OBJETO 22 é um evento que pretende repensar o marco de 22, referindo-se ao bicentenário da Independência do Brasil (1822) e ao centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo (1922), a partir de suas expressões materiais: esta é a sua contribuição original aos debates em curso. As datas estão vinculadas entre si, pois um dos principais estímulos da organização da Semana de Arte Moderna era celebrar o Centenário da Independência, e agora, em 2022, trata-se de repensar os diversos modernismos que tiveram lugar no Brasil ao longo da década de 1920, e suas relações com a Semana de Arte paulista.
O evento, organizado pelo “MARES. Materialidade, arte, religião, espaço público: grupo de antropologia”, propõe retomar tais efemérides do ponto de vista da dimensão material a elas associadas e da perspectiva da Antropologia, com o intuito de pensar a partir, e além, de 22. Convidamos as/os colegas interessados a lançarem uma reflexão sobre casos concretos e sobre distintas formas de considerar os objetos, incluindo obras modernistas e contemporâneas a elas, também artistas, arquiteturas, artefatos, documentos etc.
São bem-vindas análises sobre experiências que escapem dos eixos comumente percorridos, articulando-as ao exame de objetos/coisas vistos de distintos ângulos, com o objetivo de produzir novas rotas de análise. Os acontecimentos e imagens do ano de 22 (dos séculos 19, 20 e 21) permitem pensá-lo como um "ano farol", um marco desde o qual propomos que as análises partam e apontem para novos horizontes de pesquisa das materialidades no Brasil.
Para conhecer o MARES, visite https://maresantropologia.wordpress.com/
OBS: Este evento será presencial, podendo se transformar em formato híbrido caso as condições sanitárias no momento de sua realização exijam. O uso de máscaras durante o evento será obrigatório, bem como adotaremos o distanciamento social nas salas.