O desenvolvimento de textos escritos e feedback

Conteúdo e forma na escrita de textos em inglês como língua adicional

Faça sua inscrição
Sexta, 3 de março de 2023 Das 15:00 às 16:30

Sobre o Evento

LLAC 10 Anos apresenta o workshop: "O desenvolvimento de textos escritos e feedback: Conteúdo e forma na escrita de textos em inglês como língua adicional"

O desenvolvimento da escrita de textos em inglês é um grande desafio, especialmente hoje, quando valoriza-se a velocidade mais que a qualidade, e a disseminam-se postagens polêmicas com pouca importância atribuída à verdade. Nesse workshop, abordaremos não só a elaboração textos, mas também a reflexão sobre a prática da escrita e o seu valor.

Discutiremos os tipos diferentes de tarefas escritas e seus objetivos, a preparação e as condições em que tais tarefas são desenvolvidas. Dentro desse contexto, discutiremos o impacto da preparação para a escrita e a qualidade do feedback na melhoria de textos.

Serão usados exemplos reais de textos produzidos por alunos como material para trabalhar feedback de conteúdo e forma. Os participantes que desejarem trazer textos de seus alunos para compartilhar poderão fazê-lo nos grupos de trabalho.

Questões de plágio e o uso de inteligência artificial também serão abordados na discussão.

Malyina Leal, a palestrante, é doutora em Letras pela FFLCH-USP, professora de escrita em inglês e de inglês como língua estrangeira (EFL). Atua também como tutora no Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH - USP.

Data: 3 de Março de 2023 às 15h

1h30 de duração

Carregando área de inscrição

Organizador

LLAC

O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) em Línguas Materna e Estrangeiras foi criado em 2011 pelas Profas. Dras. Marília Mendes Ferreira e Eliane G. Lousada, das áreas de inglês e francês do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Representa uma ação inédita no âmbito da USP de atuar nas deficiências do letramento, conduzindo os alunos a uma socialização efetiva do discurso acadêmico e das tarefas exigidas na graduação, através de monitorias individuais a esses alunos.

O LLAC surge então como uma perspectiva de colaboração para a produção textual de gêneros acadêmicos, tanto na graduação, quanto na pós-graduação, contribuindo, assim, para o letramento acadêmico de graduandos e pós-graduandos.