O Festival Alagoanes tem como base a realização de ações formativas, entre as ações previstas está a oficina Cinema de Guerrilha que será realizada por Rosa Caldeira, com encontros online de 12 a 17 de abril de 2021, de segunda a sexta, nos dias 12 e 13 das 15 às 17 horas, e de 14 a 17 das 15:30 às 17 horas, os participantes receberão o link para acesso on-line por e-mail. As inscrições gratuitas podem ser feitas até 07/04. Vagas limitadas, destinadas a pessoas da comunidade LGBTQIAP+.
Sobre a oficina:
A oficina de cinema de guerrilha vai abordar desde a história do cinema até as etapas de produção, para você poder fazer um filme na sua casa, tudo a partir de pura tecnologia social periférica. Tem como foco exatamente na criação de um conteúdo audiovisual livre, documental, ficcional, performático e etc, e objetivo de estimular a criação de uma obra audiovisual como exercício prático.
Instrutor:
Rosa Caldeira (@roseirando) é diretor e diretor de fotografia na produtora de audiovisual comunitário Maloka Filmes. Cineasta trans e militante, sempre juntando ideias para atuar com cultura TLGB e periferia. Seu último curta-metragem, Perifericu (@perifericu), recebeu mais de 25 prêmios, incluindo Festival de Tiradentes, Curta-Kinoforum e Festival Mix Brasil. É co-idealizador do Festival Cuir, festival de cinema na periferia da Zona Sul de São Paulo que vai acontecer em 2021. Busca junto aos seus um reolhar sobre a imagem de experiências transviadas faveladas em primeira pessoa.
A oficina Cinema de Guerrilha é uma das ações integrantes do Festival Alagoanes projeto contemplado no edital nº 20/2020 – Prêmio Professor Elinaldo Barros, que é parte do conjunto de ações emergenciais destinadas ao setor cultural de Alagoas, conta com apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.