OFICINA 5: Método Trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo

27 de novembro de 2019, 19h00 até 28 de novembro de 2019, 23h55
Centro Universitário Uninovafapi - Teresina, PI

Informações

OFICINA EXCLUSIVA PARA INSCRITOS CONFIRMADOS NO ESUD 2019

http://esud2019.ufpi.br/

Apresentação:

O método Trezentos é uma estratégia didática, ativa e colaborativa que coloca o estudante no centro dos processos de ensino e de aprendizagem. Com o objetivo de despertar o mesmo nível de interesse e engajamento em todos os alunos, bem como de tornar a aprendizagem significativa, abrangente e duradoura, o Trezentos propõe estratégias que enfocam a colaboração em salas de aula heterogêneas e nos mais variados contextos, desde a educação básica até o ensino superior, para cursos presenciais ou a distância.

A oficina trabalha as etapas dessa metodologia de forma prática e dinâmica, formando o professor ou gestor para aplicar essa metodologia, além de promover uma reflexão sobre a prática docente.

Objetivos

Apresentar as metodologias ativas e colaborativas como um caminho profícuo para a aprendizagem significativa; formar o participante para aplicar o método Trezentos em diferentes cenários; refletir sobre diferentes aspectos que envolvem a condição do estudante.

Conteúdo

Metodologias ativas e colaborativas; método Trezentos; competências para o século 21.

Pré-requisitos

Nenhum.

Público alvo

Todos os participantes do evento que se interessarem.

Ministrante

Ricardo Fragelli

Engenheiro Mecânico, mestre em Engenharia mecânica e doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília. Professor Adjunto da UnB dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama e do Mestrado em Design, onde orienta trabalhos na área de Design educacional. Por meio de suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, recebeu onze prêmios nacionais de Instituições como MEC, CAPES, ABED, ABMES e Santander Universidades. Desenvolve pesquisas em sistemas tutores inteligentes e adaptativos aplicados à Educação, simuladores interativos, gamificação e metodologias ativas.

Requisitos:

Necessário lápis ou caneta e aparelho (celular, tablet ou laptop) com comunicação com internet.

Carregando área de inscrição

Centro Universitário Uninovafapi

Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123

Uruguai , Teresina - PI

64073-505

Centro Universitário Uninovafapi

Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123

Uruguai , Teresina - PI

64073-505

Associação Universidade em Rede

UniRede