Com Drª Isadora Teixeira Moraes, professora Adjunta da UFMG, Doutora em Estudos da Linguagem pela UEL e Mestra em Língua Inglesa pela UFSC.
Perspectivas atuais de avaliação entendem que seu papel não é apenas verificar a aprendizagem, mas ajudar a promovê-la. Nesse sentido, o feedback tem papel essencial, pois ele é a ponte para a aprendizagem da/o aluna/o, podendo, portanto, auxiliar na promoção de letramentos acadêmicos. O objetivo desta fala é explorar as diferentes possibilidades de feedback dentro de perspectivas contemporâneas de avaliação, de modo a ilustrar o papel do feedback na promoção de letramentos acadêmicos. Para isso, serão esclarecidas as principais concepções de avaliação e explicadas as características do feedback orientado para a aprendizagem, com exemplos de tipos de feedback, rubricas e listas de verificação. Espera-se que esta fala auxilie professoras/es e tutoras/es a entenderem o papel da avaliação e, consequentemente, do feedback na promoção de letramentos acadêmicos.