Maior evento acadêmico da Diretoria de Ensino do Grupo Afya Educacional voltado especificamente para a promoção do encontro de professores do Grupo Afya, do desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais rumo a entregas extraordinárias para os nossos alunos.
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoCERIMÔNIA E CONFERÊNCIA DE ABERTURA / COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONEXÃO E REALIZAÇÃO - Felipe Suhre Abertura
CERIMÔNIA E CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO Encerramento
O CEREBRO SOCIAL: A IMPORTÂNCIA DO CONVÍVIO EM SOCIEDADE PARA NOSSA SAÚDE Workshop
A NEUROCIÊNCIA COMO ALIADA NO PROCESSO DE APRENDIZADO Workshop · THAIANE COELHO DOS SANTOS
ESCRITA ACADÊMICA PARA DOCENTES Workshop · LILIA APARECIDA COSTA GONÇALVES
BIOATLAS ASSOCIADO A PINTURA CORPORAL NAS PRÁTICAS DE ANATOMIA DO EIXO SOI Workshop
PSICANÁLISE E O PODER DA MENTE NA PRÁTICA DOCENTE Workshop · NAILSON PEREIRA RIBEIRO
TDAH: DESAFIOS DA APRENDIZAGEM Workshop · LÍLIA CRISTINA CARVALHO SANTOS CONSTANTINO
O DOCENTE COMO PROTAGONISTA ATRAVÉS DO PSICODRAMA Workshop
A SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DA SALA DE AULA Workshop · VINICIUS PAIVA CÂNDIDO DOS SANTOS
GESTÃO DO ENADE Workshop · LEONARDO CABRAL CAVALCANTE, SARA LUIZE OLIVEIRA DUARTE
BATE PAPO ENADE: DIAGNÓSTICO DE GAPS DE APRENDIZAGEM Workshop · CARLA BAUMER, GRAZIELA SCOPEL, VILSON GERALDO DE CAMPOS
AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE GAPS DE APRENDIZAGEM Workshop · IRACEMA REBECA DE MEDEIROS FAZIO, MARCEL AUGUSTO STEFANELLI LARA, RAIMUNDO CÉLIO PEDREIRA, THOMPSON DE OLIVEIRA TURÍBIO
FEEDBACK DO PROCESSO AVALIATIVO Workshop · JOÃO PAULO MIRANDA
APLICAÇÕES DO TESTE DE PROGRESSO INSTITUCIONAL Workshop · MÁRCIA SAKAI
ENCANTADO PARA ENCANTAR NA GESTÃO ACADÊMICA Workshop · ANY CAROLINA CARDOSO GUIMARÃES VASCONCELOS
OS SEGREDOS DA AVALIAÇÃO DE TCC: ESTRATÉGIAS PARA AVALIADORES Workshop · ANDRESSA ARAGÃO
LINGUAGEM INCLUSIVA EM SALA DE AULA Workshop
PLANEJANDO ATIVIDADES PARA DISCENTES COM TDAH Workshop · CINTIA MAIOLA SAMPAIO
DICAS PARA MANTER A SANIDADE E O EQUILÍBRIO MENTAL NA SALA DE AULA Workshop · MARINA SILVEIRA, PATRÍCIA UEBE
LIBRAS: PRIMEIRO CONTATO COM O SUJEITO SURDO Workshop · DAVID ALEX SANTOS DA SILVA, LUCIANA DE FREITAS BICA
SEGURANÇA PSICOLÓGICA EM SALA DE AULA Workshop · SAMANTA LUCHINI
FUNDAMENTOS DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO Workshop · LILENE RUY
DIVERSIDADE E INTERCULTURALIDADE NA PESQUISA E EXTENSÃO Workshop
AVALIAÇAO, PLANEJAMENTO REVERSO E APRENDIZAGEM VISÍVEL: UMA EXPERIÊNCIA EXTRAORDINÁRIA Workshop · ISIS MEIRELES RODRIGUES SAMPAIO
O TEATRO COMO METODOLOGIA DE ENSINO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Workshop · RONALDO GALVÃO
PEER INSTRUCTION: SOCRATIVE PARA APLICAÇÃO DO MÉTODO Workshop · ANDRÉ PUGLIESE DA SILVA
SCANNER 3D APLICADO À AULAS PRÁTICAS Workshop · LUCIANO DE ALBUQUERQUE MELLO
CRIAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE Workshop
USO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS DA ALGETEC COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA Workshop · RAPHAELA COSTA FERREIRA LEMOS
DESAFIOS DE UMA AULA TEÓRICA: APRIMORANDO A PERFORMANCE DOCENTE Workshop · DANIEL RIANE GOTARDELO
SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO MÉDICO Workshop · TATIANA DA SILVA PIRES
O ENSINO MÉDICO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Workshop · WANDERSON GONÇALVES E GONÇALVES
EDUCAÇÃO MÉDICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Workshop · DENISE MOTA ARARIPE PEREIRA FERNANDES
O USO DE LÂMINAS DIGITALIZADAS NO ENSINO DE HISTOLOGIA E ANATOMOPATOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS Workshop · DIÊGO ANDRADE DE OLIVEIRA, TAÍS VIANA LÉDO DE OLIVEIRA
A AVALIAÇÃO FORMATIVA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E ATIDUDES MÉDICAS Workshop · LEONARDO MAGALHÃES SANTOS
INTEGRAÇÃO HAM E SOI: UM CASE DE SUCESSO Workshop · DANILO LADEIA MUIÑOS DE ANDRADE, FERNANDA DE ABREU SILVA
APG - COMPREENDENDO OS PRINCÍPIOS PARA UMA EXCELENTE APLICAÇÃO Workshop · RICARDO GUERRA
CANVAS: NOVOS TESTES VS. QUIZES CLÁSSICOS Workshop · KELI STARCK
DEMONSTRAÇÃO DO USO DA PLATAFORMA LT EM AULAS PRÁTICAS LABORATORIAIS Workshop · CLARISSA LEAL SILVA E SOUZA, MAURO FERNANDES TELES
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: O USO DO MIDJOURNEY Workshop · ANTONIONE SANTOS BEZERRA PINTO
DYNAMED Workshop · MAURO TAVARES
WORKALOVE: PREPARANDO SEUS ESTUDANTES PARA O NOVO MUNDO DO TRABALHO Workshop · HELDER LOPES OLIVEIRA
POSSIBILIDADES PARA USO DE VR E O BIOATLAS Workshop · BRAIAN DE SOUZA BULIAN
CHATGPT PARA OTIMIZAÇÃO DE AULAS E PESQUISAS Workshop · ARAMYS SILVA DOS REIS
COMO MELHORAR O IMPACTO EDUCACIONAL DO MINICEX Workshop · FILIPE MAIA TORRES ALVES, NAIARA RODRIGUES MENDES FERREIRA
FEEDBACK Workshop · TEREZA CRISTINA DE CARVALHO SOUZA GARCÊS
ESTUDOS DE CASOS - GERIATRIA Workshop · MARIANA SANTOS LYRA CORTE REAL
COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA PRÁTICAS DA PRECEPTORIA Workshop · CATARINA AMORIM BACCARINI PIRES
CURRÍCULO EPA Workshop · MARCOS SANTOS
COMO ESTIMULAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO DISCENTE? Workshop · THATYANNA MANUELLA RODRIGUES DOS SANTOS
BRILHO NOS OLHOS: ÓTICA DOCENTE SOBRE SUAS PRÁTICAS Workshop
ATENDIMENTO AMBULATORIAL TRANSGÊNERO Workshop · RENATA MAKSOUD BUSSUAN
INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO MÉDICO: A EXPERIÊNCIA DO AMBULATÓRIO IPEMED Workshop · MARIA DE FÁTIMA MAKLOUF AMORIM
QUALIDADE E SAÚDE MENTAL NA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA Workshop · JÚLIO CÉSAR MENEZES VIEIRA, SANDRA MARIA MELO CARVALHAIS
CASE MEDICINA INTENSIVA: VIVÊNCIA EM SALA DE AULA Workshop · JOSÉ ROBERTO GENEROSO JÚNIOR
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE E SUAS TESES: INTERNATO MÉDICO Workshop · PAULO CAVALCANTE APRATTO JÚNIOR
OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MÉDICA Workshop · ANDRÉ RAELI GOMES
TRAJETÓRIA DOCENTE NA EDUCON Workshop · LEONARDO DE DEUS MELLO
MENDELEY: TECNOLOGIA NA GESTÃO DA PESQUISA ACADÊMICA Workshop · MATHEUS MARTINS DAUDE
CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E OS PROJETOS INTEGRADORES Workshop · LUIZA MARCIA CARVALHO DOS REIS
COMO SUBMETER SEU PROJETO AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Workshop · VAGNER ROCHA SIMONIN DE SOUZA
JORNADA DE EMPREENDEDORISMO: WADHWANI FOUNDATION NA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO FELIPE BASTO Workshop · PEDRO ONOFRE
DA ESCOLHA DO TEMA À PROMOÇÃO: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA APRIMORAR SUA PESQUISA E MAXIMIZAR SEU IMPACTO Workshop · LUCIANO VITORINO, LUÍS FELIPE SILIO, RAFAEL ADEMIR OLIVEIRA DE ANDRADE
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
12h30 - 13h30 MENDELEY: tecnologia na gestão da pesquisa acadêmica
Apresentação do programa Mendeley e suas funcionalidades, evidenciando a importância da tecnologia na gestão da pesquisa acadêmica.
FORMAÇÃO:
Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia (UFT - Gurupi). Mestre em Ciências da Saúde (UFT - Palmas); Doutorando em Biotecnologia e Biodiversidade da Amazônia Legal (Rede Bionorte - UFT).
14h30 - 15h30 - PEER INSTRUCTION: Socrative para aplicação do método
O contexto das metodologias ativas de aprendizagem. Metodologia centrada no aluno. Técnicas de aprendizagem baseadas no aprendizado colaborativo. A estrutura do Peer Instruction. Aplicação do Peer
FORMAÇÃO:
Bacharel em Administração e Mestre em Educação
17h30 - 18h30 - Uso de laboratórios virtuais da Algetec como estratégia metodológica
Relato de experiência no qual será descrita a utilização do laboratório de Bromatologia, bem como se explanará sobre o feedback dos alunos após a experiência com a ferramenta.
FORMAÇÃO:
Nutricionista e Doutora em ciências da saúde pela Universidade Federal de Alagoas.
12h30 - 13h30 Avaliação, planejamento reverso e aprendizagem visível: uma experiência extraordinária
Abordagem de temas como aprendizagem visível e planejamento reverso aplicado aos métodos avaliativos na busca de uma aprendizagem mais relevante, significativa e autoconsciente por todos os sujeitos.
FORMAÇÃO:
Arquiteta - Doutorado
14h30 - 15h30 Educação médica baseada em evidências
Exposição Dialogada sobre Educação Médica Baseada em evidências, reforçando o papel da atividade docente enquanto um campo científico robusto e elencando as especificidades de atuação dos professores de medicina frente às necessidades prementes da formação médica de qualidade.
FORMAÇÃO:
Médica de Família e Comunidade e Mestre em Saúde da Família
8h - 9h A saúde mental no contexto da sala de aula
Sofrimento psíquico inerente à condição humana. Aspectos conceituais de saúde e doença mental e suas articulações nos diversos eventos da vida e implicações na sala de aula.
FORMAÇÃO:
Graduado em Medicina e em Publicidade e Propaganda. Pós-graduado em psiquiatria clínica e cirúrgica e em logoterapia e análise existencial.
14h30 - 15h30 Como submeter seu projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa
Introdução à Plataforma Brasil. Introdução à Resolução CNS 466 de 11 de agosto de 2011. Principais elementos para escrever um projeto para análise do CEP. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Termo de Consentimento de Uso de Dados. Orçamento. Anuência.
FORMAÇÃO:
Nutricionista - Doutor em Ciências (Química Biológica)
8h - 9h Escrita Acadêmica para docentes
O objetivo do trabalho é apresentar princípios da linguagem acadêmica para a produção de artigos acadêmicos/científicos.
FORMAÇÃO:
Doutora em Linguística Aplicada
12h30 - 13h30 Gestão do ENADE
Apresentar sobre escritório de projeto ENADE considerando seus objetivos específicos, cronograma e benefícios sobre os resultados esperados.
FORMAÇÃO:
Graduação em medicina e Especialista em Pediatria
17h30 - 18h30 Possibilidades para uso de VR e o BIOATLAS
RV na Educação. O que é a RV e como ela é diferente de outras tecnologias como Realidade aumentada? Uso dessa tecnologia na educação e no mercado. Exemplos de utilização. Tipos de Óculos e Requisitos (infraestrutura necessária na IES). Exemplos de softwares que já existem e o que eles fazem (possibilidades)
FORMAÇÃO:
Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade
13h30 - 14h30 Diagnóstico de gaps de aprendizagem
Bate Papo interativo sobre o ENADE e formas de identificação e recuperação de GAP´s de aprendizagem ao longo dos cursos.
FORMAÇÃO:
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). e Mestre em Ensino em Saúde (UNIFENAS)
13h30 - 14h30 Diagnóstico de gaps de aprendizagem
Bate Papo interativo sobre o ENADE e formas de identificação e recuperação de GAP´s de aprendizagem ao longo dos cursos
FORMAÇÃO:
Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004)
13h30 - 14h30 Diagnóstico de gaps de aprendizagem
Bate Papo interativo sobre o ENADE e formas de identificação e recuperação de GAP´s de aprendizagem ao longo dos cursos
FORMAÇÃO:
Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (UTFPR - 2012) - linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento
15h30 - 16h30 LIBRAS: primeiro contato com o sujeito surdo.
Vem com a gente pessoal! Aqui vamos conhecer o universo da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e entender os primeiros passos para comunicar-se com o sujeito surdo. Aguardamos vocês
FORMAÇÃO:
Pedagogo, Graduado em Letras/Libras e Especialista em Libras e Educação Especial e Inclusiva
18h30 - 19h30 Os Segredos da Avaliação de TCC: Estratégias para Avaliadores
Na oficina será abordado desde o papel da banca avaliadora para a melhoria do trabalho acadêmico com foco em publicação científica, bem como técnicas para avaliação da apresentação do discente e pontos críticos a serem abordados no que diz respeito ao manuscrito.
FORMAÇÃO:
Ciências Biológicas e Doutorado em Genética e Biologia Molecular (UFPA)
14h30 - 15h30 Inteligência artificial na educação: o uso do midjourne
Introdução à inteligência artificial e suas aplicações na educação;
Construção de vídeos e imagens com o uso de ferramentas de inteligência artificial; Exemplos práticos de como a inteligência artificial pode potencializar a criação de conteúdo educativo visualmente atrativo e personalizado
FORMAÇÃO:
Odontologia - Doutor em Ciências Morfofuncionais pela Universidade Federal do Ceará
16h30 - 17h30 A avaliação formativa e a capacitação docente no desenvolvimento de habilidades e atitudes médicas
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Medicina preconizam competências que devem ser alcançadas pelo médico egresso generalista. A construção e a aquisição dessas competências precisam ser validadas por instrumentos avaliativos que regulem e devolvam ao aluno o feedback da execução do conhecimento. Neste contexto, as avaliações formativas têm como princípio a sua realização de forma sistemática, contínua e interativa entre docentes e discentes. Capacitar o professor para melhor avaliação é um dos desafios em Educação Médica.
FORMAÇÃO:
Bacharelado em Medicina/Mestrando em Educação Médica
14h30 - 15h30 Feedback
Discutir sobre a abordagem do feedback como fluxo e ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem de excelência, bem como refletir sobre práticas exitosas da sua aplicação no ambiente educacional
FORMAÇÃO:
Mestra em Biotecnologia com ênfase em Microbiologia e Bioprocessos pelo PPGBIOTEC da Universidade Federal do Piauí (UFPI 2016)
12h30 - 13h30 Simulação Realística no ensino médico
Preparar os participantes para prestar assistência ao paciente, de forma prática, simulando diferentes ambientes e situações que podem ocorrer no dia a dia do ambiente hospitalar. Assim, os alunos podem aprender de forma segura e eficiente
FORMAÇÃO:
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - 2004) e Mestranda em Enfermagem na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
17h30 - 18h30 Encantado para encantar na gestão acadêmica
Encantado para encantar: a abordagem desse tema visa trazer uma reflexão sobre o ser docente frente aos desafios do ensino superior na atualidade. Um convite para olharmos dentro de nós mesmos. Vamos?
FORMAÇÃO:
Fisioterapeuta e Doutorado em Biotecnologia pelo Programa RENORBIO
17h30 - 18h30 Como estimular a inteligência emocional no discente
Discutir sobre a capacidade de compreender e gerenciar os próprios sentimentos, assim como o sentimento dos outros. Abordar sobre o autoconhecimento e as influências da inteligência emocional.
FORMAÇÃO:
Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce; Especialista em Educação em Saúde pela Universidade Estadual Santa Cruz (UESC)
18h30-19h30 Desafios de uma aula teórica: aprimorando a performance docente
Definição, características e estratégias de ensino eficazes para aulas teóricas. Desafios de uma aula teórica: falta de interação e engajamento dos alunos, dificuldade em manter a atenção dos alunos durante a aula, enfrentando a monotonia das aulas teóricas.
FORMAÇÃO:
Médico, Doutor em Ciências
13h30 - 14h30 Planejando atividades para discentes com TDA
Esclarecer o que é TDAH, expor tópicos sobre a promoção da inclusão e diversidade no ensino superior e apresentar estratégias pedagógicas para alunos com TDAH
FORMAÇÃO:
Gaduação em Psicóloga pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Neuropsicologia
8h - 9h A neurociência como aliada no processo de aprendizado
Segundo a aplicação da neurociência na aprendizagem, foi comprovado que o cérebro nunca para de aprender. A neurociência pode ser uma grande aliada no processo de ensino e aprendizado.
FORMAÇÃO:
Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão
12h30 - 13h30 CANVAS: Novos Testes vs Quizes Clássicos
Você professor que usa o CANVAS Afya, conhece os novos formatos de elaboração de Testes? Vem que eu te ensino a cadastrar questões e a elaborar seu próprio banco de questões.
FORMAÇÃO:
Doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
15h30 - 16h30 LIBRAS: primeiro contato com o sujeito surdo.
Vem com a gente pessoal! Aqui vamos conhecer o universo da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e entender os primeiros passos para comunicar-se com o sujeito surdo. Aguardamos vocês.
FORMAÇÃO:
Mestra em Educação pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
15h30 - 16h30 Scanner 3D aplicado à aulas práticas
A digitalização tridimensional possibilita capturar dados da superfície de peças anatômicas e anatomopatológicas para, posteriormente, desenvolver um modelo virtual para aplicação em aulas práticas dos eixos disciplinares que envolvem anatomia e patologia.
FORMAÇÃO:
Biólogo, Doutor.
16h30 às 17h30 - Aplicações do Teste de progresso Institucional
15h30 às 16h30 - Uso no Dynamed em sala de aula
16h30 às 17h30 - Currículo EPA
14h30 às 15h30 - Dicas para manter a sanidade e o equilíbrio mental na sala de aula
14h30 às 15h30 - Dicas para manter a sanidade e o equilíbrio mental em sala de aula
15h30 às 16h30 - Feedback do processo avaliativo
PALESTRA DE ABERTURA
9h30 às 10h30
Comunicação como instrumento de conexão e realização
Felipe Suhre é criador do FLUXO, método baseado em autoconhecimento e espiritualidade, que já transformou a comunicação de mais de 5 mil pessoas, Felipe vem de uma experiência de mais de 10 anos trabalhando como repórter da Globo, carreira que abriu mão pra seguir seu chamado de alma e trabalhar com transformação humana. Além disso, são mais de 5 anos em vivências e formações na área de desenvolvimento pessoal e espiritual.
Hoje é extremamente realizado ajudando milhares de pessoas a expressarem a sua voz no mundo.
8h - 9h Psicanálise e o poder da mente na prática docente
A nossa mente é uma fonte de poder, só que o nosso cérebro não pode ser solicitado a fazer coisas novas e inesperadas. Ele precisa ser estimulado, ensinado, nutrido e provocado pelos pensamentos.
Conheça o poder da sua mente, entenda quem você é e viva uma vida extraordinária!
FORMAÇÃO:
Graduado em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT);
Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP);
Psicanalista Clínico e Terapeuta Familiar pelo Centro de Estudos de Terapias e Psicanálise (CETEP);
Pós-graduando em Psicologia Clínica e Docência do Ensino Superior.
13h30 - 14h30 Demonstração do uso da Plataforma Lt em aulas práticas laboratoriais
Apresentação de uma aula prática sobre o sistema reprodutor feminino utilizando a Plataforma LT.
FORMAÇÃO:
Bacharel em Enfermagem (UFBA), Mestre em Ciências Fisiológicas (UFBA) e Doutora em Ciências Fisiológicas (UFBA),
13h30 às 14h30 - O teatro como metodologia de ensino e extensão universitária
13h30 às 15h30 - Jornada de empreendedorismo - Wadhwani Foundation na curricularização da extensão
14h30 às 15h30 - Ações de recuperação de gaps de aprendizagem
O júri simulado no ensino da bioética configura-se em uma metodologia ativa disruptiva fundada na problematização de casos simulados e/ou reais, utilizada para sanar gaps de aprendizagem dos alunos enadistas, aproximando a prática médica da teoria, de forma dinâmica e criativa, impulsionando a proatividade na tomada de decisão, bem como, o pensamento crítico e reflexivo, sobre os diversos temas que envolvem o estudo da bioética.
13h30 às 14h30 - O ensino médico e a inteligência artificial
13h30 - 14h30 Curricularização da Extensão e os Projetos Integradores
Considerando que a Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade, o PNE 2014-2024 tem como uma de suas metas assegurar que, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação sejam ofertados através de programas e projetos de extensão universitária, promovendo uma interação dialógica entre comunidade acadêmica e sociedade, com foco na formação cidadã dos discentes
FORMAÇÃO:
Direito e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí
15h30 - 16h30 O uso de lâminas digitalizadas no ensino de Histologia e Anatomopatologia: relato de experiência
O uso de lâminas digitalizadas é uma realidade dentro da prática médica no ensino de histologia e anatomopatologia. Além de permitir análise microscópica virtual, vem se mostrando como uma importante ferramenta educacional.
FORMAÇÃO:
Mestre em Biologia e Biotecnologia de Microorganismos.
15h30 - 16h30 O uso de lâminas digitalizadas no ensino de Histologia e Anatomopatologia: relato de experiência
O uso de lâminas digitalizadas é uma realidade dentro da prática médica no ensino de histologia e anatomopatologia. Além de permitir análise microscópica virtual, vem se mostrando como uma importante ferramenta educacional.
FORMAÇÃO:
Mestre em Saúde Coletiva, área de concentração epidemiologia
17h30 - 18h30 INTEGRAÇÃO HAM E SOI um case de sucesso
Apresentação de estratégia alinhamento SOI e HAM tendo como foco o fluxo e a integração entre os módulos
FORMAÇÃO:
Bacharel em Nutrição. Ufba/IMS-CAT e Doutora em Ciências Fisiológicas - Ufba/IMS-CAT
17h30 - 18h30 INTEGRAÇÃO HAM E SOI um case de sucesso
Apresentação de estratégia alinhamento SOI e HAM tendo como foco o fluxo e a integração entre os módulos
FORMAÇÃO:
Medicina - EBMSP e Mestrado Profissional em tecnilogia em saúde - UNIFESP
18h30-19h30 Da escolha do tema à promoção: estratégias inovadoras para aprimorar sua pesquisa e maximizar seu impacto
Diversidades e Interculturalidades. Currículo, democracia e Direitos Humanos. Pesquisa e Extensão para a diversidade no Brasil e experiências internacionais
FORMAÇÃO:
Sociólogo e Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente
12h30 - 13h30 Gestão do ENADE
Gestão do Processo. Indicadores de Responsabilidades. Análises Individuais e Coletivas. Processos Mapeados. Ações Estabelecidas. Supervisão e Acompanhamento das Fases Enade
FORMAÇÃO:
Especialista em Desenvolvimento Web e Mestre em Desenvolvimento Regional
18h30-19h30 Da escolha do tema à promoção: estratégias inovadoras para aprimorar sua pesquisa e maximizar seu impacto
FORMAÇÃO:
Graduado em Educação Física e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
18h30 às 19h30 - Da escolha do tema à promoção: estratégias inovadoras para aprimorar sua pesquisa e maximizar seu impacto
17h30 às 18h30 - Fundamentos da Diversidade e Inclusão
FORMAÇÃO: Cursando MBA em Diversidade e Inclusão na Business Behavior Institute, com Extensão Universitária em Metodologias Participativas em Direitos Humanos pela UNIFESP, Gestão da Diversidade pela PUC e Pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Profissional de Recursos Humanos com mais de 20 anos de experiência profissional. Especialista em Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento sendo os últimos anos dedicados as pautas de Diversidade, Equidade e Inclusão. Engajamento e atuação nos pilares da Pessoa com Deficiência, Gerações, LGBTQIAP+, Raça e Etnia e Mulheres.
16h30 às 17h30 - Segurança Psicológica em sala de aula
FORMAÇÃO: Consultora especializada em desenvolvimento humano, que em sua trajetória profissional e acadêmica, de mais de 24 anos na área de Gestão de Pessoas, já desenvolveu mais de 36.000 pessoas.
Mestre em Administração com Foco em Gestão e Inovação Organizacional e Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS e em Neurociências, pela Unifesp.
Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo.
Executive & Life Coach em nível Sênior, com formação internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute) em curso credenciado pelo ICF (International Coach Federation).
Professora convidada dos programas de pós-graduação da FGV/Strong, Universidade Metodista e Senac, dos programas de MBA da Universidade São Marcos e Unimonte, e dos cursos FGV/Cademp, para a área de Gestão de Pessoas. Professora conteudista do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – UNIFEOB.
13h30 às 14h30 - Demonstração do uso da Plataforma Lt em aulas práticas laboratoriais
18h30 às 19h30 - CHATGPT para otimização de aulas e pesquisas
FORMAÇÃO: Doutorado em Ciências pela USP. Mestrado em Ciências da Saúde pela UFMA e Graduação em Farmacia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Professor Adjunto II do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador do Laboratório de Fisiopatologia e IInvestigação Terapêutica (LaFIT), onde desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Imunoparasitologia, Imunofarmacologia e Toxicologia de Produtos Naturais e Sintéticos
18h30 às 19h30 - APG-Compreendendo os príncípios para uma excelente aplicação
FORMAÇÃO: Doutor em Ciências Ambientais Aplicadas ao Setor de Petróleo e Gás pelo Programa de Formação de Recursos Humanos para a Indústria do Petróleo (PRH05/ANP) da Unesp de Rio Claro. Mestre em Microbiologia Aplicada pelo programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas da Unesp de Rio Claro. Especialista em Vigilância Sanitária pela Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo. Atualmente é Professor Titular de Ensino Superior no Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC).
15h30 às 16h30 - Competências pedagógicas para prática da preceptoria
FORMAÇÃO : Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Residência Médica em Pediatria no Hospital Odilon Behrens em Belo Horizonte - MG. Residência Médica em Pediatria - Área de Atuação Neonatologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é pediatra exercendo suas atividades na UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Márcio Cunha. Professora do Instituto Metropolitano de Ensino Superior - UNIVAÇO. Instrutora do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. Título de Especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria / Associação Médica Brasileira (2010). Título de Especialista em Pediatria - Área de Atuação Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria / Associação Médica Brasileira (2012). Título de Especialista em Medicina Intensiva - Área de Atuação em Medicina Intensiva Pediátrica pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em convênio com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Associação Médica Brasileira (AMB)
16h30 às 17h30 - Workalove: Preparando seus estudantes para o novo mundo do trabalho
FORMAÇÃO: Tecnólogo em Tecnologias da Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros . Bacharel em Engenharia de Produção pelas Faculdades Integradas Pitágoras - FIP-MOC, Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Gerenciais - FACIGE. Pós graduado em docência do ensino superior pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB, Pós graduado em Gestão da Produção e Qualidade pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIP-MOC e Mestrando em Administração com ênfase em Gestão de Instituição de Ensino Superior pela Fundação Pedro Leopoldo. Coordenador de Curso da Engenharia de Produção - Unifipmoc.Coordenador do Núcleo de Inovação Cepeage - NIC.Coordeandor das Engenharias na UNIFIPMoc - AFYA, sendo elas Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil. Coordenador do Núcleo de Inovação na UnifipMoc e representante na Rede Nacional de Inovação AFYA. Embaixador de Treinamento e Capacitação da Rede Afya de Inovação e Presidente da ACI Innovation, Associação, Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros. Gerente de Campus na UNIFIPMoc
13h30 às 14h30 - Como melhorar o impacto educacional do minicex
13h30 às 14h30 - Como melhorar o impacto educacional do minicex
08h00 às 09h00 - ATENDIMENTO AMBULATORIAL TRANGÊNERO
FORMAÇÃO: MEMBRO TITULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. IPEMED.
12h30 - 13h30 QUALIDADE E SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR MÉDICO.
Discussão sobre a saúde mental do professor de medicina no Brasil e no Mundo.
FORMAÇÃO:
Faculdade de Medicina da UFMG, residência em psiquiatria. Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto Rene Rachou - FIOCRUZ-MS, 2005
12h30 - 13h30 QUALIDADE E SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR MÉDICO
Discussão sobre a saúde mental do professor de medicina no Brasil e no Mundo.
FORMAÇÃO:
Doutorando em Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFMG. Psiquiatra/Psicogeriatra pela ABP/AMB. Geriatra pela SBGG/AMB. Graduação Medicina UFMG.
13h30 - 14h30 VIVÊNCIAS EM AULA DE SIMULAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO - CASOS DE MEDICINA INTENSIVA
Apresentação do case de sucesso pos graduacao em terapia intensiva ipemed
FORMAÇÃO:
Médico intensivista. Doutor em ciêncas da saúde
14h30 - 15h30 INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO MÉDICO: EXPERIÊNCIA AMBULATORIAL DA IPEMED
Discutir a experiência docente nos ambulatórios da IPEMED.
FORMAÇÃO:
Medica pela Faculdade de ciências médicas de Santos. Mestrado em dermatologia pela Unifesp.
15h30 - 16h30 METODOLOGIA DE ESTUDOS DE CASOS EM GERIATRIA
Será partilhado a condução e discussão de casos clínicos na Geriatria através da avaliação geriátrica ampla (AGA).
FORMAÇÃO:
Médica com residência médica em clínica médica SES/RJ e Geriatria HC UFMG.
16h30 - 17h30 MEDICINA DA FAMÍLIA E SUAS TESES: INTERNATO MÉDICO
O internato médico em saúde da família na Unigranrio objetiva a formação do médico generalista como recurso humano para o SUS almejando a construção de um modelo de assistência baseado na promoção da saúde no diagnóstico precoce e na recuperação dos agravos à saúde além do aperfeiçoamento na formação do profissional médico para atuar na atenção primária à saúde.
FORMAÇÃO:
Graduação em medicina pela Escola de ciências médicas de Alagoas-ECMAL. Pós-doutorado pela UERJ.
17h30 - 18h30 OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MÉDICA
Discutir dados da demografia médica e apontar as possibilidades de desenvolvimento profissional do novo médico.
FORMAÇÃO:
Diretor de Educação Continuada. Doutor em cognição e linguagem.
18h30 - 19h30 TRAJETÓRIA DOCENTE NA EDUCON: PERSPECTIVA E MERCADO
Discutível importância da educação continuada no impedimento da estagnação profissional e da percepção de imperícia diante da inquietude dos modismos no mercado da medicina.
FORMAÇÃO:
Graduação em Medicina. Residência médica de Cirurgia Geral. Pós-graduação em Dermatologia pela Ipemed.
14h30 às 15h30 AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE GAPS DE APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO:
Médico e Escritor
Farmacêutico e Bioquímico
Professor de Clínica médica / Gastroenterologia - ITPAC Porto e Palmas; UFT.
Coordenador do Curso de Medicina ITPAC Porto
14h30 às 15h30 AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE GAPS DE APRENDIZAGEM
É uma tentativa de identificar alternativas de soluções, para permitir que o educando observe suas deficiências de conteúdos, dos métodos de estudo e da implicação destes no processo de aprendizagem.
FORMAÇÃO:
Graduação em Ciências Biológicas (UFT), Mestrado em Ecologia de Ecótonos (UFT) e Doutorado em Ciências (IPEN/USP). É Coordenador da CPA ITPAC Porto e Procurador institucional (PI) do ITPAC Palmas. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis. Atua nas áreas de Bioestatística/Epidemiologia, Saúde Pública, Metodologias Ativas, Pesquisa na educação, Regulação e Supervisão do Ensino Superior e Avaliação do Ensino Superior.
14h30 às 15h30 AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE GAPS NA APRENDIZAGEM
É uma tentativa de identificar alternativas de soluções, para permitir que o educando observe suas deficiências de conteúdos, dos métodos de estudo e da implicação destes no processo de aprendizagem.
FORMAÇÃO:
Graduado em Letras, Pós-graduado em Gramática e Literatura, Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Pós-graduado em Projeto de Interiores.
Lilia Cristina