OFICINA: CINEMATOGRAFIA

Faça sua inscrição
De 26 a 29 de novembro Todos os dias das 09h às 09h
Penedo, AL SEBRAE

Sobre o Evento

O enfoque deste mini-curso será a fotografia cinematográfica como um projeto possível. Em um momento onde a cultura em nosso país sofre com severas sanções, as circunstâncias se impõe e nos fazem repensar os processos de produção dos filmes. Dentro desse cenário cabe perguntar: Como a fotografia de um filme pode ser inventiva dentro das limitações inerentes de um projeto? Abordando os princípios do trabalho em cinematografia, criamos estratégias para executar todas as etapas de um filme baseados em escolhas conscientes e utilizando as limitações como força motriz para caminhos narrativos e estéticas alternativas.


[metodologia]
o mini-curso será expositivo com projeção de slides e material em vídeo para ilustrar os temas relevantes e terá um período dedicado à perguntas e bate papo acerca das inquietações propostas pela turma.

[tópicos abordados]
-como a fotografia serve à narrativa de um filme
-pré: pesquisa de referências e imersão
-equipamento e equipe
-orçamento e estética: entendendo os limites e criando estratégias
-prática de set: estabelecer regras, quebrar regras, estabelecer novas regras.
-entendimento da cinematografia como algo permeável e conectado diretamente com todas as áreas necessárias para a realização de um filme.

Oficina 04-A:A Produção Cinematográfica comRita Braga

Oficina 04-B:O Roteiro Cinematográfico comNinho Moraes

Oficina 04-B: Cinematografia - a fotografia no Cinema com Diego Garc

Local

SEBRAE - 57200-00, Praça Jácome Calheiros, 64, Centro Histórico, Penedo, Alagoas,

Organizador

Circuito Penedo de Cinema

Da junção de quatro consagrados eventos do cinema alagoano nasceu o Circuito Penedo de Cinema, que em 2019 chega à 9ª edição já consolidado no calendário brasileiro do audiovisual. Durante sete dias, o Circuito promove uma extensa e diversificada programação - totalmente gratuita - às margens do Rio São Francisco, na cidade histórica de Penedo (AL), palco de um dos mais importantes festivais de cinema do país entre as décadas de 1970 e 1980.

De 25 de novembro a 1º de dezembro, a cidade sediará o 9º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o 9º Encontro de Cinema Alagoano, a 6ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, a 9ª Mostra de Cinema Infantil e o 12º Festival do Cinema Brasileiro, que fortalecem a cultura cinematográfica e movimentam a produção audiovisual independente alagoana e nacional.