Curiosidades Junguianas- Vol VII\ I: Elementos para o  estudo de Origens e História da Consciência: Erich Neumann.

Faça sua inscrição
Sábado, 23 de maio de 2026 Das 08:45 às 12:30

Sobre o Evento

Curiosidades Junguianas- Vol VII\ I: Elementos para o estudo de Origens e História da Consciência: Erich Neuman

com Armando de Oliveira e Silva -

23 de maio (sábado ) das 08h45 ás 12:30

Presencial para residentes em Curitiba - Psicologia sala 204 Predio Histórico da UFPR Praça Santos Andrade

Remoto/On line para não residentes de Curitiba (link a ser enviado posteriormente)

O relacionamento entre Erich Neumann (1905-1960) e Carl Jung foi marcado por uma profunda admiração e colaboração. Neumann foi um dos discípulos mais brilhantes de Jung, dedicando-se a expandir e aprofundar os conceitos da psicologia analítica.

Jung reconheceu o talento de Neumann, incentivando-o a explorar temas como o desenvolvimento da consciência e a psicologia do feminino. Neumann, por sua vez, sempre expressou sua gratidão e respeito por Jung, considerando-o seu mentor e guia. Em "Origem e história", Neumann descreve os estágios arquetípicos da origem e desenvolvimento da consciência, relacionando os mesmos com mitos e símbolos e, como o próprio título indica, construindo uma história do complexo do ego e da indentidade, isto é, da consciência e ampliando a compreensão da psique e da consciência.

No prefácio desta obra Jung escreveu "[Neu­mann] foi bem sucedido na elaboração de uma história única da consciência e, ao mesmo tempo, na representação do conjunto dos mitos como a fenomenologia dessa mesma evolução. Desse modo, ele chega a conclusões e a descobertas que estão entre as mais importantes a que se pode chegar nesse campo... O autor assentou os conceitos da psicologia analítica - que para muitas pessoas são tão desconcertantes - em uma base evolutiva firme, e sobre ela erigiu uma ampla estrutura, na qual as formas empí­ricas do pensamento encontram o seu devido lugar."

Erich Neumann (1905-1960) nasceu em Berlim, obteve doutorado em Filosofia pela Universidade de Berlim em 1927. Em 1934, fugiu da ascensão do nazismo e emigrou para a Palestina, onde estabeleceu sua prática como psicoterapeuta e faleceu em Tel Aviv.

Ele destacou-se como uma das vozes centrais nas prestigiosas conferências de Eranos, realizadas anualmente em Ascona, na Suíça. A partir de 1948 e até ao final da sua vida, Neumann foi um palestrante regular, partilhando o palco com alguns Jung e importantes intelectuais do século XX. O seu papel nestes encontros interdisciplinares, que reuniam estudiosos de psicologia, mitologia, religião e filosofia, foi fundamental para a expansão e aprofundamento do pensamento junguiano. A sua presença em Eranos foi um ponto de convergência intelectual onde as suas inovadoras teorias sobre o desenvolvimento da consciência, o arquétipo do feminino e a psicologia da criatividade eram apresentadas a uma audiência erudita e diversificada.

Acesse outros eventos sobre EricH Neumann com Armando de Oliveira e Silva na UFPR. Abaixo

1. Neumann, um junguiano dialógico

17 de maio de 2025

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=U4kRGpm4qkA

Curiosidades Junguianas vol 6 – Sobre Erich Neumann

Erich Neumann em Eranos e Zurique ( 1947 - 1949) Entre reconhecimento e resistencia .

2. Primeira parte

https://doity.com.br/eumann-em-ranos-eurique-1947-1949

3. Segunda Parte

https://doity.com.br/neumann-em-eranos-segunda-parte


Comissão Organizadora


Promoção, organização e apoio

Grupo de Psicologia Analítica PPGPSI/UFPR e Coletivo Estudos de Psicologia Analítica do Paraná

Palestrante

  • Armando de Oliveira e Silva

Programação

Elementos para o  estudo de Origens e História da Consciência: Erich Neumann.

Curiosidades Junguianas- Vol VII\ I: 

Elementos para o  estudo de Origens e História da Consciência: Erich Neumann.

Leitura, apresentação e debate do texto Ensaios de leitura: A Origem e a História da Consciência, de Erich Neumann - Parte I de Armando O. e Silva. (a ser enviado posteriormente)

 

Às08h45 - Sala 201 Psicologia - Segundo Andar Predio Historica da UFPR - Praça Santos Andrade

Inscrições

Carregando área de inscrição

Psicologia _Analítica_PPGPSI/UFPR

Grupo de pesquisa em Psicologia Analítica do Programa de Pós-graduação (Mestrado e doutorado) em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (PPGPSI/UFPR) com orientação do Prof. Dr. Carlos Augusto Serbena
Pós-graduação em Psicologia Clínica PUC-SP (Pós doutorado)
Coletivo Estudos em Psicologia Analítica do Paraná

Mais eventos deste organizador