÉDICO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Workshop · WANDERSON GONÇALVES E GONÇALVES

EDUCAÇÃO MÉDICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Workshop · DENISE MOTA ARARIPE PEREIRA FERNANDES

O USO DE LÂMINAS DIGITALIZADAS NO ENSINO DE HISTOLOGIA E ANATOMOPATOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS Workshop · DIÊGO ANDRADE DE OLIVEIRA, TAÍS VIANA LÉDO DE OLIVEIRA

A AVALIAÇÃO FORMATIVA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E ATIDUDES MÉDICAS Workshop · LEONARDO MAGALHÃES SANTOS

INTEGRAÇÃO HAM E SOI: UM CASE DE SUCESSO Workshop · DANILO LADEIA MUIÑOS DE ANDRADE, FERNANDA DE ABREU SILVA

APG - COMPREENDENDO OS PRINCÍPIOS PARA UMA EXCELENTE APLICAÇÃO Workshop · RICARDO GUERRA

CANVAS: NOVOS TESTES VS. QUIZES CLÁSSICOS Workshop · KELI STARCK

DEMONSTRAÇÃO DO USO DA PLATAFORMA LT EM AULAS PRÁTICAS LABORATORIAIS Workshop · CLARISSA LEAL SILVA E SOUZA, MAURO FERNANDES TELES

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: O USO DO MIDJOURNEY Workshop · ANTONIONE SANTOS BEZERRA PINTO

DYNAMED Workshop · MAURO TAVARES

WORKALOVE: PREPARANDO SEUS ESTUDANTES PARA O NOVO MUNDO DO TRABALHO Workshop · HELDER LOPES OLIVEIRA

POSSIBILIDADES PARA USO DE VR E O BIOATLAS Workshop · BRAIAN DE SOUZA BULIAN

CHATGPT PARA OTIMIZAÇÃO DE AULAS E PESQUISAS Workshop · ARAMYS SILVA DOS REIS

COMO MELHORAR O IMPACTO EDUCACIONAL DO MINICEX Workshop · FILIPE MAIA TORRES ALVES, NAIARA RODRIGUES MENDES FERREIRA

FEEDBACK Workshop · TEREZA CRISTINA DE CARVALHO SOUZA GARCÊS

ESTUDOS DE CASOS - GERIATRIA Workshop · MARIANA SANTOS LYRA CORTE REAL

COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA PRÁTICAS DA PRECEPTORIA Workshop · CATARINA AMORIM BACCARINI PIRES

CURRÍCULO EPA Workshop · MARCOS SANTOS

COMO ESTIMULAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO DISCENTE? Workshop · THATYANNA MANUELLA RODRIGUES DOS SANTOS

BRILHO NOS OLHOS: ÓTICA DOCENTE SOBRE SUAS PRÁTICAS Workshop

ATENDIMENTO AMBULATORIAL TRANSGÊNERO Workshop · RENATA MAKSOUD BUSSUAN

INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO MÉDICO: A EXPERIÊNCIA DO AMBULATÓRIO IPEMED Workshop · MARIA DE FÁTIMA MAKLOUF AMORIM

QUALIDADE E SAÚDE MENTAL NA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA Workshop · JÚLIO CÉSAR MENEZES VIEIRA, SANDRA MARIA MELO CARVALHAIS

CASE MEDICINA INTENSIVA: VIVÊNCIA EM SALA DE AULA Workshop · JOSÉ ROBERTO GENEROSO JÚNIOR

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE E SUAS TESES: INTERNATO MÉDICO Workshop · PAULO CAVALCANTE APRATTO JÚNIOR

OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MÉDICA Workshop · ANDRÉ RAELI GOMES

TRAJETÓRIA DOCENTE NA EDUCON Workshop · LEONARDO DE DEUS MELLO

MENDELEY: TECNOLOGIA NA GESTÃO DA PESQUISA ACADÊMICA Workshop · MATHEUS MARTINS DAUDE

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E OS PROJETOS INTEGRADORES Workshop · LUIZA MARCIA CARVALHO DOS REIS

COMO SUBMETER SEU PROJETO AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Workshop · VAGNER ROCHA SIMONIN DE SOUZA

JORNADA DE EMPREENDEDORISMO: WADHWANI FOUNDATION NA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO FELIPE BASTO Workshop · PEDRO ONOFRE

DA ESCOLHA DO TEMA À PROMOÇÃO: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA APRIMORAR SUA PESQUISA E MAXIMIZAR SEU IMPACTO Workshop · LUCIANO VITORINO, LUÍS FELIPE SILIO, RAFAEL ADEMIR OLIVEIRA DE ANDRADE

Equipe Organizadora

MATHEUS MARTINS DAUDE

ITPAC PORTO NACIONAL


12h30 - 13h30 MENDELEY: tecnologia na gestão da pesquisa acadêmica

Apresentação do programa Mendeley e suas funcionalidades, evidenciando a importância da tecnologia na gestão da pesquisa acadêmica.

 

FORMAÇÃO:

Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia (UFT - Gurupi). Mestre em Ciências da Saúde (UFT - Palmas); Doutorando em Biotecnologia e Biodiversidade da Amazônia Legal (Rede Bionorte - UFT).

ANDRÉ PUGLIESE DA SILVA

ITPAC PALMAS


14h30 - 15h30 -  PEER INSTRUCTION:  Socrative para aplicação do método

O contexto das metodologias ativas de aprendizagem. Metodologia centrada no aluno. Técnicas de aprendizagem baseadas no aprendizado colaborativo. A estrutura do Peer Instruction. Aplicação do Peer

 

FORMAÇÃO:

Bacharel em Administração e Mestre em Educação 

RAPHAELA COSTA FERREIRA LEMOS

UNIT


17h30 - 18h30 - Uso de laboratórios virtuais da Algetec como estratégia metodológica

Relato de experiência no qual será descrita a utilização do laboratório de Bromatologia, bem como se explanará sobre o feedback dos alunos após a experiência com a ferramenta. 

 

FORMAÇÃO:

Nutricionista e Doutora em ciências da saúde pela Universidade Federal de Alagoas.

ISIS MEIRELES RODRIGUES SAMPAIO

UNINOVAFAPI


12h30 - 13h30 Avaliação, planejamento reverso e aprendizagem visível: uma experiência extraordinária

Abordagem de temas como aprendizagem visível e planejamento reverso aplicado aos métodos avaliativos na busca de uma aprendizagem mais relevante, significativa e autoconsciente por todos os sujeitos.

 

FORMAÇÃO:

Arquiteta - Doutorado

DENISE MOTA ARARIPE PEREIRA FERNANDES

FCMPB


14h30 - 15h30 Educação médica baseada em evidências

Exposição Dialogada sobre Educação Médica Baseada em evidências, reforçando o papel da atividade docente enquanto um campo científico robusto e elencando as especificidades de atuação dos professores de medicina frente às necessidades prementes da formação médica de qualidade.

 

FORMAÇÃO: 

Médica de Família e Comunidade e Mestre em Saúde da Família

VINICIUS PAIVA CÂNDIDO DOS SANTOS

FCMPB


8h - 9h A saúde mental no contexto da sala de aula

Sofrimento psíquico inerente à condição humana. Aspectos conceituais de saúde e doença mental e suas articulações nos diversos eventos da vida e implicações na sala de aula.

 

FORMAÇÃO:

Graduado em Medicina e em Publicidade e Propaganda. Pós-graduado em psiquiatria clínica e cirúrgica e em logoterapia e análise existencial. 

VAGNER ROCHA SIMONIN DE SOUZA

UNIREDENTOR


14h30 - 15h30 Como submeter seu projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa 

Introdução à Plataforma Brasil. Introdução à Resolução CNS 466 de 11 de agosto de 2011. Principais elementos para escrever um projeto para análise do CEP. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Termo de Consentimento de Uso de Dados. Orçamento. Anuência.

 

FORMAÇÃO:

Nutricionista - Doutor em Ciências (Química Biológica) 

LILIA APARECIDA COSTA GONÇALVES

UNIGRANRIO


8h - 9h Escrita Acadêmica para docentes

O objetivo do trabalho é apresentar princípios da linguagem acadêmica para a produção de artigos acadêmicos/científicos. 

 

FORMAÇÃO: 

Doutora em Linguística Aplicada 

LEONARDO CABRAL CAVALCANTE

FCMPB


12h30 - 13h30 Gestão do ENADE

Apresentar sobre escritório de projeto ENADE considerando seus objetivos específicos, cronograma e benefícios sobre os resultados esperados.

 

FORMAÇÃO:

Graduação em medicina e Especialista em Pediatria

BRAIAN DE SOUZA BULIAN

UNISL JP


17h30 - 18h30 Possibilidades para uso de VR e o BIOATLAS     

RV na Educação. O que é a RV e como ela é diferente de outras tecnologias como Realidade aumentada? Uso dessa tecnologia na educação e no mercado. Exemplos de utilização. Tipos de Óculos e Requisitos (infraestrutura necessária na IES). Exemplos de softwares que já existem e o que eles fazem (possibilidades)

 

FORMAÇÃO: 

Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade

VILSON GERALDO DE CAMPOS

UNIDEP


13h30 - 14h30 Diagnóstico de gaps de aprendizagem

Bate Papo interativo sobre o ENADE e formas de identificação e recuperação de GAP´s de aprendizagem ao longo dos cursos.

FORMAÇÃO:

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). e Mestre em Ensino em Saúde (UNIFENAS)

CARLA BAUMER

UNIDEP


13h30 - 14h30 Diagnóstico de gaps de aprendizagem

Bate Papo interativo sobre o ENADE e formas de identificação e recuperação de GAP´s de aprendizagem ao longo dos cursos

FORMAÇÃO:

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004)

GRAZIELA SCOPEL

UNIDEP


13h30 - 14h30 Diagnóstico de gaps de aprendizagem

Bate Papo interativo sobre o ENADE e formas de identificação e recuperação de GAP´s de aprendizagem ao longo dos cursos

 

FORMAÇÃO:

Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (UTFPR - 2012) - linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento

DAVID ALEX SANTOS DA SILVA

FAMEG


15h30 - 16h30 LIBRAS: primeiro contato com o sujeito surdo.

Vem com a gente pessoal! Aqui vamos conhecer o universo da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e entender os primeiros passos para comunicar-se com o sujeito surdo. Aguardamos vocês

FORMAÇÃO:

Pedagogo, Graduado em Letras/Libras e Especialista em Libras e Educação Especial e Inclusiva

ANDRESSA ARAGÃO

FACIMPA


18h30 - 19h30 Os Segredos da Avaliação de TCC: Estratégias para Avaliadores

Na oficina será abordado desde o papel da banca avaliadora para a melhoria do trabalho acadêmico com foco em publicação científica, bem como técnicas para avaliação da apresentação do discente e pontos críticos a serem abordados no que diz respeito ao manuscrito.

 

FORMAÇÃO:

Ciências Biológicas e Doutorado em Genética e Biologia Molecular (UFPA)

ANTONIONE SANTOS BEZERRA PINTO

IESVAP


14h30 - 15h30 Inteligência artificial na educação: o uso do midjourne

Introdução à inteligência artificial e suas aplicações na educação;
Construção de vídeos e imagens com o uso de ferramentas de inteligência artificial; Exemplos práticos de como a inteligência artificial pode potencializar a criação de conteúdo educativo visualmente atrativo e personalizado

FORMAÇÃO:

Odontologia - Doutor em Ciências Morfofuncionais pela Universidade Federal do Ceará

LEONARDO MAGALHÃES SANTOS

FACIMPA


16h30 - 17h30 A avaliação formativa e a capacitação docente no desenvolvimento de habilidades e atitudes médicas

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Medicina preconizam competências que devem ser alcançadas pelo médico egresso generalista. A construção e a aquisição dessas competências precisam ser validadas por instrumentos avaliativos que regulem e devolvam ao aluno o feedback da execução do conhecimento. Neste contexto, as avaliações formativas têm como princípio a sua realização de forma sistemática, contínua e interativa entre docentes e discentes. Capacitar o professor para melhor avaliação é um dos desafios em Educação Médica. 

 

FORMAÇÃO:

Bacharelado em Medicina/Mestrando em Educação Médica

TEREZA CRISTINA DE CARVALHO SOUZA GARCÊS

IESVAP


14h30 - 15h30 Feedback

Discutir sobre a abordagem do feedback como fluxo e ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem de excelência, bem como refletir sobre práticas exitosas da sua aplicação no ambiente educacional

FORMAÇÃO:

Mestra em Biotecnologia com ênfase em Microbiologia e Bioprocessos pelo PPGBIOTEC da Universidade Federal do Piauí (UFPI 2016)

TATIANA DA SILVA PIRES

FASA ITABUNA


12h30 - 13h30 Simulação Realística no ensino médico

Preparar os participantes para prestar assistência ao paciente, de forma prática, simulando diferentes ambientes e situações que podem ocorrer no dia a dia do ambiente hospitalar. Assim, os alunos podem aprender de forma segura e eficiente

FORMAÇÃO:

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - 2004) e Mestranda em Enfermagem na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

ANY CAROLINA CARDOSO GUIMARÃES VASCONCELOS

IESVAP


17h30 - 18h30 Encantado para encantar na gestão acadêmica        

Encantado para encantar: a abordagem desse tema visa trazer uma reflexão sobre o ser docente frente aos desafios do ensino superior na atualidade. Um convite para olharmos dentro de nós mesmos. Vamos?

FORMAÇÃO:

Fisioterapeuta e Doutorado em Biotecnologia pelo Programa RENORBIO

THATYANNA MANUELLA RODRIGUES DOS SANTOS

FASA ITABUNA


17h30 - 18h30 Como estimular a inteligência emocional no discente

Discutir sobre a capacidade de compreender e gerenciar os próprios sentimentos, assim como o sentimento dos outros.  Abordar sobre o autoconhecimento e as influências da inteligência emocional.

FORMAÇÃO:

Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce; Especialista em Educação em Saúde pela Universidade Estadual Santa Cruz (UESC)

DANIEL RIANE GOTARDELO

UNIPTAN


18h30-19h30 Desafios de uma aula teórica: aprimorando a performance docente

Definição, características e estratégias de ensino eficazes para aulas teóricas. Desafios de uma aula teórica: falta de interação e engajamento dos alunos, dificuldade em manter a atenção dos alunos durante a aula, enfrentando a monotonia das aulas teóricas.

 

FORMAÇÃO:

Médico, Doutor em Ciências

CINTIA MAIOLA SAMPAIO

ITPAC CRUZEIRO DO SUL


13h30 - 14h30 Planejando atividades para discentes com TDA

Esclarecer o que é TDAH, expor tópicos sobre a promoção da inclusão e diversidade no ensino superior e apresentar estratégias pedagógicas para alunos com TDAH

FORMAÇÃO:

Gaduação em Psicóloga pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Neuropsicologia

THAIANE COELHO DOS SANTOS

ITPAC SANTA INÊS


8h - 9h A neurociência como aliada no processo de aprendizado

Segundo a aplicação da neurociência na aprendizagem, foi comprovado que o cérebro nunca para de aprender. A neurociência pode ser uma grande aliada no processo de ensino e aprendizado.

FORMAÇÃO:

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão

KELI STARCK

UNIDEP


12h30 - 13h30 CANVAS: Novos Testes vs Quizes Clássicos 

Você professor que usa o CANVAS Afya, conhece os novos formatos de elaboração de Testes? Vem que eu te ensino a cadastrar questões e a elaborar seu próprio banco de questões. 

 

FORMAÇÃO:

Doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

LUCIANA DE FREITAS BICA

UNIDEP


15h30 - 16h30 LIBRAS: primeiro contato com o sujeito surdo. 

Vem com a gente pessoal! Aqui vamos conhecer o universo da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e entender os primeiros passos para comunicar-se com o sujeito surdo. Aguardamos vocês.

 

FORMAÇÃO:

Mestra em Educação pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

LUCIANO DE ALBUQUERQUE MELLO

FITS


15h30 - 16h30  Scanner 3D aplicado à aulas práticas  

A digitalização tridimensional possibilita capturar dados da superfície de peças anatômicas e anatomopatológicas para, posteriormente, desenvolver um modelo virtual para aplicação em aulas práticas dos eixos disciplinares que envolvem anatomia e patologia.

 

FORMAÇÃO:

Biólogo, Doutor.

MÁRCIA SAKAI

Diretoria de Ensino - Afya Educacional


16h30 às 17h30 - Aplicações do Teste de progresso Institucional

MAURO TAVARES

Diretoria de Medicina - Afya Educacional


15h30 às 16h30 - Uso no Dynamed em sala de aula

MARCOS SANTOS

Diretoria de Medicina - Afya Educacional


16h30 às 17h30 - Currículo EPA

PATRÍCIA UEBE

Diretoria de Medicina - Afya Educacional


14h30 às 15h30 - Dicas para manter a sanidade e o equilíbrio mental na sala de aula

MARINA SILVEIRA

Diretoria de Ensino - Afya Educacional


14h30 às 15h30 - Dicas para manter a sanidade  e o equilíbrio mental em sala de aula

JOÃO PAULO MIRANDA

Diretoria de Medicina - Afya Educacional


15h30 às 16h30 - Feedback do processo avaliativo

FELIPE SUHRE

FLUXO


PALESTRA DE ABERTURA

9h30 às 10h30

Comunicação como instrumento de conexão e realização

Felipe Suhre é criador do FLUXO, método baseado em autoconhecimento e espiritualidade, que já transformou a comunicação de mais de 5 mil pessoas, Felipe vem de uma experiência de mais de 10 anos trabalhando como repórter da Globo, carreira que abriu mão pra seguir seu chamado de alma e trabalhar com transformação humana. Além disso, são mais de 5 anos em vivências e formações na área de desenvolvimento pessoal e espiritual.
Hoje é extremamente realizado ajudando milhares de pessoas a expressarem a sua voz no mundo.

NAILSON PEREIRA RIBEIRO

ITPAC PORTO NACIONAL


8h - 9h Psicanálise e o poder da mente na prática docente

A nossa mente é uma fonte de poder, só que o nosso cérebro não pode ser solicitado a fazer coisas novas e inesperadas. Ele precisa ser estimulado, ensinado, nutrido e provocado pelos pensamentos.
Conheça o poder da sua mente, entenda quem você é e viva uma vida extraordinária!
 

FORMAÇÃO:

Graduado em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT);

Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP);

Psicanalista Clínico e Terapeuta Familiar pelo Centro de Estudos de Terapias e Psicanálise (CETEP);

Pós-graduando em Psicologia Clínica e Docência do Ensino Superior.

CLARISSA LEAL SILVA E SOUZA

FASA VIC


13h30 - 14h30 Demonstração do uso da Plataforma Lt em aulas práticas laboratoriais

Apresentação de uma aula prática sobre o sistema reprodutor feminino utilizando a Plataforma LT.

 

FORMAÇÃO:

Bacharel em Enfermagem (UFBA), Mestre em Ciências Fisiológicas (UFBA) e Doutora em Ciências Fisiológicas (UFBA),

RONALDO GALVÃO

FASA SETE LAGOAS


13h30 às 14h30 - O teatro como metodologia de ensino e extensão universitária

PEDRO ONOFRE

Diretoria de Medicina - Afya Educacional


13h30 às 15h30 - Jornada de empreendedorismo - Wadhwani Foundation na curricularização da extensão

IRACEMA REBECA DE MEDEIROS FAZIO

ITPAC PALMAS


14h30 às 15h30 - Ações de recuperação de gaps de aprendizagem

O júri simulado no ensino da bioética configura-se em uma metodologia ativa disruptiva fundada na problematização de casos simulados e/ou reais, utilizada para sanar gaps de aprendizagem dos alunos enadistas, aproximando a prática médica da teoria, de forma dinâmica e criativa, impulsionando a proatividade na tomada de decisão, bem como, o pensamento crítico e reflexivo, sobre os diversos temas que envolvem o estudo da bioética.

WANDERSON GONÇALVES E GONÇALVES

ITPAC ABAETETUBA


13h30 às 14h30 - O ensino médico e a inteligência artificial

LUIZA MARCIA CARVALHO DOS REIS

IESVAP


13h30 - 14h30 Curricularização da Extensão e os Projetos Integradores

Considerando que a Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade, o PNE 2014-2024 tem como uma de suas metas assegurar que, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação sejam ofertados através de programas e projetos de extensão universitária, promovendo uma interação dialógica entre comunidade acadêmica e sociedade, com foco na formação cidadã dos discentes

FORMAÇÃO:

Direito e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí

DIÊGO ANDRADE DE OLIVEIRA

FASAVIC


15h30 - 16h30 O uso de lâminas digitalizadas no ensino de Histologia e Anatomopatologia: relato de experiência

O uso de lâminas digitalizadas é uma realidade dentro da prática médica no ensino de histologia e anatomopatologia. Além de permitir análise microscópica virtual, vem se mostrando como uma importante ferramenta educacional.

FORMAÇÃO:

Mestre em Biologia e Biotecnologia de Microorganismos.

TAÍS VIANA LÉDO DE OLIVEIRA

FASAVIC


15h30 - 16h30 O uso de lâminas digitalizadas no ensino de Histologia e Anatomopatologia: relato de experiência

O uso de lâminas digitalizadas é uma realidade dentro da prática médica no ensino de histologia e anatomopatologia. Além de permitir análise microscópica virtual, vem se mostrando como uma importante ferramenta educacional.

FORMAÇÃO:

Mestre em Saúde Coletiva, área de concentração epidemiologia

FERNANDA DE ABREU SILVA

FASAVIC


17h30 - 18h30 INTEGRAÇÃO HAM E SOI um case de sucesso       

Apresentação de estratégia alinhamento SOI e HAM tendo como foco o fluxo e a integração entre os módulos

FORMAÇÃO:

Bacharel em Nutrição. Ufba/IMS-CAT e Doutora em Ciências Fisiológicas - Ufba/IMS-CAT 

DANILO LADEIA MUIÑOS DE ANDRADE

FASAVIC


17h30 - 18h30 INTEGRAÇÃO HAM E SOI um case de sucesso       

Apresentação de estratégia alinhamento SOI e HAM tendo como foco o fluxo e a integração entre os módulos

FORMAÇÃO:

Medicina - EBMSP e  Mestrado Profissional em tecnilogia em saúde - UNIFESP

RAFAEL ADEMIR OLIVEIRA DE ANDRADE

SÃO LUCAS PVH


18h30-19h30 Da escolha do tema à promoção: estratégias inovadoras para aprimorar sua pesquisa e maximizar seu impacto

Diversidades e Interculturalidades. Currículo, democracia e Direitos Humanos. Pesquisa e Extensão para a diversidade no Brasil e experiências internacionais

FORMAÇÃO:

Sociólogo e Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

SARA LUIZE OLIVEIRA DUARTE

SÃO LUCAS PVH


12h30 - 13h30 Gestão do ENADE

Gestão do Processo. Indicadores de Responsabilidades. Análises Individuais e Coletivas. Processos Mapeados. Ações Estabelecidas. Supervisão e Acompanhamento das Fases Enade

FORMAÇÃO:

Especialista em Desenvolvimento Web e Mestre em Desenvolvimento Regional

LUÍS FELIPE SILIO

SÃO LUCAS PVH


18h30-19h30 Da escolha do tema à promoção: estratégias inovadoras para aprimorar sua pesquisa e maximizar seu impacto

 

FORMAÇÃO:

Graduado em Educação Física e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

LUCIANO VITORINO

FMIT


18h30 às 19h30 - Da escolha do tema à promoção: estratégias inovadoras para aprimorar sua pesquisa e maximizar seu impacto

LILENE RUY

Autônoma


17h30 às 18h30 - Fundamentos da Diversidade e Inclusão

FORMAÇÃO: Cursando MBA em Diversidade e Inclusão na Business Behavior Institute, com Extensão Universitária em Metodologias Participativas em Direitos Humanos pela UNIFESP, Gestão da Diversidade pela PUC e Pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Profissional de Recursos Humanos com mais de 20 anos de experiência profissional. Especialista em Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento sendo os últimos anos dedicados as pautas de Diversidade, Equidade e Inclusão. Engajamento e atuação nos pilares da Pessoa com Deficiência, Gerações, LGBTQIAP+, Raça e Etnia e Mulheres.

SAMANTA LUCHINI

Autônoma


16h30 às 17h30 - Segurança Psicológica em sala de aula

FORMAÇÃO: Consultora especializada em desenvolvimento humano, que em sua trajetória profissional e acadêmica, de mais de 24 anos na área de Gestão de Pessoas, já desenvolveu mais de 36.000 pessoas.
Mestre em Administração com Foco em Gestão e Inovação Organizacional e  Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS e em Neurociências, pela Unifesp.
Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo.
Executive & Life Coach em nível Sênior, com formação internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute) em curso credenciado pelo ICF (International Coach Federation).
Professora convidada dos programas de pós-graduação da FGV/Strong, Universidade Metodista e Senac, dos programas de MBA da Universidade São Marcos e Unimonte, e dos cursos FGV/Cademp, para a área de Gestão de Pessoas. Professora conteudista do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – UNIFEOB.

MAURO FERNANDES TELES

FASA VIC


13h30 às 14h30 - Demonstração do uso da Plataforma Lt em aulas práticas laboratoriais

ARAMYS SILVA DOS REIS

ITPAC BRAGANÇA


18h30 às 19h30 - CHATGPT para otimização de aulas e pesquisas

FORMAÇÃO: Doutorado em Ciências pela USP. Mestrado em Ciências da Saúde pela UFMA e Graduação em Farmacia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Professor Adjunto II do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador do Laboratório de Fisiopatologia e IInvestigação Terapêutica (LaFIT), onde desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Imunoparasitologia, Imunofarmacologia e Toxicologia de Produtos Naturais e Sintéticos

RICARDO GUERRA

UNITPAC


18h30 às 19h30 - APG-Compreendendo os príncípios para uma excelente aplicação

FORMAÇÃO: Doutor em Ciências Ambientais Aplicadas ao Setor de Petróleo e Gás pelo Programa de Formação de Recursos Humanos para a Indústria do Petróleo (PRH05/ANP) da Unesp de Rio Claro. Mestre em Microbiologia Aplicada pelo programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas da Unesp de Rio Claro. Especialista em Vigilância Sanitária pela Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo. Atualmente é Professor Titular de Ensino Superior no Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC).

CATARINA AMORIM BACCARINI PIRES

UNIVAÇO


15h30 às 16h30 - Competências pedagógicas para prática da preceptoria

FORMAÇÃO : Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Residência Médica em Pediatria no Hospital Odilon Behrens em Belo Horizonte - MG. Residência Médica em Pediatria - Área de Atuação Neonatologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é pediatra exercendo suas atividades na UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Márcio Cunha. Professora do Instituto Metropolitano de Ensino Superior - UNIVAÇO. Instrutora do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. Título de Especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria / Associação Médica Brasileira (2010). Título de Especialista em Pediatria - Área de Atuação Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria / Associação Médica Brasileira (2012). Título de Especialista em Medicina Intensiva - Área de Atuação em Medicina Intensiva Pediátrica pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em convênio com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Associação Médica Brasileira (AMB) 

HELDER LOPES OLIVEIRA

UNIFIPMOC


16h30 às 17h30 - Workalove: Preparando seus estudantes para o novo mundo do trabalho

FORMAÇÃO: Tecnólogo em Tecnologias da Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros . Bacharel em Engenharia de Produção pelas Faculdades Integradas Pitágoras - FIP-MOC, Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Gerenciais - FACIGE. Pós graduado em docência do ensino superior pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB, Pós graduado em Gestão da Produção e Qualidade pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIP-MOC e Mestrando em Administração com ênfase em Gestão de Instituição de Ensino Superior pela Fundação Pedro Leopoldo. Coordenador de Curso da Engenharia de Produção - Unifipmoc.Coordenador do Núcleo de Inovação Cepeage - NIC.Coordeandor das Engenharias na UNIFIPMoc - AFYA, sendo elas Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil. Coordenador do Núcleo de Inovação na UnifipMoc e representante na Rede Nacional de Inovação AFYA. Embaixador de Treinamento e Capacitação da Rede Afya de Inovação e Presidente da ACI Innovation, Associação, Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros. Gerente de Campus na UNIFIPMoc

FILIPE MAIA TORRES ALVES

UNIVAÇO


13h30 às 14h30 - Como melhorar o impacto educacional do minicex

NAIARA RODRIGUES MENDES FERREIRA

UNIVAÇO


13h30 às 14h30 - Como melhorar o impacto educacional do minicex

RENATA MAKSOUD BUSSUAN

IPEMED


08h00 às 09h00 - ATENDIMENTO AMBULATORIAL TRANGÊNERO

FORMAÇÃO: MEMBRO TITULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. IPEMED.

SANDRA MARIA MELO CARVALHAIS

IPEMED


12h30 - 13h30 QUALIDADE E SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR MÉDICO.

Discussão sobre a saúde mental do professor de medicina no Brasil e no Mundo.

 

FORMAÇÃO:

Faculdade de Medicina da UFMG, residência em psiquiatria. Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto Rene Rachou - FIOCRUZ-MS, 2005

JÚLIO CÉSAR MENEZES VIEIRA

IPEMED


12h30 - 13h30 QUALIDADE E SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR MÉDICO

Discussão sobre a saúde mental do professor de medicina no Brasil e no Mundo.

 

FORMAÇÃO:

Doutorando em Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFMG. Psiquiatra/Psicogeriatra pela ABP/AMB. Geriatra pela SBGG/AMB. Graduação Medicina UFMG.

JOSÉ ROBERTO GENEROSO JÚNIOR

IPEMED


13h30 - 14h30 VIVÊNCIAS EM AULA DE SIMULAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO - CASOS DE MEDICINA INTENSIVA

Apresentação do case de sucesso pos graduacao em terapia intensiva ipemed

 

FORMAÇÃO:

Médico intensivista. Doutor em ciêncas da saúde

MARIA DE FÁTIMA MAKLOUF AMORIM

IPEMED


14h30 - 15h30 INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO MÉDICO: EXPERIÊNCIA AMBULATORIAL DA IPEMED

Discutir a experiência docente nos ambulatórios da IPEMED.

 

FORMAÇÃO:

Medica pela Faculdade de ciências médicas de Santos. Mestrado em dermatologia pela Unifesp.

MARIANA SANTOS LYRA CORTE REAL

IPEMED


15h30 - 16h30 METODOLOGIA DE ESTUDOS DE CASOS EM GERIATRIA

Será partilhado a condução e discussão de casos clínicos na Geriatria através da avaliação geriátrica ampla (AGA).

 

FORMAÇÃO:

Médica com residência médica em clínica médica SES/RJ e Geriatria HC UFMG.

PAULO CAVALCANTE APRATTO JÚNIOR

IPEMED


16h30 - 17h30 MEDICINA DA FAMÍLIA E SUAS TESES: INTERNATO MÉDICO

O internato médico em saúde da família na Unigranrio objetiva a formação do médico generalista como recurso humano para o SUS almejando a construção de um modelo de assistência baseado na promoção da saúde no diagnóstico precoce e na recuperação dos agravos à saúde  além do aperfeiçoamento na formação do profissional médico para atuar na atenção primária à saúde.

 

FORMAÇÃO:

Graduação em medicina pela Escola de ciências médicas de Alagoas-ECMAL. Pós-doutorado pela UERJ.

ANDRÉ RAELI GOMES

IPEMED


17h30 - 18h30 OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MÉDICA

Discutir dados da demografia médica e apontar as possibilidades de desenvolvimento profissional do novo médico.

 

FORMAÇÃO:

Diretor de Educação Continuada. Doutor em cognição e linguagem.

LEONARDO DE DEUS MELLO

IPEMED


18h30 - 19h30 TRAJETÓRIA DOCENTE NA EDUCON: PERSPECTIVA E MERCADO

Discutível importância da educação continuada no impedimento da estagnação profissional e da percepção de imperícia diante da inquietude dos modismos no mercado da medicina.

 

FORMAÇÃO:

Graduação em Medicina. Residência médica de Cirurgia Geral. Pós-graduação em Dermatologia pela Ipemed.

RAIMUNDO CÉLIO PEDREIRA

ITPAC PORTO NACIONAL


14h30 às 15h30 AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE GAPS DE APRENDIZAGEM

 

FORMAÇÃO:

Médico e Escritor
Farmacêutico e Bioquímico 
Professor de Clínica médica / Gastroenterologia - ITPAC Porto e Palmas; UFT.
Coordenador do Curso de Medicina ITPAC Porto

THOMPSON DE OLIVEIRA TURÍBIO

ITPAC PORTO NACIONAL


14h30 às 15h30 AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE GAPS DE APRENDIZAGEM

É uma tentativa de identificar alternativas de soluções, para permitir que o educando observe suas deficiências de conteúdos, dos métodos de estudo e da implicação destes no processo de aprendizagem.

 

FORMAÇÃO:

Graduação em Ciências Biológicas (UFT), Mestrado em Ecologia de Ecótonos (UFT) e Doutorado em Ciências (IPEN/USP). É Coordenador da CPA ITPAC Porto e Procurador institucional (PI) do ITPAC Palmas. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis. Atua nas áreas de Bioestatística/Epidemiologia, Saúde Pública, Metodologias Ativas, Pesquisa na educação, Regulação e Supervisão do Ensino Superior e Avaliação do Ensino Superior.

MARCEL AUGUSTO STEFANELLI LARA

ITPAC PORTO NACIONAL


14h30 às 15h30 AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE GAPS NA APRENDIZAGEM 

É uma tentativa de identificar alternativas de soluções, para permitir que o educando observe suas deficiências de conteúdos, dos métodos de estudo e da implicação destes no processo de aprendizagem.

 

FORMAÇÃO:

Graduado em Letras, Pós-graduado em Gramática e Literatura, Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Pós-graduado em Projeto de Interiores.

LÍLIA CRISTINA CARVALHO SANTOS CONSTANTINO

FESAR


Lilia Cristina