O I Seminário Observatório do Futuro se realizará entre os dias 5 e 6 de abril de 2022, sendo um evento destinado a reflexões acerca da mediação e dos desafios e das perspectivas acerca dos mecanismos consensuais de tratamento de conflitos em todo o mundo.
O Seminário originou-se do 1º volume da Obra “Observatório do Futuro: a mediação na vanguarda da composição de conflitos”, e conta com a participação de diversos autores e autoras que contribuíram com o projeto, através das suas pesquisas e dos seus estudos, de modo a priorizar a busca de alternativas para a resolução de conflitos de trato jurídico no mundo contemporâneo.
O I Seminário Observatório do Futuro se desenvolve em formato virtual, de modo a possibilitar a participação e a interação entre professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados na temática de um modo geral. E o seu objetivo principal é de possibilitar a produção de investigações de excelência e a democratização e a universalização do conhecimento científico.
O projeto científico nasce de forma pioneira e, em sua primeira edição, conta com a parceria inédita entre a Universidade de Salamanca, a Asociación de Alumnos Brasileños da Universidade de Salamanca (ABS/USAL), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Editora Dom Modesto.