Esta formação será realizada pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) sob organização do NERES. Ocorrerá de forma totalmente virtual, realizada por meio de encontros online na plataforma Meet, link dos seminários serão enviados via email cadastrado no monteto da inscrção. Compreenderá um total de 80 horas e será certificada pelo IFAL a todos os participantes do evento, que deverão receber seus certificados também via email. Ela será dividida em quatro seminários de 20 horas cada, ocorrendo semanalmente nas sextas-feiras, a partir das 19h, de acordo com o cronograma a seguir:
Tema: A Religião como agenda pública no tempo presente.
Seminário 1: Política e Religião (01/12 às 19h)
Coordenação da mesa: Dr. Hugo Brandão
Palestrantes:
Dr. Flávio Veiga
Doutorando Hugo Allan
Seminário 2: Religiosidade e Pós-modernidade (08/12 às 19h)
Coordenação da mesa: Esp. Álvaro Queiroz
Palestrantes:
Dr. Hugo Brandão
Dr. Lucas Omena
Seminário 3: Religiões e Direitos Humanos (15/12 às 19h)
Coordenação da mesa: Dr. Fábio Lau
Palestrantes:
Doutoranda Elizabete Patriota
Dr. Junot Cornélio, Dr.
Seminário 4: Espiritualidade e Saúde (22/12 às 19h)
Coordenação da mesa: Me. Levy Brandão
Palestrantes:
Me. Wilson Ceciliano
Me. Sandro Gomes
MAIORES INFORMAÇÕES:
A Formação intitulada "A religião como agenda pública no tempo presente", tem como objetivo promover o debate e a produção científica relacionados à religião e suas conexões com a sociedade brasileira e a educação. Visa ampliar a compreensão do fenômeno religioso nas diferentes esferas sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais, especialmente entre os professores que lecionam Ensino Religioso, bem como outros participantes, servidores e estudantes do Instituto Federal de Alagoas (instituição na qual ocorrerá a formação), pesquisadores em geral, dentre outros, com o propósito de fomentar a compreensão do fenômeno religioso nas sociedades e promover a pluralidade religiosa, a liberdade de crença e o diálogo inter-religioso.
As metas desta formação incluem refletir sobre a importância da religião na sociedade e seu impacto nas relações de poder, política e cultura, compreender as implicações da religião na formação para o mundo do trabalho e a cidadania, analisar a religião nos espaços educacionais e em diferentes áreas do conhecimento, investigar as conexões da religião com economia, tecnologia, saúde e ecologia, além de incentivar o respeito pela diversidade religiosa e promover atividades interdisciplinares que abordem a presença da variante religiosa nas questões humanas fundamentais. Destaca-se a importância de abordar o fenômeno religioso em um mundo multicultural, onde o fundamentalismo religioso e a intolerância são desafios significativos.
A proposta visa aprofundar a compreensão do fenômeno religioso, promover o diálogo inter-religioso e estimular a pesquisa e ações concretas contra o fundamentalismo, preconceitos e intolerâncias religiosas na sociedade. Esta formação é apresentada como uma oportunidade para despertar o interesse pelo tema e para contribuir para a disseminação do conhecimento científico em um contexto em que a ciência tem enfrentado desafios e conflitos.
A Religião como agenda pública no tempo presente. Seminário
Seminário 1: Política e Religião Seminário
Seminário 2: Religiosidade e Pós-modernidade Abertura
Seminário 3: Religiões e Direitos Humanos Abertura
Seminário 4: Espiritualidade e Saúde Abertura
Teremos somente lista de frequência que será disponilbilizada (link) no início e fim de cada seminário.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Núcleo em Estudos da Religião na Educação e Sociedade – NERES, é um Grupe de Pesquisa pertencente ao Instituto Federal de Alagoas e devidamente registrado no CNPQ.