Durante as aulas de Língua Portuguesa, é comum que os alunos apresentem dificuldades em compreender estruturas de sua própria língua materna. Isso ocorre devido à falta de aproximação entre os conteúdos gramaticais e a realidade dos educandos, que muitas vezes se veem confusos diante de uma série de classificações e de uma lista de exercícios interminável para sua aplicação. Sem uma análise crítica e uma relação com a competência semântica que todo falante de uma língua natural possui, a aula se torna algo distante e sem sentido. Diante dessa problemática, este curso de extensão propõe a aplicação de uma metodologia ativa de ensino para alcançarmos a transformação das aulas tradicionais em experiências mais vivas e significativas de aprendizagem, que se baseiam na experimentação e na autonomia do educando.
Poderão participar professores de Língua Portuguesa do ensino básico (Fundamental I ao Ensino Médio) da rede pública ou privada ou estudantes de Licenciatura em Letras.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Segundo o artigo 123 da Seção VIII do Regimento Geral do IFRJ, à Coordenação de Extensão do Campus São João de Meriti (CoEX) compete:
Promover cursos de extensão e oficinas para a comunidade, visando à formação, qualificação e treinamento profissional;
Divulgar, junto à comunidade, os cursos de extensão do IFRJ;
Organizar as Semanas Acadêmicas e os Encontros Escola/Comunidade, e demais projetos de extensão;
Buscar fomento para a realização dos Programas de Extensão;
Emitir certificados de participação nos cursos de extensão, oficinas e projetos discentes;
Executar ações de Extensão no Campus em consonância com as políticas educacionais do IFRJ;
Acompanhar as reuniões do Conselho Acadêmico de Atividades de Extensão - CAEx;
Elaborar o relatório anual das atividades de extensão desenvolvidos no campus;
Acompanhar, analisar e divulgar editais internos e externos da área de extensão, visando estimular e assessorar a participação de servidores do Campus em tais processos.