As novas entradas e a permanência dos discentes na DEAD: o planejamento institucional, importante caminho para a superação dos desafios

As novas entradas e a permanência dos discentes na DEAD: o planejamento institucional, importante caminho para a superação dos desafios

Faça sua inscrição
De 1 a 2 de junho Todos os dias das 09h00 às 00h00

Sobre o Evento

O evento Presencial da Diretoria de Educação Aberta a Distância - DEAD, terá como objeto de discussão "as novas entradas e a permanência dos discentes na DEAD: o planejamento institucional, importante caminho para a superação dos desafios". Tem como público coordenadores em atuação nos Polos de Apoio Presencial vinculados a UFVJM, tutores da Especialização em Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais, tutores em atuação nos demais cursos de graduação e especialização (Latu Sensu) ofertados pela DEAD, secretários de educação cujos municípios possuem Polos de Apoio Presencial vinculados a UFVJM.

Palestrantes

  • Mara Lúcia Ramalho
  • Eldvin Mendes
  • Alessandra Neves Orsetti Araujo
  • Geovane da Conceição Máximo
  • Adriana Assis Ferreira
  • Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa
  • Simone Grace de Paula
  • Ricardo Nogueira
  • Luciano Geraldo Silva
  • Jhonny Michael Costa
  • Eduardo Gomes Fernandes
  • Claudio Marinho
  • Everton Luiz de Paula
  • Crislane de Souza Santos
  • Leonardo Aparecida Soares
  • Juliana Lages Ferreira
  • Marcos Vinícius Borges
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
  • Maria de Fátima Neves
  • Leonardo dos Santos Neves
  • Marcelo Siqueira de Jesus

Programação

09h00 - Adriana Assis Ferreira, Geovane da Conceição Máximo, Mara Lúcia Ramalho Abertura Abertura
Local: Auditório da Reitoria

Abertura

09h40 - Eldvin Mendes Apresentação Cultural: Eldvin Mendes Apresentação Artística
Local: Auditório da Reitoria

Apresentação Cultural

10h15 Intervalo para o Lanche - Exposição de Livros Intervalo
Local: Parte Externa do Auditório da Reitoria - Saguão

Intervalo para o lanche - Exposição de Livros

10h40 - Leonardo Aparecida Soares, Marcelo Siqueira de Jesus, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida As instituições e a gestão democrática: um olhar para o espaço e para as pessoas Mesa-redonda
Local: Auditório da Reitoria

Atividade voltada para Tutores, Coordenadores de Polo e Secretários de Educação

Mediador: Marcelo Siqueira de Jesus

12h00 Almoço Almoço
Local: Restaurante Caipirão*

Almoço

14h00 - Adriana Assis Ferreira, Claudio Marinho, Crislane de Souza Santos, Eduardo Gomes Fernandes, Everton Luiz de Paula, Simone Grace de Paula Dinamica pedagógica para o combate a evasão - Coordenadores de Curso Mesa-redonda
Local: Pavilhão de Auditórios - Sala AD 201

Dinamica pedagógica para o combate a evasão - Coordenadores de Curso

Atividade voltada aos Coordenadores de Polo e Secretários de Educação.

Mediador: Eduardo Fernandes

14h00 - Jhonny Michael Costa Treinamento Moodle - Equipe TI Workshop
Local: Prédio do ICT - Laboratório de Informática - Sala 355

Treinamento Moodle - Equipe TI

Atividade voltada aos Tutores da Especialização.

15h30 Intervalo para o Lanche Coffee break
Local: Pavilhão de Auditórios - Parte Externa da Sala

Intervalo para o Lanche

15h45 - Mara Lúcia Ramalho, Simone Grace de Paula A organização do TCC no Curso de Didática, Praticas de Ensino e Tecnologias Educacionais - Profas. Mara Ramalho e Simone Grace Palestra
Local: Pavilhão de Auditórios- Sala AD 202

A organização do TCC no Curso de Didática, Praticas de Ensino e Tecnologias Educacionais - Profas. Mara Ramalho e Simone Grace

Atividade voltada para os Tutores da Especialização.

15h45 - Alessandra Neves Orsetti Araujo As entradas via ENEM, SASI e Vestibular: Uma conversa sobre as formas de divulgação - Alessandra Orsetti Palestra
Local: Pavilhão de Auditórios - Sala AD 201

As entradas via ENEM, SASI e Vestibular: Uma conversa sobre as formas de divulgação - Alessandra Orsetti

Atividade voltada aos Coordenadores de Polo e Secretários de Educação.

17h00 - Juliana Lages Ferreira, Marcos Vinícius Borges Processos e encaminhamentos necessários ao desenvolvimento das atividades: aplicação de provas e rotinas das especializações Workshop
Local: Pavilhão de Auditórios - Sala AD 201

Processos e encaminhamentos necessários ao desenvolvimento das atividades: aplicação de provas e rotinas das especializações.

Atividade voltada para coordenadores de Polo e Secretários de Educação.

17h00 - Adriana Assis Ferreira, Leonardo dos Santos Neves Reunião dos Tutores da Especialização Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais com a Coordenação do Curso Reunião
Local: Pavilhão de Auditórios- Sala AD 202

Reunião dos Tutores da Especialização Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais com a Coordenação do Curso - Professores: Mara Ramalho, Adriana Assis e Leonardo Neves

Atividade voltada aos Tutores da Especialização

17h30 Fechamento Encerramento
Local: Pavilhão de Auditórios

Fechamento do primeiro dia do Evento.

09h00 - Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa O Tcc em cursos de Especialização: Do que estamos falando? - Profa. Maria do Perpétuo Socorro Palestra
Local: Pavilhão de Auditórios- Sala AD 201

O Tcc em cursos de Especialização: Do que estamos falando? - Acontinuidade - Profa. Maria do Perpétuo Socorro

Encontro voltado aos Tutores da Especialização.

09h00 - Geovane da Conceição Máximo, Leonardo dos Santos Neves, Mara Lúcia Ramalho, Ricardo Nogueira Avaliação das ações da DEAD no Polo de apoio presencial: Uma revisão do Planejamento com bases pactuadas - Profa Mara Ramalho, Prof. Giovane Máximo e Ricardo Nogueira Mesa-redonda
Local: Pavilhão de Auditórios- Sala AD 202

Avaliação das ações da DEAD no Polo de apoio presencial: Uma revisão do Planejamento com bases pactuadas - Profa Mara Ramalho, Prof. Giovane Máximo e Ricardo Nogueira

Atividade voltada para os Coordenadores de Polo e Secretários de Educação

Mediador: Leonardo dos Santos Neves

10h15 Lanche Coffee break
Local: Pavilhão de Auditórios

Intervalo para o Lanche

12h00 Foto em frente ao Prédio da DEAD e logo em seguida Almoço Almoço
Local: Prédio da DEAD - Foto

Foto em frente ao Prédio da DEAD e logo em seguida Almoço

14h00 - Eldvin Mendes Apresentação Cultural - A importância da Leitura Apresentação Artística
Local: Auditório da Reitoria

Apresentação Cultural - A importância da Leitura

14h30 - Luciano Geraldo Silva Mecanismos para a comunicação entre a DEAD e polos de apoio presencial - Luciano TI Palestra
Local: Auditório da Reitoria

Mecanismos para a comunicação entre a DEAD e polos de apoio presencial - Luciano TI

Atividade voltada aos Tutores, Coordenadores de Polo e Secretários de Educação.

15h20 - Maria de Fátima Neves Protocolo de biossegurança para retorno as atividades presenciais: Medidas coletivas e individuais Palestra
Local: Auditório da Reitoria

Protocolo de biossegurança para retorno as atividades presenciais: Medidas coletivas e individuais

Atividade voltada aos Coordenadores de Polo, Secretários de Educação e Tutores.

16h00 Fechamento do Evento Encerramento
Local: Auditório da Reitoria

Fechamento do Evento

Local

Campus JK - 39100-000, MGT 367 - Km 583, nº 5000 , Alto da Jacuba,, Diamantina, Minas Gerais,
Ver no mapa

Organizador

Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM