Oficina "À procura de gestos criativos: por uma prática de leitura e escrita" (on-line)

com Lia Testa (TO)

Faça sua inscrição
De 5 a 9 de agosto Todos os dias das 18h30 às 21h30

Sobre o Evento

ARTE DA PALAVRA - REDE SESC DE LEITURAS, CIRCUITO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA (ON-LINE)

Oficina "À procura de gestos criativos: por uma prática de leitura e escrita", com Lia Testa (TO).

Carga horária:

15 horas/aula de oficina, com emissão de certificado para quem obtiver 75% de aproveitamento em todo o processo.

Plataforma:

Google Meet. É preciso que o aplicativo esteja instalado (e funcionando perfeitamente) em seu PC, notebook, tablet e/ou celular, além de conexão com a Internet.

Conteúdo:

A oficina “À procura de gestos criativos: por uma prática de leitura e de escrita” visa apresentar algumas reflexões sobre o ato criativo e a literatura, para a produção de um Fanzine (ou zine). Por isso, a referida oficina congrega teoria e prática. Destacamos, ainda, que a palavra é o fio condutor das produções ou o “input” gerador de diferentes experimentações sensíveis. Contudo, o fanzine resultante das oficinas será composto de palavras e de imagens. Utilizaremos como fundamentação teórica, os seguintes autores: Preciosa (2010); Cyntrão (2004); Trevisan (1993); Valéry (1984); Borges (2000); Compagnon (2009); Guimarães (2012); Paz (2012); Testa (2017, 2021). Como resultado da oficina a proposta é criar um Fanzine (ou zine) com as produções da(o)s participantes.

Sobre a autora:

Eliane Cristina Testa (Lia Testa) é professora, poeta e artista visual (colagista). Possui pós-doutorado em etnopoesia (PPGL/UFT – 2020), Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP – 2015) e Mestre em Letras (UEL/PR – 2002). Tem publicado dois livros de poesia “guizos da carne: pelos decibéis do corpo” (Poesia Menor/ SP, 2014) e “sanguínea até os dentes” (Patuá/SP, 2017). É professora da Universidade Federal do Tocantins-UFT/UFNT, do Curso de Letras, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL, da Universidade Federal do Tocantins/Câmpus de Araguaína e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras – UFT/Câmpus de Araguaína). Atualmente tem pesquisado poesia e sustentabilidade, etnopoesia, poesia indígena, leitura literária, ensino de literatura, letramento poético e educação literária.

Público:

Estudantes, professores, profissionais liberais, universitários, escritores e público em geral interessado em literatura, a partir de 18 anos.

IMPORTANTE:

Serão disponibilizadas até 25 vagas para a oficina, mas haverá uma lista de suplência com até 10 pessoas, para o caso de alguma desistência no primeiro dia de aula.

As pré-inscrições devem ser feitas apenas por este formulário on-line até 1º/8/2024 (quinta-feira), 18h.

O resultado será divulgado no site www.sescalagoas.com.br até 2/8/2024 (sexta-feira), 18h.

No caso de seleção, entraremos em contato por telefone e e-mail. É preciso responder a correspondência eletrônica para concluir o processo de inscrição e confirmar a participação até 5/8/2024 (segunda-feira), 12h, para receber o LINK de acesso às aulas. Caso contrário, um suplente será convocado para sua substituição.

Por isso é importante que todos os dados fornecidos estejam corretos.

Boa sorte!

Sesc Alagoas.

Carregando área de inscrição

Organizador

Sesc Alagoas

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o projeto é composto por três eixos:

• Circuito de autores, que vai promover bate-papos de escritores de diversos estilos;
• Circuito de oralidades, que reunirá manifestações como narrações de histórias, saraus, performances e slam poetry (modalidade da poesia falada em formato de batalha de versos);
• Circuito de criação literária, com oficinas para aspirantes a escritores.