O papel da Psicologia na luta em defesa da Política de Assistência Social

A Psicologia, enquanto ciência e profissão, exerce um papel fundamental na construção e manutenção das Políticas Públicas. De acordo com Macedo e Dimenstein (2011) o Cadastro Nacional do SUAS – CadSUAS, registrou em 2011 cerca de 8.079 Psicólogos compondo as equipes de referência de CRAS e CREAS no Brasil. Com o passar dos anos, é perceptível que com a ampliação de Instituições de Ensino Superior ofertando a Graduação em Psicologia, a área que mais agregou as(os) Psicólogas(o) foi a Política de Assistência Social. A Psicologia cada vez mais vem ocupando o campo das Políticas Públicas e contribuindo tecnicamente e teoricamente para a atuação profissional se tornar mais compatível com as demandas que se apresentam. Para tanto, o Sistema Conselhos vem construindo espaços de debates e construções junto à categoria para subsidiar as(os) Psicólogas(os) em seu fazer profissional em consonância com a superação dos desafios que emergem.
Em 2020, o Brasil iniciou um dos maiores desafios a serem administrados, principalmente no âmbito das Políticas Públicas, a pandemia por SAS COVID -19.
Um vírus originário da China que avançou mundialmente, que intensificou o aumento das vulnerabilidades, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil. Com a Potencialização das vulnerabilidades e adoecimento, a Política de Assistência Social, há mais de 1 ano, vem resistindo e lutando contra o sucateamento, cortes orçamentários, o regresso às práticas assistencialistas ora extintas e a desvalorização profissional.

Palestrantes:

Leisa Mendes Souza (CRP-03/3977)
Mailson Sanos Pereira (CRP-03/7767)
Vanessa Pita Sousa (CRP - 03/4772)

Leia mais... →

Data do evento

19 de agosto de 2021, 14h00 - 17h00

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
Link: https://meet.google.com/uhw-mdaz-jkr