Oficina "A leitura e os sentidos"

com André Soltau (SC)

Faça sua inscrição
De 19 a 23 de setembro Todos os dias das 19h00 às 21h00

Sobre o Evento

ARTE DA PALAVRA - REDE SESC DE LEITURAS, CIRCUITO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA (ON-LINE)

Oficina "A leitura e os sentidos", com André Soltau (SC).

ATENÇÃO: SERÃO ACEITAS APENAS INSCRIÇÕES DE RESIDENTES EM ALAGOAS.

SE VOCÊ MORA EM OUTRO ESTADO, NÃO DESANIME. PROCURE A PROGRAMAÇÃO DO ARTE DA PALAVRA EM SUA CIDADE.

Carga horária:

10 horas/aula de oficina, com emissão de certificado para quem obtiver 75% de aproveitamento em todo o processo.

Plataforma:

Google Meet. É preciso que o aplicativo esteja instalado (e funcionando perfeitamente) em seu PC, notebook, tablet e/ou celular, além de conexão com a Internet.

Conteúdo:

Antes mesmo de decodificarmos símbolos gráficos, sentimos. Ouvimos, tateamos, enxergamos, cheiramos, muito antes de traduzir a palavra escrita. Então por que a leitura é sempre conectada ao texto gráfico? Podemos ver, ouvir, tatear o mundo e estamos consecutivamente lendo. Com esta oficina abordaremos os conceitos contemporâneos de leitura. Reconheceremos as diferentes linguagens que compõem a comunicação e as sensações com os diferentes tipos de textos.

Sobre o autor:

André Soltau reside em Itajaí (SC), natural de Alegrete/RS, é graduado em História (UFSM/RS) e mestre em Educação (UFSC/SC). Atuou como professor e foi assessor da ONU/MEC, mediando encontros com educadores de países que falam língua portuguesa. Foi professor Universitário nas áreas de Comunicação (Fotografia, Jornalismo, Publicidade, Audiovisual) e de Educação (Licenciaturas e especializações em Música e História). Na literatura publicou diversos livros, entre os quais o livro "Na Companhia das fábulas” (2002), "Para ler com Urgência” (2007), “Criancices” (2015), "Poemínimos” (2017), "O caso do ovo de forma” (2018). Entre maio de 2019 e dezembro de 2021 escreveu semanalmente a coluna Esquinas no Jornal Diarinho, que gerou o livro "DOBRAS” (2021). Em 2020 e 2021 desenvolveu o projeto Palavra d’Água que também se concretizou em uma coletânea com dois títulos "Correntezas” e "Marés”. Atualmente é colunista mensalmente na Revista TXTMagazine - Tudo éX Texto, de Curitiba/PR, com edição de Daniel Osiecki.

Público:

Estudantes, professores, profissionais liberais, universitários, escritores e público em geral interessado em literatura, a partir de 18 anos.

IMPORTANTE:

Serão disponibilizadas até 20 vagas para a oficina, mas haverá uma lista de suplência com até 10 pessoas, para o caso de alguma desistência no primeiro dia de aula.

As pré-inscrições devem ser feitas apenas por este formulário on-line até 14/09/2022 (quarta-feira), 18h.

O resultado será divulgado no site www.sescalagoas.com.br até 15/09/2022 (quinta-feira), 18h.

No caso de seleção, entraremos em contato por telefone e e-mail (é preciso responder a correspondência eletrônica para concluir o processo de inscrição e confirmar a participação) até 19/09/2022 (segunda-feira), 12h, para receber o LINK de acesso às aulas. Caso contrário, um suplente será convocado para sua substituição.

Por isso é importante que todos os dados fornecidos estejam corretos.

Boa sorte!

Sesc Alagoas

Carregando área de inscrição

Organizador

Sesc Alagoas

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o projeto é composto por três eixos:

• Circuito de autores, que vai promover bate-papos de escritores de diversos estilos;
• Circuito de oralidades, que reunirá manifestações como narrações de histórias, saraus, performances e slam poetry (modalidade da poesia falada em formato de batalha de versos);
• Circuito de criação literária, com oficinas para aspirantes a escritores.