O papel do feedback na promoção dos letramentos acadêmicos

Faça sua inscrição
Sexta, 6 de junho de 2025 Das 14:30 às 16:00

Sobre o Evento

Com Drª Isadora Teixeira Moraes, professora Adjunta da UFMG, Doutora em Estudos da Linguagem pela UEL e Mestra em Língua Inglesa pela UFSC.

Perspectivas atuais de avaliação entendem que seu papel não é apenas verificar a aprendizagem, mas ajudar a promovê-la. Nesse sentido, o feedback tem papel essencial, pois ele é a ponte para a aprendizagem da/o aluna/o, podendo, portanto, auxiliar na promoção de letramentos acadêmicos. O objetivo desta fala é explorar as diferentes possibilidades de feedback dentro de perspectivas contemporâneas de avaliação, de modo a ilustrar o papel do feedback na promoção de letramentos acadêmicos. Para isso, serão esclarecidas as principais concepções de avaliação e explicadas as características do feedback orientado para a aprendizagem, com exemplos de tipos de feedback, rubricas e listas de verificação. Espera-se que esta fala auxilie professoras/es e tutoras/es a entenderem o papel da avaliação e, consequentemente, do feedback na promoção de letramentos acadêmicos.

Carregando área de inscrição

Organizador

LLAC

O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) em Línguas Materna e Estrangeiras foi criado em 2011 pelas Profas. Dras. Marília Mendes Ferreira e Eliane G. Lousada, das áreas de inglês e francês do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Representa uma ação inédita no âmbito da USP de atuar nas deficiências do letramento, conduzindo os alunos a uma socialização efetiva do discurso acadêmico e das tarefas exigidas na graduação, através de monitorias individuais a esses alunos.

O LLAC surge então como uma perspectiva de colaboração para a produção textual de gêneros acadêmicos, tanto na graduação, quanto na pós-graduação, contribuindo, assim, para o letramento acadêmico de graduandos e pós-graduandos.