Criado a partir das atividades do N'Me - Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Artes, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes da Unesp, o III Colóquio "Metodologias de Pesquisa em Artes" tem o propósito de promover experiências e interações acerca de abordagens metodológicas relacionadas às ideias de pesquisa-criação e ecologia de práticas.
De que modo um possível desdobramento de sua pesquisa, como um fazer sensível, relaciona-se com as palavras: ecologia, escuta, valor, prática, cuidado?
“Entendemos pesquisa como a insistência cuidadosa e rigorosa em dar consistência, a partir de uma escuta radical e vitalista, a um problema. Isto é, a um campo problemático que, por sua vez, é experimentado, explorado, habitado, modulado e posto em variação e proliferação por meio de processos de criação sempre sensíveis, que podem se manifestar através de práticas heterogêneas. Gestos de escrever, de traçar, de performar, de compor com as mais dispares materialidades, de fazer corpo e de fazer passar potenciais existenciais pelas mais variadas superfícies. Tela, papel, pele, tecidos orgânicos e inorgânicos… Meios dando lugar a ecologias de práticas sem hierarquias e de escutas que mutuamente se incluem entre modos de fazer e portanto de existir. Ecologias de práticas, que assim sendo, não julgam e fazem do valor uma carga energética como potencial dinâmico e transitivo de composição e relação. Pesquisar como pragmatismo experimental e ética do cuidado do que se dá a existir.” (Sebastian Wiedemann)
A partir da questão acima, poderão ser submetidas propostas em duas modalidades, conforme a chamada divulgada neste link:
--> CLIQUE AQUI PARA A SUBMISSÃO DE PROPOSTAS <--
Na Modalidade 1, foram recebidas propostas de trabalhos, apresentados durante o evento (veja aqui os trabalhos apresentados). Na Modalidade 2, as propostas de trabalhos para o livro eletrônico a ser lançado após o evento.
O evento acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro de 2020, com atividades online, acessíveis a todas as pessoas inscritas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.
No dia 28/10, das 19h às 21h30, a programação do evento estará a cargo do cineasta-pesquisador e filósofo Sebastian Wiedemann, que apresentará o programa “Kino-Ecologias Azuis”, com obras de sua autoria, e a palestra “Azul profundo como escuta radical”.
O dia 29/10, também das 19h às 21h30, será dedicado a realização de um ciclo de escutas, com as apresentações das propostas submetidas na Modalidade 1.
Para mais informações sobre o evento e o N'Me - Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Artes, clique aqui ou envie um email.