OFICINA 6: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE AUXILIAR NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

27 de novembro de 2019, 19h00 até 28 de novembro de 2019, 23h55
Centro Universitário Uninovafapi - Teresina, PI

Informações

OFICINA EXCLUSIVA PARA INSCRITOS CONFIRMADOS NO ESUD 2019

http://esud2019.ufpi.br/

Apresentação

O processo ensino-aprendizagem passa por uma variedade de estudos e aplicação de técnicas que buscam otimizar a formação de pessoas. São complexos os desafios da educação sejam em níveis iniciais ou avançados. A complexidade se amplia quando temos a heterogeneidade de estudantes. A evolução tecnológica é um dos fatores que estimula a competição sobre as melhores técnicas de formação educacional. Como suporte às diversas técnicas educacionais surgem estudos complementares que visam observar os fatores que interferem na aprendizagem. São estudados fatores nutricionais, fatores ambientais, fatores sociais, fatores familiares, fatores escolares, entre outros. Quase sempre estes estudos se dão através de entrevistas e questionários, entretanto tais formatos não expressam de forma espontânea o comportamento dos investigados e também não oferecem as respostas em tempo real. O uso das tecnologias, especialmente da eletrônica, tem sido empregado como recurso didático e ainda como apoio ao processo de administração escolar como:

· registro da frequência do aluno, em sala de aula ou na escola;

· localização de professores e funcionários;

· rastreamento de objetos e equipamentos;

· limpeza e preservação do patrimônio.

· segurança das instalações;

· controle de insumos;

O sistema proposto visa avaliar através de um aparato eletrônico fatores ambientais e pessoais que possam interferir diretamente no processo de aprendizagem. Trata-se de um sistema capaz de realizar a aquisição, transmissão e processamento de sinais de sensores inseridos no ambiente de aprendizagem ou conectados fisicamente ao aluno. Essas informações são transmitidas em tempo real para um banco de dados. Ferramentas computacionais acessam a informação e geram parâmetros de avaliação que orientará o tutor a conduzir o processo de Ensino-Aprendizagem, possibilitando-o a realizar intervenções como sugestões, mudanças de hábitos e comportamentos do educando no sentido de otimizar a ação da plataforma e melhora o desempenho do aluno.

Objetivos

Apresentar um conjunto de ferramentas eletrônicas e computacionais que proporcionem a professores o acesso em tempo real, às variáveis que participam do processo de aprendizagem. Apresentar uma proposta de investigação que correlacione dados coletados com desempenho dos alunos. Apresentar a possibilidade da construção de um banco de informações periódicas sobre os hábitos e infraestrutura a que os aprendizes estão submetidos e propor investigação das consequências destes no desempenho do aluno.

Conteúdo

· O processo ensino-aprendizagem na modalidade EaD;

· Técnicas aplicadas de avaliação do processo ensino-aprendizagem;

· Impacto de variáveis ambientais e pessoais presentes no processo ensinoaprendizagem; Ambientais: Temperatura; Ruídos; Interrupções; Iluminação; Horário. Pessoais: Pressão cardíaca; Temperatura; Ritmo respiratório; Tempo de dedicação; Postura.

· Mecanismo de Aquisição, processamento e transmissão de variáveis e constituição de um banco de dados;

· Demonstração, por meio de uma montagem experimental, de um sistema de monitoramento de varáveis pessoais e ambientais.

Pré-requisitos

Interesse pelo assunto.

Público alvo

Comunidade de profissionais da área das áreas da educação e da internet das coisas.

Ministrantes

Prof. Dr. Daniel Ferreira da Ponte Daniel Ponte - Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (1999) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Concluiu o Doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Atuando principalmente nos seguintes temas: Instrumentação Eletrônica, Sistemas Microprocessados, Internet das Coisas-IoT, Processamento Digital de Sinais Bioelétricos, Aquisição e Processamento de Sons Respiratórios, Caracterização de Materiais por Reflectância, Espectroscopia Fotoacústica, Espectrômetro de Plásmons de Superfície. Prof. Francisco das Chagas Batista Santos Francisco Santos - Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC-CT, 2011), especialização em Engenharia Elétrica pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2004) e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPb, 1986). Tem experiências nas áreas de eletrônica, com ênfase em sistemas de comunicação, automação e controle, atua principalmente nos seguintes temas: sistemas microprocessados e de potência, telefonia fixa, automação e metrologia. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos cursos da área da Indústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

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