O enfoque deste mini-curso será a fotografia cinematográfica como um projeto possível. Em um momento onde a cultura em nosso país sofre com severas sanções, as circunstâncias se impõe e nos fazem repensar os processos de produção dos filmes. Dentro desse cenário cabe perguntar: Como a fotografia de um filme pode ser inventiva dentro das limitações inerentes de um projeto? Abordando os princípios do trabalho em cinematografia, criamos estratégias para executar todas as etapas de um filme baseados em escolhas conscientes e utilizando as limitações como força motriz para caminhos narrativos e estéticas alternativas.
[metodologia]
o mini-curso será expositivo com projeção de slides e material em vídeo para ilustrar os temas relevantes e terá um período dedicado à perguntas e bate papo acerca das inquietações propostas pela turma.
[tópicos abordados]
-como a fotografia serve à narrativa de um filme
-pré: pesquisa de referências e imersão
-equipamento e equipe
-orçamento e estética: entendendo os limites e criando estratégias
-prática de set: estabelecer regras, quebrar regras, estabelecer novas regras.
-entendimento da cinematografia como algo permeável e conectado diretamente com todas as áreas necessárias para a realização de um filme.
Oficina 04-A: A Produção Cinematográfica com Rita Braga
Oficina 04-B: O Roteiro Cinematográfico com Ninho Moraes
Oficina 04-B: Cinematografia - a fotografia no Cinema com Diego Garc