OFICINA 1: GAMIFICAÇÃO NA EAD: POSSIBILIDADES UTILIZANDO O MOODLE

27 de novembro de 2019, 19h00 até 28 de novembro de 2019, 23h55
Centro Universitário Uninovafapi - Teresina, PI

Informações

OFICINA EXCLUSIVA PARA INSCRITOS CONFIRMADOS NO ESUD 2019

http://esud2019.ufpi.br/

1) Apresentação:

A oficina oferece uma oportunidade de refletir acerca das possibilidades de gamificação na educação, especialmente na modalidade a distância utilizando o Ambiente Virtual Moodle, voltando o olhar para as novas metodologias e formas de engajar o aluno criando um ambiente agradável e interessante que contribua para o processo de aprendizagem. Os participantes poderão conhecer algumas possibilidades existentes no Moodle e terão acesso ao Ambiente Virtual da oficina com acesso a materiais e orientação para prototipar uma primeira versão de um planejamento de gamificação em seus cursos.

2) Objetivos:

  • Compreender os princípios básicos e características da gamificação na educação;
  • Conhecer plugins e recursos do ambiente Moodle para facilitar e promover ações do projeto gamificado;
  • Conhecer possibilidades para elaborar um planejamento de uma atividade gamificada na EaD;

4) Conteúdo:

Princípios da Gamificação

  • Narrativa
  • Roteiro (ou planejamento)
  • Avaliação e progressão
  • Regras
  • Premiação e recompensa
  • Colaboração e a competiçãoGamificação na EaD - configurações, restrição e “recompensas virtuais”
  • Plugins do MoodleConhecimentos de edição no Moodle (nível administrador ou professor)
  • Conhecimentos em informática

  • Acesso á computador e internet

  • Fornecer dados para cadastro no AVA da Oficina

  • Levar noteboook

5) Conteúdo:

Profissionais da educação que atuem na EaD: professores; administradores do Moodle; Designers Educaionais e demais profissionais da equipe Multidisciplinar.

6) Ministrantes :

Aline Pinto Amorim

Minicurrículo: Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Especialização em Gestão e Docência em Educação a Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Aperfeiçoamento em Mediação Digital para Educação a Distância pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase em Educação a Distância atuando em gestão e formação de professores para EaD. De 2009 a 2018 atuou em diversas funções como tutora; coordenadora de tutoria; coordenadora geral dos Programas Rede e-Tec e Universidade Aberta do Brasil (IFRJ); coordenadora e diretora de EaD (IFRJ). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) atuando em cooperação técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores para Educação a Distância; Tecnologias Educacionais e Moodle.

Paulo Roberto Montanaro

Minicurrículo: Bacharel e mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela mesma universidade. É servidor técnico-administrativo, com a função de Técnico de Laboratório Audiovisual, lotado na Coordenadoria de Inovações em Tecnologia para a Educação (CITE) na Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) na UFSCar, atuando como supervisor de equipe de produção audiovisual. Atua como professor de nível superior na área de Design de Jogos e Tecnologias Digitais para Educação e, na pós-graduação, ministra disciplinas nas áreas de animações e games educacionais, bem como educação transmídia e gamificação. Sua pesquisa atual tem como foco principal a questão da convergência midiática, das metodologias ativas e da narrativa transmídia nos processos de mediação dentro do contexto da educação.

Júlia Marques Carvalho da Silva

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (2005), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino a distância, informática na educação, aprendizagem de algoritmos, experiências de aprendizagem mediadas e educação a distância.

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Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123

Uruguai , Teresina - PI

64073-505

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