III Colóquio

III Colóquio "Metodologias de Pesquisa em Artes"

Faça sua inscrição
De 28 a 29 de outubro Todos os dias das 19h00 às 21h30

Sobre o Evento

Criado a partir das atividades do N'Me - Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Artes, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes da Unesp, o III Colóquio "Metodologias de Pesquisa em Artes" tem o propósito de promover experiências e interações acerca de abordagens metodológicas relacionadas às ideias de pesquisa-criação e ecologia de práticas.

De que modo um possível desdobramento de sua pesquisa, como um fazer sensível, relaciona-se com as palavras: ecologia, escuta, valor, prática, cuidado?

“Entendemos pesquisa como a insistência cuidadosa e rigorosa em dar consistência, a partir de uma escuta radical e vitalista, a um problema. Isto é, a um campo problemático que, por sua vez, é experimentado, explorado, habitado, modulado e posto em variação e proliferação por meio de processos de criação sempre sensíveis, que podem se manifestar através de práticas heterogêneas. Gestos de escrever, de traçar, de performar, de compor com as mais dispares materialidades, de fazer corpo e de fazer passar potenciais existenciais pelas mais variadas superfícies. Tela, papel, pele, tecidos orgânicos e inorgânicos… Meios dando lugar a ecologias de práticas sem hierarquias e de escutas que mutuamente se incluem entre modos de fazer e portanto de existir. Ecologias de práticas, que assim sendo, não julgam e fazem do valor uma carga energética como potencial dinâmico e transitivo de composição e relação. Pesquisar como pragmatismo experimental e ética do cuidado do que se dá a existir.” (Sebastian Wiedemann)

A partir da questão acima, poderão ser submetidas propostas em duas modalidades, conforme a chamada divulgada neste link:

--> CLIQUE AQUI PARA A SUBMISSÃO DE PROPOSTAS <--

Na Modalidade 1, foram recebidas propostas de trabalhos, apresentados durante o evento (veja aqui os trabalhos apresentados). Na Modalidade 2, as propostas de trabalhos para o livro eletrônico a ser lançado após o evento.

O evento acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro de 2020, com atividades online, acessíveis a todas as pessoas inscritas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

No dia 28/10, das 19h às 21h30, a programação do evento estará a cargo do cineasta-pesquisador e filósofo Sebastian Wiedemann, que apresentará o programa “Kino-Ecologias Azuis”, com obras de sua autoria, e a palestra “Azul profundo como escuta radical”.

O dia 29/10, também das 19h às 21h30, será dedicado a realização de um ciclo de escutas, com as apresentações das propostas submetidas na Modalidade 1.

Para mais informações sobre o evento e o N'Me - Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Artes, clique aqui ou envie um email.

Programação

19h00 Abertura, Exibição e Palestra com Sebastian Wiedemann Abertura
Abertura, Exibição e Palestra com Sebastian Wiedemann
Local: Online (live streaming)

ABERTURA [ N'Me / Unesp + Sebastian Wiedemann]

19h00 às 09h15: Boas vindas
19h15 às 20h00: Kino-Ecologias Azuis (obras de Sebastian Wiedemann)

20h00 às 21h30: Azul profundo como escuta radical (palestra com Sebastian Wiedemann)

Kino-Ecologias Azuis
Apresentação das seguintes experimentações cinematográficas (obras de Sebastian Wiedemann):

• “Cintilações” (2018)
• “Azul Profundo: Memorias de Futuro de un Entre-Vivir Cinematográfico” (2019)
• “Azul profundo: Nascentes e Apneias entre mundos” (2020)

Azul profundo como escuta radical

Palestra com Sebastian Wiedemann

Azul profundo como atrator cosmogenético de um pluriverso sempre cinematográfico - aquilo que temos chamado de cinematografo cósmico -, não pertence a ninguém por mais que possa ter sido intuído por alguém. Ele pede a hospitalidade dos corpos e se manifesta como força conetiva singular e impessoal em direção a um holobionte especulativo. Em seu dispor-se rizomatico procura apagar os rostos e sujeições, importando-se só por processos de individuação como superfícies mais do que humanas pelas quais o vivente se afirma na passagem por materialidades variáveis. O ritornelo que a pergunta de Spinoza - O que pode um corpo? – instaura aqui, desde a perspectiva de um pragmatismo experimental, não só a cada vez se diz por outro meios como proliferação de comunidades efêmeras de modos de existência, mas também como cultivo de um fazer escuta radical de uma ética do cuidado onde aprendizagens diagramáticas e gestos embriológicos estão em jogo. Isto é, o Azul profundo, que aqui ressoa com aquilo que Deleuze chamou de precursor sombrio, uma vez que entra em processo de dramatização demanda a instauração de uma atmosfera de trans-auralidades, onde atos de curandeiria cuidam do “valor”, onde aquilo que Stengers define como ecologia de praticas cuida dos territórios existências.

Dedico esta fala ao N’Me como gesto de gratidão pelas escutas radicais que tem favorecido. Só graças a meus encontros com ele e seus integrantes, é que esta fabulação especulativa e dramatização do pensamento são possíveis.


***

Sebastian Wiedemann

Cineasta-pesquisador e filosofo, doutorando em Educação no OLHO – Laboratório de Estudos Audiovisuais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Desde uma perspectiva vitalista como pragmatismo experimental e ética do cuidado mais do que humana, atua nos seguintes campos: pesquisa-criação, embriologia dos processos de criação, modos de experiência cinematográficos e composição audiovisual. Mais recentemente publicou o livro “Deep Blue: Future Memories of a Living’s Cinematic In-Between” (2019) e editou o livro “Pensamientos migrantes. Intersecciones cinematográficas” (2020).

E-mail: wiedemann.sebastian@gmail.com

19h00 Ciclo de escutas Imersão
Ciclo de escutas
Local: Online (live streaming)

Seguindo o modelo dos anos anteriores, no segundo dia do colóquio teremos o Ciclo de Escutas, no qual os participantes que submeterem seus trabalhos em vários formatos, de acordo com a Modalidade 1 da chamada de trabalhos (aqui) terão, cada um, 10 minutos para compartilhá-los ao público.

As 15 propostas abaixo foram selecionadas para apresentação neste dia. Com abordagens diversas, incluindo-se obras artísticas, registro de processos artísticos e relatos de pesquisa, estes trabalhos estão acessíveis pelo website: https://coloquionme.wixsite.com/coloquionme2020


Ciclo de escutas

A purificação de Annabella: a questão que se coloca
[Maura BaiocchI • Taanteatro Cia-SP]

Encontros comigo mesma: em busca da pessoa útil que há em mim
[Nathália Bonilha Borzilo • EACH/USP]

Minha avó era uma árvore
[Diane Boda • EACH/USP]

Egúngún: Ancestralidade, Ecologia e Tradição Iyorùbá
[José Roberto Lima Santos • PPG-Artes/IA-UNESP]

O Jogo Zelo
[Carla Moreira Graça Mello • Centro Universitário Volta Redonda-RJ]

Água de pé olho d’água cabeceira: o arquivo vivo das coisas
[Maria Madalena F. P. Ramos • UFPA-PA]

Vox Populi
[Laiana Lopes de Oliveira • AV:A / UNESP]

Suicídio da palavra
[Mariana Pougy • PPG-Artes / AV:A / UNESP]

Medita Mensagens: Leandro Belinaso/Gaivota para o Arvorecer
[Marta Catunda • UNISO-Sorocaba]

Sem disfarces
[Re.conexões • SP]

Selva Ecoa Medeia
[Gabriela Flores • PPG-Artes / UNESP]

Investigação Baseada nas Artes
[Renata Matsuo, Marilia Velardi, Paulo Maron • EACH/USP]

Ateliê residência de ecoperformance e glossolalia intensiva
[Mathias Reis, Rodrigo Reis • AV:A / UNESP]

Cem e Canções para ouvidos moucos
[Virgínia Costabile • Casa da Escuta-SP]

Carregando área de inscrição

Organizador

N'Me - Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Artes

Criado em 2018, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes da UNESP, no âmbito do Grupo de Estudos sobre Auralidade e Vocalidade nas Artes (AV:A / UNESP), o N'Me é organizado por Wladimir Mattos (coordenador) e Rodrigo Reis Rodrigues. Além da realização do Colóquio anual e das atividades ligadas ao programa de pós-graduação, o núcleo mantém uma programação regular com o objetivo de promover a interação e difusão local e internacional das produções de artistas pesquisadores.