Considerando a importância de discutir as relações raciais e as suas nuances dentro da Psicologia, assim como a forma que essas relações podem afetar a saúde mental das pessoas, este evento busca ampliar o debate sobre essas questões vivenciadas por essas populações, assim como, possibilitar o acesso ao cuidado psicológico frente às mazelas ocasionadas pelas diversas violências submetidas. De acordo com a pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2023, quanto ao Relatório Violências contra os povos indígenas no Brasil – dados de 2021, do Conselho Indigenista Missionário-CIMI1, discorrerem sobre o aumento de violência nos territórios indígenas e apresentam outros indicadores para abranger o olhar para elas, como o suicídio, as ameaças, os conflitos, o tráfico de drogas, a prostituição, o alcoolismo e o quanto essas questões perpassam pela luta do território e o direito à vida digna. A falta de demarcação destas, reativam as dores invadidas de corpos, a partir de um lugar também de fragilização imposta aos modos tradicionais indígenas. Somando a essas questões, em abril de 2024, realizado na aldeia novos guerreiros, em Porto Seguro, o primeiro evento do CRP-03 em território indígena, resultou no pedido das lideranças locais, por um espaço de cuidado que esta autarquia pudesse acolher e fortalecer suas subjetividades/corpos/culturas. Nesse sentido, esse evento é pensando nesse conjunto somatório de questões e pedidos que possibilitem:
CNP/22: 0216: Fóruns de participação popular e debates com participação e representação dos povos indígenas e movimentos sociais, para a discussão dos processos históricos e colonialidade como práticas racistas que invisibilizam as questões de luta pela terra. PRINCÍPIO DA GESTÃO: Articulação aos movimentos sociais. CEPP - Princípios Fundamentais: II e V.
Desse modo, este evento visa atender às Propostas do COREP CR-03-000194 e CR-03-000084, que buscam promover a articulação do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) com os movimentos sociais na construção de ações e eventos que tenham foco nas temáticas dos Direitos Humanos e minorias sociais.
PROGRAMAÇÃO:
DIA 01 - 09/05/2025
Manhã 8:00 - Recepção / Coffee break 08:30 - Porancy
09:30- Diálogos interseccionais a respeito da Saúde e Bem Viver dos Povos. (Mesa com as autoridades convidadas e lideranças indígenas)
Mediação: Glória Maria Machado Pimentel (CRP-03/8457)
11:00- A contribuição da Psicologia frente às demandas psicossociais
GTPPI- Pankararu- Karoline/ Ronildo- O TEA na população indígena
Gessica Tuxá/Estevita- Suícidio/Saúde Feminina
Erismar Tuxá/ Itaynara- Experiências nos cuidados em SM no PB de Ibotirama
Mediação: Washington Luan Gonçalves de Oliveira (CRP-03/18055)
Tarde
13:30- Retomada do Viver Bem para os corpos-territórios (convidar os coletivos e lideranças)
14:30- construção de propostas junto com as lideranças/ núcleos de rodas de conversa/apresentação. tema disparador: > aspectos relacionados à saúde mental<
Mediação: Ailena Julie Silva Conceição (CRP-03/15296) e Romário Oliveira Lopes (CRP-03/12825)
Apoio: funcionário técnico para confecção da ata/produto.
17:00 encerramento.
Dia 02 - 10/05/2025
08:00 às 13:00
8:00 - Recepção / Coffee break 08:30 - Porancy 09:30- Os cuidados tradicionais indígenas no apoio às questões psicossociais
- Abia Pataxó - Maura Pataxó-hã-hã-hãe - Kuhamatí Tuxá -Bruno Tupinambá
10:40- Oficina de cuidados 13:00 - Encerramento.
Av. Una, km 10,
Parque de Olivença, Ilheus - BA
45650-080
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.